Vizualizar Versão Completa : Temperatura do Óleo
JamesTKirk
16-07-2006, 0:17
Ola a todos
Sou novo aqui no site mas tenho acompanhado a evolução do mesmo a algum tempo.
Tenho um fusca 76 1500 a +- um ano (meu primeiro fusca) e instalei nele um termometro de óleo logo que o comprei. Quando ando com meu carro em transito pesado ou em velocidades de no máximo 90Km/h, a temperatura do óleo fica em torno de 80-90ºC. Quando ando a 100Km/h ou mais a temperatura começa a subir razoavelmente e se eu não diminuir a velocidade, as vezes chega a 150ºC. Quando isso acontece, a luz do óleo fica acesa na marcha lenta.
Pensei ser problema da refrigeração e comprei aquele captador de ar(bizorrão) que se encaixa na tampa traseira mas não adiantou. As borrachas de vedação da tampa do motor e do motor são novas.
Será que meu carro tem algum problema de refrigeração ou isso é problema crônico do fusca? Caso seja, há alguma solução?
Meu motor não tem nenhuma modificação, só gicle 132,5 de combustivel(SOLEX30), ponto à 15º, platinado com folga de 0,15mm (dicas do Vader) e sem filtro de ar. Meu carro anda bem (ao meu entender) e atinge 135Km/h de máxima. Uso Pneus 185/60-14.
Não sei se alguem já teve essa ideia mas pensei em fazer um furo circular de uns 10Cm de diametro na direção da ventuinha para que a mesma puxe ar direto do interior do carro. Será que é viavel?
Desde já agradeço a todos a atenção dispensada!!!
matheusbat
17-07-2006, 7:28
para colocar um relogio para a temperatura do oleo, precisa de alguma adaptaçao? como é o eskema?
quero por um no meu....
vlw
Ola a todos
Tenho um fusca 76 1500 a +- um ano (meu primeiro fusca) e instalei nele um termometro de óleo logo que o comprei. Quando ando com meu carro em transito pesado ou em velocidades de no máximo 90Km/h, a temperatura do óleo fica em torno de 80-90ºC. Quando ando a 100Km/h ou mais a temperatura começa a subir razoavelmente e se eu não diminuir a velocidade, as vezes chega a 150ºC. Quando isso acontece, a luz do óleo fica acesa na marcha lenta.
Pensei ser problema da refrigeração e comprei aquele captador de ar(bizorrão) que se encaixa na tampa traseira mas não adiantou. As borrachas de vedação da tampa do motor e do motor são novas.
Será que meu carro tem algum problema de refrigeração ou isso é problema crônico do fusca? Caso seja, há alguma solução?
Meu motor não tem nenhuma modificação, só gicle 132,5 de combustivel(SOLEX30), ponto à 15º, platinado com folga de 0,15mm (dicas do Vader) e sem filtro de ar. Meu carro anda bem (ao meu entender) e atinge 135Km/h de máxima. Uso Pneus 185/60-14.
Não sei se alguem já teve essa ideia mas pensei em fazer um furo circular de uns 10Cm de diametro na direção da ventuinha para que a mesma puxe ar direto do interior do carro. Será que é viavel?
Seu motor está com todas as latas? Você ligou o sensor de temperatura na cebolinha do óleo mesmo? Pode ser problema de radiador intupido ou, se seu motor não tiver todas as latas, deve colocar as latas de volta e andar com a tampa fechada. Talvez possa ser baixa pressão ou vazão de óleo. Sua bomba de óleo está em dia?
ABs,
Cristiano.
Ranca a capelinha e verifica o radiador de óleo às vezes entope ai fica assim...
JamesTKirk
18-07-2006, 0:26
Instalei o sensor de temperatura na bomba de oleo. Fiz um furo na tampa da bomba e rosquei, não ta vazando e nem ta atrapalhando o fluxo de óleo.
minha bomba é de 26mm, acho q tá legal sim, mas meu carro demora muito de manha para apagar a luz do óleo, mas depois não acende mais, a não ser que se aqueça demais o motor (+100º).
meu motor está com todas as latas, inclusive aquelas duas pequenas da parte do lado da polia, e que ficam em baixo (não vejo muitos motores com elas).
Pensando ser problema de falta de pressao de oleo, pedi para um colega usinar um cilindro que regula a pressao de oleo (aquele embaixo do motor e a esquerda da polia) 5mm maior que o original, mas nao adiantou.
meu carro nao fuma, nem ao liga-lo pela manha.
