Vizualizar Versão Completa : Alternador de chevette no motor de fusca
Fiz um "Recurso Tecnico" em meu motor para poder adptar um alternador de outro carro no meu motor, deu certo, mas ainda esta feio, por isso nao se assustem depois de melhorar o visual posto outras fotos ok?
Qualquer duvida podem perguntar.
Valeu
Ai Leo,
Resolveu postar as fotos, legal!!
Acho que serve como inspiração para os membros do Forum quando tiverem um problema parecido com o seu.
Não sei se foi por causa da minha sugestão, mas obrigado por postar.
vc soldou bem a parte debaixo??? pois meu tambem é um alternador adpatado estilo o seu, porem eu ja tive o problema da solda rachar nisso caiu o alternador!! ai fizeram uma solda mais forte e colocaram um calcio embaixo pra segurar, ate hj nao tive problemas!!
Valdiney
05-08-2006, 19:25
Fiz um "Recurso Tecnico" em meu motor para poder adptar um alternador de outro carro no meu motor, deu certo, mas ainda esta feio, por isso nao se assustem depois de melhorar o visual posto outras fotos ok?
Valeu
cara ficou legau, mas a tampa do motor fexou?
ja fiz alguns como o seu , sò um pouco diferente , tem que trocar o apoio
do gerador, por um do fusca 1300 + antigos , sobrara um espasso entre
o suspiro de oleo do motor e a lata do carro nesse espasso que eu adapto.Dica, correia do corcel2, 2 suportes em cantoneira no apoio do gerador 1 na frente e outro atras obs:minha intensão não é ensinar , somente dar uma ideia , já instalei 15 desses incluindo no meu 66.abrasso!
Solda boa não quebra, se o cara solda bem esquece que não da pau
Respondendo a todos :
º nao sou bom soldador mas acho q minha solda nao vai trincar nem quebrar nao ficou bem firme.
º a tampa fecha direitinho nao deu diferença nenhuma mas tambem o alternador do chevette é minusculo se fosse de um opala talvez desse problema mas nao pra fechar e sim de encostar no suporte da tampa do oleo
º e ..resolvi postar as fotos para a galera ter alguma ideia e quem sabe até melhorar o meu esquema ai mas nas fotos dos carros da galera eu ja tinha postado la.
Inté moçada
vc teve q tirar aquela tampa da gradinha, q evita de cair agua direto no motor! o meu teve q tirar, nao dava o espaço, vou tentar tirar um foto do meu e enviar!!
Rafael_MO
06-08-2006, 19:20
Uma idéia interessante LHRIBAs!
Só tenho uma dúvida, quantos Ampères é o alternador do chevette? Ligou em paralelo ou em série com o alternador original do Fusca? Ou você desativou o do fusca?
Galera, tenho umas perguntas pra gelera.
* Não dá pra utilizar outro alternador no lugar do original do Fusca, tipo, tirar e colocar? Caso não, porque?
* Existem no mercado alternadores de Fusca com maior eficiência?
* Caso se instalasse um alternador extra que nem o do nosso amigo LHRIBAS, e retirasse o original, haveria algum problema ou ajudaria na questão do sistema de refrigeração "roubar" alguns cavalos do motor?
* O que vocês acham da ideia de trocar a refrigeração do Fusca, colocar uma dos "motores de construção plana"(brasilia, vantirant....), e colocar o alternador que quiser? Segue o esquema da refrigeração desse tipo de ventilação citada:
http://img62.imageshack.us/img62/3117/motorbm4.jpg (http://imageshack.us)
Valeu galera!
Abraço a todos!
Acho que com essa ventoinha do motor plano não entra no cofre do fusca.
Mas talves na brasilia e puma entre.
fusca_74
08-08-2006, 10:26
A brasilia não possui motor plano. Ele foi utilizado nas Variants (certeza) e nas TLs (não tenho certeza).
ABS,
Cristiano.
Uma idéia interessante LHRIBAs!
