PDA

Vizualizar Versão Completa : Como medir as peças ou Minha primeira retifica

orator
28-09-2009, 23:04
Ola,

Resolvi aproveitar que meu motor foi pras picas hj (quebrou o vira) e decidi fazer eu mesmo minha retifica. Vou estar usando os filmes da serie "bugme" como tutor para o meu passo a passo.

Tenho todas as ferramentas em casa, alem de macaco, apoio e um mini guincho.

Estava pensando em criar um topico para ir falando passo a passo as desventuras de um "não mecanico" no conserto de seu boxer. O que acham?

De qualquer modo, nem abri o motor para ver o estrago (vou abrir amanha), mas certamente vou ter q trocar o vira. A questão inicial é: como tiro a medida do vira para comprar na loja de peças (tenho paquimetro)?

Num caso de ruptura de virabrequim, quais outras peças devo trocar obrigatoriamente? (Pistoes, aneis e camisas sao relativamente novas).

Os veteranos querem dar algumas dicas? Serão todas bemvindas. Qualquer experiencia ou macete sobre fazer um motor boxer serão bemvindas.

A carcaça eu vou mandar para uma retifica para dar uma mexida na sede dos tuchos, que ja estavam ruins mesmo.

:D

Master Vader
28-09-2009, 23:19
Ola,

Resolvi aproveitar que meu motor foi pras picas hj (quebrou o vira) e decidi fazer eu mesmo minha retifica. Vou estar usando os filmes da serie "bugme" como tutor para o meu passo a passo.

Tenho todas as ferramentas em casa, alem de macaco, apoio e um mini guincho.

Estava pensando em criar um topico para ir falando passo a passo as desventuras de um "não mecanico" no conserto de seu boxer. O que acham?

De qualquer modo, nem abri o motor para ver o estrago (vou abrir amanha), mas certamente vou ter q trocar o vira. A questão inicial é: como tiro a medida do vira para comprar na loja de peças (tenho paquimetro)?

Num caso de ruptura de virabrequim, quais outras peças devo trocar obrigatoriamente? (Pistoes, aneis e camisas sao relativamente novas).

Os veteranos querem dar algumas dicas? Serão todas bemvindas. Qualquer experiencia ou macete sobre fazer um motor boxer serão bemvindas.

A carcaça eu vou mandar para uma retifica para dar uma mexida na sede dos tuchos, que ja estavam ruins mesmo.

:D

Boa sorte amigo.

Contudo a medida de muitas peças não será possível apenas com um paquímetro.
Devido à precisão geralmente deste equipamento, e a forma dele medir.
Por exemplo, a medida das camisas exige um "súbito", ou comparador de diâmetros internos, que é utilizado em conjunto com micrômetros (bem mais precisos que os paquímetros), os colos (mancais), todos são medidos com micrômetros, folgas na montagem com relógio comparador, daí, esperar que se consiga um ótimo resultado com um paquímetro, é abusar do otimismo.

Desculpe o balde de água fria, mas tenho que ser sincero.
Caso algum amigo possa disponibilizar pelo menos um micrômetro de alcance suficiente para os mancais, o restante você pode levar a uma retífica para avaliação.
Aí sim posso dizer que terá 105% (hehe) de chance de sucesso.

Boa sorte e não desista!

orator
30-09-2009, 15:50
Boa sorte amigo.

Contudo a medida de muitas peças não será possível apenas com um paquímetro.

Caso algum amigo possa disponibilizar pelo menos um micrômetro de alcance suficiente para os mancais, o restante você pode levar a uma retífica para avaliação.
Aí sim posso dizer que terá 105% (hehe) de chance de sucesso.

Boa sorte e não desista!
Eu vi o preço do micrometro na www.lojadomecanico.com.br (http://www.lojadomecanico.com.br) e ate q esta acessivel.

A questão é que quero fazer eu mesmo o maximo possivel do meu motor, se nao tudo. (tudo nao da mesmo, pois tem q refazer o alojamento dos tuchos, que nao foi feito na minha ultima retifica -serviço de porco....).

O fato é que na baixada santista, retifica é PHODA (com PH mesmo). E falo com a experiencia de quem ja fez 4 motores por aqui. Ou o cara não sabe, ou te rouba peças, ou te sacaneia pra vc voltar em 1 ano (ou na semana seguinte...). Ou os 3 juntos.

Logo, soh vou terceirizar aquilo que for absolutamente impossivel em razão de preço de ferramentas. O resto vou fazer eu mesmo. Cagada por cagada, prefiro eu mesmo fazer, pois pelo menos aprendo. rsrsrsr (to rindo pra não chorar).

