PDA

Vizualizar Versão Completa : Ignição eletrônica para motores com platinado, é bom?

Raphaelfusca74
20-01-2011, 21:56
achei esse produto no ML, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167884456-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM
O que os amigos acham? Lembrem-se que eu não tenho experiência com mecânica por isso pergunto, quem puder me dá uma resposta...

Desde já, Obrigado!

:confused::confused::confused::confused::confused: :confused::confused::confused::confused:

Léo Bispo
20-01-2011, 22:17
os produtos do tonella são muito bem recebidos aki no fórum....eu particularmente não uso...mas por opção pois achei duas ignições eletronicas à preço de banana...mas pra quem quer originalidade(não é necessário troca do dínamo e distribuidor) e quer um aumento de potencia e redução de consumo...é um excelente produto!

Raphaelfusca74
20-01-2011, 22:37
os produtos do tonella são muito bem recebidos aki no fórum....eu particularmente não uso...mas por opção pois achei duas ignições eletronicas à preço de banana...mas pra quem quer originalidade(não é necessário troca do dínamo e distribuidor) e quer um aumento de potencia e redução de consumo...é um excelente produto!

então quer dizer que se eu instalar isso ai no meu fusca eu vou ter aumento de potência e reduçaõ de consumo? assim, na lata???

Obrigado!:?

JeferJ
20-01-2011, 22:48
Sim Raphael, é esse o propósito. Mas não espere milagres, entende? Sua marcha lenta vai ficar melhor, melhores partidas e o carro vai ficar mais 'leve'...
mas repito, sem milagres!
abraço

Raphaelfusca74
20-01-2011, 22:55
Sim Raphael, é esse o propósito. Mas não espere milagres, entende? Sua marcha lenta vai ficar melhor, melhores partidas e o carro vai ficar mais 'leve'...
mas repito, sem milagres!
abraço

hummmm... Mas, então vale a pena comprar? meu motor está original.

JeferJ
20-01-2011, 23:13
Vale a pena sim...
eu usei uma feita por mim mesmo (hehe).Tem o esquema elétrico aqui na seção de downloads.
Durou um ano e pouco e queimou...
e ainda tem o fato de o condensador ficar desligado (ôô pecinha infeliz pra estragar), e o platinado não ficar desregulando a todo momento!! Só por isso já vale...
mas você vai sentir uma diferença no carro sim, pra melhor claro!

lubisomem01
21-01-2011, 10:20
Pode instalar que é uma boa... muita gente aqui do forum e eu inclusive uso na minha puma..

gabrielmassa
21-01-2011, 10:37
Eu também fiz uma usando o esquema daqui. A vantagem é que nao se regula mais platinado e ele apenas vai quebrar por fadiga e idade, nao mais vai queimar e desregular, tamb;em nao terá tantas falhas na ignição. Em termos de potencia eu diria q vc nem vai sentir e a economia pode até melhorar um pouco caso seu carro falhe um pouco. No meu caso quase não tive diferença pois estava muito bom o meu platinado. Usei ele por mais de um ano sem problemas e só tirei pois preparei o motor e coloquei IE.

Ednaldo Cordeiro
25-01-2011, 15:29
Procurei no fórum algo acerca da minha dúvida e não encontrei, por isso vou postá-la aqui.

Tenho desde 2002 um fusca 1300L 1979, a cerca de um mês fiz o motor completamente, porém achei ele um tanto amarrado, com algumas dicas do fórum adiantei o ponto e adiantou um pouco. Tá mais esperto, porém ele ainda dá certas "falhadas", e algumas vezes parece pesado.

Mas a minha dúvida é a seguinte, a regulagem original da folga do platinado é 0,40, queria saber se caso eu diminua esta folga para 0,30 ou 0,20 se isso causa algum problema para o motor, já que o tempo de carga da bobina aumenta.

Obrigado pela atenção.

