PDA

Vizualizar Versão Completa : Refrigeração do motor: Antigo x moderno!!!!

Rafael_MO
04-03-2009, 23:21
Fala pessoal!
Bem, como alguns devem saber, estou meio emcabulado com a refrigeração do motor, então estou aqui pra vcs me ajudarem e terem uma futura fonte de pesquisa sobre essa assunto aqui no fórum!

Temos dois tipos de motor:
* O antigo(até 83), com cabeçote de 8 aletas (logo, as camisas tem uma área aletada menor)
* O moderno(a partir de 84), com cabeçotes de 6 aletas(logo, as camisas tem uma área aletada maior)

Os motores modernos, utilizam a peça, que está em foto anexada, entre as camisas e as capas de tucho.
E os motores antigos???? O que usavam??

E outra, á como se colocar essa lata dos motores modernos(essa que ficam embaixo das camisas) nos motores antigos(sem necessidade de troca das camisas)?

A terceira foto é o esquema da refrigeração dos motores modernos, sem o sistema de pré-aquecimento.

Abraço a todos!

PS: Alguém que tenha um ctálogo da Volkswagen mais antigo, por favor, ajude aí! Tirei a ultima imagem do catálogo simplificado de peças do motor 1600(que pode ser baixado aqui: http://www.4shared.com/file/83618253/7a80108e/Volkswagen_Beetle_1600engine_Fusca_Parts_Manual__p ortuguese__PUTAMEDA.html?s=1 )

maurilio
05-03-2009, 0:38
Fala pessoal!
Bem, como alguns devem saber, estou meio emcabulado com a refrigeração do motor, então estou aqui pra vcs me ajudarem e terem uma futura fonte de pesquisa sobre essa assunto aqui no fórum!

Temos dois tipos de motor:
* O antigo(até 83), com cabeçote de 8 aletas (logo, as camisas tem uma área aletada menor)
* O moderno(a partir de 84), com cabeçotes de 6 aletas(logo, as camisas tem uma área aletada maior)

Os motores modernos, utilizam a peça, que está em foto anexada, entre as camisas e as capas de tucho.
E os motores antigos???? O que usavam??

E outra, á como se colocar essa lata dos motores modernos(essa que ficam embaixo das camisas) nos motores antigos(sem necessidade de troca das camisas)?

A terceira foto é o esquema da refrigeração dos motores modernos, sem o sistema de pré-aquecimento.

Abraço a todos!

PS: Alguém que tenha um ctálogo da Volkswagen mais antigo, por favor, ajude aí! Tirei a ultima imagem do catálogo simplificado de peças do motor 1600(que pode ser baixado aqui: http://www.4shared.com/file/83618253/7a80108e/Volkswagen_Beetle_1600engine_Fusca_Parts_Manual__p ortuguese__PUTAMEDA.html?s=1 )Rafael, os antigos usam uma peça semelhante, apenas é diferente por ter maior área no de 8 aletas do que no de 6. Essas latas ajudam para que o ar da refrigeração vinda da ventoinha circunde melhor os cilindros, apenas isso. Sem elas a eficiência da ventoinha diminui muito, principalmente em baixas rotações, mas em alta tb darão problema. Quanto a adpatação dessas latas não deve ser bicho de sete cabeças não depois que inventaram as tesouras de calheiro, esmerilhadeira pequena co disco fino para corte e de desbaste para algum acerto, serra tico-tico etc combinada com uma solda mig, ou mesmo elétrica para quem tem a manha de soldar a gente faz entrar no cofre até um motor V8....

julianoaccioly
05-03-2009, 8:53
Estas latas de refrigeração dá um trabalho para achar...o meu motor está faltando várias delas e não para comprar

sedan74turbo
05-03-2009, 9:25
mas essas latas elas se encaixam iguais aquelas menores !!?? ou seja entre a camisa e as capas de tucho !!??? se for p/ colocar elas só praticamente num momento que for desmontar o motor...aquelas menores atualmente eu tenho mas quando abrimos antes de preparar p/ trocar alguns tuchos o mecânico esqueceu de colocar e com o motor montado sem chance da uma trabalho danado e não consegui colocar...

*a imagem que tenho aqui do meu cat eletrônico é igual a sua...

Antonio carlos
05-03-2009, 11:09
rafael pode por suas latas de cabeçote dupla entrada ,que cabe certinho,No meu é asim,nenhum problema.Não deixe de por as latas todas pq dá uma boa difença sem elas.Abraços

junior porto seguro
05-03-2009, 13:43
Concordo com o Maurílio. Com uma tesoura de cortar chapas e um pouco de habilidade e paciência deve dar pra encaixar essa de baixo no lugar e prender de alguma forma para que não fique batendo, isso se não houver necessidade de desmontar. Se houver é melhor colocar mesmo para que a eficiência seja total. Uma opção pode ser o alumínio para tentar reprodizir algo parecido com o original e com a vantagem de ser mais maleável e permitir que passe em determinados locais sem ter que fazer muita força e amassar ou furar uma capa de tucho. Acho que meu carro também não tem essas latas.

maurilio
05-03-2009, 19:02
Concordo com o Maurílio. Com uma tesoura de cortar chapas e um pouco de habilidade e paciência deve dar pra encaixar essa de baixo no lugar e prender de alguma forma para que não fique batendo, isso se não houver necessidade de desmontar. Se houver é melhor colocar mesmo para que a eficiência seja total. Uma opção pode ser o alumínio para tentar reprodizir algo parecido com o original e com a vantagem de ser mais maleável e permitir que passe em determinados locais sem ter que fazer muita força e amassar ou furar uma capa de tucho. Acho que meu carro também não tem essas latas.O pessoal da região aqui costuma passar um arame antes de fechar as latarias do motor, assim é certeza que essas latas não vão cair ou sair do lugar. É meio gambiarra, mas se colocar o arame num lugar não muito aparente ninguém vai notar e funciona.

Fusquero
06-03-2009, 16:39
Acho que o meu também não tem essas latas.

Para resolver meu problema de refrigeração, acho que vou desmontar todo sistema e revisar todas as chapas...

Rafael_MO
06-03-2009, 23:15
Pessoal,
Valeu pelas dicas quanto à adaptação, também acho que dê certo. Tudo é questão de tentar.. hehehehe

Seguinte, achei um catálogo mais antigo da Vw(logo, se trata do motor com cabeçote de 8 aletas), não sei de que ano, segue em anexo a imagem do sistema de arrefecimento. Reparem na peça nº 4. Ela e chamada no catálogo, de chapa defletora, e a peça logo a frente dela, é um direcionador de ar quente(proveniente do arrefecimento dos cilindros) pra trazeira do carro.... Seria essa a tal chapa defletora dos motores antigos?

Não sei, mas acho que já vi em algum lugar um chapa que parece um T de cabeça pra baixo, onde a ponta mais longa do T fica entre as duas camisas(considerando um lado do motor), para ajudar noa rrefecimento doo motor. Já viram algo parecido, ou é invenção da minha cabeça???

Essas latas que postei no primeiro tópico, ficam entre as camisas e as capas de tucho sim, ou seja, para colocá-las, só sacando o cabeçote fora....

Bem, é isso!

Abraço e vamos caçando pela net pra ver se achamos mais coisas!

