PDA

Vizualizar Versão Completa : 1500 com algo a mais

Master Vader
27-03-2006, 8:19
Sem trocar nada da arquitetura original, podemos:

Mantendo-se o carburador simples, alterar o gicleur de combustível para 135 por exemplo. Além disto verifique se o seu distribuidor tem avanço centrífugo, ou se é somente a vácuo. Se for somente a vácuo o distribuidor deverá preferencialmente ser substituído, pelo de outro motor a gasolina com avanços centrífugo vácuo, ou somente centrífugo (O motor 1500 saiu originalmente com distribuidor vácuo centrífugo, portanto seu uso não descaracterizará a originalidade).
Acertada esta situação, ajuste a folga do platinado com calibre de lâmina de 0,15mm.
Regule também as válvulas do motor com 0,05mm no escape e 0,10mm na admissão. Com estas soluções você já terá uns cavalinhos a mais. Pode se alterar o escape original, removendo as restrições de fluxo que existem no abafador nos tubos que recebem os gases das bengalas. Parecem um restritor. Outra detalhe, seria a utilização de ponteiras sem miolo e sem restrição na ponta da mesma (sem redução de seu diâmetro).
Além disto, deve-se regular o ponto inicial entre 15 a 18 Graus de avanço.
O custo é de 1 gicleur, mais ou menos R$ 2,00 e eventualmente 2 ponteiras de escape.

Muito pouco porém para uns 4cv a mais esperados.
Não vira um foguete, mas anda ... digamos assim... na Bunda do 1600 carburação dupla!

[]s,

Vader. :twisted:

A.Dablio
28-03-2006, 14:54
Ae Vader , td beleza?
ehehe essa receitinha ae cabe pra mim......quando sair o $$$. vou compra as molas de valvulas do opala, meu comando é original do gasolina (eu axo), mas é melhor previnir do que remediar, vai que as valvulas resolvem flçutuar por pura ferscura,ahauiah
tbem vou desmontar os cabeçotes, assim eu confirmo mesmo c meu motor foi passado pa 1500( pistões de 83,5 né?) e também dou um mega limpeza nos cabeçotes....
e faço essa receitinha ae, inquanto não descolo um par de carburras....
[]'s...

Ps.: eu axo q meu fusca ta com problema no velocimetro, pois semana passada , fui levar minha namorada na faculdade,e na volta eu travei o pé embaixo e ele passou dos 140KM/H...eu axo 1 deu 150.....mas eu axo q o velocimetro ta mentindo, será q o antigo dono fuço um pouko?...rs.....

Fuskera- passarando por cima da concorrencia, facil facil...... :twisted: :twisted:

FUCA75
11-04-2006, 15:51
Quais são os codigos desses benditos distribuidores?? Só ouço falar disso mas ninguém é mais direto em dar os nomes aos bois.......Seje mais TÈCNICO VADER poste os códigos dos carburadores.

Master Vader
11-04-2006, 16:01
Tentaremos ser mais técnicos, mas também peço que seja mais específico :lol: :
Sua dúvida é sobre o código do ditribuidor ou do carburador :?: :?: .
De qualquer forma a resposta é a seguinte:

Carburador original Solex H30PIC ou H30PICT (ambos semelhantes) utilizados nos motores 1500 e 1600 carburação simples original.
Distribuidor modelo JFUR (Bosch). Dentre outros que posso informar se for o caso.
Se precisar de maiores informações técnicas é só perguntar que nos esforçaremos para fornecer.

[]s,

Vader :twisted: .

scacca
11-04-2006, 16:10
Quais são os codigos desses benditos distribuidores?? Só ouço falar disso mas ninguém é mais direto em dar os nomes aos bois.......Seje mais TÈCNICO VADER poste os códigos dos carburadores.