Só tenho uma dúvida, quantos Ampères é o alternador do chevette? Ligou em paralelo ou em série com o alternador original do Fusca? Ou você desativou o do fusca?
Galera, tenho umas perguntas pra gelera.
* Não dá pra utilizar outro alternador no lugar do original do Fusca, tipo, tirar e colocar? Caso não, porque?
* Existem no mercado alternadores de Fusca com maior eficiência?
* Caso se instalasse um alternador extra que nem o do nosso amigo LHRIBAS, e retirasse o original, haveria algum problema ou ajudaria na questão do sistema de refrigeração "roubar" alguns cavalos do motor?
* O que vocês acham da ideia de trocar a refrigeração do Fusca, colocar uma dos "motores de construção plana"(brasilia, vantirant....), e colocar o alternador que quiser? Segue o esquema da refrigeração desse tipo de ventilação citada:
http://img62.imageshack.us/img62/3117/motorbm4.jpg (http://imageshack.us)
Valeu galera!
Abraço a todos!
a alternador foi eleimindo so ficou a carcaça pois tem de ter a bentoinha para a refrigeraçao do motor ,daí a nao possibilidade de se utilizar qualquer alternador no motor ciclo otto ok.
Há , o alternador q puz tem uma placa q diz q ele gera 32 amperes .
Inté moçada
Renato_Puma
09-08-2006, 13:29
Mas o alternador do fusca gera 35A!!!!!!!!! e o Dinamo 27A!!
Valew apena vc acha?
Abraçao
Lembrando que ta pra fuçar no alternador do fusca melhorando ele muito
Renato,
So ai são 23% de aumento, acho que já ajuda bastante, principalmente para quem tem vidro eletrico.
Coloca energia eolica. Deve ficar bonito um fusca com cata-vento no teto, huahauhaua.
Ainda acho mais pratico o alternador de fusca mesmo, da um fuçadinha e boas, deve chegar facil no 45 50 A
felipedmori
09-08-2006, 21:54
Falar em energia eolica no teto eu lembrei de uma coisa que eu vi.
No bairro da liberdade em sp, acho q sempre tá por lá, tem um fusca verde que o cara colocou um daqueles "Exaustor Eólico" no meio do teto do fusca !! hahaha
na porta do fusca tem adesivos que o cara vende esses exaustores, então fez uma boa propaganda ...
mais que ficou engraçado ficou, e deve ventilar bem haha
matheusbat
10-08-2006, 7:25
http://vpntunnel.net/nph-info.mpl/010110A/687474702s7777772r666p6s67732r636s6q2r62722s667573 6361732s333236333034
outro q adaptou.....
*ta com o link vpntunnel, pq nao acesso flogs no serviço, e esse vpn da um jeito pra mim hahhaha*
vc teve q tirar aquela tampa da gradinha, q evita de cair agua direto no motor! o meu teve q tirar, nao dava o espaço, vou tentar tirar um foto do meu e enviar!!
nao o meu ja nao tinha a tampa desde q o tenho ok?
Respondendo a todos :
º nao sou bom soldador mas acho q minha solda nao vai trincar nem quebrar nao ficou bem firme.
º a tampa fecha direitinho nao deu diferença nenhuma mas tambem o alternador do chevette é minusculo se fosse de um opala talvez desse problema mas nao pra fechar e sim de encostar no suporte da tampa do oleo
º e ..resolvi postar as fotos para a galera ter alguma ideia e quem sabe até melhorar o meu esquema ai mas nas fotos dos carros da galera eu ja tinha postado la.
Inté moçada
Eu também adaptei um alternador de chvette no meu fusca. Porém, não instalei na mesma posição que você. Instalei do lado oposto, logo abaixo da bobina e ao lado do distribuidor. Soldei uma "prateleira" e alinhei o alternador com a polia do motor com uma barra de ferro. Preferí colocar nessa disposição pois a corrêa abraçou melhor todas as polias (do motor, do alternador e do dínamo, que apenas mantive para refrigeração, mas desligado).