Ednaldo

gabrielmassa
25-01-2011, 15:42
Pode diminuir sim, só verifique se seu platinado está 100% (os contatos , a mola, o plastico que empurra ele no eixo) tb o eixo do distribuidor com os resaltos ok. Eu ja usava menor, tipo 0.2-0.3 pra poder ver se carregaria por mais tempo em altas rotações, nunca tive problema. O M.Vader da um receita que diz em deixar 0.15 de folga.
aqui tem um resulmo do q vc pode fazer:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4432
flw

juliocezar.lee
25-01-2011, 20:27
Receitinha miha de boa sem ter dor de cabeça: retire uma das lâminas do Proback II(amarelo) e use-a como instrumento de aferição da folga do teu Platinado! Viu???? Simples assim!!!!! Mas atenção!!!!! Como os colegas afirmaram antes......todo o teu sistema tem que estar tinindo de bom.....funcionando perfeitamente!!!! No início vc vai apanhar um pouquinho pra regular com esta lãmina fininha.....mas vai insistindo que breve breve vc pega a mãnha e vai ficar todo bôbo de felicidade!!!! A folga fica show.....carrega rapidinho e a partida fica excelente....mas o platina tem que ser novo!!!
P.s. não serve lâmina de Gillete,apesar de ter aproximadamente 0,15.....mas a do Proback é um pouco mais fina e fica bem melhor.....já ando com pelo menos umas 2 no porta-luvas!!!
Boa sorte e não vá se cortar na hora de desmontar o aparelho de barbear hein!!!!!!!!!! he he he he Quem quiser seguir a receita do Vader quanto as regulagens das válvulas e não tiver jogo de cálibres...pode usar a lãmina da Gillete como 0,15 e a do Proback para aproximados 0,05....sem erros....dá certinho mas tem que escolher pra qual configuração:admissão com 0,05 e escape 0,15 e vice-versa!!! Requer um certo grau de conhecimentos pra não enforcar...mas nada de 7 cabeças!!!:arf:

Ednaldo Cordeiro
26-01-2011, 12:03
Obrigado pela ajuda Gabriel e Julio Cezar, só gostaria de saber mais uma (na verdade três) coisinha, essa modificação influencia no consumo de combustivel? E a durabilidade do platinado? E a bobina trabalha bem ou força um pouco?

Master Vader
26-01-2011, 12:13
Pode diminuir sim, só verifique se seu platinado está 100% (os contatos , a mola, o plastico que empurra ele no eixo) tb o eixo do distribuidor com os resaltos ok. Eu ja usava menor, tipo 0.2-0.3 pra poder ver se carregaria por mais tempo em altas rotações, nunca tive problema. O M.Vader da um receita que diz em deixar 0.15 de folga.
aqui tem um resulmo do q vc pode fazer:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4432
flw

Em linha com estas dicas, se você diminuir a folga do platinado utilizando o sistema de ignição assistida, como a do Tonella, você não comprometerá a vida útil do platinado, assim terá as vantagens deste maior tempo de carga, sem o prejuízo de uma maior corrente no primário da bobina.
Em geral este aumento de corrente não gera falhas nas bobinas originais da Bosch por exemplo, que são as bobinas usadas normalmente nestes modulos.

Aí o sistema de ignição assistida acaba até apresentando uma centelha melhor que os modulos de ignição originais, pois com abertura reduzida, incrementa-se a energia da centelha e agora sem o desgaste do platinado.

Boa sorte

Ednaldo Cordeiro
27-01-2011, 12:27
Obrigado pelas prontas respostas, vou seguir ambos conselhos, entrarei em contato com o Tonella e regularei para 0,05 com a Probak II, vou comprar na próxima "feira" pois (só uso Gillete).

Obrigado!

juliocezar.lee
27-01-2011, 19:27
Se vc quiser deixar a "brincadeira" bem mais interessante,é só comprar um Platinado Bosch(original) e pedir um ourives de tua confiança ou indicado por alguma amiga de tua esposa(toda mulher conhece alguma outra mulher que conhece uma joalheiria que tem um bom ourives he he he he)pra dar um banho de ouro somente nos 2 contatos do platinado......é coisa bem facinho de fazer e barato pois é muito insignificante a quantidade de ouro gasto nisso...é um pinguinho só em cada contato.....como o platinado não vai ter mais altíssima corrente passando por ele e consequentemente não vai ter alta temperatura e desgaste precoce....o ouro vai suportar bem e conduzir infinitamente melhor.....no início dos anos 80(eu acho) uma boa parte de carros estrangeiros que tinham a I.E.A. a bordo....saíam de fábrica com platinados já banhados....se não estou enganado a Mercedes usava!!!:out:
:D :D :D :D :D :D :D :out:
Platinado folheado a ouro
Platinado folheado a ouro Ford Motorcraft

Segundo instruções do fabricante servem para: Dart, Charger, RT, D-100, D-400, D-700 e D-900
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168659380-platinado-galaxie-f100-f350-f600-com-banho-a-ouro-_JM

Raphaelfusca74
12-02-2011, 17:29
Se vc quiser deixar a "brincadeira" bem mais interessante,é só comprar um Platinado Bosch(original) e pedir um ourives de tua confiança ou indicado por alguma amiga de tua esposa(toda mulher conhece alguma outra mulher que conhece uma joalheiria que tem um bom ourives he he he he)pra dar um banho de ouro somente nos 2 contatos do platinado

Desculpa e demora em responder.

