PDA

Vizualizar Versão Completa : Converter de Carb. dupla para simples. Vale a pena ?

leeonardo
28-07-2006, 14:39
Boa tarde, galera.

Minha Brasa 1600 está com carburação dupla.
Ela tá bebendo demais, e como é meu carro do dia-a-dia, está complicado sustentar sua sede.

Já tomei a primeira atitude, que foi comprar a Ignição Eletrônica Assistida do Tonella. Assim que chegar, vou instalar.

Estou pensando também em guardar a dupla carburação e instalar uma carburação simples.

Será que vale a pena ? A diferença no consumo é perceptível ?

Eu li neste tópico
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=261&highlight=carburador+simples
o seguinte comentário do Master Vader:

"O consumo com o Engle W100 e dois solex 32 pode ser até melhor que o do motor original, pois teremos muito mais torque, possibilitando de se adar acelerando menos."

Agora não sei mais o que fazer =o/

Obrigado e abraço à todos.

matheusbat
28-07-2006, 14:51
o meu 1300 gasolina com a dupla ta fazendo uns 8km/l

mas antes q a giclagem tava um poco menor fazia uns 9km/l

qual o tamanho do gicle?
quanto por litro ta fazendo?

leeonardo
28-07-2006, 14:57
Matheus,

Realmente não sei qual giclagem ela tem.
Comprei há pouco, e não conheço muito da mecânica desse VW Boxer a Ar.

Quanto ao consumo, se eu andar na manha (Coisa rara) ela chega a fazer entre 8 e 9km/l.
Se eu andar do jeito que eu gosto (Vou ter que parar com isso) ela faz entre 6 e 7km/l.

Para que o consumo dela caiba no meu novo orçamento (R$ 500,00 a mais no orçamento - mensalidade da faculdade + aumento de kilometragem rodada por dia) ela teria que fazer uns 12 km/l ou mais =o)
Sei que tou querendo muito, mas tou disposto a fazer o que for possível prá reduzir o consumo.

[]'s.

MCIOLA
28-07-2006, 16:16
Amigo,

O antigo proprietário do motor que ta no meu Gurgel retirou a cabura dupla e colocou um simples Solex 30 pci, pra melhorar o consumo e segundo ele realmente melhorou, porém a potência não é a mesma, é menor.

agora q só uso o carro nos finais de semana, queria por a dupla só pra curtir.

Se quiser podemos negociar, to vendendo a minha simples e procurando uma dupla q ja tenho um vendedor interessado, gente faz na troca e eu te volto uma grana o q acha?

Abraços.

leeonardo
29-07-2006, 17:29
MCIOLA,

Realmente tenho interesse neste conjunto, mas não pretendo desfazer dos meus duplos, pois estão em ótimo estado, e assim que eu terminar a faculdade (Aliviando as contas mensais) pretendo fazer um veneno na Brasa, e os 32 vão ser úteis.

O problema de fazermos negócio é o frete.
De São Paulo à Brasília deve sair caro, pelo peso e volume das peças.
Por curiosidade, por quanto você venderia o conjunto completo (Coletor completo, carburador e filtro de ar) ?

Abraço.

Master Vader
29-07-2006, 18:30
Boa tarde, galera.

Minha Brasa 1600 está com carburação dupla.
Ela tá bebendo demais, e como é meu carro do dia-a-dia, está complicado sustentar sua sede.

Já tomei a primeira atitude, que foi comprar a Ignição Eletrônica Assistida do Tonella. Assim que chegar, vou instalar.

Estou pensando também em guardar a dupla carburação e instalar uma carburação simples.

Será que vale a pena ? A diferença no consumo é perceptível ?

Eu li neste tópico
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=261&highlight=carburador+simples
o seguinte comentário do Master Vader:

"O consumo com o Engle W100 e dois solex 32 pode ser até melhor que o do motor original, pois teremos muito mais torque, possibilitando de se adar acelerando menos."

Agora não sei mais o que fazer =o/

Obrigado e abraço à todos.

A carburação simples pode sim alterar o consumo.
Inclusive piorando-o!
Uma carburação dupla bem regulada costuam ser mais econômica que o carburador simples!
Isto é fato.
E tem a ver com a melhor homogenidade de mistura que chega até os cilindros.
O CARBURA SIMPLES, ALÉM DE NÃO CONSEGUIR MELHORAR O CONSUMO, DERRUBARÁ SENSIVELMENTE A POTÊNCIA E TORQUE DO SEU MOTOR!!!!

