PDA

Vizualizar Versão Completa : Preciso de dicas pra tirar o volante

ZCC
05-05-2011, 9:37
Quero tirar o volante do carro, só pra ajustar a posição que um mexanico que eu levava o carro antes deixou torto (pra andar reto eu preciso andar numa posição como se tivesse virando)

A coluna de direção é do modelo antigo com rosca grossa, mas está com a estria do modelo moderno e está com duas porcas, uma 24 e outra 27

Tentei girar em ambos os sentidos e nem sinal de querer se mover, como faço?

JeferJ
05-05-2011, 9:58
Geralmente é uma verdadeira loucura pra conseguir soltar a porca do volante! Tem que ser com duas pessoas, uma segura o volante e a outra "mete o braço" pra soltar a porca (no seu caso a mais externa). Use uma "alavanca" maior na chave se for preciso.

E quando colocar não precisa apertar demasiado, é só um torque minimo e pronto! Não sei pq os mecânicos tem a triste mania de apertar aquela porca até 'sangrar'...

LUISHPOWER
05-05-2011, 20:35
Geralmente é uma verdadeira loucura pra conseguir soltar a porca do volante! Tem que ser com duas pessoas, uma segura o volante e a outra "mete o braço" pra soltar a porca (no seu caso a mais externa). Use uma "alavanca" maior na chave se for preciso.

E quando colocar não precisa apertar demasiado, é só um torque minimo e pronto! Não sei pq os mecânicos tem a triste mania de apertar aquela porca até 'sangrar'...
UM BOM OLEO DESINGRIPANTE VAI BEM TAMBEM!!!
PARA DEIXAR ELE RETINHO.BASTA PEGAR UMA RUA RETA E ANDAR UM POUCO NA POSIÇAO Q A DIREÇAO Ñ VIRE,RETIRE A PORCA RECOLOQUE O VOLANTE E SE PRECISAR REPITA A OPERAÇAO!!!

Maaic
05-05-2011, 22:08
joga um CAR80 ou um WD40, ranca a chave do contato, trava o volante e pede pra alguem segurar e força pra solta, depois so da uma travadinha sem torquia e regular

ZCC
06-05-2011, 11:04
Opa, valeu as dicas, vou jogar um bocado de wd40, dar umas batidas de leve nas porcas e vou pedir ajuda pra tirar - esse volante não trava e acho que nunca teve isso nesse meu modelo de carro, pelo menos que eu saiba

rodrigorinox
06-05-2011, 11:57
se não me engano da pra acertar a posição do volante soltando a barra de direção, da caixa de direção, posiciona o volante na posição certa e aperta novamente;geralmente quando se leva o carro pra alinhar em alguma centro automotivo é assim que é feito.

ZCC
06-05-2011, 23:07
Não precisa disso não, Rodrigo, apesar de quem dá pra fazer assim

Joguei bastante WD40, dei umas batidas na porca e com alguém segurando o volante, soltei relativamente fácil, depois de vencida a resistência inicial, a porca saiu fácil, a 2ª porca tamanho 27 não estava presa em nada, estava apenas como um espaçador, provavelmente culpa do mexanico

Agora tenho outra dúvida, aproveitei pra dar uma regulada na caixa de direção e o parafuso de regulagem, quando chega no máximo de regulagem ele fica com a cabeça uns 2-3mm acima da contra-porca, correto? Apertei 1 1/2 e o parafuso não quis mais apertar e nem a folga sumiu, minha caixa de direção já está chegando no final da vida

JeferJ
06-05-2011, 23:35
A folga na direção não é apenas na caixa, pode ser em outros componentes como rolamentos, terminais de direção etc. A caixa de direção é a última coisa a se verificar...

Aqui tem um vídeo do Marcelo Tonella ensinando a regular a caixa, mas é interessante assistir os dois primeiros desta série também (este é o 3° e último) para ver outros procedimentos!!

http://www.youtube.com/watch?v=wDiGfkp53-4

ZCC
07-05-2011, 12:29
Ahhh eu tinha baixado esses videos só que ainda não tinha assistido, nem lembrava que ele tinha feito sobre o assunto

O fato é que vou precisar trocar os terminais de direção, na realidade, quero trocar é tudo - um dos antigos donos ficava metendo 70-80km/h em estrada de terra ruim e descendo a lenha, quase toda a mecânica do carro tava condenada