PDA

Vizualizar Versão Completa : Óleo - qual o melhor?

Jacques
15-08-2011, 16:40
Amigos,

vamos discutir um pouco sobre óleo.

Estou com um motor 1300 que acabou de chegar da retifica. Está sem óleo. Vou montar no carro esta semana.

Qual oleo vocês recomendam?

Temos os tipos:

Minerais;
Semi-sintéticos e;
Sintéticos.

Lí em um tópico onde Master Vader recomenda óleos do tipo SJ ou Sl. Ele mencionou que utiliza o Havoline Energy 5w 30 que é sintético.

Este óleo não é muito fino para o motor VW?
Terei algum problema em mudar de mineral para sintético?

Sempre utilizei oleo mineral da shell aqueles com frasco amarelo e um detalhe: sepre tive problema de aquecimento na estrada.

alguns óleos sitéticos:

Havoline Energy SAE 5W-30 - (sintético)

http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/catalogo_on_line.shtml

Shell Helix Ultra E - (sintético)
http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/oils_lubricants/shell_helix_tpkg/product_range_new/helix_ultra_e/

Mobil 1 SAE 0w30 - (sintético)
http://orionfiltros.com.br/lojavirtual/mobil-1-0w30-advanced-fuel-economy.html

achei esta tabela de conversão ou de similaridades entres os fabricantes de oleos.
http://www.oilbrasil.com.br/aut.pdf

Huguinhu
15-08-2011, 20:43
Se você usar um óleo tão fino em um motor boxer vai mandar o coitado pra casa do chapéu rapidinho.

Motor boxer tem um projeto muito antigo, com especificações de folgas maiores, ovalização dos cilindros quando quente, e etc.
No manual original do fusca, recomenda-se óleo Monoviscoso, SAE 40 ou 50, Mineral, API SF.
Hoje em dia não se utiliza mais óleo monoviscoso (exceto os "gênios" que teimam no Ursa 40 (óleo de caminhão tsc)).
Portanto, pode-se usar um óleo multiviscoso equivalente. Ou seja, xxW40 ou xxW50, sendo o primeiro melhor para regiões mais frias e o segundo para regiões mais quentes.

Em geral, eu recomendo (e sempre ouvi falar bem) dos 15W40 e 20W50 para o Fusca. Dependendo da localidade até um 10W40 funciona (quando o motor estiver fazendo brrrrr de frio).
E isto estamos falando de motores em bom estado de conservação, com vedação dos pistões íntegra. Em motores "cansados" chega-se a usar óleo 25W60 (um mel) para prolongar a vida útil e maquear a má vedação dos anéis por conta do desgaste.

Moro em santos, aqui faz bastante calor. Meu carro foi montado em São Paulo, e o mecânico colocou óleo 15W40. Usando o carro aqui em santos a pressão caía muito quando quente, chegando a dar 0,2 Bar na lenta a 100 graus. Troquei por um mais viscoso (20W50) e melhorou bastante.

Quanto à classificação API, ela apenas indica a qualidade do óleo e sua resistência em condições severas de exigência. São normas determinadas pela API (um órgão de engenharia) que medem a "evolução" dos lubrificantes. Como disse lá em cima, o fusca na década de 70 e 80 utilizava óleo API SF, que era um dos mais modernos para a época. Mas nesse ponto, não há problema em se exagerar. Quanto maior a classificação API, mais margem de segurança vai te dar em termos de lubrificação. Qualquer coisa a partir do SF, que é a especificação original, serve, ou seja, SF, SG, SH, SI, SJ, SL, SM e agora o recém lançado SN (esse último por enquanto só para óleos sintéticos). Resumindo, aqui quem manda é o bolso. Escolha o que tenha a melhor especificação que você consiga pagar.

Resumindo, os passos para a escolha de um bom óleo, compatível com o seu motor são:
1- Viscosidade igual à recomendada pelo fabricante:
No caso do Fusca, como vimos, xxW40 ou xxW50.
2- Classificação API igual ou superior à recomendada:
No caso do Fusca, como vimos, SF ou superior.

Após pesquisar bastante em minha troca de óleo, olhando óleos de diversas marcas, como Havoline, Valvoline, Castrol, Shell, Ipiranga, Texaco, Mobil, Motul, etc. Cheguei ao MEU óleo ideal (lembrando que é de acordo com a temperatura do local onde moro):
Mobil Super 1000 20W50 API SM, Mineral:
http://www.serjaomotopecas.com.br/loja/Assets/107780/product_images/zoom/produto_Foto1_1471835.jpg

Um óleo dentro da especificação original, com classificação de última geração, que encontro em praticamente qualquer lugar, pelo preço de R$10,30 o litro.

No fusca é até um contracenso utilizar um óleo sintético. O motor trabalha bastante quente por ser refrigerado a ar (em carros a água o óleo não chega a 100... 110 graus como nos boxers), e isso favorece a formação de borras. Além disso, nossos motores não possuem filtro de óleo.
A grande vantagem dos óleos sintéticos é (além da sua tecnologia superior que faz com que sejam óleos mais "estáveis e previsíveis" em utilização severa, por serem sintetizados em laboratório, onde pode-se corrigir falhas em óleos minerais (naturais)) o seu poder de aguentar uma maior kilometragem entre as trocas.
No caso do nosso fusca, o recomendável independentemente do óleo é a cada 3.000 km. Os óleos sintéticos chegam a custar até 40... 45.. 50 reais o litro, de forma que não compensa investir 3 vezes esse valor (cárter do fusca tem capacidade de 2,5 litros) para rodar apenas 3 mil kilômetros, se temos óleos com a mesma classificação API, como o mineral da Mobil, citado acima, pelo preço de menos de 11 reais o litro.

Bom, além dos gênios que usam óleo Ursa 40 monovisco, também tem os gênios que usam óleo de Moto 4 Tempos, como o da foto abaixo:
http://www.motomendes.com.br/fotos/91-1a.jpg
Agora que (os que não sabiam) já sabem analizar óleo, vejam as especificações desse. É um API SF. Tecnologia antiquada, e não projetado para motores de carro (e sim de motos).
Nos óleos de moto não há aditivos anti-atrito, pois a embreagem também é banhada a óleo (anti atrito na embreagem iria fazê-la patinar até virar bailarina). O resto do raciocínio não preciso nem escrever aqui. É um óleo com carga de aditivos inferior até mesmo a um outro óleo de classificação também SF, mas com designação automotiva.