Antes de partir para isto, verifique se seus carburadores não estão com agulhas em mal estado ou mal reguladas, gerando nível da cuba muito alto.
trabalhe com gicleurs um pouco menores.
Se seu carburador for dos motores mais modernos, das Variants, ou mesmo com o corpo aproveitado de um motor 1300 a álcool, eles terão alimentadores suplementares (econostats), que proporcionam um melhor consumo, bastanto estarem desobstruídos e utilizando gicleurs menores, por exemplo 125 no combustível e 110 no ar.

Ficará com um pouco menos de torque andando na casca, porém o consumo melhorará muito.
Outra coisa que o pessoal esquece é a m... da nossa gasolina!!
Asadulterações correm soltas, como sou um dos responsáveis por motores da GM, vejoisto todo o dia.
Nem sempre basta usar gasolina de postos com bandeira.
Fuja de gasolina comum, só use aditivada.
O menor preço da comum é uma economia porca e sem retorno, pois gerará despesas futuras e certas.

[]s,

Vader.

maikinhounforgiven
31-07-2006, 7:53
rapaiz eu tenho um bura simples aki e vou t falar uma verdade...faz uns 9 c apertar caih pra 6 e ainda nao anda mto...estou com um par d solex 32/34 mas ainda nao os instalei...estou esperando a grana pra mandar pro mecanico....do mais....sei la....procura regular os buras...faz a troca das velas da bomba d combustivel....e procura usar gasolina da boa...
abracoss

leeonardo
31-07-2006, 12:38
Obrigado a todos pelas respostas.

Bom, pelo que tenho visto, acho melhor deixar a dupla mesmo...
E partir para uma revisão geral neles.

Ou então comprar outros.
Os carburadores da sbcarburadores são confiáveis ?
Rola de comprá-los sem medo de ser feliz ?

Se for partir para compra de 2 carburadores zero em loja, qual o mais indicado ?

Gostei da dica da gasolina aditivada.
Vou começar a colocá-la prá testar.

[]'s.

alanbique
31-07-2006, 14:13
Vai de dupla.

Meu 1500 com carburação simples faz 9,5 km/l na cidade, mas não passa de 120 km/h.

matheusbat
31-07-2006, 14:36
Aproveitando o topico sobre dupla carb
porque qdo paro o carro, sem esperar para desligar,chego e desligo, os carbs ficam gotejando?
agulhas novas Brosol,boias tbem, bomba de combustivel

ai ele afoga, pra ligar fica um lixo, ai eu mandei faze embuchamento, pq tava com folga, melhorou a gotejaçao, e agora parece q voltou denovo...

mas tenho impressao, de q qdo eu espero uns 20s pra desligar ele nao goteja...
impressao!....

T+

fmcwb
31-07-2006, 16:14
Mateus, o teu problema é muita pressão da bomba de gasolina, na hora os carburas até não pingam mas depois ficam gotejando. Não é problema de agulha nem da altura da mesma, vc tem que levantar um pouco a bomba de gasolina pra diminuir a pressão.... fiz isso no meu e resolveu, vá numa auto-peças, e compre aquelas juntas da bomba umas 5 ou 6(compre as juntas da parte de cima da junta que vai em cima do baquelite da bomba, onde tem 3 furos, dois dos parafusos e o terceiro no centro para o embolo que aciona a bomba) , tire a bomba e coloque as juntas, depois volte a aperta-las, só cuidado pra não apertar com muita força, pode trincar o baquelite da bomba que mencionei, no meu carro usei 5 juntas e ficou bom... parou de gotejar gasolina qualquer dúvida escreve aí...
[]s
Fernando.

matheusbat
31-07-2006, 16:18
pensei nessa possibilidade hj...mas achei q nao teria mto aver, afinal a bomba é original...

vou tentar fazer isso!!!
passou um silicone nas juntas??
pode causar algum outro tipo de problema?na bomba

valew!!!

matheusbat
31-07-2006, 16:19
ah, outra coisa, dosador so funciona com bomba eletrica?

maikinhounforgiven
31-07-2006, 17:45
Matheus lembra q eu tinha dito q o meu estava afogando tbm...dae entao vc mandou eu retirar o filtro e sair dar uma volta e quando parar fosse ver c o bura tava jogando gasolina ? entao ele fica pingando da ate pra escutar e pra ligar é bem triste mesmo...já trocou agulha e boia..mesmo assim ainda continua.....oq sera ehm

fmcwb
31-07-2006, 22:11
Maikinho... não precisa mexer na agulha, bóia, apenas confira as medidas antes, o meu tb estava com esse problema e o simples fato de aliviar a pressão da bomba já resolveu... vi uma idéia interessante no site do pessoal de bugs lá do nordeste, que é instalar uma válvula na entrada de gasolina do carburador, assim ela se fecha qdo vc desliga o carro.... gostei da idéia, mas não encontrei nenhuma valvula de um tamanho adquado pra instalar entre a bomba e o carburador.... esperimente levantar a bomba com juntas tb e vai ver que vai melhorar... me bati um monte até "descobrir" isso, mas agora ficou sucegado.
Quando a colocar silicone, não coloquei nada, afinal a junta apenas veda um pouco de óleo que possa subir ali, nada demais.... pode ficar sucegado... é colocar as juntas e testar pra ver se ficou legal... ok
[]s
Fernando.

