PDA

Vizualizar Versão Completa : 1600 tork: bom só na alta...

ludicrous
31-05-2011, 20:26
Caros,

Peguei pra dar olhada num BX a álcool com configuração idêntica ao meu, exceto pelos cabeçotes:

- Bloco BP original.
- Cabeçotes rosca curta não originais.
- Dupla solex com giclagem original.

O carro rodou 600 km depois de retificado e anda muito bem na estrada. Mas na cidade só presta se vc pisar metade ou mais no acelerador. Se andar só relando o pé, por exemplo, em trânsito congestionado, engasga, falha no início da aceleração.

O que já foi feito:

- Carburadores limpos, reparados, conferidas alturas de bóia, sem entrada de ar nem folga, giclagem original, flautas novas, diafragmas novos, sem corrosão aparente em lugar nenhum. Tubos injetores funcionando perfeitamente e aferidos em 1,3 ml por golpe. Equalização, mistura e comprimento de varetas de acionamento reguladíssimos e ok.

- Todos os filtros novos.

- Coletores sem entrada de ar falsa.

- Ponto na pistola em 15º.

- Cabos de vela novos NGK resistivos, velas novas NGK BP7HS, tampa do distribuidor nova Olimpic (não achei de outra marca), rotor novo Bosch, bobina KW12V Bosch nova, pois o carro tem ignição eletrônica original.

- Válvulas reguladas. A lenta ficou perfeita, sem vibrações.

Não sei mais o que fazer ... a diferença desse carro para o meu BX é apenas de cabeçote, pois o meu é rosca longa e funciona como um relógio. Será que os cabeçotes de rosca curta podem estar causando as falhas em baixa?

JeferJ
31-05-2011, 21:33
explique: "cabeçote de rosca curta"

Quando esquenta, dá uma melhorada?? Coloquei dupla carburação no meu 1300, e estava com este mesmo sintoma quando estava acertando a giclagem, e estava usando um giclê de marcha lenta muito pequeno, pois como se sabe, ele é responsável pela marcha lenta, e pela aceleração inicial.

poste a giclagem que está em uso...

Marco.Grings
31-05-2011, 23:12
De acordo com a descrição, creio que o problema esteja só na regulagem dos carburadores. Talvez até vedação da agulha da bóia. Nisso o JeferJ pode lhe ajudar melhor. Até é um sintoma parecido com o que o meu está demonstrando quando frio, e é ele que está me dando uma mão.

Quanto ao cabeçote "rosca curta", acho que seja o cabeçote 8 aletas, que as velas são rosca curta. O 6 aletas usa velas longas, mesma de AP, opala, etc.

Vamos esperar a ajuda da galera.

Abraços.

welson.as
01-06-2011, 8:23
Rosca curta, provavelmente o cabeçote é 8 aletas e a gasolina, portanto a diferença está na taxa de compressao, que é menor . Utilizando alcool fica mais comprometido em baixa rotação.
Sugestiono para testes primeiro aumentar o ponto de igniçao. DepoIs aumentar o gicle principal e o de marcha lenta.

ludicrous
01-06-2011, 8:41
explique: "cabeçote de rosca curta"

Quando esquenta, dá uma melhorada?? Coloquei dupla carburação no meu 1300, e estava com este mesmo sintoma quando estava acertando a giclagem, e estava usando um giclê de marcha lenta muito pequeno, pois como se sabe, ele é responsável pela marcha lenta, e pela aceleração inicial.

poste a giclagem que está em uso...

Não melhora nada quando esquenta. O comportamento é constante. A giclagem está segundo o site da Brosol:

Principal:165
Lenta: 62,5
Tubo injetor: 55
Ar: 130

Essa mesma giclagem funciona perfeitamente no meu BX...

De acordo com a descrição, creio que o problema esteja só na regulagem dos carburadores. Talvez até vedação da agulha da bóia. Nisso o JeferJ pode lhe ajudar melhor. Até é um sintoma parecido com o que o meu está demonstrando quando frio, e é ele que está me dando uma mão.

