PDA

Vizualizar Versão Completa : Alcoolizei a fuca, finalmente!

Serginho
19-05-2009, 19:21
Meio que na base do "copia e cola" deixei lá no FFB e posto aqui tbm.

Então, já comentei em outro tópico mas gostaria de abrir um só ter uma posição da galera qto a config de giclês, lembrando que se trata de um 1600 com solex 32(sem banho de níquel, por enquanto), 33x8, comando do bx à álcool, distribuidor de álcool, cornetas e estou usando a fórmula de 3x1: 3L de álcool pra 1L de gasolina.

Princ - 160
Ar - 110
Inj - 55
Lenta(apanhei um pouco achando que tinha que arregaçar mas me enganei) - 50
Venture - 22mm
Ponto com 15 graus

Montei tudo, "sequei" o tanque e coloquei 9L de álcool e 3 de gasolina. Bati na chave e ... vruuuum ... fui dar uma volta e nada de falha. O giro sobe com vontade e o desempenho melhorou consideravelmente!
Agora é ver as velas(por enquanto não troquei, ficando com as bp5 por estar com a taxa original de gasolina) e o consumo.
Fica a dica, só destacando que, como costumo dizer, cada motor se comporta de um jeito e a regra é da tentativa e erro. Dei sorte então pensei em compartilhar com vcs pq, afinal de contas, fiz essa mudança com as dicas daqui e do FFB.

Vlw!

PS: Peço desculpas pelo copia e cola(F4ExFFB) é que é mais rápido hehehe

Antonio carlos
19-05-2009, 23:00
bo amigo,fica bom fazer o flex.Tanto que ao inves de usar 100% de alcool ,mantive a proporção de 70%.Vai ajustando pq pode melhorar mais.Abraços

Gump-GTI
20-05-2009, 1:42
bacana d+ hein serginho..

Acho que os gicles vao ficar por aí mesmo entao.. ja que nao tem falha, basta olhar a coloração das velas qdo andar por muito tempo de pé embaixo.. pra descobrir se nao ta com falta em alta...

aí so vai mexendo no de alta mesmo...

Serginho
20-05-2009, 3:53
bo amigo,fica bom fazer o flex.Tanto que ao inves de usar 100% de alcool ,mantive a proporção de 70%.Vai ajustando pq pode melhorar mais.Abraços

Opa Antonio, tudo bacana?
Cara, fico me perguntando aqui pq não fiz isso antes ...
Não esperava esse resultado assim de primeira, achava que ia ser uma falhação do kct, no início, um monta e desmonta do inferno mas que nada, muito tranquilo, além de ficar um tesão pra andar!
Li muito sobre seu carro, do Fabricio, Flatsuda e mandei bala, como comentei em outro tópico.
Minha dúvida mesmo foi com relação a marcha lenta. Coloquei um giclê 60 e o parafuso da mistura ficava quase caindo de tão aberto, fora o motor bem acelerado. Fui baixando, baixando até chegar no 50 e arredondar. Maluca essa giclagem não acha?
Aproveito pra deixar pra galera a config original dos modelos à alcool pós 1992 pra quem quiser se aventurar ou acertar a carburação:

Motor série UK:

Cód. dos carburadores - 040.129.027.49 e 040.129.028.49
Venture - 22mm
Princ. - 157.5
Ar - 125
Lenta - 62.5
Tampinha da flauta - 200 (os meus são 100)
Injetor - 70
Agulha - 151

E é isso, agora é ver as velas e fazer o ajuste fino.

Abração cara e obrigado pelas dicas!

Serginho
20-05-2009, 4:12
bacana d+ hein serginho..

Acho que os gicles vao ficar por aí mesmo entao.. ja que nao tem falha, basta olhar a coloração das velas qdo andar por muito tempo de pé embaixo.. pra descobrir se nao ta com falta em alta...

aí so vai mexendo no de alta mesmo...

