PDA

Vizualizar Versão Completa : Dica: filtro de gasolina, bolhas e incêndio...

Fuskeiro
31-03-2006, 21:44
Dica: Filtro de gasolina, bolhas e incêndios... 31/03/2006 17:33
Houvi um papo que o filtro de gasolina pode causar incêndios no fusca, kombi e derivados. Tudo isso por causa da proximidade com o distribuidor e do distribuidor com a bomba de gasolina.

Pensando nisso, mesmo realizando manutenção preventiva sempre e conferindo estado das mangueiras e filtro, resolvi o problema (penso eu) e minimizei os riscos adotando a seguinte prática: adaptei uma argola de alumínio na parede lateral do cofre do motor e por ela passei a mangueira de gasolina, próximo dela está o filtro... do filtro até a bomba puxei uma longa mangueira de borracha e pano (própria para isso) de modo que, passando pelo distribuidor, só tem uma mangueira (e não mais o filtro).

Em outras palavras, afastei o filtro do distribuidor alongando a mangueira e a distância deste às partes que dão choque no motor. Desta forma penso ter reduzido em muito as chances de incêndio e de formação de bolhas na gasolina por aquecimento do ar ao redor das mangueiras.

scacca
03-04-2006, 9:32
Sempre é bom prevenir, mas o filtro de gasolina não oferece perigo não, nunca vi vazar ali.

Perigo mesmo é carburador simples, fica praticamente sobre o distribuidor. Uma bóia fora de nivel, cheia de gasolina ou mesmo agulha pode fazer com que o carburador vaze, ai sim ta o problema, pois a gasolina passa bem proximo ao distribuidor.

De mais as mangueiras e o filtro não estando em contato direto com lugares quentes e não sendo mangueira vagabunda não tem problema.

FUCA75
11-04-2006, 15:45
Eu fiz um montante para o filtro perto da caixa de marchas, onde tem o suporte para o cabo que aciona a embreagem, assim o filtro que é de plástico (de origem duvidosa na maioria das vezes) não corre o risco de quebrar com a vibração e calor do motor. Já vi vários fuscas com a tampa traseira FLAMBADA e não quero isso para o meu. Jà rodo assim há 3 anos.
Outro que já quebrou foi o T da linha da carburação dupla. Agora consegui um de metal.......OK :wink:

scacca
11-04-2006, 16:03
Eu fiz um montante para o filtro perto da caixa de marchas, onde tem o suporte para o cabo que aciona a embreagem, assim o filtro que é de plástico (de origem duvidosa na maioria das vezes) não corre o risco de quebrar com a vibração e calor do motor. Já vi vários fuscas com a tampa traseira FLAMBADA e não quero isso para o meu. Jà rodo assim há 3 anos.
Outro que já quebrou foi o T da linha da carburação dupla. Agora consegui um de metal.......OK :wink:

Toda peça plástica resseca e por isso deve ser trocada com uma frequencia maior, se tomar esse cuidado nunca terá problemas.

dalton vinicius
01-05-2006, 9:12

Toda peça plástica resseca e por isso deve ser trocada com uma frequencia maior, se tomar esse cuidado nunca terá problemas.
pensando exatamente nisso estou pensando em usar um filtro de metal, dos carros mais novos, mas gostaria de obter mais informações da sua aplicação em fuscas

11-06-2006, 15:48
Os amigos medrosos de fogo em Fusca, podem pegar uma luva de borracha, cortar as ponta dos dedos (da Luva, por favor) e colocar a danada em cima do distribuidor. No dedo do meio, vai o cabo da bobina, nos dedos da ponta, vai os cabos na ordem certa, de modo que cada dedo fique alinhado com os cabos.

scacca
11-06-2006, 16:17
A técnica da luva é muito usada pra carros off road, que passam por rios e tal, acho exageiro nesse caso, um carro com o mínimo de manutenção são tem perigo de pegar fogo.

Mas acho a técnica da luva válida para aqueles que não confiam nem na sombra, hehehe.

luiz
11-06-2006, 19:41

O mey "T" de plástico quebrou hoje. Onde você encontrou o de metal?

12-06-2006, 21:06

O mey "T" de plástico quebrou hoje. Onde você encontrou o de metal?

Esse "T" no caso só pode ser original. Ele é a origem dos "fogo na Kombi", tão popular quanto a "loira do banheiro". Tenho na coleção uma 4 rodas de 1997, onde a VW fez uma auditoria e descobriu que a Kombi pegava fogo por peças não originais e falta de cuidado. Pelo menos no meu carro, SEMPRE antes de sair (ou nos Domingos de sol) checo TUDO dentro do capo traseiro.

luiz
12-06-2006, 21:26
Meu carro fica muito tempo parado, nem no rodizio eu vou trabalhar com ele e isso tem os seus custos. Bateria por exemplo eu coloquei uma chave geral, aquelas que vão embaixo do banco traseiro.
Mas o T deve ser meia boca mesmo porque ele ainda está branquinho, nem amarelou com a gasolina.