EDITANDO PARA RESPONDER ÀS SUAS PERGUNTAS:
Qual oleo vocês recomendam?
Temos os tipos:

Minerais;
Semi-sintéticos e;
Sintéticos.
Mineral mesmo. Não há necessidade de mais do que isso. Se quiser pode colocar um Havoline dourado (aquele com deposit shield) ele é um semi-sintético a um preço bem acessível.
Eu utilizaria um 15W40 (mais fino) inicialmente (primeiros 500km) enquanto o motor está justo, já que saiu da retífica. E na sequência, voltaria para o de costume.

Lí em um tópico onde Master Vader recomenda óleos do tipo SJ ou Sl. Ele mencionou que utiliza o Havoline Energy 5w 30 que é sintético.

Este óleo não é muito fino para o motor VW?

SJ e SL já são ótimos para o Fusca!
Eu uso o SM pq gosto sempre da melhor especificação.
Em minha opinião, o 5W30 é extremamente fino para o fusca. Mas sinceramente quero saber os argumentos do Master para utilizar esse óleo. Fiquei curioso. Talvez tenha a ver com a redução da perda de potência pela resistência viscosa causada por um óleo mais grosso. Esse Havoline Energy é famoso mundialmente (e tem esse nome) por economizar (ou não desperdiçar rs) energia no processo de lubrificação. Seu filme de óleo é extremamente fino e pouco viscoso. Ou seja, bem fluido, de forma que "segura" menos o movimento do pistão. Em alguns anúncios ele é colocado até como responsável por economia de combustível.

Terei algum problema em mudar de mineral para sintético?
Não. Porém o inverso não é recomendado. Se seu motor estiver com óleo sintético, para voltar para um óleo mineral, pelo certo, deve-se fazer um Flushing antes. Esses dois tipos de óleo não se misturam, e a reação do resíduo dos dois em alguns casos pode gerar espumação ou borra.

Sempre utilizei oleo mineral da shell aqueles com frasco amarelo e um detalhe: sepre tive problema de aquecimento na estrada.
Qual motor era? Talvez o problema não seja o óleo.

achei esta tabela de conversão ou de similaridades entres os fabricantes de oleos.
A tabela está correta. Ela leva em consideração o óleo base utilizado na fabricação desses diversos modelos de óleos.
Todo óleo mineral de mesma viscosidade, no brasil, possui o mesmo óleo base. Todos eles compram óleo extraído pela Petrobrás da Bacia de Campos. O que muda é a carga de aditivos, feita por cada marca antes de colocar o produto final no mercado.

Desculpem a bíblia que escrevi, mas acho que deu pra esclarecer um pouco hehe.
Bom, esta é a minha opinião. Quem tiver opinião contrária, vamos debater! =D

ZCC
15-08-2011, 21:48
Só pra reforçar o que o colega acima disse: Uso o Castrol GTX 20w50, óleo mineral com algumas caracteristicas do padrão SM, nunca tive problemas. Inclusive acho que ele que salvou o motor uma vez, quando o diafragma da bóia furou e o carter se encheu de gasolina.

O Litro desse óleo é achado por entre 14 e 20 reais

Madai
15-08-2011, 22:53
Perfeito Huguinhu!
Penso exatamente desse modo!
Usei Havoline SJ 20W50 por muito tempo, hoje uso esse Mobil SM 20W50. Como está aumentando de preço (R$16 em Sampa), penso em voltar para o Havoline ou o Castrol GTX citado pelo ZCC.
Só não gostei dos Valvoline Competition, 15W40 nos AP e 20W50 no Fusca e Kombi, parecem que afinam rápido, aumentando os ruídos do motor.
Ah, experimentei o Magnatec semi-sintético, mas a pressão baixou a ponto de acender a luz do óleo. Nunca mais usei, fico nos minerais.

ricardo groetaers
15-08-2011, 23:21
Para um Tópico bem abrangente sobre oleos solicito observar:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2278

Jacques
16-08-2011, 7:35
Para um Tópico bem abrangente sobre oleos solicito observar:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2278

Valeu ricardo,

era este topico que eu estava procurando.

Jacques
16-08-2011, 13:12
confesso que fiz uma busca mas não achei um outro tópico sobre este assunto.

diante disto tenho 2 sugestões:

- que o huguinhu poste seu excelente comentário no tópico
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2278

- que este topico seja bloqueado pois temos um outro mais abrangente.

felipedmori
16-08-2011, 13:46
confesso que fiz uma busca mas não achei um outro tópico sobre este assunto.

diante disto tenho 2 sugestões:

- que o huguinhu poste seu excelente comentário no tópico
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2278

- que este topico seja bloqueado pois temos um outro mais abrangente.

posso juntar os dois ?

as postagens ficam organizadas por data, essas ultimas podem misturar ...

lubisomem01
16-08-2011, 13:46
Se você usar um óleo tão fino em um motor boxer vai mandar o coitado pra casa do chapéu rapidinho.

Motor boxer tem um projeto muito antigo, com especificações de folgas maiores, ovalização dos cilindros quando quente, e etc.
No manual original do fusca, recomenda-se óleo Monoviscoso, SAE 40 ou 50, Mineral, API SF.
Hoje em dia não se utiliza mais óleo monoviscoso (exceto os "gênios" que teimam no Ursa 40 (óleo de caminhão tsc)).
Portanto, pode-se usar um óleo multiviscoso equivalente. Ou seja, xxW40 ou xxW50, sendo o primeiro melhor para regiões mais frias e o segundo para regiões mais quentes.

Em geral, eu recomendo (e sempre ouvi falar bem) dos 15W40 e 20W50 para o Fusca. Dependendo da localidade até um 10W40 funciona (quando o motor estiver fazendo brrrrr de frio).
E isto estamos falando de motores em bom estado de conservação, com vedação dos pistões íntegra. Em motores "cansados" chega-se a usar óleo 25W60 (um mel) para prolongar a vida útil e maquear a má vedação dos anéis por conta do desgaste.

Moro em santos, aqui faz bastante calor. Meu carro foi montado em São Paulo, e o mecânico colocou óleo 15W40. Usando o carro aqui em santos a pressão caía muito quando quente, chegando a dar 0,2 Bar na lenta a 100 graus. Troquei por um mais viscoso (20W50) e melhorou bastante.

Quanto à classificação API, ela apenas indica a qualidade do óleo e sua resistência em condições severas de exigência. São normas determinadas pela API (um órgão de engenharia) que medem a "evolução" dos lubrificantes. Como disse lá em cima, o fusca na década de 70 e 80 utilizava óleo API SF, que era um dos mais modernos para a época. Mas nesse ponto, não há problema em se exagerar. Quanto maior a classificação API, mais margem de segurança vai te dar em termos de lubrificação. Qualquer coisa a partir do SF, que é a especificação original, serve, ou seja, SF, SG, SH, SI, SJ, SL, SM e agora o recém lançado SN (esse último por enquanto só para óleos sintéticos). Resumindo, aqui quem manda é o bolso. Escolha o que tenha a melhor especificação que você consiga pagar.