Então Gump, embaçei pra caramba pra fazer essa mudança até que, ontem, resolvi arriscar.
Como vc pode ver não segui a tabela, fui mesmo pela experiência da galera daqui, que mistura gasolina, e acabei ficando num meio termo.
Logo mais tiro as velas e espero ver um marronzinho bem simpático nelas hehehe
Acabei, meio que sem querer, fazendo como o Vader que mudou pro álcool em pleno inverno.
Logo agora que começou a esfriar por aqui eu cismei em socar álcool no tanque ... e olha que fiz tudo de cara limpa:smilewinkgrin:
Abração cara!

André
20-05-2009, 7:04
Então Gump, embaçei pra caramba pra fazer essa mudança até que, ontem, resolvi arriscar.
Como vc pode ver não segui a tabela, fui mesmo pela experiência da galera daqui, que mistura gasolina, e acabei ficando num meio termo.
Logo mais tiro as velas e espero ver um marronzinho bem simpático nelas hehehe
Acabei, meio que sem querer, fazendo como o Vader que mudou pro álcool em pleno inverno.
Logo agora que começou a esfriar por aqui eu cismei em socar álcool no tanque ... e olha que fiz tudo de cara limpa:smilewinkgrin:
Abração cara!
Muito bom cara! Tem q aproveitar o inverno mesmo! Em alguns lugares o alcool tá 0,99 isso em postos de bandeira boa, Shell, BR.... No começo com o Azulão fazia o E85 (15% de gasosa e 85 % de cachaça) Agora tô usando 100% cachaça e sem partida a frio!

André Torneiro

flatsuda
20-05-2009, 7:24
Serginho, fico feliz que a troca de experiencia, tenha lhe ajudado nessa empreitada, continue acompanhando o forum que logo voce toma coragem e coloca 100% de alcool, o coletor curto é o melhor na minha opinião, com esta atual configuração alterando apenas o principal +- 175, voce conseguirá andar somente com alcool. Atente para a regulagem de abertura dos carburas, eles tem que abrir por igual.!!!!

maschio_ctba
20-05-2009, 8:30
Bom dia pessoal !!!!

bem interessante isso hein... Me diz uma coisa colega, a minha brasoca tá com o motor recem saido da retifica. Atualmente rodo na gasolina e to usando a giclagem original da brasilia com dupla 32. Será q posso usar a alcool na proporção 70/30 mesmo com venturi 24 ? Com o preço do alcool bem copensa fazer isso né, ainda mais q eu rodo bastante. O carro tá mto filé p/ andar, só tenho medo de dar akelas falhadeiras e etc... meu distribuidor é original do gasosa e uso platinado.

Um abraço a todos..

flatsuda
20-05-2009, 9:07
dá sim, começe com:
principal 200
lenta 65
injetor 70
ar 110
o seu já é o coletor curto, estava com a ignição mas o distribuidor pifou, e já tem uns 4 meses que rodo com platinado(gasolina) anda bem um pouco menos esperto, mas anda bem, com ponto de 15 graus adiantado.
Com essa configuação dá para andar puro.

Serginho
20-05-2009, 9:16
Muito bom cara! Tem q aproveitar o inverno mesmo! Em alguns lugares o alcool tá 0,99 isso em postos de bandeira boa, Shell, BR.... No começo com o Azulão fazia o E85 (15% de gasosa e 85 % de cachaça) Agora tô usando 100% cachaça e sem partida a frio!

André Torneiro

Valeu André!
Bem lembrado o E85 hein, tinha até esquecido que os caras lá fora usam essa "fórmula" ...
Por enquanto vou ficar com essa mistura enquanto não mudo de vez pro álcool, com troca de tanque, uma lavada de níquel e um gas na taxa.
Mesmo com pistão côncavo me surpreendi com o desempenho, muito bom mesmo!
Como eu disse, fiquei cabreiro com o giclê de lenta indicado na tabela e de muita gente que usa ele grande. Começei acertando por ele mas o parafuso da mistura ficou praticamente solto e o motor bem acelerado. Só ficou bão mesmo com 50 ...
Abraço brother!