Posso estar errado, mas acho ser problema de refrigeração, melhor dizendo, falta de ar em altas velocidades. Estou pensando seriamente em fazer um furo do motor para o interior do carro na direção da ventuinha de +-10cm para não faltar ar em alta. acho que não tera nada demais nisso. eu acho...
Quanto ao radiador de oleo estar sujo, realmente nao sei como ver isso, já tentei retira-lo mas não consigo retirar a capela totalmente, acho que só tirando o motor.
muito obrigado a todos pela atenção
Acho esse furo desnecessário, todos os fuscas são como o seu e não precisam disso. O problema pde estar em outro lugar.
Esse lance de medir temperatura na bomba será que pode influenciar.
Melhor sempre no carter, bomba tem atrito e deve aquecer mais que o carter.
Será que tem lógica?
fusca_74
18-07-2006, 11:25
Instalei o sensor de temperatura na bomba de oleo. Fiz um furo na tampa da bomba e rosquei, não ta vazando e nem ta atrapalhando o fluxo de óleo.
minha bomba é de 26mm, acho q tá legal sim, mas meu carro demora muito de manha para apagar a luz do óleo, mas depois não acende mais, a não ser que se aqueça demais o motor (+100º).
meu motor está com todas as latas, inclusive aquelas duas pequenas da parte do lado da polia, e que ficam em baixo (não vejo muitos motores com elas).
Pensando ser problema de falta de pressao de oleo, pedi para um colega usinar um cilindro que regula a pressao de oleo (aquele embaixo do motor e a esquerda da polia) 5mm maior que o original, mas nao adiantou.
meu carro nao fuma, nem ao liga-lo pela manha.
Posso estar errado, mas acho ser problema de refrigeração, melhor dizendo, falta de ar em altas velocidades. Estou pensando seriamente em fazer um furo do motor para o interior do carro na direção da ventuinha de +-10cm para não faltar ar em alta. acho que não tera nada demais nisso. eu acho...
Quanto ao radiador de oleo estar sujo, realmente nao sei como ver isso, já tentei retira-lo mas não consigo retirar a capela totalmente, acho que só tirando o motor.
muito obrigado a todos pela atenção
No meu eu tirei com o dinamo preso mesmo. Tem que tirar o bura e soltar dois parafusos que a prendem do lado.
Não me lembro se tirei o capo.
ABS,
Cristiano.
Bom medir a tempetatura do óleo logo que ele volta ao carter é complicado, pois o óleo volta muito quente... uma sugestão é medir o óleo na pera do óleo em baixo do distribuidor, e a melhor situação ao meu ver seria medir na saída do radiador de óleo. Uma vez que a bomba manda o óleo pela pera da pressão (que citei acima) e depois manda o óleo para o radiador pra daí sim vc mandar para o motor. Se teu fusca tem as latas antigas de refrigeração, também tem o fato de o cilindro #3 sofrer pelo aquecimento em alta rotação, isso acontece por que o radiador está bem na frente do fluxo de ar que vem da ventoinha.... talvez possa ser entupimento como disseram, ou falta de pressão, uma vez que a pera só sinaliza no painel se tivermos falta de pressão do óleo, caudado pela falta de óleo no carter... ou por entrada de ar el algum lugar....
Falando em verificar o radiador, sugiro tirar o capo do motor, é mais fácil pra trabalhar sim, apenas cuidado para realinhar ele.... retire o alternador/dinamo, o coletor com o carbura, desliga cabos de acelerador, fiação elétrica e uma coisa muito importante... não esqueça de tampar com um pano as duas entrada de admissão para evitar dor de cabeça com algo que venha a cair ali... e comprar as arroelinhas de vedação que vão no cabeçote para vedar a admissão....
[]'s
Fernando.
JamesTKirk
18-07-2006, 23:37
vou instalar um manometro de pressao de oleo tb, ja tenho o manometro so falta o kit de instalação.
apos isso, poderei verificar se e problema da pressao do oleo.
vou tentar tirar a capela novamente mas vou tirar a tampa do motor tambem pra ver se ajuda.
Eu andava com a brasilia 1600 76 do meu pai a 140Km/h de niteroi ate o suburbio do rio e nao acontecia nada depois de para-la, nada de luz do oleo piscando, etc. mas a brasilia tem a captação de ar totalmente diferente do fusca.
pessoal, valeu pelas dicas. vou tentar ver se o radiador de oleo esta sujo e volto a postar aqui caso ache ou não a solução!