Onde consigo as medidas? E qual o tamanho do micrometro para pegar as medidas do vira e mancais? 0 a 25? 25 a 50? ou maior?

Estava pensando em comprar um vira novo, mas soh acho esses high level por 3000... Por outro lado, é o segundo vira que quebra no meio. Será mais uma sacanagem de retifica, ou é comum quebrar vira assim em motor 1600?

Onde eu acho um vira normal a preço decente?

Quanta pergunta.... kkk Quem sou eu? Para onde vou !!!?? kkkk:D:D:D

kafinski
30-09-2009, 20:05
teu motor abriu o bico entao!! po que pena!!
entao qual é o teu motor é o moderno ou o mais antigo!! o moderno ate ja vi alguns de vira quebrado! mas com caras que dao muita lenha mesmo! os antigo nunca vi quebrar vira! o vira antigo é forjado! dificil de quebrar assim como motor original!
quanto a retifica nao tem jeito! a gente pena mesmo na mao das retificas! temq ue achar alguem com recomendaçoes! ir la conversar com os caras vem se sao serios! sei por experiencia que as baratas saim bem cara!!!! entao procura uma boa retifica e procura indicaçoes de alguem que fez motor por lá!
a montagem e desmontagem vç pode fazer eu nem aconselho muito a montagem a nao ser que vç quera aprender mesmo! porque a parte de aperto folgas etc é o segredo do motor! mas tem tanta retifica matona ue as veses nem faz diferença !! heheehe! as medidas do teu motor da pra ter uma ideia com as bronzinas antigas! elas tem as medidas da ultima retifica! da um conferi nelas e se o vira nao tiver arranhado! vai dar o proxima medida! std 025 050 100!
o vira se precisar trocar mesmo! eu compraria um dos fusca antigo forjado! por ser forte e barato! tem que ver o tamanho do estrago do teu motor pra saber o que vai precisar trocar! com certeza todos os casquilhos e bronzinas! alem de aneis de pistao tuchos , uma brunida nas camisas , verificar varetas! e da uma revisada no cabeçote! tipo sede de valvulas e guia!
por ai!!

orator
30-09-2009, 20:18
teu motor abriu o bico entao!! po que pena!!
entao qual é o teu motor é o moderno ou o mais antigo!! o moderno ate ja vi alguns de vira quebrado! mas com caras que dao muita lenha mesmo! os antigo nunca vi quebrar vira! o vira antigo é forjado! dificil de quebrar assim como motor original!
quanto a retifica nao tem jeito! a gente pena mesmo na mao das retificas! temq ue achar alguem com recomendaçoes! ir la conversar com os caras vem se sao serios! sei por experiencia que as baratas saim bem cara!!!! entao procura uma boa retifica e procura indicaçoes de alguem que fez motor por lá!
a montagem e desmontagem vç pode fazer eu nem aconselho muito a montagem a nao ser que vç quera aprender mesmo! porque a parte de aperto folgas etc é o segredo do motor! mas tem tanta retifica matona ue as veses nem faz diferença !! heheehe! as medidas do teu motor da pra ter uma ideia com as bronzinas antigas! elas tem as medidas da ultima retifica! da um conferi nelas e se o vira nao tiver arranhado! vai dar o proxima medida! std 025 050 100!
o vira se precisar trocar mesmo! eu compraria um dos fusca antigo forjado! por ser forte e barato! tem que ver o tamanho do estrago do teu motor pra saber o que vai precisar trocar! com certeza todos os casquilhos e bronzinas! alem de aneis de pistao tuchos , uma brunida nas camisas , verificar varetas! e da uma revisada no cabeçote! tipo sede de valvulas e guia!
por ai!!

Pois eh rapaz, esse negocio de retifica ja encheu meu sarcro no ultimo. Comprei um monte de ferramentas, baixei video, estou lendo manuais. Inclusive um torquimetro para fechar na pressao certa.

Por falar em torquimetro, alguem sabe com q torque eu fecho o motor? O cara da retifica (q cagou no meu motor) disse q tinha q ser com 65. Se bem que o mesmissimo falava em regular as valvulas com 0.5mm de largura... O que eu vim a descobrir ser uma cagada (se bem que foi melhor q outro mecanico q descobri, q fazia "no olho").

Estou pesquisando viras por ai, vou querer um novo, soh espero que tenha a medida certa. Ja encomendei um micrometro tambem para tirar as medidas. Vou ligar na LEPE, sera que eles vendem direto para o consumidor?

Eu levo um ano, mas faço essa P. de um jeito decente. E o único jeito eh fazendo eu mesmo.

Amanha vou terminar de tirar o motor (hj choveu e nao deu pra fazer nada, pois minha garagem eh semi coberta), e abrir o resto.