matheusbat
31-07-2006, 23:08
Valew pela dica!!!

Vou comprar e ver no q q da!
pq ta foda, as velas enxarcando direto...hahahah
so dando umas chamadas fortes com o fuscao pra seca-las!!!

vamos voltar o objetivo do topico....

flw t+

MCIOLA
01-08-2006, 8:57
O mestre falou e disse.

A carbura dupla se bem regulada e com gicleurs próprios pra economia (menores) vão bem melhor q a simples, pela homogeneidade da mistura.

No caso colocou-se simples pelo fato de ser bem mais facil sua regulagem e menor custo. Realmente, ta meio dificil passar de 120 km/h com ela e olha que eu acabei de trocar todo jogo de reparo, gicleurs (principal 125, ar 90, lenta 60, tubo injetor 50).

MESTRE, QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO DE GICLAGEM PRO MEU SOLEX H-30 PIC PRO MEU 1600 APÓS 1975??

Ah, pra matar curiosidade e pra liberar espaço na garagem, qdo comprar a dupla vendo minha simples com coletor e tudo: R$ 80,00 (bem barato, com jg de reparos e gicleurs novos)

GRATO!!

leeonardo
01-08-2006, 9:13
O mestre falou e disse.

A carbura dupla se bem regulada e com gicleurs próprios pra economia (menores) vão bem melhor q a simples, pela homogeneidade da mistura.

No caso colocou-se simples pelo fato de ser bem mais facil sua regulagem e menor custo. Realmente, ta meio dificil passar de 120 km/h com ela e olha que eu acabei de trocar todo jogo de reparo, gicleurs (principal 125, ar 90, lenta 60, tubo injetor 50).

MESTRE, QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO DE GICLAGEM PRO MEU SOLEX H-30 PIC PRO MEU 1600 APÓS 1975??

Ah, pra matar curiosidade e pra liberar espaço na garagem, qdo comprar a dupla vendo minha simples com coletor e tudo: R$ 80,00 (bem barato, com jg de reparos e gicleurs novos)

GRATO!!

Obrigado por matar a curiosidade =o)
Mas, seguindo os passos do Mestre, não colocarei mais simples no carro.
Já estou em busca de uma oficina especializada em carburadores aqui em Brasília prá dar um pega nos carburadores da minha Brasília - Hehehe.

Abraço, e mais uma vez obrigado.

scacca
01-08-2006, 13:47
Dupla é melhor sempre, mais economico e mais potente.

Fabrício
02-08-2006, 6:33
Leonardo eu tive uma fuca dupla a gasolina e fazia a mesma média que o a tua brasa, 8 no máximo 9Km/l, não tá bebendo muito não. Claro que cada um nas suas condições, mas a tua brasa tá fazendo uma média boa.

Flw

matheusbat
02-08-2006, 7:26
Leonardo eu tive uma fuca dupla a gasolina e fazia a mesma média que o a tua brasa, 8 no máximo 9Km/l, não tá bebendo muito não. Claro que cada um nas suas condições, mas a tua brasa tá fazendo uma média boa.

Flw

Ta com uma media boa sim, pq o meu q é 1300 faz isso, o teu 1600cc ta fazendo igual...
mesmo fazendo quase 10km\ L, a situaçao em q vivemos ta foda, a gasolina e o alcool estao mtoooo caroooo!!!
aki a gasolina ta na media de R$2,50

(Colokei as juntas la fmcwb, so q ainda nao sai pra dar umas boas voltas, so fui em lugar perto e andando de boa, mas ja nao gotejou NDA!!! a junta q vc colocou é akela vazada ou akela q é meio fechada?)

fmcwb
03-08-2006, 7:32
Coloquei aquela mais fechada Matheus, aquela que vai entre a bomba e o suporte de baquelite.

matheusbat
03-08-2006, 7:43
Coloquei aquela mais fechada Matheus, aquela que vai entre a bomba e o suporte de baquelite.