PS: Dá até pra fazer uma enquete..quem tem e quem não tem chapa defletora no seu motor..hehehehe...:D

Gump-GTI
07-03-2009, 0:59
rafael, eh essa chapa antiga mesmo que eu uso no meu motor... bem menor que a moderna.. na epoca comprei essa... o meu mecanico olhou meio torto mas falou que servia.. ele tava esperando que eu comprasse a do modelo novo, mas eu nem sabia que tinha 2 modelos...

acho q paguei 3 reais em cada...

junior porto seguro
07-03-2009, 1:21
[quote=Rafael_MO] Não sei, mas acho que já vi em algum lugar um chapa que parece um T de cabeça pra baixo, onde a ponta mais longa do T fica entre as duas camisas(considerando um lado do motor), para ajudar noa rrefecimento doo motor. Já viram algo parecido, ou é invenção da minha cabeça???

Isso também não é estranho para mim não Rafael. Me recordo de ter visto algo assim. Se for invenção da cabeça, são dois com a mesma alucinação, rsrsrs.

Rafael_MO
07-03-2009, 16:11
rafael, eh essa chapa antiga mesmo que eu uso no meu motor... bem menor que a moderna.. na epoca comprei essa... o meu mecanico olhou meio torto mas falou que servia.. ele tava esperando que eu comprasse a do modelo novo, mas eu nem sabia que tinha 2 modelos...

acho q paguei 3 reais em cada...

Gump,
No seu motor tem é a da foto do meu post de cima( a nº4)?
3 reais em cada, tá até barato! hehehehehe
Tem como tirar foto do motor, debaixo, pra gente ver como é?
Abraço

Rafael_MO
07-03-2009, 16:54
Pessoalm
Segue anexo as fotos do motor do nosso amigo Daniel RS. reparem, estão em preto, envolvendo as camisas.
ele está com cabeçotes de 8 aletas e com essas latas que envolvem todo a parte de baixo das camisas(como as dos motores mais novos).
Não sei se ouve adaptação, vou perguntar a ele.

Abraço pessoal.

PS: Quanto a lata com formato de T, continua o mistério... hehehehe

DanielRS
09-03-2009, 9:00
Pessoalm
Segue anexo as fotos do motor do nosso amigo Daniel RS. reparem, estão em preto, envolvendo as camisas.
ele está com cabeçotes de 8 aletas e com essas latas que envolvem todo a parte de baixo das camisas(como as dos motores mais novos).
Não sei se ouve adaptação, vou perguntar a ele.

Abraço pessoal.

PS: Quanto a lata com formato de T, continua o mistério... hehehehe
Eu não fiz adaptação nenhuma nessas latas de refrigeração, simplesmente coloquei, mas como elas foram feitas para o motor com de cabeçote 6 aletas, ficou uma beirada dos cabeçotes sobrando pra fora sem ser encoberto pelas latas, acho que uma ou duas aletas ficaram de fora, mas são muito melhores do que aquelas latinhas pequenas que eram usadas nos motores antigos. Nota-se que o ar que iria escorrer para fora acaba sendo forçado a circular por baixo dos cilindros.
O único problema para colocar elas é que se tem que retirar as capas de tuchos, mas vale muito a pena.

Abraços.

Gump-GTI
09-03-2009, 11:59
galera, tentei de todo jeito tirar uma foto boa, mas num deu...
espero que de pra entender como é a latinha...

http://img19.imageshack.us/img19/9999/p3080062.jpg
http://img22.imageshack.us/img22/7623/p3080073k.jpg
http://img26.imageshack.us/img26/9550/p3080074.jpg
http://img299.imageshack.us/img299/7554/p3080076.jpg

Rafael_MO
09-03-2009, 12:47
Eu não fiz adaptação nenhuma nessas latas de refrigeração, simplesmente coloquei, mas como elas foram feitas para o motor com de cabeçote 6 aletas, ficou uma beirada dos cabeçotes sobrando pra fora sem ser encoberto pelas latas, acho que uma ou duas aletas ficaram de fora, mas são muito melhores do que aquelas latinhas pequenas que eram usadas nos motores antigos. Nota-se que o ar que iria escorrer para fora acaba sendo forçado a circular por baixo dos cilindros.
O único problema para colocar elas é que se tem que retirar as capas de tuchos, mas vale muito a pena.

Abraços.

Daniel,
Teria como tirar fotos mais detalhadas, mostrando como que ficou o encaixe das latas nos cabeçotes de 8 aletas?

Gump,
Deu pra entender bem como são essas latinhas sim. mais tarde colocarei outras fotos que arrumei dessas latinhas...

Tava aqui pensando, ambas as latas tem o intuito de pegar o ar proveniente da ventoinha, que é direcionado ao espaço entre os cilindros, e fazer com que eles circulem por baico das camisas também. Sabendo que a maior parte do fluxo de ar passa entre os cilindros, o restante do ar iria circular as camisas....Ou seja, aí seria mostrada a maior eficiencia das hapas defletoras dos motores modernos..
Engraçado que se encontra pouco material sobre isso, mesmo na internet...E olha que a refrigeração é um assunto de grande importancia para qualquer motor(o nosso querido aircooled não foge à regra).
É de espantar a tecnologia da refrigeração do Fusca....Tem carros com sistema de pré-aquecimento dos cilindros! Coisa fina!

Abraço e obrigado pelas informações!

sedan74turbo
09-03-2009, 13:02
Pessoal,
Valeu pelas dicas quanto à adaptação, também acho que dê certo. Tudo é questão de tentar.. hehehehe

Seguinte, achei um catálogo mais antigo da Vw(logo, se trata do motor com cabeçote de 8 aletas), não sei de que ano, segue em anexo a imagem do sistema de arrefecimento. Reparem na peça nº 4. Ela e chamada no catálogo, de chapa defletora, e a peça logo a frente dela, é um direcionador de ar quente(proveniente do arrefecimento dos cilindros) pra trazeira do carro.... Seria essa a tal chapa defletora dos motores antigos?

Não sei, mas acho que já vi em algum lugar um chapa que parece um T de cabeça pra baixo, onde a ponta mais longa do T fica entre as duas camisas(considerando um lado do motor), para ajudar noa rrefecimento doo motor. Já viram algo parecido, ou é invenção da minha cabeça???

Essas latas que postei no primeiro tópico, ficam entre as camisas e as capas de tucho sim, ou seja, para colocá-las, só sacando o cabeçote fora....

Bem, é isso!

Abraço e vamos caçando pela net pra ver se achamos mais coisas!

PS: Dá até pra fazer uma enquete..quem tem e quem não tem chapa defletora no seu motor..hehehehe...:D
haaa agora sim ...é essa chapa mesmo que eu citei...essa nº4...no meu motor tem ela...

e volto a mencionar...quando abrimos meu motor antes de preparar p/ trocar os tuchos o mecânico esqueceu de colocar e com o motor montado nem arrisquei colocar..mas não sei se foi por acaso ou não meu motor trincou o cabeçote do mesmo lado onde não colocamos essa chapa...

apesar que ela fica meio distante dos cabeçotes mas......muita coinscidência...

DanielRS
09-03-2009, 13:08
Daniel,
Teria como tirar fotos mais detalhadas, mostrando como que ficou o encaixe das latas nos cabeçotes de 8 aletas?

Gump,
Deu pra entender bem como são essas latinhas sim. mais tarde colocarei outras fotos que arrumei dessas latinhas...

Tava aqui pensando, ambas as latas tem o intuito de pegar o ar proveniente da ventoinha, que é direcionado ao espaço entre os cilindros, e fazer com que eles circulem por baico das camisas também. Sabendo que a maior parte do fluxo de ar passa entre os cilindros, o restante do ar iria circular as camisas....Ou seja, aí seria mostrada a maior eficiencia das hapas defletoras dos motores modernos..
Engraçado que se encontra pouco material sobre isso, mesmo na internet...E olha que a refrigeração é um assunto de grande importancia para qualquer motor(o nosso querido aircooled não foge à regra).
É de espantar a tecnologia da refrigeração do Fusca....Tem carros com sistema de pré-aquecimento dos cilindros! Coisa fina!