Resumindo, os passos para a escolha de um bom óleo, compatível com o seu motor são:

Após pesquisar bastante em minha troca de óleo, olhando óleos de diversas marcas, como Havoline, Valvoline, Castrol, Shell, Ipiranga, Texaco, Mobil, Motul, etc. Cheguei ao MEU óleo ideal (lembrando que é de acordo com a temperatura do local onde moro):
http://www.serjaomotopecas.com.br/loja/Assets/107780/product_images/zoom/produto_Foto1_1471835.jpg

Um óleo dentro da especificação original, com classificação de última geração, que encontro em praticamente qualquer lugar, pelo preço de R$10,30 o litro.

No fusca é até um contracenso utilizar um óleo sintético. O motor trabalha bastante quente por ser refrigerado a ar (em carros a água o óleo não chega a 100... 110 graus como nos boxers), e isso favorece a formação de borras. Além disso, nossos motores não possuem filtro de óleo.
A grande vantagem dos óleos sintéticos é (além da sua tecnologia superior que faz com que sejam óleos mais "estáveis e previsíveis" em utilização severa, por serem sintetizados em laboratório, onde pode-se corrigir falhas em óleos minerais (naturais)) o seu poder de aguentar uma maior kilometragem entre as trocas.
No caso do nosso fusca, o recomendável independentemente do óleo é a cada 3.000 km. Os óleos sintéticos chegam a custar até 40... 45.. 50 reais o litro, de forma que não compensa investir 3 vezes esse valor (cárter do fusca tem capacidade de 2,5 litros) para rodar apenas 3 mil kilômetros, se temos óleos com a mesma classificação API, como o mineral da Mobil, citado acima, pelo preço de menos de 11 reais o litro.

Bom, além dos gênios que usam óleo Ursa 40 monovisco, também tem os gênios que usam óleo de Moto 4 Tempos, como o da foto abaixo:
Agora que (os que não sabiam) já sabem analizar óleo, vejam as especificações desse. É um API SF. Tecnologia antiquada, e não projetado para motores de carro (e sim de motos).
Nos óleos de moto não há aditivos anti-atrito, pois a embreagem também é banhada a óleo (anti atrito na embreagem iria fazê-la patinar até virar bailarina). O resto do raciocínio não preciso nem escrever aqui. É um óleo com carga de aditivos inferior até mesmo a um outro óleo de classificação também SF, mas com designação automotiva.

Mineral mesmo. Não há necessidade de mais do que isso. Se quiser pode colocar um Havoline dourado (aquele com deposit shield) ele é um semi-sintético a um preço bem acessível.
Eu utilizaria um 15W40 (mais fino) inicialmente (primeiros 500km) enquanto o motor está justo, já que saiu da retífica. E na sequência, voltaria para o de costume.

Em minha opinião, o 5W30 é extremamente fino para o fusca. Mas sinceramente quero saber os argumentos do Master para utilizar esse óleo. Fiquei curioso. Talvez tenha a ver com a redução da perda de potência pela resistência viscosa causada por um óleo mais grosso. Esse Havoline Energy é famoso mundialmente (e tem esse nome) por economizar (ou não desperdiçar rs) energia no processo de lubrificação. Seu filme de óleo é extremamente fino e pouco viscoso. Ou seja, bem fluido, de forma que "segura" menos o movimento do pistão. Em alguns anúncios ele é colocado até como responsável por economia de combustível.

Não. Porém o inverso não é recomendado. Se seu motor estiver com óleo sintético, para voltar para um óleo mineral, pelo certo, deve-se fazer um Flushing antes. Esses dois tipos de óleo não se misturam, e a reação do resíduo dos dois em alguns casos pode gerar espumação ou borra.

A tabela está correta. Ela leva em consideração o óleo base utilizado na fabricação desses diversos modelos de óleos.
Todo óleo mineral de mesma viscosidade, no brasil, possui o mesmo óleo base. Todos eles compram óleo extraído pela Petrobrás da Bacia de Campos. O que muda é a carga de aditivos, feita por cada marca antes de colocar o produto final no mercado.

Perfeito.

guisnu
16-08-2011, 20:28
Eu discordo totalmente do Huguinhu. O motor do Fusca não tem folgas maiores que outros motores... e alías, de folga que você está falando? Hehehehe
E mesmo se tivesse, qual a razão em usar óleo mais 'grosso'? Ter PIOR lubrificação quando o motor está frio e quando o óleo do motor passar de 110ºC?? Não entendi sua linha de raciocínio.

Editando em tempo: A VW recomendava para o Fusca óleos 30 e 40... pelo menos é o que está no manual do meu Fusca 1970, portanto o óleo SAE 30 mesmo naquela época não era 'fino'... imagina hoje, onde os óles xW30 aguentam muito mais as sobrecargas termicas que podem ocorrer (mas que ocorrem menos a medida que o óleo é mais 'fino'). Sou totalmente a favor de colocar o óleo mais fino possível dentro do projeto do motor, que no caso do Fusca 1300 é o 0W30.

Abraço!

1300l
16-08-2011, 20:33
Eu discordo totalmente do Huguinhu. O motor do Fusca não tem folgas maiores que outros motores... e alías, de folga que você está falando? Hehehehe
E mesmo se tivesse, qual a razão em usar óleo mais 'grosso'? Ter PIOR lubrificação quando o motor está frio e quando o óleo do motor passar de 110ºC?? Não entendi sua linha de raciocínio.

Abraço!
OS aneis não são tão justos. ele tem mais folga sim que os modernos, ele era de uma escola mais antiga do que os de hoje no qual tudo é justinho para ter a compressão máxima.

Realmente óleo mais grosso lubrifica pior, porém por ser mais grosso no motor do fusca ele abaixa menos, principalmente pelos anéis.

Claro que um fusca com motor retificado zerinho vai obter menos folgas e talvez seja possível usar óleo fino. Mais a realidade é que a maioria dos motores além de usados são antigos.

guisnu
16-08-2011, 20:40
Sim 1300L... hehehehe!!
Não sabia que estava aqui no F4E também, legal!
Mas concorda que se a VW recomendava óleo 30 atigamente, hoje em dia esse óleo "dá com sobra"? Ou seja, mesmo que as folgas nos anéis sejam maiores, o óleo 30 é bom para essas folgas.

