PDA

Vizualizar Versão Completa : Preparação para motor 1300

Desapercebido
05-07-2010, 16:05
Olá pessoal, este é o meu primeiro tópico aqui no Fusca4Ever.

A questão é a seguinte, possuo um fusca 75 com motor 1300 que está em boas condições, mas que acho um pouco fraco. Algumas melhorias já foram feitas desde que adquirimos o carro, como instalação de ignição eletrônica, carburador solex novo e alternador.

Todavia, eu gostaria de algumas dicas para aumentar um pouco a potência do motor. O que eu poderia fazer com até R$ 1.000,00 para melhorar o desempenho do motor, sem aumentar o consumo? Seria isso possível?

Agradeço desde já atenção daqueles que puderem me ajudar. Apesar de já existirem tópicos sobre motor, resolvi criar este pra ver se consigo uma indicação específca para o meu limitado orçamento.

gustavo pavan
05-07-2010, 17:04
eu tb pretendo fazer algumas modificacoes no meu q tb eh um 1300 mais por enquanto nao posso por estar sem tempo$$$$$$ kkkkkkk....
da uma olhadinha nesse topico aki as vezes pode lhe ajudar
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4432

mais o pessoal aki eh bem experiente vai apacer alguem q lhe ajude.
e seja bem vindo ao forum.

gabrielmassa
05-07-2010, 17:07
Manter economia....
Motor 1300 forte com 1000 reais é dificil, mas...
Pode tentar um comando no maximo W100 deve custar uns 300 reais
ou sem abrir o motor colocar um balanceiros 1.25:1 custa uns 450 e vc nao tem que abrir o motor.
Carburação, não sei, mas talves a dupla perca um pouco de torque em baixa apesar de ganhar em alta, mas se a sua ta nova, acho melhor manter ela.
Com isso dá pra ganhar uns cavalinhos, nao gastar muito e nem aumentar mto o consumo.
Não alivie seu volante pois o motor não deve ficar mto bom na subida com essa configuração.
Isso se quer manter o 1300 (passar pra maior cilindrada vai sair mais caro)
pega a planiilha do Vader e se divirta um pouco e tb olhe esse tópico que vai te ajudar muito:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4432
Boa sorte e mta diversão

Antonio carlos
05-07-2010, 17:59
sugestão é comprar o volante o plato e disco do 1600 que vai aliviar um pouco o peso sem deixar o 1300 xoxo.Um escape de puma com um silencioso de maior diametro.Pra terminar a capela da kombi moderna com radiador deslocado.Isso com mil reais:D .Abraços

Desapercebido
06-07-2010, 11:01
Pessoal, será que seria interessante investir um pouco mais e trocar o meu motor 1300 por um 1600? O meu carburador, alternador e iginição atuais serviriam no motor 1600? O consumo do 1600 é muito maior que o do 1300? Dependendo das respostas eu poderia esperar um pouco e partir logo para um motor 1600, ao invés de praparar o 1300. Ainda, será que eu conseguiria comprar um motor 1600 e dar o meu a base de troca para conseguir um abatimento no preço? Obrigado.:confused::confused::confused:

Edit: após dar uma passada pelo tópico do Master Vader vi algumas dicas que me interessaram. Dentre elas, gostaria de opinião sobre as seguintes:

Filtro cônico esportivo.
Escape dimensionado 4x2.
Comando de válvula w100.

Caso eu opte por essas modificações qual seria o ganho de torque / potência? Ainda, vocês recomendariam alguma loja virtual onde eu encontraria essas peças? Se conhecerem alguma aqui em Belo Horizonte seria melhor ainda. Obrigado.