Antonio carlos
30-09-2009, 20:28
tenta baixar o manual da vw 1965 que é uma bússola no que se tange de motor a ar.Eu tenho o original (presente do meu avô)e sempre que abro o motor e tenho dúvida DOU UMA CONSULTADA.Quanto as medidas deixa por conta de uma retífica e fica com a responsabilidade da montagem com carinho(coisa que a maioria não faz,só a gente mesmo).Vai ser uma bela escola pra vc mexer nesse motor.Abraços

realenemy
30-09-2009, 21:02
Aqui em Curitiba não é diferente, só montam motores com peças velhas, quando muito poem um jogo de bronzinas novas.

Com o dinheiro que vc vai gastar em ferramentas que só vai usar uma vez, não é mais pratico subir até São Paulo e contratar um serviço que preste?

flatsuda
01-10-2009, 13:23
faça uma consulta nas concessionarias, a uns 5 meses o vira original achei a 540,00

Master Vader
02-10-2009, 16:42
Algumas dicas de torque e folgas que pratico, inclusive com base em dados da VW.
Vejam que não existe esta medida de aperto de 65Nm na carcaça!!
No cabeçote eu uso um pouco mais de torque.
Costumo utilizar 3,5 kgf.m nos M8 (aproximadamente 35Nm).
Boa sorte.

Léo Bispo
02-10-2009, 16:50
boa master!!! acabei de fechar meu 1500 e usei praticamente esses torques...ficou bacana...apanhei um pouco pois o filho de deus da retifica deixou um prisioneiro mais comprido que roçava no eixo do balancim e não deixava ele trabalhar livre...:mad: mas agora tah beleza...vamos pro 1600 alcool agora!!!

orator
08-10-2009, 17:02
Algumas dicas de torque e folgas que pratico, inclusive com base em dados da VW.
Vejam que não existe esta medida de aperto de 65Nm na carcaça!!
No cabeçote eu uso um pouco mais de torque.
Costumo utilizar 3,5 kgf.m nos M8 (aproximadamente 35Nm).
Boa sorte.

Pois eh mestre. Por essas e por outras que me tornei um adepto do faça-voce-mesmo... Quanto mais eu checo, mais eu vejo as cagadas que fizeram no meu motor. É uma atrás da outra. Não sei até que ponto é ignorância ou má intenção.

Esses dias eu resolvi tirar um miura da garagem. E fui checar também alguns "acertos" que haviam feito. Conclusão. Mais cagadas...

Rapaz, com o tanto de ferramentas que eu adquiri nas ultimas semanas da pra montar uma oficina. Mas sairá mais barato e melhor do que mandar fazerem outro serviço de porco.:sosp:

Meu projeto ainda não saiu do papel, pois estou com um corre-corre aqui, mas assim q retomar eu posto umas fotos.

orator
21-02-2010, 12:43
Ola pessoal,

Apenas pra dar satisfações de como anda meu motor, vou anunciar: EU MESMO FIZ. E ficou otimo.

Simplesmente baixei o filme inteiro do "Bugme" (totalmente em Ingles) e segui todas as instruções passo a passo. Sinceramente, achei mais facil do que imaginava que seria.

E isso com algumas vantagens: tenho certeza que ninguem me sacaneou com peças de ma qualidade ou com "macetes" para eu quebrar depois de 6 meses.

Em termos de preço, ficou elas por elas. Pois a economia que fiz com mao de obra, tive de gastar com ferramentas (e sao muitas). Porem hoje, alem de ter meu motorzinho zerado, ainda tenho uma boa oficina em casa.

Espero que algum dia alguem tenha a manha de traduzir a serie bugme pra portugues para que mais pessoas possam se beneficiar.

felipedmori
21-02-2010, 14:42
Ola pessoal,

Apenas pra dar satisfações de como anda meu motor, vou anunciar: EU MESMO FIZ. E ficou otimo.

Simplesmente baixei o filme inteiro do "Bugme" (totalmente em Ingles) e segui todas as instruções passo a passo. Sinceramente, achei mais facil do que imaginava que seria.

E isso com algumas vantagens: tenho certeza que ninguem me sacaneou com peças de ma qualidade ou com "macetes" para eu quebrar depois de 6 meses.

Em termos de preço, ficou elas por elas. Pois a economia que fiz com mao de obra, tive de gastar com ferramentas (e sao muitas). Porem hoje, alem de ter meu motorzinho zerado, ainda tenho uma boa oficina em casa.

Espero que algum dia alguem tenha a manha de traduzir a serie bugme pra portugues para que mais pessoas possam se beneficiar.

coloca o link do download aí ...