Serginho
20-05-2009, 9:27
Serginho, fico feliz que a troca de experiencia, tenha lhe ajudado nessa empreitada, continue acompanhando o forum que logo voce toma coragem e coloca 100% de alcool, o coletor curto é o melhor na minha opinião, com esta atual configuração alterando apenas o principal +- 175, voce conseguirá andar somente com alcool. Atente para a regulagem de abertura dos carburas, eles tem que abrir por igual.!!!!

Valeu Flatsuda!
Então, antes de começar a rodar 100% no álcool tenho que fazer todas as mudanças necessárias pra não ter dor de cabeça com tanque desintegrando e carbura desmanchando:D né cara ... queria mesmo ver se eu ia acertar ou não, agora ... me segura hehehe
O que achei muito dá hora foi minha garagem cheirando álcool ... agora e juntar uma grana e trocar o kit.
Abração e obrigado pelas dicas!

Serginho
20-05-2009, 10:04
Bom dia pessoal !!!!

bem interessante isso hein... Me diz uma coisa colega, a minha brasoca tá com o motor recem saido da retifica. Atualmente rodo na gasolina e to usando a giclagem original da brasilia com dupla 32. Será q posso usar a alcool na proporção 70/30 mesmo com venturi 24 ? Com o preço do alcool bem copensa fazer isso né, ainda mais q eu rodo bastante. O carro tá mto filé p/ andar, só tenho medo de dar akelas falhadeiras e etc... meu distribuidor é original do gasosa e uso platinado.

Um abraço a todos..

Bom, eu tô aqui mais pra aprender com a galera do que dar palpite qdo se fala em rodar no álcool, de qualquer forma faz mais menos o que fiz, sem arreganhar muito o de alta e mudando seu venturi 24 por um 22mm. Acho que fica bom sim(a relação de giclês quie postei é de uma tabela original VW, pode seguir ela tbm).
Na dica do Flatsuda creio que é botar álcool e sair rodando, sem medo de falhas, só ficando de olho no consumo pq seu carro, assim como o meu, que é originalmente à gasolina uma giclagem errada pode não valer a pena no final das contas, não compensando a troca.
Como nunca fiz 12km/L na gasolina, se eu fizer 6 no álcool pagando menos da metade do preço da gasosa e andando do jeito que está ... kct, tá mais que excelente ...
Vlw aí e boa sorte.

zurc tacos
20-05-2009, 17:40
Pelo q eu vi, vcs mudam o combustível apenas fazendo alguns ajustes no carbura. É isso mesmo? Isso funciona no monocarburado? Desculpem minha ignorância..

flatsuda
20-05-2009, 20:02
quando o meu era monocarburado, rodava normalmente com até 50% de alcool na gasolina, mas pra mim não compensa, não rodo muito. Quando o motor está frio é ruim de lenta e falha um pouco até esquentar. Com o afogador isto se resolve.

Serginho
21-05-2009, 4:26
Pelo q eu vi, vcs mudam o combustível apenas fazendo alguns ajustes no carbura. É isso mesmo?

É sim, mas não o ideal!
O correto é o aumento da taxa, carburação própria(niquelada), tanque plástico ou com alguma proteção anticorrosão e velas 1 ou 2 graus mais frias pra se obter o máximo de rendimento e uma boa autonomia com esse combustível.

Serginho
22-05-2009, 20:30
Pessoal, depois de rodar 60 km venho deixar minha impressão sobre essa mistura.
O carro tem um desempenho bem melhor, continua sem falhas, como na gasolina pura e o consumo ficou mais ou menos como eu esperava: 5.3L/km usando a proporção de 3lt de ácool pra 1 de gas. Acho que pra um primeiro momento, sem um ajuste fino e tal, tá bom.
Fui olhar as velas e elas estão bem brancas.
Lembrando a giclagem:

Pr 160
Ar 110
Inj 55
Lta 50
Vent 22
Motor à gasolina!