Abraço e obrigado pelas informações! Essas chapinhas que o Gump mostrou nas fotos eu ainda não tinha visto, eu conhecia era umas menores que estas dele. Essas da foto parecem ser boas tbm.

Vou tentar tirar fotos melhores essa semana e posto aki.

Rafael_MO
09-03-2009, 13:12
haaa agora sim ...é essa chapa mesmo que eu citei...essa nº4...no meu motor tem ela...

e volto a mencionar...quando abrimos meu motor antes de preparar p/ trocar os tuchos o mecânico esqueceu de colocar e com o motor montado nem arrisquei colocar..mas não sei se foi por acaso ou não meu motor trincou o cabeçote do mesmo lado onde não colocamos essa chapa...

apesar que ela fica meio distante dos cabeçotes mas......muita coinscidência...

Pois é Sedan..

O que eu fico mais encafifado é que a refrigeração do Fusca já é bem "fora do comum" (leia-se comum = refrigerados a água). Carros refrigerados à agua, quando dá pau numa válvula termostática, pra fundir o motor é facinho.... Agora em nossos carros, muitos rodam faltando algumas latas...e tão aí..andando, viajando e etc...

Acho que, quem reclama de superaquecimento no Fusca(assim como eu mesmo) é pq tem latas(como essas que ficam embaixo das camisas) faltando no motor...

Pode ter certeza que, quando tiver que tirar os cabeçotes do meu motor, com certeza irei colocar essas latas de refrigeração, sme sombra de dúvidas..

Acho interessante termos aqui um agregado de informação grande sobre esse assunto. Com catálogos e tudo mais que conseguirmos, para todos os modelos VW a ar(inclusive os planos) para que todos possam consultar sobre o assunto e não errar na hora de montar um motor, evitando futuros problemas!

Quem puder, dá uma força aí!:thumbsup:

Abraço!

Rafael_MO
09-03-2009, 19:31
Seguem em anexo as fotos que achei no Forum Fusca Brasil, mostrando as chapas defletoras do modelo antigo.

Abraço!

Gump-GTI
09-03-2009, 19:56
é a própria que eu uso! hehe

ela eh bem chatinha pra prender.. podem ver na terceira foto desse motor que ela ta ate com a ponta empenada heuahea

Rafael_MO
09-03-2009, 23:02
é a própria que eu uso! hehe

ela eh bem chatinha pra prender.. podem ver na terceira foto desse motor que ela ta ate com a ponta empenada heuahea

Gump,
Bacana!
E com elas, mmso com motor mexido, n unca lhe deu sinal de superaquecimento?

Abraço!

Gump-GTI
10-03-2009, 1:09
qdo a lenta cai nuns 400rpm ele pisca a luz do oleo, depois de quente.. mas nuns 750rpm de lenta nao acende nao.. acho q a temperatura ta normal..

e até hj nao tenho aquela mangueira pra tirar o ar quente da capela deslocada...

scacca
10-03-2009, 9:38
Nossa !!! Sinceramente nunca reparei nessa lata, sei que meu 74 não tinha ela, pq eu mesmo desmontei a lataria dele e cheguei a tirar os cabeçotes. Já no Itamar não sei se tem, vou conferir. Mas nunca tive problemas de aquecimento no 74.

Não acho que seja nenhum problema fazer essa chapa também. Será que tem como tirar a chapa sem tirar o cabeçote? Se tiver da pra tirar de alguem e fazer uma cópia.

maurilio
10-03-2009, 11:52
Nossa !!! Sinceramente nunca reparei nessa lata, sei que meu 74 não tinha ela, pq eu mesmo desmontei a lataria dele e cheguei a tirar os cabeçotes. Já no Itamar não sei se tem, vou conferir. Mas nunca tive problemas de aquecimento no 74.

Não acho que seja nenhum problema fazer essa chapa também. Será que tem como tirar a chapa sem tirar o cabeçote? Se tiver da pra tirar de alguem e fazer uma cópia.Vc consegue tirar elas sem precisar tirar o cabeçote. É um pouco chato mais sai sim.

Gump-GTI
10-03-2009, 13:58
Vc consegue tirar elas sem precisar tirar o cabeçote. É um pouco chato mais sai sim.
nao consigo imaginar isso! hehe

Rafael_MO
10-03-2009, 23:15
Gump, valeu pelas dicas!

Scacca, veja lá no Itamar e comente aqui se teme ssas latas. Se o Itamar tiver sistema de pré-aquecimento dos cilindros, seria interessante vc colocar umas fotos pro pessoal ver!

Maurílio,
Tem certeza que dá pra colocar sem ter que tirar os cabeçotes fora? Me parece muito complicado de fazer isso.... Já colocou elas sme tirar os cabeçotes?

Abraço!

DanielRS
24-03-2009, 18:55
Gump, valeu pelas dicas!

Scacca, veja lá no Itamar e comente aqui se teme ssas latas. Se o Itamar tiver sistema de pré-aquecimento dos cilindros, seria interessante vc colocar umas fotos pro pessoal ver!

Maurílio,
Tem certeza que dá pra colocar sem ter que tirar os cabeçotes fora? Me parece muito complicado de fazer isso.... Já colocou elas sme tirar os cabeçotes?

Abraço! Desculpe a demora para as fotos, tirei da melhor forma q consegui, num dá pra ver melhor por causa dos protetores das capas de tucho...dá para ver que sobraram duas aletas dos cabeçotes para fora pq as latas foram feitas para os cabeçotes de 6 aletas, mas ainda sim acho q são os melhores........só não repare o motor muuuuuito sujo......fui numa pescaria com ele e choveu muito...foi lama adoidado...hehe.... até hoje num lavei ele.

Para colocar essas latas vc precisa retirar as capas de tuchos, então tem q pelo menos retirar o motor e afrouxar os cabeçotes.

abraços.

felipedmori
24-03-2009, 19:13
Para colocar essas latas vc precisa retirar as capas de tuchos, então tem q pelo menos retirar o motor e afrouxar os cabeçotes.

abraços.

ou comprar aquelas capas de tucho com molas

DanielRS
24-03-2009, 19:31
ou comprar aquelas capas de tucho com molas

isso!!!! inclusive quero futuramente (se vier a dar muito vazamento) colocar dessas, pq aí na hora q surgir algum vazamento, é só retirar por fora mesmo com a ferramenta própria...

Rafael_MO
24-03-2009, 20:18
Desculpe a demora para as fotos, tirei da melhor forma q consegui, num dá pra ver melhor por causa dos protetores das capas de tucho...dá para ver que sobraram duas aletas dos cabeçotes para fora pq as latas foram feitas para os cabeçotes de 6 aletas, mas ainda sim acho q são os melhores........só não repare o motor muuuuuito sujo......fui numa pescaria com ele e choveu muito...foi lama adoidado...hehe.... até hoje num lavei ele.

abraços.

Daniel,
Muito obrigado! Valeu pelas fotos!
Acho que agora, fica mais fácil quem quiser dar um upgrade na refrigeração do motor!
Pena dar tanto trabalho rpa realizar o serviço....Se eu tivesse capas de tucho com molas... hehehe

Abraço!

Gump-GTI
25-03-2009, 0:54
bacana d+ essa lata.. obriga mto mais o ar a passar no lugar certo que as que eu tenho... se eu soubesse na epoca, teria comprado tranquilamente...

alanbique
25-03-2009, 8:28
Legal essas latas. Ainda ontem vi elas pra vender no site da Chirco. U$ 19 cada.

Vou visitar um ferro velho e ver se acho essas latas.