Existe uma polia para o gerador com um diametro menor, isso faz com que ele gire mais e consequentemente a ventoinha também. Isso pode ajudar na refrigerção. Procure em uma auto eletrica. Deve sair por uns 60,00 reais +- com a correia nova.
Abraços.
JamesTKirk
19-07-2006, 10:36
ja pensei em fazer isso, aqui no rio ate onde sei nao tem.
JamesTKirk
22-07-2006, 23:34
pessoal, to voltando aqui para dizer que consegui desmontar a capela retirando a tampa do motor (conforme sugestao)( q trabalho!!!) e com isso, consegui retirar o radiador de óleo (horrivel de afrouxar as 2 porcas da esquerda por causa da carenagem).
Olhando dentro do radiador de óleo, não vi crostas ou sujeira, pelo contrario, parecia até limpo. Assoprei um dos dutos e ventou bem forte, sem restricoes aparentes. Imaginei que poderia ser uma borra em volta dos tubos internos; entao tentei lava-lo com gasolina por dentro e esta saiu muito escura. Repeti mais duas vezes o procedimento e nada de clarear. Então deixei ele cheio de gasolina de agora até hj d manha quando acordarei e vou ver no que deu.
Tomara que seja isso!
Mais uma vez agradeço a todos pela atenção e voltarei a postar aqui o resultado.
pessoal, to voltando aqui para dizer que consegui desmontar a capela retirando a tampa do motor (conforme sugestao)( q trabalho!!!) e com isso, consegui retirar o radiador de óleo (horrivel de afrouxar as 2 porcas da esquerda por causa da carenagem).
Olhando dentro do radiador de óleo, não vi crostas ou sujeira, pelo contrario, parecia até limpo. Assoprei um dos dutos e ventou bem forte, sem restricoes aparentes. Imaginei que poderia ser uma borra em volta dos tubos internos; entao tentei lava-lo com gasolina por dentro e esta saiu muito escura. Repeti mais duas vezes o procedimento e nada de clarear. Então deixei ele cheio de gasolina de agora até hj d manha quando acordarei e vou ver no que deu.
Tomara que seja isso!
Mais uma vez agradeço a todos pela atenção e voltarei a postar aqui o resultado.
Agora pode até dar uma pintada na capelinha ehehehe.
ABS,
Cristiano.
JamesTKirk
24-07-2006, 23:22
Eu aproveitei e pintei sim. Passei uma escova de metal na pintura antiga e pintei de pincel mesmo, ficou melhor do que eu esperava.
Aproveitei e dei uma acertada naquela lata do motor que fica em cima da descarga, acertando as pontas para a borracha de vedação nao ficar subindo.
Ainda não tive oportunidade de dirigir em alta velocidade por um bom tempo pra ver se vai parar de aquecer. Mas em todo caso, voltarei a postar quando souber.
JamesTKirk
19-08-2006, 16:29
Desculpem por tirar esse tópico do fundo do baú, mas "descobri" uma coisa interessante no meu fusca e queria saber se o de voces tb é assim.
Após tentar de tudo para abaixar a temperatura do motor, desisti e resolvi me preocupar com a forração do meu fusca que já não existia mais. Fiz toda a forração (original preta) e troquei tb as folhas das portas. também apliquei anti-ruido naquele espaço atras do banco traseiro. O ruido diminuiu, mas achei que nao era suficiente e fui para o cofre do motor. Lá retirei aqueles papeloes que ficam entre a chapa do cofre e o motor e descobri dois buracos um de cada lado do cofre do motor, originais da fabricação. Dentro deles tava cheio de pano velho para abafar o ruido do motor, entao retirei tudo e botei o carro pra rodar e pra minha surpresa a temperatura do meu motor ta aproximadamente 10ºC menor do que antes.
Reparei que alguns companheiros do site não utilizam nenhuma forração no cofre do motor de seus fuscas, mas e quanto a esses "buracos" da lataria, alguem os fecha com tecido (por causa do ruido) ou deixa aberto (para ventilar o motor)?
Valeu pela atenção!!!
Master Vader
19-08-2006, 17:28
Caro Capitão Kirk!
Acho que realmente a temepratura deva ser medida na galeria principal, logo após a bomba (junto da cebolinha original). 150ºC realmente é inaceitável!
Você montou este motor a quanto tempo?
As folgas internas estão muito pequenas?
Tente trabalhar com o ponto um pouco mais atrasdo e veja se o resultado é positivo. se for paranão perder performance, pode-se alterar a curva de avanço.
Qual o óleo?