O coletor(longo) gela absurdamente e na segunda feira mudo pro curtinho de Kombi/Variant pra ver se melhora um pouco esse consumo, por ele ficar menos gelado, acho eu.

De resto, tudo perfeito!

Minha dúvida agora é com as velas muito brancas. Mudo pra um grau mais fria?

Vlw

flatsuda
22-05-2009, 22:00
velas brancas, é sinal de falta de combustível,... cuidado para não superaquecer o motor, o ideal é marrom claro.

Serginho
23-05-2009, 3:10
Tenho esse cuidado sim cara. Como estou rodando muito pouco com o carro acho que é tranquilo. Rodei esses 60km/L em 5 dias e dentro do bairro, sem moer muito:)
Mas e aí, como melhorar essa mistura?

flatsuda
23-05-2009, 7:15
para o venturi 22 não está fora a medida, mas no seu caso é melhor aumentar o principal, esperimente o 170, a lenta coloque o 60, o coletor curto melhora(brasilia)

André
23-05-2009, 9:26
Esse coletor longo é complicado mesmo, pra performance é bom mas pra economia não! Um artifício q eu uso com o Azulão é ligar o carro, deixar esquentando uns 2, 3 minutos daí desligo deixo uns 2, 3 minutos e ligo de novo. Coisa de louco né???hahahah!!! É q com a passagem dos gases o coletor sempre esfria, mas qdo vc desliga os gases param de passar e calor dos cabeçotes aquecem os coletores! Qdo ligo de novo ele fica lisinho....sem falhas!

André Torneiro

Serginho
23-05-2009, 12:14
Tenho um amigo com os coletores de Puma encostado na oficina, mas reparando no tamanho ... praticamente igual, acho que por ser de aluminio deva segurar melhor a caloria e até valha a pena a troca ...
Uma outra dúvida sobre o coletor curtinho, só ele já ajuda a "escurecer" um pouco as velas, enriquecendo a mistura ou vou ter que mexer no principal tbm? Tô achando que vai ficar gastão demais hein ...
E as velas? estou com as originais(bp5). Umas bp6 seria jogar dinheiro fora?

Serginho
23-05-2009, 12:18
Esse coletor longo é complicado mesmo, pra performance é bom mas pra economia não! Um artifício q eu uso com o Azulão é ligar o carro, deixar esquentando uns 2, 3 minutos daí desligo deixo uns 2, 3 minutos e ligo de novo. Coisa de louco né???hahahah!!! É q com a passagem dos gases o coletor sempre esfria, mas qdo vc desliga os gases param de passar e calor dos cabeçotes aquecem os coletores! Qdo ligo de novo ele fica lisinho....sem falhas!

André Torneiro

Faz sentido né cara ahuahauha
Mas em funcionamento a neve cai no coletor de novo né, ou não?
Todos falam mas nunca imaginei que congelava tanto, kct!

flatsuda
23-05-2009, 18:08
o coletor curto é melhor só com alcool, pois quando tira o pé do acelerador e depois pisa ele não dá aquela falhada ou refulga o motor desenvolve normalmente. No meu caso ele até anda bem com o 180, mas se estiver carregado não sustenta velocidade é ruim nas retomadas, já com o atual 220 é só pisar de leve e ele responde bem, mais prazeiroso, sente que tem muito motor além de ser mais economico, pois não precisa pisar fundo no acelerador.
esperimente aumentar apenas a lenta para 60.
andei uns 3 meses com o BP5HS, depois coloquei o BP7ES e não notei muita diferença, apenas um motor mais liso.