Antonio carlos
06-07-2010, 14:40
Pessoal, será que seria interessante investir um pouco mais e trocar o meu motor 1300 por um 1600? O meu carburador, alternador e iginição atuais serviriam no motor 1600? O consumo do 1600 é muito maior que o do 1300? Dependendo das respostas eu poderia esperar um pouco e partir logo para um motor 1600, ao invés de praparar o 1300. Ainda, será que eu conseguiria comprar um motor 1600 e dar o meu a base de troca para conseguir um abatimento no preço? Obrigado.:confused::confused::confused:

Edit: após dar uma passada pelo tópico do Master Vader vi algumas dicas que me interessaram. Dentre elas, gostaria de opinião sobre as seguintes:

Filtro cônico esportivo.
Escape dimensionado 4x2.
Comando de válvula w100.

Caso eu opte por essas modificações qual seria o ganho de torque / potência? Ainda, vocês recomendariam alguma loja virtual onde eu encontraria essas peças? Se conhecerem alguma aqui em Belo Horizonte seria melhor ainda. Obrigado.Agora começamos outra conversa ,pq de 1300 e performace não dá.Monta um 1600 com este comando .O escape 4x2 é bom mas é muito feio o barulho.Eu prefiro o de puma com abafador de 2,5polegada(eu uso assim).Depois que vc sentir um 1600 original,poe nele a dupla solex e um volante mais leve com uma caixa 8x31 que já dá pra brincar com outros carros de comer poera heehehehe.Abraços

Desapercebido
06-07-2010, 16:10
Agora começamos outra conversa ,pq de 1300 e performace não dá.Monta um 1600 com este comando .O escape 4x2 é bom mas é muito feio o barulho.Eu prefiro o de puma com abafador de 2,5polegada(eu uso assim).Depois que vc sentir um 1600 original,poe nele a dupla solex e um volante mais leve com uma caixa 8x31 que já dá pra brincar com outros carros de comer poera heehehehe.Abraços

No caso de troca o carburador, alternador e iginição do 1300 serviriam no 1600?

Léo Bispo
06-07-2010, 18:15
ignição alternador e carburador servem só precisa mudar as giclagens...deixar mais rica a mistura...olha tô em fase preparação de um 1600 e já desisti do w100...vou de w110 ou de w120 o unico inconveniente é que vc perde um pouco a lenta e precisa um pouco mais de carinho ($$$) na lubrificação...

Desapercebido
07-07-2010, 15:49
Mais dúvidas pessoal. Pretendo colocar mesmo um comando w100 e já que para isso é necessário abrir o motor estou inclinado a aproveitar a oportunidade e instalar um kit 1600 nele. Pelo que vi na net o kit 1600 consiste em pistões, anéis e camisa, e custa na faixa dos R$ 500,00. Seria isso mesmo, ou tem mais coisa a fazer na instalação do kit? Minha intenção é apenas ganhar um pouco mais de força, nada demais. Se for apenas instalar o kit a questão está fechada. Obrigado.

Léo Bispo
07-07-2010, 16:44
os cabeçotes do 1300 não servem no 1600 por causa do diametro dos pistões...é necessário colocar os do 1600.

Desapercebido
07-07-2010, 19:15
os cabeçotes do 1300 não servem no 1600 por causa do diametro dos pistões...é necessário colocar os do 1600.
Humm, então acho que com o meu orçamento vou fazer o seguinte: inicialmente colocarei um comando w100 (já comprado :)) e um escapamento 4x2 dimensionado. Posteriormente instalarei uma carburação dupla. Acho que com isso o carro ficará um pouco mais esperto para o trânsito diário.

gabrielmassa
08-07-2010, 10:04
É pra colocar o 1600, acharia melhor trocar o motor todo pois teria que trocar o cabeçote (ou abrir ele), e acho que o bloco tb. Além de que o 1600 tem um melhor lubrificação no vira. Pra comprar a base de troca deve ficar uns 1300 eu acho (meu amigo tinah visto isso ano passado na bahia). Estou a pouco tem po em BH então nao sei dizer um bom lugar, mas mta gente comenda da D Pedro II, dizem que tem tudo lá. Com esse W100 e um escape bom, já da uma boa ajuda sim além de ficar economico ainda. Se for comprar os carburas um dia, não se esqueça que vc terá que achar os coletores pra cabeçote de uma entrada só (é meio q mosca branca).
abs

