PDA

Vizualizar Versão Completa : Bloco: motor Tork vs. AS41 e AS21

mucke1979
20-07-2006, 21:48
Os motores Tork eram feitos com o bloco AS41?

O bloco AS21 foi fabricado no Brasil?

Abraços!

felipedmori
20-07-2006, 22:06
o meu bloco antigo que estava trincado era AS21, o novo que eu comprei é AS41

matheusbat
20-07-2006, 23:31
aonde eu verifico qual dos modelos é? em q parte do bloco?

Qual as principais diferenças entre ambos???

Valew!!!
T+

Rafael_MO
20-07-2006, 23:32
Fala cara!
Olha, até onde eu sei, s blocos "Tork" foram sim feitos em AS41. Vi um em uma loja de motores a base de troca, via inscrição AS41 e o cara me disse que era o "Tork".
Abraço.

mucke1979
24-07-2006, 17:03
A inscrição está no próprio bloco. Com o motor montado fica difícil de ver, mas em desmanches é bem tranqüilo. Ele está escrito AS 41 e do lado tem o símbolo da VW.

Segundo algumas pessoas, o bloco AS41 foi feito de uma liga que resiste melhor ao calor. O AS21 também é feito de uma liga especial, mas parece que o material é mais leve quando comparado ao AS41. Eu não lembro com exatidão agora, mas parece que haviam outras qualidades do AS21, de maneira que era muito indicado para preparações. Alguém poderia confirmar isso (talvez o fusca_74?)...

Pelo que li em outro fórum e de acordo com o nosso colega Rafael_MO, o Bloco Tork AS41 admite uma segunda válvula de controle de pressão do óleo, ficando idêntico ao bloco do SP2.

Será que no bloco AS21 isto também é possível?

Outra: alguém tem o esquema de circulação do óleo do SP2?

Abraços!

fusca_74
25-07-2006, 7:05
A inscrição está no próprio bloco. Com o motor montado fica difícil de ver, mas em desmanches é bem tranqüilo. Ele está escrito AS 41 e do lado tem o símbolo da VW.

Segundo algumas pessoas, o bloco AS41 foi feito de uma liga que resiste melhor ao calor. O AS21 também é feito de uma liga especial, mas parece que o material é mais leve quando comparado ao AS41. Eu não lembro com exatidão agora, mas parece que haviam outras qualidades do AS21, de maneira que era muito indicado para preparações. Alguém poderia confirmar isso (talvez o fusca_74?)...

Pelo que li em outro fórum e de acordo com o nosso colega Rafael_MO, o Bloco Tork AS41 admite uma segunda válvula de controle de pressão do óleo, ficando idêntico ao bloco do SP2.

Será que no bloco AS21 isto também é possível?

Outra: alguém tem o esquema de circulação do óleo do SP2?

Abraços!

Os fuscas americanos da década de 70 vinham todos com circuito de óleo com duas válvulas para regular a pressão. Se tivesse scaner postava as fotos. Eu creio que o bloco do SP2 tenha essas duas válvulas para regular a pressão. Vou ver se consigo scanear a página do livro que eu tenho. Todos os blocos AS41 que se vê nos EUA, até onde sei, são com duas válvulas reguladoras de pressão.

No livro VW interchange manual fala algo sobre o AS41 em relação ao AS21, vou ver o que consigo sobre isso.

Só a titulo de curiosidade, no no livro citado acima, o autor fala que quando se compra o jogo de juntas para o motor vem o retentor somente para uma válvula para regulagem da pressão do óleo. Por que será isso???

ABS,

Cristiano.