Serginho
23-05-2009, 18:31
Legal Flatsuda!
Lembro tbm de vc falando sobre a mudança de 5 pra 7 e não ter notado diferença.
Ainda sobre os graus da vela, mudaria alguma coisa qto a temperaura do motor, pela taxa muito baixa ou não tem nada a ver, sendo importante somente num motor à alcool original? Não notei nada de anormal qto ao aumento da temperatura ...
Outra coisa que reparei é que um pentelho de mexida no distribuidor já faz uma diferença grande e outra, se adianto muito nem dá tempo de bater pino pq na partida, o motor já vira pesado de cara!
Com 15 graus está acontecendo isso e meu distribuidor é de álcool, fica bem arisco ao menor toque no acelerador mas vira pesado na hora de ligar ... daí eu volto uma casca e já fica estranho qdo saio acelerando bem na manha, o avanço à vácuo tá blz, tem alguma idéia do possa ser?

Voltando ao aquecimento do coletor e viajando forte na maionese:
E se colocasse uma junta de cobre de uns 3mm no lugar da de papel, entre o cabeçote e o coletor? Não teria uma transferencia de calor bem maior? Tô pensando seriamente em mandar fazer um parzinho ...

Tava estranhando que estava tudo sendo muuuuuito simples e fácil hehehe
Obrigado cara.

flatsuda
23-05-2009, 19:07
no forum tem umas explicações a respeito do grau térmico das velas, vou dar uma olhada....
um motor com taxa de gasolina é necessário que o ponto seje mais adiantado, cerca de 15 graus, pode variar de um motor para outro, tem que ir testando mesmo, até o melhor possível.
eu uso o coletor da brasilia sem o suplemento de baquelite, ele fica mais proximo do cabeçote. Acho muito interessante ir testando outras formas pois quem sabe não fica bom!!!

Serginho
24-05-2009, 2:10
Pois é cara, bem que dei uma revirada no fórum pra achar alguma coisa relacionada a "velas x motor à gasolina rodando com álcool" mas não achei nada. Além de não ser muito comum nem todos concordam com esse tipo de "adaptação" por isso a falta de mais detalhes.
Mas é isso, amanhã boto os coletores baixos, aumento o principal e vou torcer pra não aumentar muito o consumo, que será até normal, nesse meu caso, pelo que disse o Fabricio, se não me engano.
Obrigado mais uma vez,
Abração!

luiz
24-05-2009, 8:54
Flatsuda,

Ontem a oite eu postei uma pergunta no tópico que fala das velas, por acaso, por causa de uma outra duvida que tenho com relação a abertura com a bobina de MI que estou usando.

É esse aqui: http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=72

flatsuda
24-05-2009, 9:59
respondendo a sua dúvida....

Lendo um tópico no Orkut da 4ever deparei com um comentário do Master Vader sobre abertura das velas então resolvi tirar duvidas?

Comentário:
“A bobina pode ser nestes dois casos, a do MI, a Vermelha original da Bosch (sigla KW), ou até mesmo uma Accel ou MSD Blaster 2 de alta potência.
Com estas bobinas, pode-se aumentar um pouco a abertura dos eletrodos de vela, passando-os para 0,9mm por exemplo.”

Duvidas:
1. Utilizando bobina da Accel Super Coil que gera 45.000V e velas com grau 8, sendo motor 1600/turbo, qual seria a melhor abertura dos eletrodos recomendada?
2. Com abertura maior irá gerar maior centelha, melhor queima, mas poderia gerar falha na mesma?

http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1586&highlight=abertura+velas

flatsuda
24-05-2009, 11:07
de uma olhada ....
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=633&highlight=abertura+velas
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1541&highlight=abertura+velas

Serginho
27-05-2009, 1:13
Coletor baixo instalado.
Nem imaginava que teria que encurtar tanto as varetas ... quase que não dá certo.
Coloquei 55 na lenta(tinha ele aqui) e as velas já estão num marrom claro, gostei.
Uma coisa que reparei é que os parafusos da mistura ficam quase caindo pra poder ficar com uma lenta bacana, pq será hein?