Hoje em dia já há óleo 0W20, óleo usado no Hyundai i30 e que provavelmente será usado nos próximos lançamentos. Não é questão de folga somente, há a pressão que anéis fazem no cilindro, a velocidade de troca de calor, a rotação máxima, a velocidade da bomba de óleo, a carga máxima aplicada (torque e forças inerciais) e por aí vai.

Acho um exagero colocar óleo 20W50. Óleo de alta rodagem então, um veneno... no mal sentido. Mas assim como discutimos lá no FFB, são opções válidas para quem está com o motor nas ultimas e não tem dinheiro para a retífica e nem para completar o nível de óleo, já que realmente a única vantagem desses ultimos é não baixar o nível.

Museu
16-08-2011, 22:39
O pessoal associa a pressao determinante para o funcionamento, quando voce liga o motor totalmente frio o manometro de pressao do oleo bate as alturas, neste momento voce acelera ate o limite de rpm? Acredito que nao.

Eu acredito que um oleo "excelente" seria o 0W40, quando frio ele seria teoricamente um oleo "perfeito", atingindo todas as areas para lubrificar o motor.

Importante seria mediar a "vazao" da bomba de oleo, pode existir pressao com ZERO de vazao, mas o inverso nao.

Acredito que a cebolinha de oleo so serve para indicar vazamento ou nivel de fluido muito baixo

O que acham?

guisnu
16-08-2011, 23:48
Museu, concordo com a sua escolha do 'óleo perfeito' e com a escolha do seu time de futebol, mas eu acho que a vazão da bomba de óleo é sempre constante, para uma mesma rotação, independentemente da viscosidade do óleo, não?
Abraço!!

Huguinhu
17-08-2011, 1:21
Era sobre a folga dos anéis mesmo que eu falava.
Bem, no manual do meu Fusca (modelo 1982) recomenda-se óleo SAE 40 onde a temperatura ambiente for superior a 25 graus (bem comum aqui onde moro).
Como disse, já usei óleo 15W40 e tive problemas com pressão extremamente baixa a quente, caindo até mesmo a 0,2 bar na lenta a 900 RPM. Isso porquê utilizo bomba de óleo dupla Schadek de 30mm.
Acelerando não faz tanta diferença. Qualquer um deles bate 3 bar (mais do que suficiente).
Se seu motor se adequar ao 0W40 sem problemas, pode utilizá-lo, mas faça as contas (0W40 Sintético, tomei como exemplo o Mobil 1)...
45 reais o litro x 3 litros (isso se não tiver circulação externa) = 135 reais de óleo em um motor com tecnologia de 1928. Compensa?
Na boa, um mineral com API SJ, SL ou SM já tá de ótimo grado!
Abraços!!!

1300l
17-08-2011, 3:14
Sim 1300L... hehehehe!!
Não sabia que estava aqui no F4E também, legal!
Mas concorda que se a VW recomendava óleo 30 atigamente, hoje em dia esse óleo "dá com sobra"? Ou seja, mesmo que as folgas nos anéis sejam maiores, o óleo 30 é bom para essas folgas.

Hoje em dia já há óleo 0W20, óleo usado no Hyundai i30 e que provavelmente será usado nos próximos lançamentos. Não é questão de folga somente, há a pressão que anéis fazem no cilindro, a velocidade de troca de calor, a rotação máxima, a velocidade da bomba de óleo, a carga máxima aplicada (torque e forças inerciais) e por aí vai.

Acho um exagero colocar óleo 20W50. Óleo de alta rodagem então, um veneno... no mal sentido. Mas assim como discutimos lá no FFB, são opções válidas para quem está com o motor nas ultimas e não tem dinheiro para a retífica e nem para completar o nível de óleo, já que realmente a única vantagem desses ultimos é não baixar o nível.
Opa muito bom te ver aqui também :D

Bem, concordo mais só na teoria.
Infelizmente na pratica, se o óleo fica mais fino do que 20 ele já começa a vazar pelos anéis do fusca.

Usando um 20W50 que eu tinha, o motor não abaixava nada de óleo, quando coloquei 15W40, ele passou a abaixar e dar uma fumadinha.
Colocando o 15W40 mais militec, ele parou de abaixar e com a fumadinha (pois o militec ajuda a vedar os anéis), mais eu acho que abaixo disso infelizmente o motor perde bastante.

Motor a água já se vira bastante para refrigerar o carro em uma situação de transito pesado e dia quente, o motor a ar então leva mais desvantagem ainda.

Eu acho que com um fusca com motor zerinho, talvez um óleo 10W30 mais militec até fica bom (mais vai abaixar mais do normal).

Mais um motor já um pouco rodado ou não zerinho eu não arriscaria.

EU arrisquei o 0W40 Mobil 1 + militec no meu Fiesta e digo, da para sentir a diferença no óleo, deixou o carro outra coisa em rotações baixas e médias.
Mais ele abaixava MUITO o nível, toda a semana em completava (e antes do óleo, usando o 15W40, eu mal completava a cada mês no mesmo carro).
Também perdi pressão, eu perdi cerca de 300 RPM no carro pois o motor não girava mais como antes até o final.

No fusca, imagino que além do problema do anel a pressão fica pior ainda na perda.

Se ele abaixava e perdia pressão em um carro com motor 99, imagina em um com motor da década de 70 como no fusca.

Sei lá, eu não arrisco esse óleo sem comprar uma carcaça nova, kit novo de pistão maior, cárter seco, etc no fusca. ;)

Pitt
17-08-2011, 11:06
olá, vejo que querem comparar os óleos atuais com os antigos, vale lembrar que os antigos haviam uma carga alta de zddp (dialkyldithiophosphate zinco) e os modernos já quase não possuem pois dizem que danifica o catalizador. Os mais experientes sabem do que estou falando.
Gosto de usar um 15w50 + meio frasco de zddp.

guisnu
17-08-2011, 12:13
Era sobre a folga dos anéis mesmo que eu falava.
Bem, no manual do meu Fusca (modelo 1982) recomenda-se óleo SAE 40 onde a temperatura ambiente for superior a 25 graus (bem comum aqui onde moro).
Como disse, já usei óleo 15W40 e tive problemas com pressão extremamente baixa a quente, caindo até mesmo a 0,2 bar na lenta a 900 RPM. Isso porquê utilizo bomba de óleo dupla Schadek de 30mm.
Acelerando não faz tanta diferença. Qualquer um deles bate 3 bar (mais do que suficiente).
Se seu motor se adequar ao 0W40 sem problemas, pode utilizá-lo, mas faça as contas (0W40 Sintético, tomei como exemplo o Mobil 1)...
45 reais o litro x 3 litros (isso se não tiver circulação externa) = 135 reais de óleo em um motor com tecnologia de 1928. Compensa?
Na boa, um mineral com API SJ, SL ou SM já tá de ótimo grado!
Abraços!!!