Mais técnico que ele é? Vixe, cuidado com oq pede, daqui a pouco ficamos boiando :lol:

Master Vader
11-04-2006, 18:26
Os códigos de peças para os carburadores originais de corpo simples fornecidos pela solex para os Fuscas 1300, 1500 e 1600 são os seguintes:

Motores 1300:

H30PIC.
113.129.027.1
113.129.025.1
040.129.027.17

Motores 1500:

H30PIC
113.129.027.2
040.129.027.1
211.129.027.2
040.129.027.2

Motores 1600:

H30PIC
040.129.027.3
040.129.027.4
040.129.027.16
211.129.027.1

H30/31PICT
040.129.127.1

Já os ditribuidores para ignição convencional dos motores a gasolina para o Fusca são basicamente 3 modelos.

Para o 1300 com código de peça VW:

040.905.205.8

Para 1300; 1500 e 1600 com código de peça Bosch:
VW JFUR 4 (avanço centrífugo e vácuo)
VW JUR 4 (só avanço a vácuo)

Espero ter fornecido alguns aspectos técnicos a mais :lol: .

Caso algum destes modelos seja do interesse de alguem posso passar os detalhes de sua calibração:
gicleurs e venturis para o carburador e avanços dinâmicos para os distribuidores.

[]s,

Vader.

FUCA75
12-04-2006, 11:48
Era o código dos distribuidores..........

Tem uma lenda que o bom mesmo é usar o distribuidor do motor 1200 para motores mais taxados..........É verdade?? Alguem sabe algo??

Master Vader
12-04-2006, 12:12
É um bom distribuidor, porém o JFUR que eu citei tem a curva do centrífugo bem semelhante (até um pouco mais agressiva) que o do distribuidor do VW1200 da Kombi.
Assim se você utilizar o JFUR para ignição convencional com o avanço a vácuo desligado terá praticamente a mesma curva do distribuidor do 1200.
Ou seja desempenho bem parecido.

[]s,

Vader.

FUCA75
14-04-2006, 9:28
No meu caso usando pistão 86,5mm taxa perto de 8,7/1 duas Solex 40, comando álcool e distribuidor sistema Hall seria interessante ter o sistema de avanço à Vácuo ligado?? Será que funciona pois com a carburação maior não se perde vácuo??

Master Vader
15-04-2006, 23:31
O avanço a vácuo não é necessário quando utilizamos carburadores com mistura levemente rica.
Isto porque com ela um pouco rica, temos maior velocidade de propagação da chama, o que eveita a necessidade destetipo de avanço.
O avanço a vácuo só opera com cargas parciais, e se a mistura estiver rica (15 a 20% acima da estequiométrica) nesta faixa, ovácuo pode ser desligado sem preocupações.

Vader.

FUCA75
16-04-2006, 9:34
Porém estaremos aumentando desnecessariamente o consumo?? :?:

16-04-2006, 14:22
Porém estaremos aumentando desnecessariamente o consumo?? :?:

Completando, o avanço possibilita misturas mais pobres??

As minhas experiencias sem o avanço a vacuo foram pessimas...

Mestre Vader, teria algum truque na cartola para um motor 1300L de carburação simples, coisa facil e rapida de fazer???

Master Vader
17-04-2006, 6:41
Aumentar desnecessariamente o consumo?!

Se desejjamos melhor desemepenho sem grandes alterações no motor, ou seja mnatendo a arquitetura básica, teremos aumento de consumo proporcionalmente ao desempenho obtido.
Não tem mágica!
Agora se trocarmops a carburação simples por uma dupla, podemos conseguir maior desempenho, até mesmo com redução do consumo.

Quanto ao avanço a vácuo. Vamos começar do 0!!

Ele só existe para compensar a propgação de chama em condições de baixa e média rotações com a borboleta de aceleração parcialmente aberta (situações onde a depressão no coletor de admissão (vácuo) é alta. Fora disto ele não atua. Portanto em alta rotação com o pé no fundo o avanço a vácuo é zero!!
Desta forma sua importância em velocidade máxima é na maioria dos casos nula mesmo em carros originais.