DanielRS
25-03-2009, 8:40
Acha sim tranquilo em ferro velho, pq parece q todos os motores de 84 em diante vieram com essas latas.

Rafael_MO
05-08-2009, 18:29
Pessoal,
Vendo o mais novo "colírio da semana", de nosso amigo Douglas Freire, reparei nas latas que envolvem as camisas(por cima) e que recebem o vento vindo da ventoinha.

Logo, Olhem:
Motor do Fusca Itamar:
http://www.volksporsche.com.br/images/galeria/ubirajara/maior/17.jpg
http://www.volksporsche.com.br/images/galeria/ubirajara/maior/11.jpg

E no meu motor, tenho essas latas:
http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=10835&stc=1&d=1249507528

Reparem que essa ultima é "reta" logo após a fixação do coletor, e as do Itamar são curvadas.

Reparei que no meu carro, o "berço"(vão onde o motor entra, que é rodeado por borrachas de vedação) fica com um vão livre entre a borracha de vedação e as pontas dessas latas. Um vão considerável, coisa de passar a mão aberta, mais ou menos.

Daí pensei, o ar quente, vindo das camisas, cabeçotes e ao redor do escapamento(bengalas) pode muito bem subir(pois mais quente ele é menos denso e tende a subir mesmo) por esse vão e ficar retido no cofre do motor, sendo aspirado pela ventoinha e mandado quente para as camisas, novamente, gerando superaquecimento.

O que vocês acham?

Os fuscas antigamente tinham o "berço" com recortes para caber essas latas como vista nesse motor?

Abraço a todos!

Antonio carlos
05-08-2009, 20:48
muito bem reparado rafael,essa lata me quebraria um galho,pois pra descer o motor do legacy,tenho que desmontar a dupla toda senão não desce o motor.além doque o meu berço não tá bonitão(tive que amassar pra poder não tropr nos coletores baixos),então seria uma boa chance de colocar estes curvados e por as latas tb.Outra lata vendo o tópico que é de boa importancia é a se não me engano a 14.Ela fica nas laterais em baixo dos cabeçotes ,fechando o vão.Depois que as instalei,notei que o ar sai bem mais forte pra traz.O chico biela no fotoblog dele envolve as camisas com latas e arames,no caso de não encontrar as latas iquais a dio fuka do daniel rs.as de número 11 tb dão uma diferença e deixam mais firmes as latas da parte de traz.Abraços

realenemy
05-08-2009, 21:32
Rafael, olhando a foto do motor laranja (muito bonito) reparei que tem uma borracha que liga o caninho a capela. No meu motor (modelo antigo ainda - 83) tá faltando essa borracha. Alguem sabe o nome dela pra eu pedir no balcao da autopeças?

Rafael_MO
05-08-2009, 23:09
MAs então, pessoal

Tô na dúvida, o "berço" do motor foi modificado a partir dos modelos novos(1984) para essas latas "pontudas"???

Abraço!

Rafael_MO
05-08-2009, 23:50
Rafael, olhando a foto do motor laranja (muito bonito) reparei que tem uma borracha que liga o caninho a capela. No meu motor (modelo antigo ainda - 83) tá faltando essa borracha. Alguem sabe o nome dela pra eu pedir no balcao da autopeças?

Num catálogo que tenho aqui da VW, do motor 1600 está assim:
Código: 803 201 245
Nome: Protetor de borracha

Esse código é da Vw. Tente achar em concessionária, não deve ser cara.

Abraço!

Rafael_MO
06-08-2009, 1:00
Estava conversando com o Luiz por MSN e ele me esclareceu a dúvida.

Os carros com o "berço" abaulado(no caso dos Fuscas) são os que vieram de fábrica com dupla carburação(para evitar o problema citado pelo amigo Antonio Carlos, de demontar os buras para poder tirar o motor). Ou seja, não é exclusivo dos 84 em diante.

Bom saber disso!

Abraço a todos!

Só para ilustrar, seguem fotos do meu motor com as latas "retas", sendo que o "berço" do carro é para latas "pontugas"(iguais as laranjas das fotos acima).

fusca_74
06-08-2009, 8:03
Estava conversando com o Luiz por MSN e ele me esclareceu a dúvida.

Os carros com o "berço" abaulado(no caso dos Fuscas) são os que vieram de fábrica com dupla carburação(para evitar o problema citado pelo amigo Antonio Carlos, de demontar os buras para poder tirar o motor). Ou seja, não é exclusivo dos 84 em diante.

Bom saber disso!

Abraço a todos!

Só para ilustrar, seguem fotos do meu motor com as latas "retas", sendo que o "berço" do carro é para latas "pontugas"(iguais as laranjas das fotos acima).

Acho que no seu motor estão faltando algumas latas. Dá uma olhada no catálogo da VW para ver se não tem mais algumas latas, senão, fabrica elas.

Sds,

Cristiano.

Rafael_MO
06-08-2009, 14:32
Acho que no seu motor estão faltando algumas latas. Dá uma olhada no catálogo da VW para ver se não tem mais algumas latas, senão, fabrica elas.

Sds,

Cristiano.

Cristiano,

Tão faltando latas sim. Essas que envolvem as camisas e cabeçote por cima tenho que trocar pelas modelo "pontudo", como as do motor laranja.

Já em baixo do motor alta as blindagens laterais(que ficam embaixo dos cabeçotes) as chapas defletoras(essas pra instalar tem que tirar os cabeçotes fora, ou pelo menos as varetas e capas de tucho :( ) e as que fecham, juntamente com a blindagem lateral a parte de trás do motor... hehehehe

Mas tô na caça delas já!

Engraçado, isso. Antigamente não sabia disso tudo de latas que tem nos motores a ar. e não é pouca coisa! E se deixar faltar, é perigoso...

Abraço e valeu pelas dicas! :D

pecado
19-01-2010, 2:49
Alguem sabe o que é e pra que serve esses duas "casinhas" atras da capela tork, uma de cada lado ?

abraçoo.

Pessoal,
Vendo o mais novo "colírio da semana", de nosso amigo Douglas Freire, reparei nas latas que envolvem as camisas(por cima) e que recebem o vento vindo da ventoinha.

Logo, Olhem:
Motor do Fusca Itamar:
http://www.volksporsche.com.br/images/galeria/ubirajara/maior/17.jpg
http://www.volksporsche.com.br/images/galeria/ubirajara/maior/11.jpg

E no meu motor, tenho essas latas:
http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=10835&stc=1&d=1249507528

Reparem que essa ultima é "reta" logo após a fixação do coletor, e as do Itamar são curvadas.

Reparei que no meu carro, o "berço"(vão onde o motor entra, que é rodeado por borrachas de vedação) fica com um vão livre entre a borracha de vedação e as pontas dessas latas. Um vão considerável, coisa de passar a mão aberta, mais ou menos.

Daí pensei, o ar quente, vindo das camisas, cabeçotes e ao redor do escapamento(bengalas) pode muito bem subir(pois mais quente ele é menos denso e tende a subir mesmo) por esse vão e ficar retido no cofre do motor, sendo aspirado pela ventoinha e mandado quente para as camisas, novamente, gerando superaquecimento.

O que vocês acham?

Os fuscas antigamente tinham o "berço" com recortes para caber essas latas como vista nesse motor?

Abraço a todos!

Rafael_MO
08-02-2010, 2:50
Alguem sabe o que é e pra que serve esses duas "casinhas" atras da capela tork, uma de cada lado ?

abraçoo.