O calor excessivo, tem a ver com atrito excessivo e/ou ineficiência na retirada de calor.
Um bom óleo deve ter bons redutores de atrito, a base de Bissulfeto de Molibdênio por exemplo. Podem també receber alguma carga a base de PTFE (Teflon).
Minha sugestão é a utilização do Havoline Energy, que diminui sensivelmente o atrito viscoso, e até mesmo 320ml de Teflon da Auto plast. http://www.autoplast.com.br/frame_abertura.asp?menu=produto&pgframe=produtos/frame_produtos.asp&pagina=automotivo/longlife50.htm
Se você for ligar lá fala com o Arnaldo, e diz que foi o Marcelo Rodrigues da GM que recomendou o produto.
O meu usa...
[]s,
Master Vader.
JamesTKirk
19-08-2006, 18:08
Caro Mestre Vader
Meu motor tem +- 8 meses que foram trocadas as bronzinas de fixo e biela, alem dos aneis de segmento, não fiz retífica pois minha carcaça já esta nas ultimas (2,50); ele tb ta com uma folga razoavel no fixo e acredito que por não ter feito retífica, não esteja com as folgas pequenas demais. Ele já aquecia assim antes da "meia-sola". Para tentar minimizar o problema da temperatura, voltei a utilizar 10º de avanço e platinado a 0,4mm mas nao adiantou. Atualmente uso óleo URSA LA3 SAE 40 (Diesel) mas já usei Repsol YPF 15W40(gasolina e alcool) e um HAVOLINE 20W-50(gasolina e alcool) desses mais simples mas nao senti diferenças na temperatura.
Não posso reclamar do carro, ele até anda bem, mas se eu manter altas velocidades por muito tempo ... o óleo virar água!!!
Queria muito saber à qual temperatura trabalha os fuscas originais mantendo altas velocidades, pois a luz do óleo do meu carro pode estar acendendo na lenta com o motor muito quente somente pq minha folga no fixo é razoavelmente grande e olha que minha bomba de óleo é dupla (26mm).
Eu só percebi uma melhora quando tirei a forração do motor, como escrevi na minha ultima msg.
Assim como voce, acredito que o problema é ineficiencia no arrefecimento apesar de meu motor estar com todas as carenagens, ventuinha OK, borrachas do motor, captador de ar do 1600S.
Reparei que o pessoal aqui no site fala muito sobre mudar a curva de avanço mas não consigo entender como fazer isso no distribuidor original a vácuo.
Valeu mesmo a atenção.
Master Vader
21-08-2006, 9:56
Dê uma olhada se a correia não patina em alta.
Quanto ao óleo sou contra o uso de óleo para motor Diesel, recomendo óleos SJ ou Sl,
Por exemplo o Havoline Premium 20W50 SL mais opu menos R$ 10,00 o litro.
[]s,
Master VAder.
Olá, coloque o sensor de temperatura do oleo junto com a cebolinha de oleo para isso, compre um nippe veja se atemperatura abaixa,verifique a pressão de oleo,também pode colocar um kit polia menor em cima veja na pagina,a temperatura abaixa, veja o radiador de oleo,pode também retirar a lata que vai atrás do motor da capelinha onde passa a tubulação de combstivel,
e fazer um supoorte para a tampa traseira ficar aberta, qualquer duvida entre em contato,já fizemos varios com bons resultados;
opbrigado;
Renato_Puma
21-08-2006, 13:05
Demary se vc tem uma oficina coloque ela na parte de "Lojas" , quem sabe vc arranja uma clientela aki!!
Abraçao
Master Vader
21-08-2006, 13:47
Olá, coloque o sensor de temperatura do oleo junto com a cebolinha de oleo para isso, compre um nippe veja se atemperatura abaixa,verifique a pressão de oleo,também pode colocar um kit polia menor em cima veja na pagina,a temperatura abaixa, veja o radiador de oleo,pode também retirar a lata que vai atrás do motor da capelinha onde passa a tubulação de combstivel,
e fazer um supoorte para a tampa traseira ficar aberta, qualquer duvida entre em contato,já fizemos varios com bons resultados;
opbrigado;
Muito legal as fotos de Fusca no seu site.
recomendo a todos que deem uma olhada.
[]s,
Master Vader.
Eu vi, achei muito legal, recomendo tb, sei que minha recomendação não vale muito, entao reforço, o Vader recomenda tb ta?!?, hehehehe
JamesTKirk
25-08-2006, 21:53
Vader, to pensando em qual óleo vou colocar na próxima troca mas com certeza não vai ser um para motor diesel e vou pensar seriamente no Havoline Premium que voce citou. Infelismente o problema do meu carro não é a correia patinando em alta.