Eu não coloquei, ainda, a IA porque tive de mexer no freio (que deu uma dor de cabeça!!!) mas, agora está bom.

Julio, se eu comprar o platinado da bosch original e não banhar, vai fazer muito diferença? e qual é o modelo do platinado (se existe diferenças) para um Fusca 1300?

Obrigado!

Raphaelfusca74
26-02-2011, 11:02
Eu queria trocar a bobina do meu fuscão, qual é a melhor?

JeferJ
26-02-2011, 11:43
Existem três modelos de bobina (estamos falando de bobinas bosch)

E - 12v (alumínio): (a mais fraca) uso em ignição eletrônica e platinado tensão: 24 000 V

K 12v (azul): (a intermediária) uso em ignição eletrônica e platinado. Tensão 26 000 V

KW 12v (vermelha) uso apenas em ignição eletrônica (a IE do tonela permite o seu uso). Se usada com platinado, ele torra rapido!! Tensão: 28 000V

Por isso, a melhor bobina depende de qual sistema de ignição está usando!!

Raphaelfusca74
26-02-2011, 19:10
eu posso usar a azul? o meu sistema está original...

Obrigado.

JeferJ
26-02-2011, 19:58
Pode Raphael! É a melhor bobina para o seu caso... Use da Bosch, é mais cara, mas dura muuuito mais

Talvez o platinado desgaste um pouquinho mais rápido do que usando a E - 12, mas nada perceptível e encomodo... vale a pena usar essa! :thumbsup:

Raphaelfusca74
06-03-2011, 18:30
Valeu JerefJ pela suas repostas.

JerefJ, eu abri o distribuidor e dei uma limpada e regulei o platinado (aprendi com o Tonella. hehehe). E hoje eu limpei as velas (aprendi com um amigo), e vi que os cabos estão muito ruins, ai pergunto para vc e amigos, qual a melhor vela e cabo para meu Fuscão - marca, modelo e etcs.

Valeu!!!

JeferJ
06-03-2011, 21:54
Cara, eu gosto de usar os cabos de vela comuns, não supressivos!! Os supressivos servem para não ocorrerem interferências no aparelho de som: eles possuem uma resistência interna. Essa resistência trava um pouco a força da energia que vai para a vela, ou seja faísca menos eficiente, acarretando mais consumo e menos performance! Mas na pratica, isso não seja a ser perceptível, entende?

Se ocorrerem interferências no som, existem outros meios para acabar com elas, como por exemplo puxar um fio posítivo direto da bateria para o rádio...

Se quiser usar os supressivos, use! Eles são apenas um "um pêlinho" de nada, imperceptivel mesmo, mas de pêlo em pêlo, pode diminuir a performance.

E outra, os supressivos cada vez mais com o uso, aumentam a resistência, piorando cada vez mais a faísca! Com os comuns não, só se troca quando ficarem ressecados (ou seja, duram muito)! Compre os mais caros que achar, custam por volta de 10 pilas :-D

Raphaelfusca74
06-03-2011, 23:32
Obrigado jerefJ,

E me fala outra coisa (sou chato né rsrs) com que frequencia se troca as velas?
quando comprei o fusca tinha uns 3 jogos de velas no copô que foram trocadas, parece que foi trocado em intervelos curtos, tipo meses, ai perguntei para umas pessoas uns dizem que a cada 60.000 Km e há outros que dizem que menos, bem menos.
clareia ai por favor.

Ps. que história de pêlo é essa jerefJ?! hehehe

tom freitas
07-03-2011, 9:09
óia eu troquei o do meu fusca com 6 meses quando limpei o carbura dele aprendi com o tonella :D :D :D mais eu acho q é uma vez por ano ou 2 por ai o meu troquei pq os antigo dono o cambada de porco ele coloco uns cabo mais vagabundo dai num saia o mau educado do cabo do pistão 2 resultado tive q ir com um alicate atorar ele dai tive q quebrar a parte de plastico q vai encaxada a vela com uma taiadeira daquelas com mola de fusca e o medo de quebrar a vela resultado quebrei o plastico e troquei mais é uma vez por ano na minha opinião

JeferJ
07-03-2011, 11:09
Obrigado jerefJ,

E me fala outra coisa (sou chato né rsrs) com que frequencia se troca as velas?
quando comprei o fusca tinha uns 3 jogos de velas no copô que foram trocadas, parece que foi trocado em intervelos curtos, tipo meses, ai perguntei para umas pessoas uns dizem que a cada 60.000 Km e há outros que dizem que menos, bem menos.
clareia ai por favor.