Agora para motores "mexidos".

Se queremos melhor desempenho, devemos trabalhar primeiramente com a mistura rica ( 15 a 20% acima da estequiométrica). Com esta mistura, tem,os maior número de moléculas de combustível (15 a 20%) num mesmo espaço (câmara de combustão), do que tinhamos com a regulagem anterior. As moléculas estando mais próximas, auxiliam na propagação da chama, tornando a mais rápida, o que diminui a necessidade de avançarmos a centelha.
O avanço só existe para compensar uma baixa velocidade de propagação da chama.
Assim, podemos com a mistura mais rica trabalhar inicialmente com uma avanço menor que o original principalmente na faixa em que enriquecemos mais a mistura (rotações médias), retirando o avanço a vácuo.
E como a mistura ficou mais rica, temos também menor chance de detonação.
Menor chance de detonação significa também que podemos tentar aumentar um pouco o ponto final do distribuidor para tentarmos ganhar um pouco de rotação disponível.

Ou seja comparando com o motor original: A mistura rica gera mais potência, gera menos detonação, não precisa de tanto avanço em médias rotações, mas permite avanços maiores em altas rotações proporcionando ganho de rotações máximas superiores a do motor original.

Devemos lembrar que os carburadores simples do Fusca na maioria dos casos possuem econostat, que é um gicleur suplementar de combustível.
Com esta tranqueira tecnológica, o carburador tem seu gicleur e venturi dimensionados para ter sempre uma mistura levemente pobre (10% menor que a estequiométrica) privilegiando o consumo. Aí o econsotat somente enriquece a mistura deixando-a um poucio acima da estequiométrica (5 a 10% ) somente na faixa de rotação máxima original do motor.
A idéia e sempre desativar o econsotat (ou válvula de máxima em outros modelos de carburadores) e aumentar o gicleur principal.
Se somente aumentarmos o gicleur principal sem retirar a atuaçaõ do econostat, o motor trabalhará bem em médias e "afogado em alta".

Retirar o avanço a vácuo de um motor original e sem alteração da mistura em médias rotações nuinca trará resultado positivo. Vejam todo o procedimento que comentei aqui.

[]s,

Vader.

Rbeghetto
04-05-2006, 17:13
Mestre Vader...
tenho um 1500
coloquei um escape 4x1 aberto sem abafadores ...
além de filtro de ar esportivo, e o distibuidor q vc recomendou..

Deu pra sentir nitidamnete uma grande diferenca..
Agora vou partir pra essa sua dica do gicler..
Gostaria de saber em media qts cavalos da pra ganhar com essas minhas modifcações, pois me surpreendi com o rendimento, pricipalmente nas retomadas...

[]'s

radius_mk
05-05-2006, 10:45
Vader;

O acerto citado acima pode ser feito em um fusca 1600 ? O meu é um 1600 com carburação simple H-30PIC (ele era 1300 e foi modificado para 1600), se eu fizer o que foi citado irá aumentar o consumo ?
Eu acho que ele está gastando de mais, principalmente depois que tive que mandar os cabeçotes para retifica, tah fazendo em média de 7 km/l, não sei a gilglegem que está no carburador mas lembro que uma vez um mecanico colocou um gigle menor na principal e nas subidas o carro perdia muita força, qual seria a configuração ideal ?
Qual o melhor ajuste na regulagem de valvulas de platinado para economia ?
Porque no acerto citado usasse uma menor folga na valvula de escape em relação a de admissão ? deixando a valvula com uma folga menor não significa que ela irá abrir mais portanto se for a de admissão irá entrar mais combustivel ?