Amigo,
Se não me engano, por baixo dessas "casinhas" são ligadas mangueiras de borracha, que vão até o aquecedor(aquecido pelo escape), e esse ar é mandado para dentro dos carburadores dos motores originalmente à álcool por aquela "bequilha" que fica na ponta dos filtros de ar, que tem uma "borboleta" lá dentro. Com o motor frio, o ar aquecido pelo escape é admitido, melhorando o funcionamento do motor até que ele esquente devidamente. Depois disso, a borboleta fecha essa entrada de ar quente para os carburadores, e libera a entrada de ar atmosférico.

Espero ter ajudado!

Abraço!

pecado
09-02-2010, 0:17
Amigo,
Se não me engano, por baixo dessas "casinhas" são ligadas mangueiras de borracha, que vão até o aquecedor(aquecido pelo escape), e esse ar é mandado para dentro dos carburadores dos motores originalmente à álcool por aquela "bequilha" que fica na ponta dos filtros de ar, que tem uma "borboleta" lá dentro. Com o motor frio, o ar aquecido pelo escape é admitido, melhorando o funcionamento do motor até que ele esquente devidamente. Depois disso, a borboleta fecha essa entrada de ar quente para os carburadores, e libera a entrada de ar atmosférico.

Espero ter ajudado!

Abraço!

Obrigado pela informação, mas, sinceramente, não consigo imaginar o funcionamento. HEHE

Abraço.

Rafael_MO
09-02-2010, 1:11
Obrigado pela informação, mas, sinceramente, não consigo imaginar o funcionamento. HEHE

Abraço.

Amigo,

Não achei fotos mais detalhadas, então improvisei com essas mesmo. em cima, dá pra ver o motor de um Fusca Itamar. Em baixo, um motor a ar antigo(com sistema de aquecimento interno do carro, que funciona pelo calor do escapamento).

O sistema que tentei explicar acima é mais ou menos esse indicado na foto:

http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=12553&stc=1&d=1265684960

O que ocorre é que o ar captado por trás da capela(nas casinhas) são levados por uma mangueira de borracha até o aquecedor(que envolve as bengalas do escapamento). Dele, saem para a entrada dos carburadores. Como indicado pelas setas.

Fui claro?

Abraço!:thumbsup:

pecado
09-02-2010, 9:39
Amigo,

Não achei fotos mais detalhadas, então improvisei com essas mesmo. em cima, dá pra ver o motor de um Fusca Itamar. Em baixo, um motor a ar antigo(com sistema de aquecimento interno do carro, que funciona pelo calor do escapamento).

O sistema que tentei explicar acima é mais ou menos esse indicado na foto:

http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=12553&stc=1&d=1265684960

O que ocorre é que o ar captado por trás da capela(nas casinhas) são levados por uma mangueira de borracha até o aquecedor(que envolve as bengalas do escapamento). Dele, saem para a entrada dos carburadores. Como indicado pelas setas.

Fui claro?

Abraço!:thumbsup:

Desconfiei que você estava se referindo ao ar quente que a capela envia pra dentro do carro, como aquecimento. (nos antigo)
E no moderno essa do carburador.

Mas essa casinha atras da capela não tem nenhuma ligação com o interior da capela.

Abraços.

Rafael_MO
10-02-2010, 1:18
Desconfiei que você estava se referindo ao ar quente que a capela envia pra dentro do carro, como aquecimento. (nos antigo)
E no moderno essa do carburador.

Mas essa casinha atras da capela não tem nenhuma ligação com o interior da capela.

Abraços.

Pois é....vou ver o meu material aqui e ver o que eu acho, quando achar, posto aqui, ok?

Abraço!

pecado
17-03-2010, 19:03
Pois é....vou ver o meu material aqui e ver o que eu acho, quando achar, posto aqui, ok?

Abraço!

Acredita que ainda não descobri isso e sempre que olho pra ela fico me perguntando: Pra que é isso?

HAHA

DanielRS
18-03-2010, 15:24

Abraço.Quais as caracteristicas desse seu motor e o que são aqueles dois cilindros em pé atrás da capela da ventoinha? Nunca soube pra o que serviam.

Marco.Grings
18-03-2010, 17:46
Quais as caracteristicas desse seu motor e o que são aqueles dois cilindros em pé atrás da capela da ventoinha? Nunca soube pra o que serviam.

Estava conversando agora a pouco com o meu vizinho, que também é tarado por fuscas - e tem um verdadeiro depósito de peças de fusca em casa - e comentei sobre esse tópico com ele, e ele me mostrou essas peças.

Conferi no meu motor, e ele também tem.

Botei umas fotos em anexo.

pecado
18-03-2010, 23:04
Estava conversando agora a pouco com o meu vizinho, que também é tarado por fuscas - e tem um verdadeiro depósito de peças de fusca em casa - e comentei sobre esse tópico com ele, e ele me mostrou essas peças.

Conferi no meu motor, e ele também tem.

Botei umas fotos em anexo.

Ele quer vender essas latas?

Essas latas são para direcionar o ar em volta dos cilindros, essencial seu uso.

pecado
18-03-2010, 23:05
Quais as caracteristicas desse seu motor e o que são aqueles dois cilindros em pé atrás da capela da ventoinha? Nunca soube pra o que serviam.

Esse é o grande misterio, ainda não um instalado e ninguem comentando sobre eles.

Marco.Grings
18-03-2010, 23:41
Ele quer vender essas latas?

Essas latas são para direcionar o ar em volta dos cilindros, essencial seu uso.

Acho que não vende, ele meio que coleciona peças que encontra na concessionária, kkkkk.

Mas se ele conseguiu, certamente deve ter pra vender, dá pra tentar ver. Vou perguntar, e já vejo o que ele pagou.

Esse é o grande misterio, ainda não um instalado e ninguem comentando sobre eles.

Vou fazer coro, amigo. Também não sei pra que serve e fiquei curioso. Meu motor é de kombi 98, das últimas carburadas, e não tem.

Rafael_MO
19-03-2010, 1:02

Pecado,

Lembra que eu estava com dúvida de como o ar quete, que etraria por essas "casihas atrás da capela e passaria pelo duto de aquecimeto(ao redor das begalas), seria aspirado pelo motor? Pois bem, a etrada de ar para os filtros dos Fusca Itamar, tiham uma espécie de válvula. Com o motor ainda frio, essas "válvulas" fechariam a etrada de ar atmosférico e abriria a etrada para esse ar aquecido pelas begalas. Desse modo, com o carbura trabalha aspirado ar, aspiriaria o ar quete vido do sistema de aquecimeto ao redor da begala. E outra, o ar qute fica meos deso e tede à subir, logo, vai subido pela tubulação de borracha até chegar na "válvula" que fica no bocal do filtro de ar.

Pelo menos foi o raciocíio mais lógico que tive sobre o assuto....

Essas chapas defletoras vcê consegue comprar na Nafil( www.nafil.com.br ) a um preço bme acessível.

Abraço!

pecado
19-03-2010, 7:44
Pecado,

Lembra que eu estava com dúvida de como o ar quete, que etraria por essas "casihas atrás da capela e passaria pelo duto de aquecimeto(ao redor das begalas), seria aspirado pelo motor? Pois bem, a etrada de ar para os filtros dos Fusca Itamar, tiham uma espécie de válvula. Com o motor ainda frio, essas "válvulas" fechariam a etrada de ar atmosférico e abriria a etrada para esse ar aquecido pelas begalas. Desse modo, com o carbura trabalha aspirado ar, aspiriaria o ar quete vido do sistema de aquecimeto ao redor da begala. E outra, o ar qute fica meos deso e tede à subir, logo, vai subido pela tubulação de borracha até chegar na "válvula" que fica no bocal do filtro de ar.

Essas chapas defletoras vcê consegue comprar na Nafil( www.nafil.com.br (http://www.nafil.com.br) ) a um preço bme acessível.

Abraço!