Demary, também pensei que o problema poderia ser a posição do sensor de temperatura, mas ele esta a menos de 10Cm da cebolinha do oleo, não acho que aja grandes variações de temperatura nesse trecho. estou providenciando um kit para instalação de um manometro de oleo mecanico, eu ja tenho o manometro, mas o kit é de um corsa que eu tinha antes do fusca. Ja retirei e lavei o radiador de óleo mas de nada adiantou, ja me falaram dessa polia menor no alternador, mas nao faço a minima ideia de onde vende e ela não iria "roubar" mais potencia do motor? Fazer um suporte para a tampa traseira eu acho um pouco complicado mas a sugestão de retirar a chapa de trás do motor eu achei muito interessante, valeu mesmo!
Pessoal, valeu pela atenção
No meu carro tem dois sistemas, um analogico com adaptação conforme descrita e outro digital feito por sensor "tipo" de injeção. A diferença eh muito grande, o digital fica na linha externa de oleo, contato direto com fluido, assim apresenta temperaturas muito mais altas (e precisas) do que o adaptado perto da cebola (com leitor da odg), a tal chega a 25oC.
Edu Käfer
16-09-2006, 2:04
Desculpem por tirar esse tópico do fundo do baú, mas "descobri" uma coisa interessante no meu fusca e queria saber se o de voces tb é assim.
Após tentar de tudo para abaixar a temperatura do motor, desisti e resolvi me preocupar com a forração do meu fusca que já não existia mais. Fiz toda a forração (original preta) e troquei tb as folhas das portas. também apliquei anti-ruido naquele espaço atras do banco traseiro. O ruido diminuiu, mas achei que nao era suficiente e fui para o cofre do motor. Lá retirei aqueles papeloes que ficam entre a chapa do cofre e o motor e descobri dois buracos um de cada lado do cofre do motor, originais da fabricação. Dentro deles tava cheio de pano velho para abafar o ruido do motor, entao retirei tudo e botei o carro pra rodar e pra minha surpresa a temperatura do meu motor ta aproximadamente 10ºC menor do que antes.
Reparei que alguns companheiros do site não utilizam nenhuma forração no cofre do motor de seus fuscas, mas e quanto a esses "buracos" da lataria, alguem os fecha com tecido (por causa do ruido) ou deixa aberto (para ventilar o motor)?
Valeu pela atenção!!!
O pano velho que você se referiu são as "almofadas" instaladas de fábrica na coluna C para evitar que penetre ruído e cheiro de gasolina no interior do veículo. Veja foto tirada do site do fernandofusca:
JamesTKirk
16-09-2006, 14:52
Realmente Edu, as almofadas eram iguaizinhas a essa, mas estavam muitos sujas e empoeiradas, prefiri substitui-las por feltro.
A quem interessar, retirei aquela chapa atras da carcaça da ventuinha que veda o cofre do motor do "cofre" da caixa e não observei nenhuma alteração de temperatura no motor, pelo contrário, achei que a temperatura estava em média 5 ºC maior.
paulinho500
23-04-2011, 13:55
Eaí cara, conseguiu melhorar a temperatura ?
Rodolforscj
30-06-2011, 15:48
oi Galera
Também estou com problema de temperatura no meu 1600 torque radiador descolado, andando na cidade rotação baixa a luz da temperatura ja começa a piscar em marcha lenta depois de andar uns 20km, todo dia pego um trecho de transito rápido "BR" andando de 100, 120 + ou - uns 20 minutos a luz do oleo fica acesa em marcha lenta, so apaga quando o motor esta com aceleração media, aceleração baixa nao apaga a luz do oleo...
ja tirei e limpei radiador de oleo, desamassei algumas latas inferiores do motor, toquei a "peneirinha" filtro oleo, e nada...
comprei esse fusca a pouco tempo e o antigo dono não trocava oleo com o tempo/km certo, o oleo tava ruim e com borras no motor, coloquei o oleo mobil 20w50SM e ainda nao melhorou...
qual o conselho para corrigir esse problema?