Gump-GTI
27-05-2009, 1:24
poe o 57,5 pra ver se precisa abrir menos o parafuso da lenta...

vc chegou a rodar com esses carburadores na gasolina? se nao, pode ser entrada falsa que faz ter que abrir mto os parafusos de mistura...

Serginho
27-05-2009, 2:32
Opa Gump,
Então, rodava com eles na gasolina sim e estão zerados.
Olhando minha "coleção" de gicles, agora a noite, acabei achando uns 70 ... só que já acho exagerado né ...
Vou comprar os 57.5 ou os 60 pq vai ficar entre esses dois mesmo.
E eu hoje indo num Carrefour aqui perto, onde eles acabaram de inaugurar um posto de gasolina(Shell), o álcool está com o singelo preço de 1,029 impresso na faixa, logo acima das bombas. Chegando pra abastecer, olho na bomba e vejo: 0,99! Perguntei pro frentista se era isso mesmo e ele disse que sim e que não era promoção, só faltava colocar o preço novo nas faixas .... fods:)

flatsuda
27-05-2009, 9:55
porque 55 é muito pequeno, cuidado para não perde-lo!

Gump-GTI
27-05-2009, 12:49
caramba, 0.99!! hueahuehaea

aqui em belo horizonte o mais barato tá 1.31 e eu ja tava achando ótimo!!

meu carro ta com o 65 e eu to doido pra baixar pra 62, mas to esperando juntar grana pra abrir ele e ja colocar o principal 200 (que ja tenho guardado) e uma agulha maior...

Serginho
27-05-2009, 18:23
porque 55 é muito pequeno, cuidado para não perde-lo!

O que eu disse que ficava quase caindo era o parafuso da mistura, não o gicle:D

Coletor curtinho instalado e que espetáculo hein! So pude testar pra valer hoje ... que diferença! Coloquei alcool praticamente puro, só pra ver no que dava, e não é que ficou bom?

Serginho
27-05-2009, 18:39
caramba, 0.99!! hueahuehaea

aqui em belo horizonte o mais barato tá 1.31 e eu ja tava achando ótimo!!

meu carro ta com o 65 e eu to doido pra baixar pra 62, mas to esperando juntar grana pra abrir ele e ja colocar o principal 200 (que ja tenho guardado) e uma agulha maior...

Então, acho que sou eu que estou por fora do preço de álcool, pq reparando melhor, tem muitos postos(Shell) vendendo a esse preço. Passei por alguns Shell e num outro Carrefour tbm e todos à 0,99.
Preço padrão aqui no bairro onde moro é de 1,09 pra todas a bandeiras, menos Ypiranga, ô combustível caro desses caras, 1,19 pra mais, dependendo do bairro ... Não sei como eles aguentam a concorrência de Texaco, BR, Shell, Esso ... e de quebra um Repsol(ótima gasolina) um pouco mais longe ...

flatsuda
27-05-2009, 20:35
[quote=Serginho]O que eu disse que ficava quase caindo era o parafuso da mistura, não o gicle:D
É ESTE MESMO, AQUELE QUE TEM A MOLINHA, SE O GICLE FICAR SOLTO, É DIFÍCIL DE REGULAR A LENTA É COMO ENTRADA DE AR FALSA.

Serginho
08-06-2009, 3:43
Galera, aumetei o gicle da lenta pra 70!!!
O parafuso da mistura fica agora na metade da rosca +/-, e a lenta continua uma beleeeeza, só que as velas ... brancas!
Consegui num ajuste chegar a um marrom muuuuito claro, nada mais.
Onde estou errando kct:) será que é a proporção de gasolina muito baixa?
Notei que o motor está esquentando menos, não tenho marcador de temp. mas só de encostar o óleo na mão, depois de rodar bastante, já deu pra perceber. Será mesmo?

flatsuda
08-06-2009, 21:58
no meu caso verifiquei que a agulha depois de rosqueada até o fim, retorna 1 volta e meia.

flatsuda
08-06-2009, 21:58
gicle 62,5.