Tambem pensei nisso, mas queria ver mesmo algo no manual ou em algum motor instalado pra ter certeza.

HEHE
Abraço.

DanielRS
19-03-2010, 11:06
Postei umas fotos do meu motor que dá para ver um pouco esses defletores. São exatamente iguais aos que vc mostrou e servem para fazer o ar circular em baixo dos cilindros.

pecado
19-03-2010, 11:26
Postei umas fotos do meu motor que dá para ver um pouco esses defletores. São exatamente iguais aos que vc mostrou e servem para fazer o ar circular em baixo dos cilindros.

Daniel, minha bomba de oléo é igual a sua.
Estou pensando em usar um 4x1, será que rola legal ou ficará apertado?
na foto parece que vc usa um phatboy, é isso?
abraços

DanielRS
19-03-2010, 12:11
Esse escapamento da foto eu não uso mais, aquelas fotos são antigas, agora to usando um 4x1 dimensionado, dá uma olhada, ficou muito bom.

Abraço.

pecado
19-03-2010, 20:44
Esse escapamento da foto eu não uso mais, aquelas fotos são antigas, agora to usando um 4x1 dimensionado, dá uma olhada, ficou muito bom.

Abraço.

Então coube certinho ou teve que fazer o 4x1 abrindo um pouco do lado pra bomba não atrapalhar?
E esse dissipador na bomba?
Que tipo de filtro vc usa?

Estou pensando em usar um 4x1 com phatboy.
Abração.

DanielRS
22-03-2010, 12:18
Eu não tive que fazer adaptação nenhuma, foi só colocar o escapamento. Quando fui comprar tbm tive receio de encostar na bomba mas ficou bom.
Uso o mesmo filtro de óleo usado nos motores AP. Esse dissipador se instala no filtro de óleo para ajudar na refrigeração do mesmo. Tenho mais dois dissipadores desse guardados aki, se tiver interesse, ele sairam por 75 reais cada porque comprei eles de fora e a alfandega taxou eles, se quiser te vendo por esse preço só para desfazer, tá aqui guardado faz um tempo. Sei que são raros

Abraço.

Rodrigho
30-04-2010, 1:37
no meu tem umas latas presas na bengala do escape, mas acho que sao mais pra proteger as capas de tucho do que pra refrigerar....

pecado
30-04-2010, 8:24
no meu tem umas latas presas na bengala do escape, mas acho que sao mais pra proteger as capas de tucho do que pra refrigerar....

Existe sim, duas latas, uma de cada lado.
Elas retas com uma pequena curvatura em uma das pontas,
ficam bem embaixo das capas de tucho, são para proteger mesmo.

Abraço.

LUISHPOWER
26-05-2010, 21:06
``danielrs``coloque Manta Nas Bengalas Do Seu Escape.o Seu Filtro De Oleo Fica Muito Perto Do Escape.isso Deve Gerar Uma
Grande Diferença Na Temperatura Do Seu Lubrificante!!!
Nâo Fica Caro E Seu Motor Vai Agradecer!!!

DanielRS
27-05-2010, 10:09
Pelo que já notei, o ar que passa pelo escapamento ainda fica bem menos quente do que o óleo que passa no filtro, ou seja não chega a esquentar mais o óleo do filtro, inclusive já retirei aquele dissipador que fica no filtro. Mas de qualquer forma concordo que se colocar uma manta no escape perto do filtro aí chegaria menos calor no filtro.
Já coloquei ele em situações meio que extremas e pelo que vi não tem problemas de aquecimento, já cheguei a encarar subidas de mais de 10km no pau direto sem trégua e depois nem sequer o luz do óleo piscou em lenta. O bom dessa bomba é que além de movimentar um volume maior de óleo e filtrar ela dissipa o calor fora do carter e aumenta o volume total do óleo em meio litro. Quando vou trocar o óleo com 5000km ele ainda tá meio transparente, recomendo demais pra quem quiser usar.

Abraços.

hjn
29-11-2010, 21:47
Pecado,

Essas chapas defletoras vcê consegue comprar na Nafil( www.nafil.com.br ) a um preço bme acessível.

Abraço!

E ai Bixao, beleza?

Cara... to exatamente aqui me f.... pra comprar todas as latas do motor pra ficar tudo certinho....

Como meu carro é 69, o cofre me parece ser reto... como da kombi. Veja o 1300 dele no chao e o cofre.
http://img23.imageshack.us/img23/2420/restcambiotras3large.jpg
http://img413.imageshack.us/img413/8237/restcambiotras14large.jpg

Pois bem.... fiz um compra na Nafil esses dias... veio tudo certo... mas nao comprei tudo por nao ter certeza do que dá ou nao dá pra fazer....

Como vai ser 1600 8 aletas vi alguém dizendo que esses defletores nao servem... pois sao pra modernos e tão até a venda.

Sei la... preciso de ajuda. Ja comprei a lata que vai atras da polia e a do alternador... a capela vai ser aquelas em angulo, que ja tenho tambem.

Preciso das latas do coletor 1600 (que penso ser igual das brasocas e kombi), desses defletores e da frontal da polia fechada... ja que nao tenho dupla nem coletor aquecido e da traseira fechada tambem....vou usar injecao da kombi... se precisar eu mesmo furo alguma coisa.

O suporte da Nafil é uma merda... entao se ta no site, pode comprar... se nao ta, esquece.

Se alguém tiver o numero das pecas ajuda muito.

Grande abraço

Rafael_MO
29-11-2010, 22:23
Hjn, tudo beleza amigo?

Então, como pode se ver na página anterior, dá sim para usar as chapa defletoras infeiores(que ficam debaixo das camisas, entre elas e as capas te varetas) do motor moderno("torque", de 84 em diante, com cabeçote 6 aleas) no motor antigo(até 83, com cabeçote 8 aletas). O noso amigo DanielRS postou fotos inclusive de como fica essa montagem(veja aqui: http://www.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=58063&postcount=28 ). Ele usa numa boa e sem problemas. Acredito que praticamente não irá precisar de retrabalho nas latas para colocá-las. Esse modelo, do motor moderno, é o melhor de chapas defletoras.

As latas que ficam entre a capela e as camisas+cabeçote, como você mostrou, tem que ser retas. Seu cofre é reto(de motor monocarburado). Encontre uma que aceite o cabeçote com duas entradas. Iguais as minhas: http://www.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=58063&postcount=28

Do resto, são latas "comuns". A que fica em frente a polia(#17como você disse, pode ser fechada), as de proteção das capas de varetas(latas #4,#5 e #6), as latas laterais (#10 e #11) e a lata que fica em cima do cambio(#12 ou #13). Essa ultima, se você usar radiador deslocado, deve ter um furo para a saída de ar quente. Em resumo, praticamente as latas de um motor moderno, só que com as latas (#1) como estão na foto, retas para dar certo com o seu cofre. Esses números são relacionados com essa imagem:
http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=8043&d=1236219632

Era isso mesmo a sua dúvida, ou viajei? Caso viajei, por favor, me explique denovo o que vc precisa saber. ;)

Forte abraço! :thumbsup:

PS: Como descrevi acima é que pretendo usar no meu carro.

hjn
29-11-2010, 23:01
Hjn, tudo beleza amigo?

Então, como pode se ver na página anterior, dá sim para usar as chapa defletoras infeiores(que ficam debaixo das camisas, entre elas e as capas te varetas) do motor moderno("torque", de 84 em diante, com cabeçote 6 aleas) no motor antigo(até 83, com cabeçote 8 aletas). O noso amigo DanielRS postou fotos inclusive de como fica essa montagem(veja aqui: http://www.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=58063&postcount=28 ). Ele usa numa boa e sem problemas. Acredito que praticamente não irá precisar de retrabalho nas latas para colocá-las. Esse modelo, do motor moderno, é o melhor de chapas defletoras.