Gump-GTI
26-07-2006, 9:46
alguem sabe dizer em que anos sairam cada bloco?

meu motor eh um 1300 1975 gasolina

fusca_74
26-07-2006, 12:54
Tirando do livro que citei acima,, na página 74 e 75:

"Um dos maiores debates é em relação ao material utilizado nos ultimos modelos de blocos da VW. No lado do carter de cada bloco (adjacente ao volante do motor) tem um código onde pode ser lido AS41 ou AS21. Esta é uma referência para o material utilizado no processo. VW fez a mudança do material utilizado no processo de fabricação do bloco para AS41 em Agosto de 1970 (provavelmente nos EUA somente) pois o mesmo material oferecia melhor resistência ao calor, que é o inimigo número um dos motores refrigerados a ar. Em 1975, com a inclusão dos motores com injeção eletrônica e combustível no mercado americano a principio, a fabrica iniciou a fabricação de blocos com o material AS21 (blocos para injeção eletrônica podem ser facilmente identificados por ter o local da bomba de combustível indisponível). O AS41 se caracteriza por ser mais mácio que o AS21 e, por essa razão, existem muitos -- como o conhecido Gene Berg -- que acreditam que o último modelo é uma melhor escolha. Berger fez algumas investigações e descubriu que a fabrica considera o bloco em AS41 como um bloco onde não é possível realizar retifica, se ele sofre alguma deformação que deve ser recuperada por usinagem, então o bloco deve ser descartado. Berg tamém descrubiu que o AS21 resiste melhor a problemas devido a temperatura. Hoje em dia, apesar de toda a teoria citada, os blocos em AS41 continuam disponíveis e sendo utilizados em aplicações para motores com desempenho sem problemas. Entretanto, o AS 21 é sem dúvida um material melhor, e pode ser utilizado em motores de alto desempenho que não trabalham por longas kilometragens ou uso prolongado em auto-estradas, isto mostra que existe um pouco de resistência em relação ao uso do AS41."

Sobre a segunda válvula de óleo, a mesma fica no lado do volante do motor, mas fica no lado oposto ao onde se tem a primeira válvula. A primeira válvula, que é a que temos em nosso motor, tem a finalidade de ser básicamente termostática, visto que quando o óleo esta frio a pressão é maior e ela se abre possibilitando o aquecimento mais rápido do motor, e quando o óleo esquenta a mesma se fecha, pois a pressão diminui, fazendo o óleo circular para o radiador de óleo. A segunda válvula fica no fim do circuito de óleo, como se fosse o retorno de óleo para o carter, que quando se tem uma válvula apenas retorna por essa mesmo (váluvla de três vias). A finalidade da segunda válvula é quando o motor está em altas rotações, manter a pressão no circuito de óleo constante, não fazendo com que ela suba em demazeado, e mantendo as galerias com praticamente a mesmea pressão, pois pelo fato da bomba de óleo ser do tipo engrenagens, com o aumento da rotação ocorre o aumento da pressão e da vazão.

Os blocos com duas válvulas foram fabricados tanto em AS41 com em AS21, mas acho que no Brasil foram utilizados somente no SP2.

ABS,

Cristiano.

mucke1979
26-07-2006, 20:22
Boa Cristiano.

É importante falar sobre os blocos, pois isso pode pesar numa escolha de compra.

Segundo o Chico Biela, no fórum fuscafloripa, o bloco AS41 dos motores tork das últimas kombi a ar, vinham com espaço para a segunda válvula de óleo, mas não era usinado. Já os blocos exportados são todos com a segunda válvula de óleo (assim ficamos com blocos meia boca e os gringos com blocos de melhor qualidade). No Brasil, só mesmo no SP2 tínhamos esse esquema de duas válvulas de óleo.

Será que tem como saber quais anos/modelos/prefixo de motor foram produzidos blocos AS21 e AS41?

Será que vale mais a pena pegar um bloco AS41 novo ou um AS21 usado para iniciar uma preparação envolvendo aumento de cilindrada?

Abraços!

fusca_74
27-07-2006, 7:33
Boa Cristiano.

É importante falar sobre os blocos, pois isso pode pesar numa escolha de compra.