Huguinhu, essa do ólo 0W40 é só um 'exercício de imaginação'. Os custos não valem a pena mesmo, concordo com você. Até por isso faz uns 2 anos que eu uso só o 15W40 SL da Lubrax. Planejo só trocar esse óleo quando lançarem um 10W40 ou 5W40 mineral.. mas na ultima troca procurei pelo 5W30 ACDelco, mineral também, mas não achei aqui na minha cidade, então por comodidade continuei a usar o bom Lubrax.

Abraço!!

Jacques
17-08-2011, 19:01
posso juntar os dois ?

as postagens ficam organizadas por data, essas ultimas podem misturar ...

por mim tudo bem.

Jacques
17-08-2011, 19:03
eu comprei mobil super 20w 50 SM.

como o motor está novo sem nenhuma gota de oleo... vou testar.

ranniere
17-08-2011, 20:42
Pessoal,

andei vendo a ficha técnica de alguns óleos e a diferença de viscosidade dependendo da temperatura do motor é essa:

40ºC 100ºC
Lubrax SJ 20w50 183,70 20,8
Lubrax SL 15w40 110,00 14,7
Lubrax Valora SL 5w30 56,06 10,25

Sporti SL 15w40 96,00 13,5

Havoline energy 5w30 51,00 9,5
Havoline Extra sl 10w40 100,00 14,6

Castrol gtx exclusive 10w40 91,10 13,65
Castrol gtx especial 20w50 175,90 18,87
Castrol gtx 5x 20w50 168,20 17,25
Castrol gtx ecoflex 15w40 128,00 15,00

No meu carro (motor zerado) estou usando o sporti sl 15w40 e não vazou nenhum pingo de óleo, tb andei apenas uns 400km:-D , mas quando coloco em ponto morto (100km/h) a pressão cai e acende a luz de óleo, então vou trocar pelo o Castrol gtx ecoflex 15w40 pois estou usando etanol.

Huguinhu
17-08-2011, 21:40
Pessoal,

andei vendo a ficha técnica de alguns oléos e a diferença de viscosidade dependendo da temperatura do motor é essa:

40ºC 100ºC

No meu carro (motor zerado) estou usando o sporti sl 15w40 e não vazou nenhum pingo de óleo, tb andei apenas uns 400km:-D , mas quando coloco em ponto morto (100km/h) a pressão cai e acende a luz de óleo, então vou trocar pelo o Castrol gtx ecoflex 15w40 pois estou usando etanol.

Amigo, cuidado com essa história de óleo para motor flex.
Todo óleo automotivo foi desenvolvido para trabalhar com Gasolina, Álcool ou GNV.

Dê uma olhada nesse vídeo... Aos 1:57 ele fala sobre o tal óleo flex:
http://www.youtube.com/watch?v=2tQ2n9hcO8A

Aproveitando, vai aí um material do mesmo autor sobre o famoso Flush:
http://www.youtube.com/watch?v=5a7-3hlhbHs

Abraços!

Pitt
18-08-2011, 12:45
só complementado a lista de viscosidade.

shell helix 15w50 SL 145 ; 18,5

ZCC
18-08-2011, 20:09
Muito boa a lista! Dá pra ter uma noção melhor da viscosidade de cada óleo, vlw!

ricardo groetaers
21-08-2011, 23:28
Pessoal, andei vendo a ficha técnica de alguns óleos e a diferença de viscosidade dependendo da temperatura do motor é essa:

40ºC 100ºC
shell helix 15w50 SL 145 ; 18,5

Solicito observar que as viscosidades nas respectivas temperaturas estão de acordo com a tabela postada em: http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=10503&d=1247462142 , como não poderia deixar de ser.

Dê uma olhada nesse vídeo... Aos 1:57 ele fala sobre o tal óleo flex:
http://www.youtube.com/watch?v=2tQ2n9hcO8A (http://www.youtube.com/watch?v=2tQ2n9hcO8A)

Aproveitando, vai aí um material do mesmo autor sobre o famoso Flush:
http://www.youtube.com/watch?v=5a7-3hlhbHs (http://www.youtube.com/watch?v=5a7-3hlhbHs)

O "cara" falou a verdade.

master bike
22-08-2011, 0:36
Vai meu testemunho: Coloquei no motor novo o havoline energy 5w30, bomba de circulação 30mm + filtro. Chegava a 112 graus com facilidade e a luz do óleo acendia na lenda (ficava entra 0,4 e 0,5 kg).
Substituí pelo 15w50 shell helix e a temperatura ficou entre 80~90 graus, com pico de 100 quando mais exigido, e a lenta ficou entre 0,70~0,75 kg.
Claro que com o 5w30 o motor girava mais fácil, mas no meu caso se mostrou muito fino para cumprir sua função de manter a pressão na lenta e servir como meio de dissipar o calor. Acredito que com a maior pressão acaba indo um volume maior de óleo para o radiador original, refrigerando mais, enquanto que com o mais fino boa parte é desviada direitamente para o carter. Portanto, concluo que pelo projeto do motor não é adequado o uso de óleo muito mais fino.

ricardo groetaers
22-08-2011, 1:42
A 112°C o oleo SAE 30 pode ficar um tanto fino que passará muito rápido no radiador sem dar tempo de efetivamente trocar calor, como tambem perderá um pouco da sua untuosidade podendo acontecer contato direto metal com metal, o que geraria mais calor. Dependendo das folgas entre os dentes das engrenagens e das engranagens com a carcaça da bomba de oleo, um oleo mais fino ou mais grosso que o ideal pode não ser bem bombeado.

Para um texto mais completo solicito ver: http://www.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=43087&postcount=131 observando o item 2 daquele post.

obs: Com maior pressão uma parte do oleo não passa pelo radiador indo direto para os pontos a lubrificar.

FUKETEIRO
22-08-2011, 8:33

Olá. vc é Engenheiro? Vc é preparador de motor? Obrigado.

FUKETEIRO
22-08-2011, 9:24

Olá, o Amigo deveria se aprofundar mais na pesquisa, sou um dos Gênios que só usa Mobil Super 4T, vou responder pra vc oque respondi em outro tópico igual a esse, oque mais tem em óleo de moto é anti atrito que não agride a embreagem, como fósforo, esse óleo tem também extrema pressão pra lubrificar as engrenagens do câmbio também, motor de Fusca sofre muito com temperatura sendo esse óleo ideal proo motor que tem tecnologia ultrapassada, só pra vc ter uma idéia só esse óleo evitava o desgaste prematuro do trem de válvulas da XL250..... procura mais na net....abraço.

luismj
22-08-2011, 9:39
Olá, o Amigo deveria se aprofundar mais na pesquisa, sou um dos Gênios que só usa Mobil Super 4T, vou responder pra vc oque respondi em outro tópico igual a esse, oque mais tem em óleo de moto é anti atrito que não agride a embreagem, como fósforo, esse óleo tem também extrema pressão pra lubrificar as engrenagens do câmbio também, motor de Fusca sofre muito com temperatura sendo esse óleo ideal proo motor que tem tecnologia ultrapassada, só pra vc ter uma idéia só esse óleo evitava o desgaste prematuro do trem de válvulas da XL250..... procura mais na net....abraço.