As latas que ficam entre a capela e as camisas+cabeçote, como você mostrou, tem que ser retas. Seu cofre é reto(de motor monocarburado). Encontre uma que aceite o cabeçote com duas entradas. Iguais as minhas: http://www.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=58063&postcount=28

Do resto, são latas "comuns". A que fica em frente a polia(#17como você disse, pode ser fechada), as de proteção das capas de varetas(latas #4,#5 e #6), as latas laterais (#10 e #11) e a lata que fica em cima do cambio(#12 ou #13). Essa ultima, se você usar radiador deslocado, deve ter um furo para a saída de ar quente. Em resumo, praticamente as latas de um motor moderno, só que com as latas (#1) como estão na foto, retas para dar certo com o seu cofre. Esses números são relacionados com essa imagem:
http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=8043&d=1236219632

Era isso mesmo a sua dúvida, ou viajei? Caso viajei, por favor, me explique denovo o que vc precisa saber. ;)

Forte abraço! :thumbsup:

PS: Como descrevi acima é que pretendo usar no meu carro.

Isso mesmo...

Já tenho a #20 e a #4 e #5.

olha o que eu preciso aqui.... mas o cara ta loco nesses precos po.

já tem até o furo para a sonda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158821145-chapa-de-proteco-da-polia-fusca-kombi-original-vw-_JM

Olha a do coletor... o cara tomou todas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162663312-latas-chapa-do-motor-fusca-itamar-1600-original-vw-_JM

Ai fica dificil.

Rafael_MO
30-11-2010, 2:21
Isso mesmo...

Já tenho a #20 e a #4 e #5.

olha o que eu preciso aqui.... mas o cara ta loco nesses precos po.

já tem até o furo para a sonda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158821145-chapa-de-proteco-da-polia-fusca-kombi-original-vw-_JM

Olha a do coletor... o cara tomou todas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162663312-latas-chapa-do-motor-fusca-itamar-1600-original-vw-_JM

Ai fica dificil.

Hjn,
Fique atento com as peças #6, #10 e #11(todas essas três faltam no meu motor...:(), além das #9 (são duas, que vão embaixo das camisas de cada lado do motor).

As minhas #1 são iguais as que você precisa. No final do ano agora, quero conseguir umas com aquela curva(pois meu cofre do motor é pra fusca 1600 com dupl carburação), logo vou ter as latas que você precisa paradas. Podemos negociar, caso você tenha interesse, claro. Só mandar uma MP.

Quanto a peça #17, não esquente. Compre a que der, e se for o caso a modifique, leve num funileiro de confiança pra tampar os buracos que precisar e manda ver.

Forte abraço.

PS: Dá uma andada em ferro-velho cara, acha muita coisa barata. Só tem que ter paciencia :D

hjn
30-11-2010, 6:21
Opá interesse nois tem.... se tiver em bom estado. Me da um toque.

Desmanche de carro veio em SP é raridade.... vamo ver se consigo algo.

Rafael_MO
30-11-2010, 7:20
Opá interesse nois tem.... se tiver em bom estado. Me da um toque.

Desmanche de carro veio em SP é raridade.... vamo ver se consigo algo.

Blz Hjn,
Quando tirá-las do meu carro, tiro umas fotos e lhe mando para que vc possa havaliar o estado delas.

Em Goiás até que consigo uns ferro velhos com bastante Fusca :D

Abraço.

gabrielmassa
30-11-2010, 8:08
O meu 1500 tem uma chapinha que nunca vi em lugar nenhum. Ela é parecida com a antiga que fica ali embaixo entre as camisas mas é menorzinha e fica no cabeçote. é tipo um "H" e seria como se fosse continuação da chapa entre as camisas. Qdo der vou tentar tirar foto, eu desmontei e montei os cabeçotes esse fds, mas nao tive como tirar foto (eu tava mto sujo). Achei ela bacana pois força o ar entre os cabeçotes, lugares mais quentes do motor.
abs

Rafael_MO
30-11-2010, 8:15
O meu 1500 tem uma chapinha que nunca vi em lugar nenhum. Ela é parecida com a antiga que fica ali embaixo entre as camisas mas é menorzinha e fica no cabeçote. é tipo um "H" e seria como se fosse continuação da chapa entre as camisas. Qdo der vou tentar tirar foto, eu desmontei e montei os cabeçotes esse fds, mas nao tive como tirar foto (eu tava mto sujo). Achei ela bacana pois força o ar entre os cabeçotes, lugares mais quentes do motor.
abs

Gabriel,

Já ví essa chapa no livro How to Hot Rod VW engines. Esse rasgo que você comentou, me parece que existe para passar a vareta que vai do termostato até as portinholas, que ficam entre a capela e a lata que fica em cima dos pintões+cabeçotes.

Tenta tirar foto pra gente ver sim! Ah, como ela é presa no cabeçote?

Abraço.

gabrielmassa
30-11-2010, 9:12
Ele é presa pelas pontas, imagina sendo um H com as pontas em uns 3mm e o meio com ums 50mm, as pontas entram entre as aletas do cabeçote e ficam presas lá. Dá até pra mandar fazer, qdo eu montar o outro motor vou colocar elas sim pra nao sobre-aquecer ele.
Essas portinholas, nao acho em lugar nenhum elas. Nao sei se existiram no brasil e como que eram ligadas, pelo que vc disse é por uma vareta nos cabeçotes. Eu queria colocar elas pois meu motor só anda gelado, fica direto no max 70 graus, só passava disso qdo pegava estrada com o pé embaixo por mto tempo lá na bahia. Estou mexendo nele, vamos ver se gera mais calor e fica um pouco mais quente.

Rafael_MO
30-11-2010, 12:53
Ele é presa pelas pontas, imagina sendo um H com as pontas em uns 3mm e o meio com ums 50mm, as pontas entram entre as aletas do cabeçote e ficam presas lá. Dá até pra mandar fazer, qdo eu montar o outro motor vou colocar elas sim pra nao sobre-aquecer ele.
Essas portinholas, nao acho em lugar nenhum elas. Nao sei se existiram no brasil e como que eram ligadas, pelo que vc disse é por uma vareta nos cabeçotes. Eu queria colocar elas pois meu motor só anda gelado, fica direto no max 70 graus, só passava disso qdo pegava estrada com o pé embaixo por mto tempo lá na bahia. Estou mexendo nele, vamos ver se gera mais calor e fica um pouco mais quente.

Gabriel,
Até onde sei, elas saram nos motores daqui também. Só que muito mexânico tirava, falando que aquilo dava pau no motor. Então, hoje em dia é complicado de achar. Vou ver se consigo umas fotos pra te mostrar como funcionam.

Abraço!

Rafael_MO
02-12-2010, 0:14

Fala Gabriel, tudo bom?

Tinha te prometido uma imagem do sistema de termostato/portinhola. achei essa:
http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=16664&stc=1&d=1291255813
Onde:
#10 = suporte do termostato. Vai preso no bloco, lá em baixo das capas de varetas. Fica embaixo dos cilindros #1 e #2.
#14 = termostato
#17 = Vareta de caionamento das portinholas
#20 e #19 = Portinholas
#31 = Vareta de acionamento que linah uma portinhola na outra.

Repare que tme mola de retorno( #30) e outros componentes vitais pro sistema, que dá pra identificar sem precisar de legenda.