tom freitas
30-06-2011, 16:21
cara num é a cebola do óleo??? as vezes deve ser isso o plastic movel do meu pai tava esses dias com essa folia acendia a luz quando vc andava com ele mais num é o óleo éra a tar da cebolinha dai ele foi no eletrecista e ele trocou a cebola
tom freitas
30-06-2011, 16:21
cara num é a cebola do óleo??? as vezes deve ser isso o plastic movel do meu pai tava esses dias com essa folia acendia a luz quando vc andava com ele mais num é o óleo éra a tar da cebolinha dai ele foi no eletrecista e ele trocou a cebola
Samuel Machado
30-06-2011, 17:48
cara num é a cebola do óleo??? as vezes deve ser isso o plastic movel do meu pai tava esses dias com essa folia acendia a luz quando vc andava com ele mais num é o óleo éra a tar da cebolinha dai ele foi no eletrecista e ele trocou a cebolao meu ta ao contrario!!! uso radiador deslocado ,bamba de circulação 30mm e radiador externo (parachoque) e o sensor de temperatura é junto com a cebolinha do oleo, mas minha duvida é quanto a temperatura: ela nao passa de 65 graus mesmo com pé em baixo!! lembrando q meu motor é um 1.9. Tô desconfiado q a temperatura do oleo esta muito baixa não???
tom freitas
30-06-2011, 19:29
o meu ta ao contrario!!! uso radiador deslocado ,bamba de circulação 30mm e radiador externo (parachoque) e o sensor de temperatura é junto com a cebolinha do oleo, mas minha duvida é quanto a temperatura: ela nao passa de 65 graus mesmo com pé em baixo!! lembrando q meu motor é um 1.9. Tô desconfiado q a temperatura do oleo esta muito baixa não???
cara deve ta baixa o fusca original trabalha meio alto até uns 130º ainda é considerado pelo menos ele original se passar disso dependendo do óleo tipo 20w50 ele vira agua e ai o resultado é o pior possivel mais pergunta ai pros expert no assunto ai eles devem ajudar vc
Samuel Machado
30-06-2011, 20:43
o meu ta ao contrario!!! uso radiador deslocado ,bamba de circulação 30mm e radiador externo (parachoque) e o sensor de temperatura é junto com a cebolinha do oleo, mas minha duvida é quanto a temperatura: ela nao passa de 65 graus mesmo com pé em baixo!! lembrando q meu motor é um 1.9. Tô desconfiado q a temperatura do oleo esta muito baixa não???pois é, eu uso oleo 50/20 F1 master mas com esta temperatura ele nao pode ficar muito ""grosso"" ou sera normal nesta temperatura????? fica a pergunta para os amigos mais Darks!!!:D
tom freitas
30-06-2011, 21:36
pois é, eu uso oleo 50/20 F1 master mas com esta temperatura ele nao pode ficar muito ""grosso"" ou sera normal nesta temperatura????? fica a pergunta para os amigos mais Darks!!!:D
é agora e com vcs master AC e companhia ltda
Rodolforscj
04-07-2011, 16:07
sexta feira comprei uma nova, troquei e vou testa-la daqui a pouco, mas pelo pouco que andei em baixa rotação a luz não acendeu, provavelmente seja a cebolinha que estava ruim, vou pegar um transito mais rapido hoje e ver o resultado
de qualquer maneira obrigado pela dica
abraço
tom freitas
04-07-2011, 16:29
sexta feira comprei uma nova, troquei e vou testa-la daqui a pouco, mas pelo pouco que andei em baixa rotação a luz não acendeu, provavelmente seja a cebolinha que estava ruim, vou pegar um transito mais rapido hoje e ver o resultado
de qualquer maneira obrigado pela dica
abraço
cara o gol do meu pai "plastic movel" tava com uma folia de ficar oscilando a luz do óleo acendia apagava toda a hora dai um bélo dia acendeu de vez dai verifiquemo o óleo de motor tava bom fazia um mes q tinha trocado e num tinha baixado dai quando vc andava em alta rotação tipo 4000 4500 ela acendia dai isso no sabado a tarde dai na segunda cedo ele levou no eletrecista e ele trocou a cebola e ta bom até hj faz uma semana mais ou menos quanto tu pagou na cebola tenho q trocar a do VW meu ela ta com uma folia faz tempo isso de quando vc vai funcionar ela não acende dai quando vc esquenta o motor e desliga ele vc vai ligar ele ela acende ela ta com defeito mais sempre to atendendo o óleo
Rodolforscj
06-07-2011, 15:08
cara o gol do meu pai "plastic movel" tava com uma folia de ficar oscilando a luz do óleo acendia apagava toda a hora dai um bélo dia acendeu de vez dai verifiquemo o óleo de motor tava bom fazia um mes q tinha trocado e num tinha baixado dai quando vc andava em alta rotação tipo 4000 4500 ela acendia dai isso no sabado a tarde dai na segunda cedo ele levou no eletrecista e ele trocou a cebola e ta bom até hj faz uma semana mais ou menos quanto tu pagou na cebola tenho q trocar a do VW meu ela ta com uma folia faz tempo isso de quando vc vai funcionar ela não acende dai quando vc esquenta o motor e desliga ele vc vai ligar ele ela acende ela ta com defeito mais sempre to atendendo o óleo
paguei R$10 na cebolinha, ontem fiz o teste e ela nao acendeu como estava antes, mas piscou algumas vezes em marcha lenta quando quente, dei uma olhada e o oleo esta quase no minimo, vou completar e ver se melhora essa situação
de qualquer maneira ja melhorou bastante, pois ficava acesa e so apaga com aceleração média
Se eu não me engano, existe uma mola de alivio de pressão de óleo, cujo acesso é dado por baixo do motor, através de uma chave allen - será que a mola não perdeu a tensão e tá reduzindo a pressão do óleo nos componentes?