Quanto ao cabeçote "rosca curta", acho que seja o cabeçote 8 aletas, que as velas são rosca curta. O 6 aletas usa velas longas, mesma de AP, opala, etc.

Vamos esperar a ajuda da galera.

Abraços.

Eu tb estou desconfiado dos carburadores... porque de parte elétrica não tem mais o que conferir.

Rosca curta, provavelmente o cabeçote é 8 aletas e a gasolina, portanto a diferença está na taxa de compressao, que é menor . Utilizando alcool fica mais comprometido em baixa rotação.
Sugestiono para testes primeiro aumentar o ponto de igniçao. Despos aumentar o gicle principal e o de marcha lenta.

Exatamente, os cabeçotes são de 8 aletas. Poderia ser vela, mas para estes cabeçotes no motor a álcool as BP7HS são as recomendadas pela tabela da NGK. O ponto está na marca mais adiantada da polia... quando eu adianto além dela diminui o engasgo mas fica áspero o funcionamento e fica pesado pra virar. A lenta fica muito irregular tb.

JeferJ
01-06-2011, 9:12
... Nisso o JeferJ pode lhe ajudar melhor...
... e é ele que está me dando uma mão.

Não sei de nada loko, só tenho uns "ctrl c" aqui do fórum na minha cabeça :D
pode ver, não sabia nem o que era cabeçote de rosca curta :frown2:

abras

Não melhora nada quando esquenta. O comportamento é constante. A giclagem está segundo o site da Brosol:

Principal:165
Lenta: 62,5
Tubo injetor: 55
Ar: 130

Essa mesma giclagem funciona perfeitamente no meu BX...

Uma coisa é fato, cada motor é um motor! Tu pode ter dois motores com uma exata configuração, mesma quilometragem, e usar giclagens completamente diferentes, para que os dois tenham o mesmo desempenho...

Pode ser tranquilamente isso que o Marco falou: vedação das agulhas...
Em baixa dá excesso, mas em alta devido ao maior consumo, esse excesso não faz diferença, e daí o motor alinha...

já tirou alguma vela pra ver a cor? isso fala muita coisa... Ande um pouquito em baixa, com o motor falhando mesmo, e tire uma vela. Se o eletrodo estiver com aquela fuligem bem preta: excesso

Edit

Outra coisa, tem certeza que a marca da polia esta na posição certa? faça este procedimento e confira, ás vezes se pensa que o ponto esta em 15° e vai ver tá em 6° ou coisa assim:

http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8417

ludicrous
01-06-2011, 10:13
Interessante! Adiantando além da marca da polia, o motor funciona mas fica bastante áspero, tipo, quando vc acelera ele faz um barulho surdo, tipo tum tum tum tum bem grave (não é batida de pino) e vibra bastante. Fica mais forte também. Tô com medo de deixar adiantado demais e quebrar.

É fato: com ponto mais adiantado os engasgos diminuem, mas não acabam, mesmo indo até o limite onde já não pega mais. Por isso acho que não é esse o problema.

Tô ainda entre os cabeçotes e os carburadores. Seria legal testar os buras do meu carro nele pra matar a desconfiança.

welson.as
01-06-2011, 11:31
Ah, diminui o gicle do ar de 130 para 100, depois teste aumentando para 110, 115 e 125. Diminuindo o gicle do ar, vai enriquecer mais a mistura em baixa rotaçao.Já vi alguns utilizar até 90 no gicle do ar.
Se as velas estiverem pretas pode ser que o principal esteja muito alto. A dica seria utilizar o 155.
Sucesso!!!!!

Antonio carlos
01-06-2011, 12:57
polia do comando não foi montada no sincronismo ou então os cravos cederam e o comando deu uma andada.1° já dá uma diferença danada.Cargas das molas de cabeçote tb devem ser verificadas.Comando gasto tb dá nisso.limpa tb o distribuidor como eu ensinei no meu tutorial,que ajuda.Abraços

ludicrous
01-06-2011, 15:04
Testei os carburadores do meu carro nele e bingo! Funciona! Nem fiz ajuste, só instalei e acelerou liso.

To vendo aqui um meio de arrumar outro par para substituir. Em BH achei o par novo (1400$) e recondicionado (400$) ... caro demais da conta!