Desapercebido
08-07-2010, 23:23
É pra colocar o 1600, acharia melhor trocar o motor todo pois teria que trocar o cabeçote (ou abrir ele), e acho que o bloco tb. Além de que o 1600 tem um melhor lubrificação no vira. Pra comprar a base de troca deve ficar uns 1300 eu acho (meu amigo tinah visto isso ano passado na bahia). Estou a pouco tem po em BH então nao sei dizer um bom lugar, mas mta gente comenda da D Pedro II, dizem que tem tudo lá. Com esse W100 e um escape bom, já da uma boa ajuda sim além de ficar economico ainda. Se for comprar os carburas um dia, não se esqueça que vc terá que achar os coletores pra cabeçote de uma entrada só (é meio q mosca branca).
abs

É, na Pedro II tem tudo mesmo. Semana que vem vou levar o carro para instalar o w100 já comprado :). Os coletores eu já comprei também :), mas carburação dupla ficará mais pra frente. Depois de colocar o w100 pretendo instalar um escapamento 4x2 dimensionado.

alanbique
09-07-2010, 10:26
Vc fala em consumo. Quanto seu 1300 faz com o litro na cidade e na estrada?

Meu ex 1500 orige fazia 8,5 na cidade, agora 1600 e comando W110 faz 8.
Na estrada, a 80-90 meu 1500 fez 12. Meu 1600 andando entre 100 e 140 ta fazendo 10 km/l (na gasolina). Caixa 8x33.

Se vc trocar um 1300 por um 1600 nem precisa mecher, a diferença entre eles é grande!!!!!!!!!

Desapercebido
12-07-2010, 22:38
Olá pessoal, hoje levei o carro para instalar o comando. Agora, estou começando a procurar por um escapamento 4x2 dimensionado. No Mercado Livre encontrei a seguinte opção http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146226925-coletor-de-escapamento-dimensionado-4x2-fusca-ponta-preta-_JM e gostaria da opinião de vocês. Obrigado.

Guga Pedrosa
13-07-2010, 0:37
Olá pessoal, hoje levei o carro para instalar o comando. Agora, estou começando a procurar por um escapamento 4x2 dimensionado. No Mercado Livre encontrei a seguinte opção http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146226925-coletor-de-escapamento-dimensionado-4x2-fusca-ponta-preta-_JM e gostaria da opinião de vocês. Obrigado.
Tem muito escape ai no mercado livre que é um lixo, pura enganação. Mas esse é um autêntico escape "capetinha".
Você pode observar que ele é bem construido. Pois o comprimento dos tubos dos cilindros traseiros são tão longos como os que vem lá da frente, e a junção dos tubos é feita entre cilindros de cabeçotes diferentes.
Eu acho que vale a pena...

gabrielmassa
13-07-2010, 7:47
É esse capetinha é bom sim, os melhores que conheço são
---capetinha (o que vc mostrou)
---os 4x2 (bem barulhentos) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144327509-escapamento-4x2-speed-cruzado-fusca-brasilia-karmann-guia--_JM
---os 4x1 com as mesmas curvas (tb sao mais barulhentos) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146226937-coletor-de-escapamento-dimensionado-4x1-fusca-ponta-longa-_JM
---e os de puma (que tem os tubos iguais a esse e uma chapa defletora no meio, os outros nao prestam) esses são mais silenciosos e acho que de menor desempenho, mas tb sao bons sim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146277881-escapamento-modelo-puma-fusca-ponteira-tipo-turbo-cromada-ok-_JM
(esse eu nao sei se tem a chapinha)
abraço

Desapercebido
14-07-2010, 19:24
Pessoal, peguei o carro hoje após instalar o comando w100. Saí da oficina e no trajeto pra casa o carro morreu e não quis pegar :-(. Após ficar um tempo com o carro parado ele voltou a pegar e consegui voltar pra casa. Chegando em casa, após desligar o carro tentei ligá-lo novamente e nada. Passado um tempo tentei ligar e funcionou. Diante disso o veredicto é o seguinte: se o carro funcionar por algum tempo e parar ele não liga mais. Só após algum tempo é que ele volta a funcionar. E agora pessoal, o que pode ser? Como não entendo nadica de nada suponho que o carro esteja fora o ponto. Será isso? Desde já agradeço a atenção.

Léo Bispo
14-07-2010, 19:42
só colocou o comando??? fala aê a configuração do seu motor pra ficar mais fácil...

Desapercebido
14-07-2010, 19:56
só colocou o comando??? fala aê a configuração do seu motor pra ficar mais fácil...

Motor 1300. Só troquei o comando e mais nada. Antes o carro estava belezinha, pegava igual injeção eletrônica. Hoje, após pegar o carro com o novo comando é que começou isso.

realenemy
14-07-2010, 20:27
Cheira a algo montado errado!

Desapercebido
15-07-2010, 0:07
Boas novas, seguindo as dicas do amigo hobeomoroni eu atrasei um pouco o ponto do carro e ele passou a pegar normalmente. Pelo menos agora a noite eu liguei e desligeui o carro várias vezes e ele pegou na boa. Amanhã darei uma volta pra ver se tá tudo ok mesmo. Muito obrigado pela atenção.

Schmit
15-07-2010, 21:04
Boas novas, seguindo as dicas do amigo hobeomoroni eu atrasei um pouco o ponto do carro e ele passou a pegar normalmente. Pelo menos agora a noite eu liguei e desligeui o carro várias vezes e ele pegou na boa. Amanhã darei uma volta pra ver se tá tudo ok mesmo. Muito obrigado pela atenção.

Posta suas impressões sobre o carro, fiquei muuuito curioso, da forma que voce fez é uma modificação barata, como eu tenho um 1300 encostado talvez faça o mesmo :D

Mas nem nas molas de valvulas voce mecheu? pelo menos uns calços, outra coisa seria uma bomba de oleo de pelo menos 26mm..

JeferJ
15-07-2010, 23:06
Também tô super curioso pra saber sobre as impressões do 1300 com W100. Não perdeu muito torque em baixa? Sobe bem o giro?

Se o teu probleminha continuar, não custa pensar num caso clássico: excesso de gasola no carburador! Problema na agulha, ela tranca e encharca o carbura. minutos depois quando o bixo seca, o motor volta a funcionar, até acontecer de novo...

E uma bomba de 26 mm realmente cai muuuuito bem. Se tu se empolga com este militrinca e 'senta o pé', vai ter problemas com tuas bronzinas...

abraço 8)

Desapercebido
16-07-2010, 18:29
Ih pessoal, agora vocês me deizaram com uma pulga atrás da orelha. Será mesmo necessária a troca da bomba por uma de 26mm? Quanto fica pra fazer isso?

Quanto ao carro, ficou melhor, mais esperto em todas as faixas de rotação e com melhor retomada. Não é nada milagroso, mas já dá uma melhorada, subindo de giro mais rapidamente. Agora vou partir pra uma carburação dupla e escapamento capetinha. Depois de instalar tudo acredito que a diferença será maior.

lubisomem01
16-07-2010, 20:18
Coloca uma dupla 32 que o amigo não vai acreditar que o motor seja 1300, vai empurrar muita gente grande , pode apostar...

JeferJ
16-07-2010, 21:19
Ih pessoal, agora vocês me deizaram com uma pulga atrás da orelha. Será mesmo necessária a troca da bomba por uma de 26mm? Quanto fica pra fazer isso?

Esse serviço não sai muito caro amigo, e vale muito a pena, em termos de durabilidade do motor. Posso estar errado, mas acho que tem que baixar o motor pra trocar, por questão de espaço, e pelo fato da polia do vira ter de ser extraida. Use uma bomba da marca schadek, como esta:
bomba de óleo Fusca (http://www.gl.com.br/produto/bomba-de-oleo-brasilia-fusca-gol-kombi-refrigerados-a-ar-.html)

Aproveita, gasta mais um poquinho e coloca a capela da Kombi, com radiador deslocado pra melhorar a refrigeração.
Arrumando estas coisas teu motor fica bem refrigerado e lubrificado, gerando mais durabilidade e alegria :D
E mete logo esta dupla aê :cool:
Tô acompanhando!!

Schmit
17-07-2010, 0:36
Uma bomba sai pouco mais de 50 reais, se nao achar da schadeck pode ser da anroi mesmo..
não sei, mas acho que nem precisa baixar o motor, o escape deve atrapalhar, mas talvez seja só isso...

Esse motor deve ta pedindo uma dupla, se nao tiver como trocar logo, pelo menos trabalhe esse seu carburador, nos tutoriais tem um topico de como trabalhar o 30PIC, se o seu for o 30PICS vale a pena trocar tambem nao deve gastar quase nada...

Mas na falta de um radiador deslocado e sem a troca ou os calços de molas de valvula, acho bom voce dosar o pé, coloque um conta giros e tente nao esguelar muito o motor, acelerar mais que os 5000rpm, e quando o fizer que seja por pouco tempo, coisa de segundos..
Mas até os 5000 acho que ta tranquilo :rolleyes:

Desapercebido
17-07-2010, 0:46
Compensa colocar logo uma bomba de 30mm? Ela serviria no meu motor? Obrigado.

flatsuda
17-07-2010, 11:06
Compensa colocar logo uma bomba de 30mm? Ela serviria no meu motor? Obrigado.

veja se não compensa colocar uma com filtro de oleo,,, para sua instalação não é necessário baixar o motor, basta retirar o escape e a polia, o saca polia e saca bomba é necessário.

Desapercebido
17-07-2010, 14:22
veja se não compensa colocar uma com filtro de oleo,,, para sua instalação não é necessário baixar o motor, basta retirar o escape e a polia, o saca polia e saca bomba é necessário.

Quanto custa essa bomba com filtro? Existe diferença de compatibilidade entre as bombas ou qualquer uma de fusca serve? Obrigado.

flatsuda
17-07-2010, 17:17
Quanto custa essa bomba com filtro? Existe diferença de compatibilidade entre as bombas ou qualquer uma de fusca serve? Obrigado.

paguei 264,00 com frete no mes passado, comprei com o sr Luis, do fuscanet, fiz o deposito e veio tudo certinho a bomba é de 32mm.
as bombas de óleo são todas compatíveis somente a do 1200 é diferente.

Léo Bispo
17-07-2010, 17:38
paguei 264,00 com frete no mes passado, comprei com o sr Luis, do fuscanet, fiz o deposito e veio tudo certinho a bomba é de 32mm.
as bombas de óleo são todas compatíveis somente a do 1200 é diferente.

flatsuda...essa bomba já vem com flange para filtro?

flatsuda
18-07-2010, 7:28
sim, é igual o da foto, tem o Daniel aqui do forum que já tem instalado

Desapercebido
19-07-2010, 19:09
sugestão é comprar o volante o plato e disco do 1600 que vai aliviar um pouco o peso sem deixar o 1300 xoxo.Um escape de puma com um silencioso de maior diametro.Pra terminar a capela da kombi moderna com radiador deslocado.Isso com mil reais:D .Abraços

Para instalar o volante, o platô e o disco do 1600 no motor 1300 precisaria mudar mais alguma coisa ou somente essas três peças mesmo? Obrigado.

flatsuda
20-07-2010, 6:28
é só colocar as 3 peças(conjunto) a furação do vira é a mesma, o único detalhe é o tipo de cambio que vai definir o tipo de plato que vai usar ex, com colarinho ou sem, seu mecanico deve saber,

Desapercebido
24-07-2010, 15:50
Pessoal, vejam o que aconteceu, hoje fui até a oficina para trocar o escapamento do carro e eis que o mecânico vira pra mim e fala "porque você não coloca um motor 1600 no seu carro?"