Fred Cavicchia
11-03-2008, 21:41
Sou novo aqui no fórum, mas, como todos vcs, sou fã de fuscas e motores a ar.
Tenho um fusca 68, 1300, gasolina, ignição eletrônica, dupla carburação e, lendo este tópico sobre distribuidores, vi que o distribuidor que está instalado em meu motor (modelo JGFUR-4) não é nenhum dos modelos mencionados pelo Vader... O meu seria similar ao JFUR-4? ou quais seriam as diferenças?
Agradeço a ajuda de todos!
Fred.

maccouto
11-03-2008, 22:24
Sou novo aqui no fórum, mas, como todos vcs, sou fã de fuscas e motores a ar.
Tenho um fusca 68, 1300, gasolina, ignição eletrônica, dupla carburação e, lendo este tópico sobre distribuidores, vi que o distribuidor que está instalado em meu motor (modelo JGFUR-4) não é nenhum dos modelos mencionados pelo Vader... O meu seria similar ao JFUR-4? ou quais seriam as diferenças?
Agradeço a ajuda de todos!
Fred.

Veja qual é o número de série. Tem avanço a vácuo ou não? Os três últimos números são, 025, 009 ou 050?

Fred Cavicchia
12-03-2008, 8:52
Maccouto,
Ele tem avanço a vácuo e os códigos dele são:
JGFUR4
9 230 087 062
IND BRASILEIRA
040 905 205 3 5
6 45
BOSCH

Valeu!
Fred.

tiagoaar
03-06-2008, 11:06
No meu 1500 já tenho ignição eletrônica, tenho escape puma.
Fará diferença por dupla carburação? E a bobina do Mi? To usando a gasolina Podium e parece q da uma boa diferença tmbm. Será?
Aguardo ajuda, obrigado...

tiagoaar
03-06-2008, 17:46
E esqueci de dizer q ele tá com os cabeçotes do 1600, mas é 1500.
Isso faz alguma diferença tmbm?

lubisomem01
03-06-2008, 18:03
Ajuda sim, coloca uma dupla que fica show.

Lorival
15-06-2008, 17:19
deixa eu aproveitar e tirar umas duvidas, tenho um motor 1500cc instalei uma ignição eletronica que em principio o distribuidor nao tinha avanço, e qdo saia ficava amarrado. me falaram pra colocar um distribuidor com avanço, mas continua na mesma.
tenho duvida em avanço centrífugo e vácuo e só só avanço a vácuo, qual a diferença e qual o melhor.
Quanto ao carburador é apenas um, algo tipo PIC 30, quais os gicleurs devo utilizar. lorival.cpfl@yahoo.com.br

maurilio
22-06-2008, 18:33
deixa eu aproveitar e tirar umas duvidas, tenho um motor 1500cc instalei uma ignição eletronica que em principio o distribuidor nao tinha avanço, e qdo saia ficava amarrado. me falaram pra colocar um distribuidor com avanço, mas continua na mesma.
tenho duvida em avanço centrífugo e vácuo e só só avanço a vácuo, qual a diferença e qual o melhor.
Quanto ao carburador é apenas um, algo tipo PIC 30, quais os gicleurs devo utilizar. lorival.cpfl@yahoo.com.brNão é para amarrar não, a não ser que o ponto esteja muito adiantado, ou por falta ou excesso de combustível.
1° - Se o ponto estiver adiantado demais o motor vai "grilar","bater pinos".
2° - Se estiver com falta de combustível costuma dar uns estouros pelo escape mas não cheira combustível.
3° - Se o motor estiver com excesso, ele amarra e só depois de um tempo de atolado ele limpa e anda um pouco melhor, além disso ele vai "cheirar" muito forte o combustível utilizado.

Num 1500 a gasolina original, algo entre 120 a 125 de gicleur principal e 115 a 130 no ar estará de bom tamanho, mas para ter certeza retire uma vela, se o motor estiver em bom estado e veja a coloração delas. Preta é sinal de excesso, branca é sinal de falta e marrom é sinal de que a mistura está correta.