Por qual motivo isso não é mais largamente difundido? Não vejo preparadores falando sobre isso... Preço talvez? :confused:

felipedmori
22-08-2011, 10:00
Por qual motivo isso não é mais largamente difundido? Não vejo preparadores falando sobre isso... Preço talvez? :confused:

Desde de que conheço o Trimilika ele fala p/ usar este tipo de óleo !

luismj
22-08-2011, 10:42
Desde de que conheço o Trimilika ele fala p/ usar este tipo de óleo !
Especificação tecnica dele, "o bom usar é da xl por exemplo"... :confused:

FUKETEIRO
22-08-2011, 10:59
Olá, nem todos gostam de divulgar certos segredinhos da durabilidade de um motor preparado...hehe. Abraço

guisnu
22-08-2011, 11:14

Porque não faz sentido. As pessoas confundem aditivo anti-atrito com substâncias que reduzem atrito. Todo óleo reduz atrito, mas nem todos possuem aditivo anti-atrito...
Usar um óleo que além de lubrificar o motor tem que lubrificar o câmbio é usar um óleo meio-termo para cada um dos dois. Um óleo projetado só para motor não precisa de nenhum elemento extra para também dar conta de lubrificar as engrenagens do câmbio. Sem falar na própria classificação API SF que por si só já deveria acabar com qualquer discução sobre qualidade!

Se o cara não tem dinheiro para colocar um óleo bom no seu Fusca, tudo bem, mas o óleo de motor 4T não custa menos que um óleo só para motor de mesma viscosidade e classificação API SL...

O Fusca é de cada um e cada um sabe o que faz com seu amigo, mas como o objetivo aqui é debater e não impor idéias, eu apenas respeito mas não concordo com nenhum argumento para a utilização de óleo de motos 4T.

Abraço!

Jacques
22-08-2011, 11:38
Como já mencionei, estou usando o Mobil Super.

Meu mecanico disse que não gosta deste oleo. Prefere o Ac Delco.:confused:

Ac Delco não é recomendado para a GM?

FUKETEIRO
22-08-2011, 11:57
Porque não faz sentido. As pessoas confundem aditivo anti-atrito com substâncias que reduzem atrito. Todo óleo reduz atrito, mas nem todos possuem aditivo anti-atrito...
Usar um óleo que além de lubrificar o motor tem que lubrificar o câmbio é usar um óleo meio-termo para cada um dos dois. Um óleo projetado só para motor não precisa de nenhum elemento extra para também dar conta de lubrificar as engrenagens do câmbio. Sem falar na própria classificação API SF que por si só já deveria acabar com qualquer discução sobre qualidade!

Se o cara não tem dinheiro para colocar um óleo bom no seu Fusca, tudo bem, mas o óleo de motor 4T não custa menos que um óleo só para motor de mesma viscosidade e classificação API SL...

O Fusca é de cada um e cada um sabe o que faz com seu amigo, mas como o objetivo aqui é debater e não impor idéias, eu apenas respeito mas não concordo com nenhum argumento para a utilização de óleo de motos 4T.

Olá, amigo eu tenho 27 anos de experiência em motores, tenho o Curso sobre lubrificantes, eu sei oque estou falando, sem ser ignorante...por mim vc pode colocar oque quiser no seu motor, eu só estou querendo ajudar com meu conhecimento, não quero que vc coloque esse óleo de forma alguma, quando tinha o campeonato de marcas e pilotos na década de 80 nós usávamos esse Mobil Super 4T até no câmbio dos Gol por recomendação da própria VW pra vc ter uma idéia de tão ultrapassado que é esse óleo....
Abraço!

luismj
22-08-2011, 12:44
Olá, nem todos gostam de divulgar certos segredinhos da durabilidade de um motor preparado...hehe. Abraço

Sou amigo de muitos preparadores... e dos "baum"! Especificamente nunca fiz perguntas sobre esse assunto, mas lhe garanto que abririam para mim o que utilizam sem maiores problemas. Minha pergunta é mais o porque não é difundido para uso de rua com pessoas normais, pois no meu entendimento o que barraria seria unicamente o preço que somado a quantidade em radiadores e carter externos faria diferença.

Enfim, quem tiver experiencia no assunto (eu não tenho) poderia dizer eu uso o oleo especificado para a moto tal e o resultado ao longo do tempo foi satisfatório.
Minha curiosidade e colocações sempre estão voltadas para utilização de rua, altas temperaturas por longos períodos.
Arrancada para mim não serve, pois máxima potencia em período curto é outra historia.

Abraço

luismj
22-08-2011, 12:49
.... além de lubrificar o motor tem que lubrificar o câmbio é usar um óleo meio-termo para cada um dos dois....
Abraço!
Faz sentido! Igual carro flex que é chamado de pato. :D (não nada bem, não voa bem, não corre bem!) :D :D
Mas como eu já ví muitas verdades cairem por terra com a boa prática sempre é bom ficar atento as experiências dos amigos!

lubisomem01
22-08-2011, 14:42
Preço ??? eu creio que não seja não, mas não vamos baixar o nivel da discursão...

guisnu
22-08-2011, 15:53
Olá, amigo eu tenho 27 anos de experiência em motores, tenho o Curso sobre lubrificantes, eu sei oque estou falando, sem ser ignorante...por mim vc pode colocar oque quiser no seu motor, eu só estou querendo ajudar com meu conhecimento, não quero que vc coloque esse óleo de forma alguma, quando tinha o campeonato de marcas e pilotos na década de 80 nós usávamos esse Mobil Super 4T até no câmbio dos Gol por recomendação da própria VW pra vc ter uma idéia de tão ultrapassado que é esse óleo....
Abraço!

FUKETEIRO, eu sei que você não quer que eu coloque esse óleo no meu Fusca e nem eu quero que você coloque o "meu" óleo no seu. Como eu disse, apesar de não concordar eu respeito a opinião alheia. Acho que você também pensa como eu, certo?

Agora:"quando tinha o campeonato de marcas e pilotos na década de 80 nós usávamos esse Mobil Super 4T até no câmbio dos Gol por recomendação da própria VW pra vc ter uma idéia de tão ultrapassado que é esse óleo...."