Muito estranho isso de os carburadores estarem aparentemente em ordem, sem corrosão e revisados mas mesmo assim darem um funcionamento tão ruim.

Obrigado a todos!

EDIT:

Os modelos pra Fusca com afogador automático prestam? Achei um par por 250. O cara já me passa pronto pra uso.

gabrielmassa
01-06-2011, 15:14
Os meus são com afogador automatico e nunca tive problemas, eles estao desligados. Mas ja pensei em religar qdo mudei pra ca, porém nao se mostrou necessario e tb um conector quebrou em alguma trilha. mas é só acertar ou comprar uma peça nova.

JeferJ
01-06-2011, 15:22
se vai substituir, substitua... Mas isso deve ser apenas um 'pelinho' que esta mal nos carburadores, ou em apenas um. Estar bonito, sem corrosão, não quer dizer muita coisa hehe.
Podem ser as agulhas, alguma junta de modelo incorreto, algum giclê que tem a abertura bem menor do que deveria ter (isso é bem comum em giclês não originais). Se os buras estão injetando bem, é só algum detalhe que está mal...

ZCC
01-06-2011, 17:39
Não compre carburadores recondicionados, podem cutar 1000 reais a menos, mas provavelmente não vão dar a tranquilidade que os novos dariam - muitas vezes estão com algum embuchamento em algum lugar (o que não seria problema se não tivessem recuperadoras com serviço porco)

ludicrous
01-06-2011, 17:59
Os meus são com afogador automatico e nunca tive problemas, eles estao desligados. Mas ja pensei em religar qdo mudei pra ca, porém nao se mostrou necessario e tb um conector quebrou em alguma trilha. mas é só acertar ou comprar uma peça nova.

Bom saber! O meu BX tem afogador manual, mas pra te ser sincero não uso... O dono desse que eu to mexendo usa no dele, por isso fiquei com receio de por o automatico e depois de um tempo ele voltar com problemas.

se vai substituir, substitua... Mas isso deve ser apenas um 'pelinho' que esta mal nos carburadores, ou em apenas um. Estar bonito, sem corrosão, não quer dizer muita coisa hehe.
Podem ser as agulhas, alguma junta de modelo incorreto, algum giclê que tem a abertura bem menor do que deveria ter (isso é bem comum em giclês não originais). Se os buras estão injetando bem, é só algum detalhe que está mal...

No caso desse carro, já tá virando piada... quase tudo no motor é novo e o carro sempre deixando a desejar. Penso que há corrosão interna em algum duto de pelo menos um dos carburadores (senão em ambos) e que é impossível de se detectar sem ferramentas especializadas. A troca solucionaria o problema por um bom tempo, por isso está sendo a opção.

Não compre carburadores recondicionados, podem cutar 1000 reais a menos, mas provavelmente não vão dar a tranquilidade que os novos dariam - muitas vezes estão com algum embuchamento em algum lugar (o que não seria problema se não tivessem recuperadoras com serviço porco)

Depende de quanto o dono quer gastar. Eu disse exatamente isso pra ele, pois os originais duraram 25 anos... um par novo duraria muito também. Vai depender dele.

O que o dono me disse: se o par recondicionado der funcionamento satisfatório, por 1000 abobrinhas a menos, seria algo a se pensar, dado que o carro é bem velho e não será restaurado. O dono quer apenas que funcione normal pra poder usar sem dó até desmanchar hehehe.

ludicrous
07-06-2011, 17:46
Só atualizando ... carburadores OK, todo o sistema de ignição novo, válvulas reguladas várias vezes pra tirar qualquer cisma: o engasgo acabou, mas ainda falha!!! Agora ficou óbvio que tem coisa errada dentro do motor. Levei de volta para a retífica, o mecânico de lá nem quis chutar uma causa sem tirar e desmontar tudo.

Curioso é que a queima é irregular apenas no primeiro cilindro, em torno de 1800 rpm. Acima e abaixo dessa faixa o funcionamento é liso.

Apostei com ele duas cervejas em cabeçote problemático.:grin: