PDA

Vizualizar Versão Completa : Pistão gasolina no motor alcool.

Edu Käfer
08-09-2006, 15:06
Olá, sou o Eduardo (Edu Käfer) e estou entrando agora na comunidade (fui atraído pelo lado negro da Força he he he he!!!).

Vi várias alternativas de montagem de motores, mas eu gostaria de saber se a conversão para gasolina de um motor 1600 a Álcool (1983) é viável apenas com a troca do pistão. Isto já foi feito? Qual seria a taxa com esta configuração?

Tirada esta dúvida, irei partir para a receita básica do Master Vader:

Comando 276 da Sam Cam; Lixamento dos dutos; balanceamento; carburação Solex 32 redimensionada; escape 4x1 de puma etc...

Apenas preciso mesmo saber se a alteração que estou pretendendo dá algum resultado prático, ou se tenho que baixar a orelha e seguir exatamente o que o Mestre recomenda (he he he!!!).

Muito Obrigado - Käfer

Master Vader
08-09-2006, 15:17
Este motor é realmente 1983?
Se for ainda com prisioneiro grosso, não adianta trocar só os pistões.
OS cabeçotes desta época eram diferentes, e a variação dada pelos pistões era muito pequena. Com esta opção, você derrubaria a taxa para algo ao redor de 9,5:1 (teria que medir para ver o valor exato), porém com certeza, deixaria a taxa nuito alta.
Eu fiz o contrário, utilizei kits do álcool e cabeçote do gasolina Tudo do modelo até 1983.

Minha sugestão é utilizar o cabeçote do modelo antigo de 8 aletas, pois além de deixar a taxa dentro da faixa idela para gasolina com um comando de boas características, aproveitará as melhores características (rendimento volumétrico) do cabeçote antigo.

[]s,

Master Vader.

Edu Käfer
08-09-2006, 15:30
Sim, é 1983 (Estava em um Gol a Ar - código BP), pelo visto vou ter que ir atrás de cabeçotes a gasolina e tentar manter o KIT, se estiver em bom estado.

Assim que eu começar a abrir o motor verificarei se os prisioneiros são finos, ou não, caso sejam dos grossos, basta eu mandar embuchar na retífica, certo?

Caso fosse um modelo acima de 84 a minha idéia seria viável? Há diferenças de cabeçotes para motores acima deste ano?

Gostaria de esgotar um pouco mais este tema (combinaçõs cabeçotes / pistões / taxa de compressão), pois apesar de tudo isto já ter sido discutido neste fórum, ainda não vi nenhum tópico exclusivo para o assunto.

Grüss - Käfer

Edu Käfer
05-10-2006, 13:32
Há pouco eu vi como é o pistão a gasolina moderno e vi que o rebaixo é bem maior que o rebaixo do pistão gasolina antigo.

Eu fiz os cálculos de taxa de compressão e vi que, montando o pistão gasolina moderno com o cabeçote álcool antigo eu posso chegar nos 8:1 de taxa, aproximadamente.

Esta montagem é viável? Alguém já fez isso?

Master e amigos do Fusca 4 ever.., gostaria de sua opinião a respeito...

Edu.

Master Vader
05-10-2006, 14:24
Há pouco eu vi como é o pistão a gasolina moderno e vi que o rebaixo é bem maior que o rebaixo do pistão gasolina antigo.

Eu fiz os cálculos de taxa de compressão e vi que, montando o pistão gasolina moderno com o cabeçote álcool antigo eu posso chegar nos 8:1 de taxa, aproximadamente.

Esta montagem é viável? Alguém já fez isso?

Master e amigos do Fusca 4 ever.., gostaria de sua opinião a respeito...

Edu.
É viável e muito interessante, pois os anéis do pistão moderno (84 em diante) são mais finos, diminuindo o atrito e portanto aumentando um pouco o rendimento mecânico do motor).
O único detalhe, é que devem ser utilizadas as camisas antigas, pois as modernas pelo fato de possuirem mais aletas, não montam corretamente nos cabeçotes antigos (não encostam no fundo do cabeçote).

[]s,

Master Vader.

Edu Käfer
06-10-2006, 5:50
Motor código BP ( aquele do Ovo QUENTE...);

prisioneiros finos;

cabeçote 8 aletas entrada simples ( menor rendimento em alta ), álcool;

uma vez que você, Master, havia comentado que eu teria uma redução de rendimento com o cabeçote de entrada simples, gostaria de saber até onde o rendimento fica prejudicado, caso eu os mantenha?Camisas Antigas, com pistões planos.

Abraço,

Edu