Eu colokei a vazada, hahahahah
mas deu certo eu acho...ontem fui dar uma volta e nda....so q nao estiquei mto, andei na boa...
tipo, tirando os dois parafusos da bomba, tinha a junta fechada, ai colokei 6 da aberta e colokei a fechada em cima, a junta fechada ficou dentro do "caninho".

vlw pela dica!

leeonardo
04-08-2006, 8:21

Flw

Olá, Fabrício.
Aqui em Brasília é prá fazer mais, saca ?
Quase não tem subidas, tem pistas sem semáforo e muito menos engarrafamento que em São Paulo...

De toda forma, hoje na hora do almoço eu pego o carro, que está no mecânico desde quarta a tarde.
O cara refez os carburadores, instalou uma ignição assistida e fez regulagem de folga de velas/platinado/válvulas.

Agora vai ser a hora de tirar novas médias =o)

[]'s a todos e obrigado pelas respostas.

matheusbat
04-08-2006, 10:31
Olá, Fabrício.
Quase não tem subidas, tem pistas sem semáforo e muito menos engarrafamento que em São Paulo...

De toda forma, hoje na hora do almoço eu pego o carro, que está no mecânico desde quarta a tarde.
O cara refez os carburadores, instalou uma ignição assistida e fez regulagem de folga de velas/platinado/válvulas.

Nao vai se arrepender de nao ter tirado as solex 32!

:)

caso nao faça a media q vc quer, baixe um poco a giclagem

flw...

Fabrício
04-08-2006, 12:33
Olá, Fabrício.

Tira as novas médias e verifica, com essas manutenções que vc realizou o média deve melhorar bem, mas acredito que nos 12Km/l que vc citou não chegue.

Tente reduzir a giclagem como o Matehus falou isso deve reduzir bem o consumo.

Boa sorte...

danilo
09-08-2006, 10:22
matheus qual a regulagem seus solex estão?

matheusbat
09-08-2006, 10:53
matheus qual a regulagem seus solex estão?

Todos os gicles estao originais, so o principal q esta 130 (o meu é 1300cc)
nao sei de cabeça os outros....

danilo
09-08-2006, 16:35
Você teria como verificar pra mim?

bração!

Antonio carlos
06-10-2007, 22:14
colega,essa válvula eu conheço bem porque trabalhei na instalação de gnv.O nome da peça é eletrovalvula de combustível.Ela é usada para cortar o combustível da cuba e é instalada antes da bomba.Cuidado ao instalar pois tem um setido .Você pode fazer como eles lá fazem na entrada do carburador.boa sorte

Antonio carlos
06-10-2007, 22:35
leonardo ,se não fosse o inconveniente do teu ser uma brasa eu te indicava instalar um gnv.Os air cooled que eu fiz ,tanto de 1 ou 2 carburas ficam muito bons.Até ja vi umas com cilindro instalado no banco traseiro e no compartimento traseiro.Uma solução que eu tentei para instalar no meu foi usar cilindros de moto em baixo do banco.Mas foram proibidos e eu desisti pois eu não quero agregar mais peso .Tenho tudo menos o cilindro.Como o preço do gnv no meu caso não ia compensar pois rodo pouco deixei no stand by por enquanto .qualquer dúvida pode contar comigo.

Antonio carlos
06-10-2007, 22:45
leonardo quanto ao consumo leve em consideração o ar um pouco rarefeito do teu estado e o clima seco .Temperaturas mais altas aliadas ao ar seco acabam por fazer se consumir mais gasolina para deixar a estequiometria correta e pelo fato do consumo aumentar pois o oxigenio que está na fómula da gasolina entra na combustão no que falta no ar atmosférico do distrito federal

henrique gonçalves
06-10-2007, 23:00
ola pessoal. sou novo por aqui e tenho uma duvida que não sai da minha cabeça...
meu motor é um 1300 carb. simples...
da pra mim por carburação dupla? uma de cada lado correto..
se sim.. quais comprar para por no lugar??
obs: o motor ta original e vou refazer ele todo agradeço por todas as dicas de motor e carb.:p

fuzaro turbo
07-10-2007, 0:26
ola pessoal. sou novo por aqui e tenho uma duvida que não sai da minha cabeça...
meu motor é um 1300 carb. simples...
da pra mim por carburação dupla? uma de cada lado correto..
se sim.. quais comprar para por no lugar??
obs: o motor ta original e vou refazer ele todo agradeço por todas as dicas de motor e carb.:p

da sim
os carburas sao os mesmo q usam na dupla ou sejam solex 32.
o que vc preciza de difente sao os coletores de admissao q vai no cabessote de 1 entrada só e naum o de duas q vao nos 1600.