Espero ter ajuddo! :thumbsup:

Forte abraço.

gabrielmassa
02-12-2010, 8:29
Bacana, eu tinha visto essa foto, mas agora que vc escreveu que me atentei sobre essa varetinha que a aciona. Na chapinha minha tem um rasgo que deve ser por aonde passaria essa vareta. Tenho vontade de colocar isso no meu carro, ainda mais que agora nao estou mais na bahia e a temperatura aqui é mais fria. Aind nao tirei as fotos pois nao fico em casa durante a semana, depois do trampo vou pra academia e acabo voltando bem tarde. MAs vou fazer isso o mais rapido qeu conseguir, aproveitar que o motor ainda está sem a chaparia toda e sem os escapes.
flw

Rafael_MO
02-12-2010, 9:23
Bacana, eu tinha visto essa foto, mas agora que vc escreveu que me atentei sobre essa varetinha que a aciona. Na chapinha minha tem um rasgo que deve ser por aonde passaria essa vareta. Tenho vontade de colocar isso no meu carro, ainda mais que agora nao estou mais na bahia e a temperatura aqui é mais fria. Aind nao tirei as fotos pois nao fico em casa durante a semana, depois do trampo vou pra academia e acabo voltando bem tarde. MAs vou fazer isso o mais rapido qeu conseguir, aproveitar que o motor ainda está sem a chaparia toda e sem os escapes.
flw

Gabriel,
Por favor, tire a foto mesmo. estou curioso.
Acho que ví essa chapinha defletora, que vai no cabeçote, no livro How to Hot Rod VW engines. Mas é sempre bom ter aqui pra galera ver.

No livro falava que esse rasgo é justamente para passar a vareta.

Esse sistema de portinhola também quero testar, quando tiver um sistema de medição de temperatura do óleo(e claro, que este seja decente).

Forte abraço!

gabrielmassa
02-12-2010, 11:26
Por falar nesse livro, aho que vc quem tinha me enviado uma msg aqui, eu consegui comprar ele tb, e foi lá que vi sobre as portinholas tb.Terminei de ler ele esses dias. Tem mta coisa boa lá. Até pra fechar os cabeçotes usei a dica dele de fechar os dois juntos! Só o torque que se nao me engano ele disse em 30 lbs, achei alto entao coloqueo só 26N.

DanielRS
02-12-2010, 12:05
Vc quer colocar estas portinholas no seu motor?

Eu tenho estas portinholas, se precisar..

Abraços.

gabrielmassa
02-12-2010, 13:15
Blz Daniel?
Então, vc tem as portilholas? Estão completas? quanto vc quer por elas?
valeu

DanielRS
02-12-2010, 13:29
Elas só não tem aquelas varetas que puxam elas. Te faço 50 as duas. Mas se quiser te mando fotos delas primeiro.

Abraços

Rafael_MO
03-12-2010, 18:39
Gabriel,

Olha as fotos que tirei do site www.cal-look.com . Elas mostram bem como é preso o termostato no motor.
http://www.cal-look.com/blogs/wp-content/gallery/replacing-pushrod-tubes/leaky_pr_tubes_7.jpg
http://www.cal-look.com/blogs/wp-content/gallery/replacing-pushrod-tubes/leaky_pr_tubes_13.jpg

Espero ter ajudado!

Forte abraço.

Museu
03-12-2010, 19:14
Gringos so usam blocos BR :D

Meio bizarro este sensor :D

Rafael_MO
03-12-2010, 22:14
Gringos so usam blocos BR :D

Meio bizarro este sensor :D

Não só blocos..
Kits Mahle também....O que deveria ser barato para nós, pois é feito aqui(digo os grandes..de 90,5mm pra cima). É o nosso braZil, com "Z" mesmo, e maiúsculo, pois só os gringo que levam vantagem.. mas é papo pra outro tópico..

Esse termostato é engraçado mesmo. Coisa que eu nunca vi ao vivo! Mas com as protinholas funcionando legal, deve ser show!

Abraço.

felipedmori
03-12-2010, 22:26
Não só blocos..
Kits Mahle também....O que deveria ser barato para nós, pois é feito aqui(digo os grandes..de 90,5mm pra cima). É o nosso braZil, com "Z" mesmo, e maiúsculo, pois só os gringo que levam vantagem.. mas é papo pra outro tópico..

Esse termostato é engraçado mesmo. Coisa que eu nunca vi ao vivo! Mas com as protinholas funcionando legal, deve ser show!

Abraço.

na hot vw's desse mês, que vi na livraria cultura e não comprei,
tem os principais cabeçotes vendodos lá, de várias marcas, muitos "made in Brazil"
inclusive os autolina da CB performance

DanielRS
04-12-2010, 12:26
Blz Daniel?
Então, vc tem as portilholas? Estão completas? quanto vc quer por elas?
valeuAqui estão as portinholas.

Aquele abraço!!

hjn
04-12-2010, 21:47
Aqui estão as portinholas.

Aquele abraço!!

Isso ai é igual cabeça de bacallhau.... sabia que tinha, mas nunca tinha visto.

Marco.Grings
04-12-2010, 21:58
Isso ai é igual cabeça de bacallhau.... sabia que tinha, mas nunca tinha visto.

Amigos, eu já tinha postado antes, mas falando com o Rafael, lembrei das fotos, e vou postar de novo. Essas eu tirei do meu motor.

http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=16715&stc=1&d=1291507007

http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=16716&stc=1&d=1291507007

HJN, essa é a segunda no mesmo dia então :-D :-D :-D .

Forte abraço.

gabrielmassa
06-12-2010, 11:24
Rafael,
Ajudou sim, bacana, eu tirei as fotos do defletor esse fds, vou ver se consigo postar hj aqui.
Daniel,
vc nao tem os acionamentos? Achei bacana colocar no motor isso, pelo que tenho visto td mundo anda que nem eu, com o motor que demora pra esquentar e fica por volta dos 75 graus, mas qdo senta o pau um bom tempo na estrada ele vai pra temperatura certa, por votla dos 100

gabrielmassa
06-12-2010, 11:38
A e sobre o nome BAZIL, em um livro "how to restore VW air cooled engine" eles mostram os tipos de carcaça que tem e falam que são tudo do Brazil e do Mexico (e tem fotos estampadas lá daonde está escrito a origem).
O que acho absurdo é agente ter que comprar um KIT Mahle de pistao anel e camisa aqui no brasil pelo valor de 1600 reais e o mesmo kit (feito em SP) estar custando 270 dolares nos EUA! Vale a pena mandar trazer e pagar o frete mais o roubo da alfandega! absurdo isso!

gabrielmassa
06-12-2010, 18:40
Segue a foto prometida, acho que ta legal pra ver, é a chapinha enferrujada presa no cabeçote entre os tuchos,a preta é a comum entre as camisas.

DanielRS
06-12-2010, 21:28
Não, só tenho estas duas peças. Mas você pode usar as mesmas varetas que se usa na carburação dupla e tbm comprar o termostato novo.

Abraços.

DanielRS
06-12-2010, 21:31
Segue a foto prometida, acho que ta legal pra ver, é a chapinha enferrujada presa no cabeçote entre os tuchos,a preta é a comum entre as camisas.Os motores 1600 torque pés 84 possuem latas direcionadoras de ar bem maiores que estas que são mais antigas, elas cobrem todas as aletas dos cabeçotes e cilindros, melhorando mais ainda a refrigeração.

Rafael_MO
06-12-2010, 23:33
Segue a foto prometida, acho que ta legal pra ver, é a chapinha enferrujada presa no cabeçote entre os tuchos,a preta é a comum entre as camisas.

Gabriel,

Legal essas latinhas nos cabeçotes. É bem parecida com a que ví no How to hot rod VW engines" mesmo.

Mais uma "leda urbana". Nunca ví delas ao vivo! hahaha

Forte abraço!