Então respondi:"porque fica caro e não tenho $$ para fazer isso agora".

Bem, no fim das contas conversei com um amigo dele que estava com um motor 1600 para vender e ele me ofereceu por R$ 800,00 com o meu entrando à base de troca. Então pessoal, o que acham? O motor já virá com a embreagem também. O unico porém é que esse negócio apareceu após eu realizar a troca do comando w100:mad:.

Léo Bispo
24-07-2010, 16:38
dando o seu mais 800 pilas...eu não trocaria...colocava uma dupla no seu militrinca e dava uma curtida...falando que seu motor anda muito mais que 1600 original.se tivesse um cambio mais longo então....

JeferJ
24-07-2010, 21:43
Tá meio caro esse 1600. Tem por R$1000,00 Brasil afora, sem base de troca :o . e vc não sabe o estado deste motor internamente. Pode ser uma bomba, com tudo na última medida... Acho um mau negócio. Fica com esse 1300 Dark ai que não te arrepende. Só minha opinião...

leandro silva fernandes
27-07-2010, 21:00
os cabeçotes do 1300 não servem no 1600 por causa do diametro dos pistões...é necessário colocar os do 1600.ola , quanto a questao do cabeçote , qualquer retifica , abre as janelas aonde ficam alojado as camisas , ha um ano atras fiz isso no meu e paguei apenas 20 reais em osasco , isso na minha opiniao pq se for passar numa vistoria do detran nao da problema por alteracao de potencia do motor e nao precisa passar no imetro que acaba gerando um custo maior,o kit volante e embreagem do 1600 tbm ajudaria muito e se a intençao nao e ficar esgoelando o carro correndo muito :
kit 1600 , em media 300 reais (em osasco tem um mecanico que tem uns 5 kits vendia na media de 150 precisando apenas brunir as camisas e verificar os aneis)
volante e embreagem 1600
coletor dupla para cabecote 1300:em osasco tem um desmanche que tinha varias por 50,oo
um comando ja ajudaria bem no mercado livre acha por media 180,00
com aprox 1000,00 ficaria com um fusca bastante gostoso pra dirigir.

henrique.and
17-08-2010, 11:34
fala galera. Sei que pergunta ta um pouco fora do topico, mas alguem sabe onde encontrar o comando w 100 e o escapamento capetinha aqui em bh, pois ja liguei pra muito lugar e ate agora nada. Se alguem puder ajudar fico muito agradecido e militrica tb. Valew

Flosi_mfm
08-12-2010, 16:04
Desapercebido, vc acabou não colocando as suas impressões de como o carro ficou com o w100 :twisted:. Vc decidiu manter o 1300 ou vai trocar mesmo pelo 1600???

Magro275
16-12-2010, 2:38
comprei um fusca 69 recentemente, o meu primeiro heheh
ele está com um motor 1300l (BJ) ele está firminho, volante justinho, mas cheio de vazamento por baixo e está fumando um pouco...
vou abrir ele no começo do ano, e já comprei o vira do 1600 (medida 0.50)
bomba de circulação externa schadek (26mm) com flange para filtro de óleo e mangueiras, comando w100 samcams e capela com radiador deslocado e flange.

será que ele vai ficar legal?

o carro vai ser de uso diário, vai ficar beberrão?

queria saber da opinião de quem entende mais do que eu, afinal ,é o meu primeiro fuka hehehe

vlw

Gaisler
10-01-2011, 9:18
gostei desse topico
aguardando os comentarios do 1300 com w100...
:)