Rodolforscj
12-07-2011, 13:50
Se eu não me engano, existe uma mola de alivio de pressão de óleo, cujo acesso é dado por baixo do motor, através de uma chave allen - será que a mola não perdeu a tensão e tá reduzindo a pressão do óleo nos componentes?
vou dar uma olhada nisso pra ver se melhora...
obrigado
Se não me falha a memória, a pressão do óleo no motor é de 2bar, tem um teste que se faz na mola, mas não tenho maiores detalhes sobre isso, se achar o procedimento, posta aqui.
Rodolforscj
19-09-2011, 15:02
eae galera, já tem um tempão do inicio desse tópico e a luz do oleo ainda continua acendendo, após pesquisar bastante nos tópicos achei outro possivel problema que pode ser a razão do aquecimento...
meu motor tem a capela com radiador deslocado e aquela lata atras do motor nao tem a saida para o ar do radiador deslocado... ou seja o ar quente que sai do radiador de oleo não estava saindo do cofre do motor, ontem tirei a tal lata e fiz o buraco para a saida do ar, agora esta faltando a mangueira para conduzir o ar para fora do cofre do motor, me indicaram a mangueira do radiador do opala 6cc...
mas só de abrir o buraco na lata ja notei uma melhora na temperatura, hoje quando for embora vou ter uma posição melhor sobre a temperatura, pois andarei um pouco de BR verei se em alta a temperatura irá melhorar...
pode ser esse o problema?
Rodolforscj
27-09-2011, 15:49
eae pessoal
fiz tudo e a bendita luz do oleo não para de piscar...
procedimentos já feitos:
- troca da cebolinha do oleo;
- limpeza do radiador de oleo;
- limpeza da peneirinha;
- desamassei as latas inferiores do motor (tem todas);
- fiz o furo na lata atras do motor para saida o ar quente do radiador de oleo (deslocado).
hoje pela manha fez um barulho estranho no motor, tipo "toc toc toc" em marcha lenta assim que liguei
geralmente quando ligo pela manha a marcha lenta fica ruim ate esquentar mas sem esse barulho que apareceu hoje..
será que ta batendo o motor?:(
Qual a rotação da lenta?
O óleo está no nível?
flatsuda
03-10-2011, 14:48
a saída da capela deslocada ficou parecida com esta, mandando o ar quente para o cambio?
welson.as
03-10-2011, 15:18
eae pessoal
fiz tudo e a bendita luz do oleo não para de piscar...
procedimentos já feitos:
- troca da cebolinha do oleo;
- limpeza do radiador de oleo;
- limpeza da peneirinha;
- desamassei as latas inferiores do motor (tem todas);
- fiz o furo na lata atras do motor para saida o ar quente do radiador de oleo (deslocado).
hoje pela manha fez um barulho estranho no motor, tipo "toc toc toc" em marcha lenta assim que liguei
geralmente quando ligo pela manha a marcha lenta fica ruim ate esquentar mas sem esse barulho que apareceu hoje..
será que ta batendo o motor?:(
Boa tarde!
Voce trocou ou verificou a mola e o pistonete do regulador de pressao??
aki tem um exemplo
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8393
Nao sei se ajuda, eu estou tambem com problemas, mas era devido a taxa de compressao alta. Coloquei 2 calços nos cabeçotes de (2mm) e troquei o oleo para 25w60. Hoje vindo para o serviço ele nao acendeu a luz do oleo e o motor está com um funcionamento mais liso.