Ps. que história de pêlo é essa jerefJ?! hehehe

Haha, tu não entendeu a história do pêlo... Pêlo = uma pequena coisa que pode influenciar na performance do veículo... (como por exemplo, os cabos supressivos)

Quanto a troca, não é por tempo, e sim por quilometragem... Essa quilometragem depende do estado do motor, bobina utilizada, etc

A para ver se a vela está boa, observa-se o eletrodo dela (o 'pavio' que é soldado na ponta) Quando a vela está ruim, ele fica meio concavo na parte onde a faísca bate. Se tiver multímetro, é interessante verificar tb a resistência da vela!!
Se não me falha,pelo manual do fusca, a duração das velas é em média de 15000 Km, mas como disse, isso varia na prática

veja isso, é bem interessante:
http://guia.mercadolivre.com.br/velas-ignicao-12-dicas-praticas-sobre-estado-vela-20427-VGP

Raphaelfusca74
07-03-2011, 19:03
jerfeJ, entendi o negócio do pêlo, vc que não entendeu a minha brincadeira mas, deixa pra lá.

eu percebi que as velas do meu fusca não estam tão ruins assim, mas faz uns 7000km que estou com ele, vcs acham que devo trocar já que vou trocar os cabos?

Obrigado a todos! (especialmente ao jerefJ, esse cara é um amigão!!!)

JeferJ
07-03-2011, 20:04
jerfeJ, entendi o negócio do pêlo, vc que não entendeu a minha brincadeira mas, deixa pra lá.

eu percebi que as velas do meu fusca não estam tão ruins assim, mas faz uns 7000km que estou com ele, vcs acham que devo trocar já que vou trocar os cabos?

Obrigado a todos! (especialmente ao jerefJ, esse cara é um amigão!!!)

Hahaha agora o Sr. ignorância aqui sacou :lol:

Até falo pêlo pra não falar p&nt&lh0 :D não cai bem aqui...

Cara é bom trocar as velas sim, e digo mais, troca a tampa do distribuidor e o rotor... São pecinhas traiçoeiras. A tampa pode ter trincas invisíveis a olho nu (a faísca escapa) e o rotor pode estar com muita resistência, o que prejudica muito!!!

e se pssível ,já troca o condensador e o platinado :D
Teu sistema de ignição fica 101% !!!

Temo aí pra ajudar irmão!!
vlw

Raphaelfusca74
07-03-2011, 21:12
é... eu tenho duas dúvidas; o que é essa resistência que vc falou e o que é condensador? (sou leigo mesmo...)

Valeu!

JeferJ
07-03-2011, 21:53
Bueno, vamo devagar...

temos o rotor, certo?
Temos o centro dele, na parte de cima, onde encosta o carvãozinho da tampa do distribuidor, e temos a "ponta" do distribuidor, onde a faísca sai para os pinos.
do centro até a ponta, existe de fabrica uma pequena resistência eletrônica de 0.2 ohms. com o tempo essa resistência aumenta, e começam os galhos...

O condensador é uma pecinha que fica presa ao distribuidor, à esquerda. é tipo uma pilha, porém bem menor!! Essa peça não pode faltar no porta-luvas do fusqueiro que tem sistema platinado! Ela queima sem avisar. O motor segue funcionando ,mas completamente sem força...
Use sempre Bosch!! Nunca marflex ou outras...

qualquer coisa eu explico melhor, sou meio ruim de explicação :D

Raphaelfusca74
08-03-2011, 17:36
Bueno, vamo devagar...

temos o rotor, certo?
Temos o centro dele, na parte de cima, onde encosta o carvãozinho da tampa do distribuidor, e temos a "ponta" do distribuidor, onde a faísca sai para os pinos.
do centro até a ponta, existe de fabrica uma pequena resistência eletrônica de 0.2 ohms. com o tempo essa resistência aumenta, e começam os galhos...

O condensador é uma pecinha que fica presa ao distribuidor, à esquerda. é tipo uma pilha, porém bem menor!! Essa peça não pode faltar no porta-luvas do fusqueiro que tem sistema platinado! Ela queima sem avisar. O motor segue funcionando ,mas completamente sem força...
Use sempre Bosch!! Nunca marflex ou outras...

qualquer coisa eu explico melhor, sou meio ruim de explicação :D

Valeu deu para entender.

e os cabos de velas, uso 8 mm ou 10 mm?
todos são di silicone? se não, os de silicone são melhores?