Isso não seria exatamente o atestado de quão antigo e ultrapassado é usar óleo 4T em motor de carro? Naquela época os óleos para carro eram pouco evoluidos... existia SAE 30, SAE 40... API SD ou SE... no máximo SF. Naquela época podia ser melhor usar um óleo SAE 40 SF de moto 4T, mas hoje em dia, com bons óleos multiviscosos SM... é complicado ser saudosista assim.

FUKETEIRO
22-08-2011, 23:05
FUKETEIRO, eu sei que você não quer que eu coloque esse óleo no meu Fusca e nem eu quero que você coloque o "meu" óleo no seu. Como eu disse, apesar de não concordar eu respeito a opinião alheia. Acho que você também pensa como eu, certo?

Agora:"quando tinha o campeonato de marcas e pilotos na década de 80 nós usávamos esse Mobil Super 4T até no câmbio dos Gol por recomendação da própria VW pra vc ter uma idéia de tão ultrapassado que é esse óleo...."

Isso não seria exatamente o atestado de quão antigo e ultrapassado é usar óleo 4T em motor de carro? Naquela época os óleos para carro eram pouco evoluidos... existia SAE 30, SAE 40... API SD ou SE... no máximo SF. Naquela época podia ser melhor usar um óleo SAE 40 SF de moto 4T, mas hoje em dia, com bons óleos multiviscosos SM... é complicado ser saudosista assim.
Olá, uma coisa que o Amigo precisa ver é que o motor do Fusca não tem folgas projetadas para usar óleo moderno, e uma coisa que o Amigo não deve estar informado que os óleos atuais precisam atender normas de poluição também, seria interessante ler uma matéria que meu Amigo Alberto "Barba" Turkot fez para a revista Rece Master de número 14
http://issuu.com/revistaracemaster/docs/racemaster14
sobre Cuidados na montagem do Comando onde vou transcrever um trecho: "Escolha do óleo do motor. Os óleos utilizados hoje em dia não são os mesmos disponíveis anteriormente devido a regularizações ambientais. Essas mudanças nos óleos tem feito com que a vida útil do comando diminua e problemas no período de amaciamento aumentem. A diminuição dos aditivos que evitam o desgaste, como por exemplo o zinco eo fósforo. é uma das grandes responssáveis pelos problemas de durabilidade. Ainda existem fabricantes que distribuem óleos especiais para amaciamento do motor e aplicações específicas como de performance ou de competição. Existem também óleos específicos para a diminuição de fricção e desgaste. Esses óleos contem até 1000 ppm de zinco e fósforo. Os óleos regularmente vendidos tiveram a quantidade de zinco e fósforo reduzidos em 20% desde 2001 e aproximadamente 35% desde 1997. Os fabricantes de comando recomendam óleos que contenham um alto teor do composto "ZDDP" (Zinc Dialkyl Dithiosphosphate). Sujestão de óleo: Mobil 4T 20W50"
O Amigo me desculpe mas eu sou nostálgico e saudosista....:D
Abraço.

guisnu
23-08-2011, 0:30
Olá, uma coisa que o Amigo precisa ver é que o motor do Fusca não tem folgas projetadas para usar óleo moderno, e uma coisa que o Amigo não deve estar informado que os óleos atuais precisam atender normas de poluição também, seria interessante ler uma matéria que meu Amigo Alberto "Barba" Turkot fez para a revista Rece Master de número 14
http://issuu.com/revistaracemaster/docs/racemaster14
sobre Cuidados na montagem do Comando onde vou transcrever um trecho: "Escolha do óleo do motor. Os óleos utilizados hoje em dia não são os mesmos disponíveis anteriormente devido a regularizações ambientais. Essas mudanças nos óleos tem feito com que a vida útil do comando diminua e problemas no período de amaciamento aumentem. A diminuição dos aditivos que evitam o desgaste, como por exemplo o zinco eo fósforo. é uma das grandes responssáveis pelos problemas de durabilidade. Ainda existem fabricantes que distribuem óleos especiais para amaciamento do motor e aplicações específicas como de performance ou de competição. Existem também óleos específicos para a diminuição de fricção e desgaste. Esses óleos contem até 1000 ppm de zinco e fósforo. Os óleos regularmente vendidos tiveram a quantidade de zinco e fósforo reduzidos em 20% desde 2001 e aproximadamente 35% desde 1997. Os fabricantes de comando recomendam óleos que contenham um alto teor do composto "ZDDP" (Zinc Dialkyl Dithiosphosphate). Sujestão de óleo: Mobil 4T 20W50"
O Amigo me desculpe mas eu sou nostálgico e saudosista....:D
Abraço.

FUKETEIRO, você prefere sacrificar toda a lubrificação do motor porque o óleo de hoje vem com 35% menos zddp que em 1997? Observe que o comando do Fusca é localizado no bloco, não no cabeçote... E eu me lembro de ter lido em um livro que as válvulas acionadas por varetas, balancins e comando no bloco, sistema usado no Fusca, sofrem muito menos desgaste que comandos no cabeçote. Vou procurar o livro na biblioteca da universidade mesmo e transcrever tudo como está lá, para evitar algum equívoco. Mas desse fato eu tenho certeza mesmo não lembrando a explicação e por isso o comando, no caso do Fusca, é um dos ítiens onde menos é preciso cuidado com lubrificação. Não estou dizendo que dispensa cuidados, não é isso, mas comparado com outros motores o comando do Fusca tende a não sofrer tanto. Agora, o resto do motor... tenha em mente que a principal fonte de atrito interno no motor é entre anéis e camisa e é principalmente lá que um bom óleo (com aditivo anti-atrito que o óleo de moto 4T não tem) faz a diferença.

Tô gostanto dessa discução! É bom debater assim, quando ambos tem embasamento no que diz! Abraço!!

1300l
23-08-2011, 1:21
FUKETEIRO, você prefere sacrificar toda a lubrificação do motor porque o óleo de hoje vem com 35% menos zddp que em 1997? Observe que o comando do Fusca é localizado no bloco, não no cabeçote... E eu me lembro de ter lido em um livro que as válvulas acionadas por varetas, balancins e comando no bloco, sistema usado no Fusca, sofrem muito menos desgaste que comandos no cabeçote. Vou procurar o livro na biblioteca da universidade mesmo e transcrever tudo como está lá, para evitar algum equívoco. Mas desse fato eu tenho certeza mesmo não lembrando a explicação e por isso o comando, no caso do Fusca, é um dos ítiens onde menos é preciso cuidado com lubrificação. Não estou dizendo que dispensa cuidados, não é isso, mas comparado com outros motores o comando do Fusca tende a não sofrer tanto. Agora, o resto do motor... tenha em mente que a principal fonte de atrito interno no motor é entre anéis e camisa e é principalmente lá que um bom óleo (com aditivo anti-atrito que o óleo de moto 4T não tem) faz a diferença.