Rodolforscj
04-10-2011, 13:36
a saída da capela deslocada ficou parecida com esta, mandando o ar quente para o cambio?
sim, ficou como essa...
eu fiz o buraco na lata e alonguei a saida de ar do radiador deslocado ate ultrapassar +/- 10cm a lata atras do motor indo o ar quente para o cambio...
Rodolforscj
04-10-2011, 13:50
Boa tarde!
Voce trocou ou verificou a mola e o pistonete do regulador de pressao??
aki tem um exemplo
http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8393
Nao sei se ajuda, eu estou tambem com problemas, mas era devido a taxa de compressao alta. Coloquei 2 calços nos cabeçotes de (2mm) e troquei o oleo para 25w60. Hoje vindo para o serviço ele nao acendeu a luz do oleo e o motor está com um funcionamento mais liso.
certo, vou dar uma olhada e se achar vou trocar logo esse kit pra ver se resolve, pois aquela luz já está me dando dor de cabeça quando acende...
onde você encontrou esse kit aqui em gyn? é facil achar?
welson.as
04-10-2011, 15:40
certo, vou dar uma olhada e se achar vou trocar logo esse kit pra ver se resolve, pois aquela luz já está me dando dor de cabeça quando acende...
onde você encontrou esse kit aqui em gyn? é facil achar?
UAI vc é de Goiania tambem???
Encontrei na Jaicar - que fica na praça da Irmaos soares, proximo à av. castelo branco.
http://jaicar.com.br/
Avenida Dom Emanuel Nº 321, Bairro Rodoviário, Cep: 74430-180, Goiânia-GO, Fone: (62) 3231-0000
na nafil
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4121
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4122
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4123
Rodolforscj
06-10-2011, 15:12
UAI vc é de Goiania tambem???
Encontrei na Jaicar - que fica na praça da Irmaos soares, proximo à av. castelo branco.
http://jaicar.com.br/
Avenida Dom Emanuel Nº 321, Bairro Rodoviário, Cep: 74430-180, Goiânia-GO, Fone: (62) 3231-0000
na nafil
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4121
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4122
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4123
sim, moro no urias
liguei na Jaicar e não encontraram, qual a descrição? mola pressão do oleo e regulador pressão oleo o cara não achou...
welson.as
06-10-2011, 15:37
Memoria curta a minha acho que já tinha me falado.
Eu imprimi o catalogo simplificado em anexo nas paginas 20 e 21.
040 115 431
040 115 141
veio o kit todas as peças.
O que aconteceu com o teu carro sobre a questao da fumaça??? Levou ele em alguma oficina aquela do rei do fusca???
Estamos aí qualquer coisa me liga que tentaremos resolver o problema!!1
antonio carlos a.coutinho
09-10-2011, 9:06
Brod? Na boa. Verifique se o oleo que vc está usando é o indicado pelo manual da vw (viscosidade) e principalmente se está no nivel (sempre mantenha o nivel maximo se possivel) Tente conseguir um multimetro que tenha termopar (ele tem uns fios que vc liga no multimetro e a outra ponta vc imerge no oleo no orificio da vareta da medição, aí vc vai saber na real (digital) a temperatura do oleo naquele momento e coloque o sensor de temperatura original (cebolinha). Confira atraves do modelo do seu motor; o valor do ponto original e confira com a luz estroboscopica, porque a faisca fora de tempo, gera calor na camara de combustão. Referente ao orificio que vc sugeriu fazer no habitaculo (chiqueirinho) poderá trazer ruído e odores nocivos na cabine e compromoter a renovação do ar viciado na cabine. A tampa do motor do seu Fusca 1500/76 é a tampa aletada? Porque não pode ser a tampa totalmente fechada, devido que o motor 1500 gera mais calor que os 1100,1200, 1300 e necessita daquelas aletas (grelha) para entrada de maior quantidade de ar fresco. Estou pensando em fazer algo semelhante, mas captando ar (vento) direcionando em direção ao orificio da ventoinha, (que passa por debaixo do carro) atraves de dutos (mangueiras) mas há o incoveniente de sujidade impregnar no radiador de oleo se este estiver dentro da capela. Mas vamos conversando...vlw:)
Ola a todos
Rodolforscj
05-11-2011, 13:20
eae rapaziada
tirei o morcegão, aquela peça tipo uma calha que fica entre a tampa do motor e o motor, e o problema praticamente foi resolvido, ta esquentando bem menos, a luz quando acende fica clarinha, não fica bem acesa como antes...
vou fazendo mais ajustes para ver se melhora mais...
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.