Obrigado!

JeferJ
08-03-2011, 22:02
Olha, pra sistema comum, com platinado, não precisa de muita frescura... Se quiser, pode colocar uns de silicone de 8mm (não são todos que são de silicone) que já tá bom até de mais :D
Os de silicone são melhores, têm mais "vedação" do cabo, impedindo fugas de corrente!!

Eu uso os cabos da marflex (foi a marca de cabos comuns mais cara que achei por aqui :D ), e ainda tenho um sisteminha amplificador de centelha... Sempre funcionaram muito bem.

O importante é que os cabos não tenham resistência, ou seja, os comuns não supressivos (isso na minha opinião)

Raphaelfusca74
21-03-2011, 21:24
onde eu posso comprar essas coisas pela internet, aqui na minha cidade não acho nada.

Raphaelfusca74
22-03-2011, 22:16
ai pessoal, visto que estou pensando (e precisando) repor muitas coisas no distribuição (cabos de vela, condensador, velas e etc), agora penso em trocar tudo logo por uma distribuição eletronica. só queria saber a opnião de vcs sobre esse produto, é bom, serve pra mim? olha ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174725445-kit-de-ignico-eletrnica-fusca-brasilia-kombi-todo-novo-_JM

JeferJ
22-03-2011, 22:41
ai pessoal, visto que estou pensando (e precisando) repor muitas coisas no distribuição (cabos de vela, condensador, velas e etc), agora penso em trocar tudo logo por uma distribuição eletronica. só queria saber a opnião de vcs sobre esse produto, é bom, serve pra mim? olha ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174725445-kit-de-ignico-eletrnica-fusca-brasilia-kombi-todo-novo-_JM Servir serve Raphael,mas nesse kit aê, não gostei de algumas coisas:

As marcas do componentes não são 'conhecidas'. Ignição eletronica tem que ter todos os componentes (ou pelo menos quase todos) da marca Bosch!! Sem choro hehe

O sistema de ignição eletrônica tem mais performance, mas não é tão confiavel como o bom e velho platinado/condensador (pelo menos ao meu ver). Portanto, o mínimo que se deve fazer é colocar peças boas (ou seja bosch, a 'menos pior')!

Tem kits no ML de ignições formadas por componentes Bosch! o módulo geralmente é recondicionado, mas não chega a causar problemas... (é preferivel um módulo bosch recon, do que um novo de marca ruim)

Já já alguém que comprou, posta um link de um comprador descente...

Raphaelfusca74
22-03-2011, 23:28
e esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176395723-kit-ignico-completa-c-sensor-hall-fusca-brasilia-kombi-nov-_JM

JeferJ
22-03-2011, 23:38
Esse tem mais fundamento, e é sistema hall (mais moderno), apesar do módulo não ser bosch (pelo jeito sumiram do mercado), é é tudo novo (inclusive o sistema hall do distribuidor)...

Vamos aguardar mais opiniões!! Mas esse tem tudo pra dar certo...

Raphaelfusca74
03-04-2011, 22:15
coloquei ignição para motores com platinado, estou satisfeito. ^_^ ^_^

Pielograf
07-04-2011, 1:49
Aproveitando o gancho do tópico coloco a minha duvida aos entendidos de ignição eletronica.

O modulo da ignição Hall carburado e de 7pinos .

Esse mesmo modulo de 7 pinos e usado nas kombi injetadas

Minha pergunta seria o mesmo módulo ???

Pq estou afim de comprar um reserva e achei na net alguns modulos compativel com gol,logus,verona e kombi injetada.

Será que esse módulo funciona em carro carburado ?

Valew

Pielograf
07-04-2011, 22:16
Pow de repente pode ser dúvida de mais alguem então segue a parada.

O módulo de 7 pinos da ignição Hall , Serve tanto em Fusca, kombi, Logus, Verona, Apollo , Santana 93, Audi A3, enfim o que parecia ser raro de achar se tonrou bem mais facil de achar do que o modulo da caixa grande.

Hoje fui na auto peça bolado de não ter um modulo bosch e sim um Gauss , como muita gente comenta q esse módulo queima rapido comprei um pra deixar de reserva em caso desse venha a pifar.

Flw

Raphaelfusca74
20-04-2011, 18:07
...