Por mim, não faria isso não. Coloquei pq estava precisando urgentemente aumentar a carga elétrica do meu carro pq ia instalar um kit GNV e como estava sem grana adaptei assim mesmo. Mas em breve pretendo trocar e instalar um alternador.
Inclusive, segue abaixo o link de uma Empresa que está vendendo o kit completo para substituição do dínamo pelo alternador (incluíndo a base, o prato, a cinta e a polia do alternador) de 35 A e 51 A.
http://www.dokcar.com.br/?gclid=CNLeyqS69okCFQwSgQodbQJUPA
Grande abraço a todos,
Léo.
matheusbat
23-01-2007, 10:21
Como faço para saber de qtos amperes é o meu alternador?
multimetro? em qual unidade de medida eu deixo?
vlw
O padrão é a medida em Amperes (A) e o instrumento de medida é o amperímetro ligado nos fios que saem do alternador.
Abraços,
Léo.
matheusbat
23-01-2007, 13:11
Sim sim sim...
http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/image15/15_06_04.gif
é so colocar a "flexa" virada no A?
É isso mesmo meu camarada !
[]'s
Léo.
JamesTKirk
23-01-2007, 17:11
Pessoal, não se esqueçam que a corrente indicada no alternador (ou dinamo) é a máxima capacidade de corrente de carga. Quando a bateria estiver legal, dificilmente se conseguira medidas próximas da corrente máxima, talvez nem a metade.
o menor valor de corrente que um alternador original do fusca fornece será 35A, nos alternadores mais novos, como os das kombis novas, chegamos aos 55A. em geral não dá pra chutar qual o valor de corrente, pois pode-se trocar o estator e o regulador de tensão e acabar fornecendo mais corrente, mas o mínimo que você pode esperar de corrente Matheus é 35A se o alternador estiver bom é claro...
Outra coisa se quiser medir a corrente que o alternador anda fornecendo no teu carro utilize um alica amperimetro (você apenas "abraça" o fio que vem do alternador para a bateria e mede, os multitestes normais você tem que seccionar esse fio com o carro desligado e ligar no multiteste. Geralmente os multitestes tem como medida máxima de corrente 10A, ou seja você pode queima-lo.... o alicate é a melhor opção... tem que achar quem tenha 1...
[]s
Fernando.
Outra coisa alguém pode me dizer se a polia do alternador do chevette cabe no eixo do alternador do fusca?????
Bom como ela tem menor diâmetro, dá pra tirar maior rotação e corrente do alternador, e maior ventilação para o motor... ah e claro também consumir um pouco mais de potência do motor, mas para motores mais fortes que tem sobrando potencia e precisam de maior refrigeração acho que uma boa saída....
[]s
Fernando.
JamesTKirk
23-01-2007, 23:16
fmcwb, não querendo duvidar de você, mas achei estranha sua afirmação. Já medi a corrente do alternador de varios carros (Chevette, Corsa, Fusca, 1418) e nunca vi a corrente máxima que o mesmo fornece, pra dizer a verdade, nem a metade. A corrente é bem alta somente se a bateria estiver fraca e tiver varios acessórios elétricos ligados.
Caso queira usar um multiteste, faça a medida de maneira rápida e veja se "estourou" o máximo da escala e caso não, meça normalmente. O simples fato de ultrapassar o máximo da escala de corrente por um curto período de tempo, em geral, não danifica o multimetro.
Também já pensei em utilizar a polia de outro carro com diametro menor, o problema é encontrar uma correira menor também.
Dae James... seguinte não quis dizer que "você irá medir a corrente total" do alternador... quis dizer que todos os alternadores que sairam para o fusca tem como a menor CAPACIDADE de corrente de 35A e não menos (afinal o dinamo era 27A como comentaram), os alternadores das kombis fornecem até 55A (uma tremenda usina hehehe). Eu sei bem que o alternador não fornece toda essa corrente para o carro... a não ser na situação que você citou, fique tranquilo ;), creio que a explicação tenha ficado um pouco confusa....
