PDA

Vizualizar Versão Completa : lubrificação???

Léo Bispo
25-08-2009, 11:39
fala ae galera air cooled!!! to com uma duvida e tvz vcs possam me ajudar...montei meu motor esta semana e descobri umas coisas...primeiro:meu motor era 1300 e foi adaptado para 1500 cabeçotes e camisas/pistões até aí td bem... ta andando bem...mas qdo ligo de manhã ele da uma "rajada" de leve, e as vzs qdo ta muito quente...tenho duvidas sobre a pressão do oleo...ou será que porque dei uma taxada ta forçando mais as bronzinas e acontece esse barulho?? por favor me ajudem quero descer de novo o motor mas so no fim de ano...rsrsrs

Antonio carlos
25-08-2009, 11:52
pode ser o que tava acontecebdo com o meu ,rajava masd a pressãode óleo tava boa.Era pino das bielas folgado.Nessa brincadeira acabei adquirindo pistoes 86,5mm camisas e uma biela.Alem de aumentar a cilindrada do meu motor sanei esse incomodo barulho.Abraços:rolleyes:

Léo Bispo
25-08-2009, 12:22
valeu pela ajuda antonio...vc diz folga no pino do pistão??qdo desmontei percebi que uns pinos estavam bem justos mas dois nem tanto acho que pode ser isso mesmo...

Master Vader
26-08-2009, 11:03
Just a coment...

Existem dois ruídos provenientes dos pistões que são semelhantes, porém ocorrem em situações diversas...

a) Ruído de folga de pino de pistão
e
b) Ruído de batida de saia.

Trocando os pistões por novos ambos são removidos, por´pem não saberemos qual foi a real causa.

A diferença reside principalmente no momento em que ocorrem.

O ruído de batida de saia, ocorre a frio, desparecendo, ou ao menos diminuiindo muito após o moto aquecer (dilatação do pistão diminuindo a folga entre saia e cilindro)

Já o ruído do pino é percebdi de forma praticamente independente da temperatura... em casos mais graves até aumenta com a temperatura mais alta, pois o óleo estará com sua viscosidade mais baixa (mais fino) aumentando o contato metálico entre pino e pistão e/ou pino e bucha da biela.

Assim se o ruído acontece a frio e diminui (ou some) quando quente, a causa é folga de saia.
Se ocorre desde frio e praticamente não muda, ou sobe ligeiramente a quente, é devido a folga do pino do pistão...

Muitos outros ruídos podem aparecer no motor em função de desgaste, como as famosas "rajadas", que são ruídos devido à folga das bronzinas. O ponto é que estes ruídos costumam vir acompanhados de vibrações e os outros dois que comentei não!

Boa sorte.

Léo Bispo
26-08-2009, 15:16
valeu pela atenção master...qdo desmontei notei que os pistões não tinham nenhuma marca na saia...tomei o cuidado de monta-los na mesma ordem que tirei...o barulho ...pelo que vcs me disseram deve ser mesmo de folga do pino/bucha do pistão... pergunta: tem como trocar apenas as buchas de pistão???ou vou ter que comprar o kit de biela inteiro...que seria o ideal???

Léo Bispo
26-08-2009, 15:16
valeu pela atenção master...qdo desmontei notei que os pistões não tinham nenhuma marca na saia...tomei o cuidado de monta-los na mesma ordem que tirei...o barulho ...pelo que vcs me disseram deve ser mesmo de folga do pino/bucha do pistão... pergunta: tem como trocar apenas as buchas de pistão???ou vou ter que comprar o kit de biela inteiro...que seria o ideal???

Master Vader
26-08-2009, 20:32

As retíficas podem trocar as buchas.
Aí verifique os pinos quanto Às suas medidas, bem como a folga deles nos pistões.
Leve tudo a uma retífica de confiança para medir as peças.
Dá para reaproveitar praticamente tudo, inclusive com pino de sobre medida, mas eu prefiro usar as peças novas. a única coisa que eu ainda acredito ficar boa neste reparo, seriam as buchas novas nas bielas.

Boa sorte.