Serginho
09-06-2009, 0:44
Blz cara,
Valeu mesmo!

Gilson.tere
10-06-2009, 21:03
Infelizmente tamanho de gicle vai de carburado eu por ex. rodava com minha mecanica 1800 com par de buras do 1300 alcool usando gicle principal 150 de ar 115 injetor 55 lenta nao me lembro venture 24 fazia 6 kml 100% alcool usando coletor longo com taxa de 9:1 com o coletro longo quente e ruim de pegar. Agora montei um 1600 para turbinar onde vou usar esses mesmos buras jah funciono na banca vi que tenho de bacar o gicle de ar pois esta ficando acelerando em lenta e com os parafuso de mistura muito aberto. o Ideal para poder fazer uma mistura correta aconselho instalar uma sonda no escapamento e monitorar a mistura. Facil de fazer o teste consiga um trecho de subida e engat 4 marcha a 40kh e pise no fundo deixe que o carro va desnevolvendo a sonda tem de marca no multimrtro usaando a escala de 20k 0,86 isso usando alcool unico jeito de mistura perfeita sem quebra. Outra coisa ponto para alcool seu carro foi uma conversao original dos gasolina e 10º adiante para 16º vai postando ai assim que por meu motor no carro e comecar os testes de mistura vou informando aqui Gilson

Serginho
11-06-2009, 0:50
Queria muito colocar sonda só que uso 4x2. Duas sondas acho que nem rola ...
No meu caso a mudança foi só ponto, coletor curto e giclês, o motor é originalmente à gasolina e já rodava com comando e distribuidor de Gol BX à álcool.
Não uso álcool puro, fico numa mistura de 4/1 mais ou menos ...
Queria entender o pq das velas brancas uma vez que estou com a mistura até um pouco rica, tendo como parâmetro a giclagem que uso:
Princ 160
Ar 110
Inj 55
Lenta 70
Vent 22
Valeu a dica e a gente vai trocando experiências.
Abrs!

Gump-GTI
11-06-2009, 11:24
ta rico mesmo.... estranho

eu usando 65 de lenta e 190 de principal, no venturi 24 no 1600 com w110 e alcool puro elas ja ficavam num marrom até escuro d+

Gilson.tere
11-06-2009, 14:50
a coisa mais facil e por uma sonda retire seu 4x2 vc vai soldar uma porca de homocinetica de passat antigo de sextavado numero 28. vc olha onde sai as duas ponteiras do escapamento solda esta porca no meio dos dois no abafador do 4x2(divida o meio tanto na largura quanto na altura pois assim a ponta da sonda vai ficar no meio dos dois tubos). coloque a sonda virada pro lado da saia outro detalhe nao passe os fios que vai ir da sonda para o multimetro perto dos cabos de velas, distribuidr e da bobina, de preferencia as sondas de 4 fios onde vc vai ligar o fio cinza no - do multimetro o preto no + do multimetro e um branco vc liga em algum terra do carro e outro num positivo (esses dois frios brancos sao para facilitar as leituras eles servem com um pre-aquecimento da sonda) quanto ao deste de 4 marcha a 40km se vc tiver dificuldade pode tb ser feito de 3 marcha o ideal e fazer este teste da seguinte forma vc estabiliza a velocidade a 40km com o rpm em 1000 e vc segura o pem em baixo ateh o limite de giros o seu carro sempre com uma segunda pesso no passa geiro anotando a leitura do multimetro para seu carro esta bem alimentado volto a frizar tem de dar 0,86 desde os 1500 rpm ate um ex os 6000rpm isso com o peh cravado no fundo o tempo inteiro e se possivel usando 100% de alcool pois o parametro para 100% gasolina e de 0,82 na sonda qualquer duvida e soh perguntar um abracao a todos gilson