Quanto a medida com o multiteste, creio que você saiba fazer a medida direito, como sou técnico e atuo na área elétrica/eletrônica estou acostumado a fazer isso, mas como respodemos perguntas de várias pessoas que não tem um conhecimento de elétrica tão grande, fica o alerta de como utilizar o medidor apenas, uma vez que mal utilizado pode-se queima-lo... se for um multiteste chincrim e barato nem é tanto mas se for um aparelho mais caro dói no bolso (falo de experiência própria, um colega torrou o meu.....) o mais conveniente é usar o alicate amperímetro....
Quanto a polia.... andei dando uma olhada a polia do alternador do kadett ou ipanema me parece que serve... não medi nada, apenas de "relance de olho"... a polia também é para correia estreita, no mais quem sabe pode-se usar um esticador de correia... não há muito problema .... se tratando de alternadores bosch talvez possamos dar sorte de encontrar algo que sirva.... principalmente por causa da chaveta que vai na polia....
Espero ter esclarecido... :)
[]s
Fernando.
JamesTKirk
24-01-2007, 4:48
Desculpe se pareci rispido com você, é que pelas suas palavras achei o contrário. Relamente, é muito bom quando passamos todos os detalhes possíveis pois nem sempre quem acessa o site tem nosso nivel de conhecimento.
Quanto a cheveta e o eixo até podemos encontrar na medida sim, acho que o problema maior ainda seria a correia mas se usar um esticador, realmente melhora as possibilidades. Estou interessado nessa modificação para alterar a pressão na admissão. Da uma olhada no tópico "Compressor Caseiro" em insanidade, e também pensei em substituir a ventuinha original por ventiladores elétricos para usar a ventuinha original apenas para comprimir ar para o motor, mas ainda to dependendo de uns calculos que são sei se estão corretos.
o menor .... utilize um alica amperimetro (você apenas "abraça" o fio que vem do alternador para a bateria e mede, os multitestes normais você tem que seccionar esse fio com o carro desligado e ligar no multiteste. Geralmente os multitestes tem como medida máxima de corrente 10A, ou seja você pode queima-lo.... o alicate é a melhor opção... tem que achar quem tenha 1...
[]s
Fernando.
Será que um alicate amperimetro consegue medir a corrente DC indo para a bateria? Tenho minhas dúvidas. Tentei medir a corrente na bateria de meu carro com alternador com meu volt-amperimetro e nada de medir corrente, pois era corrente DC, sendo que quando liga em AC ele mede a corrente. Não podemos esquecer o principio de medição do alicate amperimetro, que é pela varaição do campo magnético, se este não varia, corrente contínua, como se consegue medir. Não tenho muito conhecimento em instrumentos de medição modernos, a menos que tenha um tipo de alicate amperimetro que consiga medir a intensidade do campo magnéito e não a sua variação.
ABS,
Cristiano.
valcionei
29-10-2007, 15:29
Valeu
Conforme postei em outro tópico estava com dúvida de como fazer o suporte, o meu colega fez e ficou assim...
Digamos perfeito...
http://img105.imageshack.us/img105/9626/2810071855pc2.jpg (http://img105.imageshack.us/my.php?image=2810071855pc2.jpg)
Oi! tem uma forma de adaptar e nao tirar esa tampinha de dentro, basta fazer a base pra o novo alternador partindo da base do gerador o dinamo, ele tem dois parafusos embaixo, faz com uma cantonera, faz os furos e ahi sai pra direita e colocar o alternador, ele fica na direita embaixo do tubo pra abastecer o oleo. Asim vc podera fechar sem problema a tampa e nao e preciso tirar o protetor de agua q vai dentro. Eu vou tentar postar a foto do meu pra vc ver como fica
tom freitas
21-04-2011, 21:14
cara só uma pergunta num fico patinando a correia pq eu vi uns fusca com alternador de cchevette ele fica patinando a correia isso superaquece o motor eu vi uma vez um fusca 86 eu ia compra ele ele tava com alternador de fuca normal e o dinamo
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.