Tô gostanto dessa discução! É bom debater assim, quando ambos tem embasamento no que diz! Abraço!!Eu concordo, o óleo evoluiu tanto que a falta de zddp não apenas é compensada como superada pela tecnologia superior dos óleos de hoje.

Além do que nada que um militec ou B12 não arrumem por via das duvidas se vc sente mesmo falta do zddp

FUKETEIRO
23-08-2011, 8:20

Tô gostanto dessa discução! É bom debater assim, quando ambos tem embasamento no que diz! Abraço!!
Olá, realmente o amigo não entendeu nada e eu não vou ficar desenhando aqui.

Pitt
23-08-2011, 10:25
amigos, eu adiciono meio frasco de zddp em cada troca que faço. Comprei no ebay 5 frascos por 32 dolares no ML tambem tem um vendedor.

guisnu
23-08-2011, 12:24
Olá, realmente o amigo não entendeu nada e eu não vou ficar desenhando aqui.

Não, pô! Explica de novo então!

guisnu
23-08-2011, 12:25
amigos, eu adiciono meio frasco de zddp em cada troca que faço. Comprei no ebay 5 frascos por 32 dolares no ML tambem tem um vendedor.

Talvez o ideal seria fazer isso mesmo, Pitt. Assim pode ser que você tenha o melhor dos mundos. Teria um óleo de fato bom e tambem teria o tal do zddp que parece fazer tanta falta nos óleos modernos.

Pitt
23-08-2011, 12:37
olá guisnu, é o que penso. oleo que acho bom + molykote + zddp=:)

ricardo groetaers
25-08-2011, 23:24
Obs: Um bom oleo para motor de marca tradicional e conhecida já vem (em tese) com aditivos na medida certa. Adicionar vários aditivos é uma "loteria", fica por conta e risco de cada um.

Museu
25-08-2011, 23:49
Aquela "pastinha" que vem com os comandos engle eh o que? Este tal de zddp?

Rafael_MO
26-08-2011, 3:14
Aquela "pastinha" que vem com os comandos engle eh o que? Este tal de zddp?

Museu,
A graxinha vermelha que vem com os comandos geralmente é à base de bissulfeto de molibdênio.

Esse zddp nunca ouvi falar.

Abraço.

Museu
26-08-2011, 10:22
Museu,
A graxinha vermelha que vem com os comandos geralmente é à base de bissulfeto de molibdênio.

Esse zddp nunca ouvi falar.

Abraço.

Fucei no ebay e tem para venda :D

Rafael_MO
27-08-2011, 1:14
Fucei no ebay e tem para venda :D

Museu,
Vai testar o zddp pra gente? hehehehe

Abraço.

Museu
27-08-2011, 10:52
Museu,
Vai testar o zddp pra gente? hehehehe

Abraço.

Estou com vontade de comprar mesmo e testar, mas nao tem como fazer ensaios... acredito que mal nao faça :D

Rafael_MO
27-08-2011, 15:35
Estou com vontade de comprar mesmo e testar, mas nao tem como fazer ensaios... acredito que mal nao faça :D

Museu,

Se eu conseguir fazer tribologia(matéria que estuda óleos e desgastes) no semestre que vem, só me mandar uma garrafinha com o óleo antigo, quando for trocar o óleo, que posso dar uma analisada. :P

Abraço!

RickRock
31-08-2011, 23:05
Obs: Um bom oleo para motor de marca tradicional e conhecida já vem (em tese) com aditivos na medida certa. Adicionar vários aditivos é uma "loteria", fica por conta e risco de cada um.

Essa discussão sobre óleos é realmente complexa e demanda muita experimentação. Atualmente uso o Mobil Original 20W50 categoria SM (moderno). E tenho gostado do comportamento do carro com o mesmo.

Mas de fato, a citação do colega acima é verdadeira, adicionar aditivos é uma loteria.
Aliás li o artigo todo que o mesmo colega postou no outro tópico com o mesmo assunto (aquele das recomendações de óleo para os motores Porsche com críticas sobre as classificações API modernas (SL, SM), no qual substituem o aditivo ZDDP por outro composto (manganês se não me engano) para a mesma finalidade, e a conclusão de que os motores estão durando menos com esses óleos. No artigo também é falado (escrito), que os aditivos ZDDP não são a solução, pois ZDDP em excesso também não é bom, pois faz o efeito inverso. Diz tb que o principal componente do motor que sofre é o comando (isso em motores esportivos, com cargas de molas altas) por que o ZDDP protegia o mesmo quanto ao desgaste e o substituto perde as propriedades muito rápido. Como foi comentado mais acima na citação de um artigo de revista, que aliás parece ser a tradução de um trecho do artigo postado, o nível ideal de ZDDP é da ordem de 900ppm a 1200ppm, que eram os índices presentes nos óleos da década de 80, início da 90, classificação API SJ - SH. Mas o autor alertava que mesmo os óleos com essa classificação vendidos hoje em dia podem ter tido o seu componente ZDDP substituído por outro aditivo similar, por isso a marca do óleo independente da classificação ser SH-SJ era importante.

Enfim, quem está satisfeito com o desempenho de seu óleo atual, não tem por que mudar.

Eu me lembro de uma viagem que fiz com meus pais na década de 70 para o sul, e meu pai tinha uma variant. Chegando em Porto Alegre, meu pai levou a variant para trocar o óleo na concessionária de um amigo e colega, o Iwers. Eete recomendou para o meu pai um óleo novo que estava sendo lançado, o Castrol GTX. Meu pai usava o Shell Super "Excede", e por recomendação do amigo resolveu experimentar o Castrol. A variant do meu pai tinha medidor de temperatura, e na viagem de volta, meu pai que gostava de andar depressa notou que o carro passou a trabalhar mais quente e perder rendimento. Até que encucado parou no próximo posto, pediu para arriarem o óleo novo e substituiu pelo velho Shell Super Excede. Fim da história, tudo voltou ao normal!

Qual óleo vou usar a partir de agora? EStou abrindo o motor para trocar o comando por um mais forte. Dependendo do estado em que ele estiver, decido se mantenho o Mobil Original SM com trocas menos espaçadas (gosto da temperatura de trabalho do carro com esse óleo), se uso o Bardhal 20W50 com power racing, conforme recomenda o SB da SportSystem, ou parto para um antigo com mais ZDDP.