Segundo o Chico Biela, no fórum fuscafloripa, o bloco AS41 dos motores tork das últimas kombi a ar, vinham com espaço para a segunda válvula de óleo, mas não era usinado. Já os blocos exportados são todos com a segunda válvula de óleo (assim ficamos com blocos meia boca e os gringos com blocos de melhor qualidade). No Brasil, só mesmo no SP2 tínhamos esse esquema de duas válvulas de óleo.

Será que tem como saber quais anos/modelos/prefixo de motor foram produzidos blocos AS21 e AS41?

Será que vale mais a pena pegar um bloco AS41 novo ou um AS21 usado para iniciar uma preparação envolvendo aumento de cilindrada?

Abraços!

Bom,

Pelo que vi os blocos com AS21 foram utilizados a partir de 1975 nos EUA, a partir dos primeiros motores com injeção eletrônica. A vantagem dos mesmos lá é que eles tem um reforço na parte posterior, onde fica o volante, para evitar que o bloco rache naquele ponto. Creio que a informação do Chico Biela procede e muito, visto que estes blocos são exportados para os EUA como peças de reposição, e lá, antes da década de 70 todos os motores VW refrigerados a ar tinham o sistema com duas válvulas.

Agora a dúvida em relação a segunda válvula é qual a mola que deverá ser utilizada na mesma. Pelo que sei, a pressão na qual a mola deve abrir é de 42 PSI.

ABS,

Cristiano.

Salvatori
25-02-2008, 20:16
http://www.cwgsy.net/private/ramva/tech.htm

achei esse link interessante no google.
estava pesquisando os blocos com liga as21 e as41.
Sou o feliz proprietário de um as21 prefixo UG (kombi 1600 gasol)
aBRAÇO AÍ!
Espero que sirva a informação.

Salvatori.

Marçal
14-03-2008, 22:25
Informações importantes essa sobre blocos de motores a ar, acho importante saber essas diferenças principalmente para quem quer montar algo mais forte que o orignial e prima por um motor durável.

Um dia a gente chega lá com certeza!!

BETO SP2
14-03-2008, 23:25
(...) "Os blocos com duas válvulas foram fabricados tanto em AS41 com em AS21, mas acho que no Brasil foram utilizados somente no SP2."

Cristiano,
Se os blocos foram feitos tanto em AS21 quanto AS41, você saberia nos informar qual deles foi utilizado no SP2?
Um abraço a todos.
Beto

Salvatori
14-03-2008, 23:29
Informações importantes essa sobre blocos de motores a ar, acho importante saber essas diferenças principalmente para quem quer montar algo mais forte que o orignial e prima por um motor durável.

Um dia a gente chega lá com certeza!!

Opa!
Bem nessas cara. uma boa leitura não faz mal a ninguém..
Não deve ser novidade.. desculpe.. mas o site do www.geneberg.com (http://www.geneberg.com) tb tem boas informações sobre o assunto.
Gostaria de dizer que eu ERA proprietário de um bloco as21.. diga-se de passagem, aguentou um pau federal segundo o antigo dono do carro.
Fundiu o vira... bemm .. o bloco tava na ultima medida todo sulcado pelo mancau do vira que tava com uma folga cronica.. ou seja. foi pro lixo.
depois de uma extensa procura pelo dito bloco as41 novo que nada mais é que o original vendido na consecionaria.. descobri que não estão sendo vendidos nesse periodo por problema de "controle de qualidade.." dito pelos proprios vendedores na vw .
então agora sou o feliz proprietario de um bloco autolinea std..
se não fosse bonzinho esse bloco a empi e bugpack não estariam vendendo.
as informações são de que não aguetam preparações EXTREMAS. tipo 2.5 T de arrancada.. mas tb .. aí neguinho ta forçando a amizade..;)
pra andar na rua acho que da e sobra.
Abraço e bom fim de semana.
Salvatori.