Vizualizar Versão Completa : Cor velas x carburação
Amigos ,
Tenho um 1300L motor feito completo com 10.000km montado com um solex PIC S com a seguinte giclagem :
Principal 127,5
AR 120 (com esfera em baixo)
Lenta 60
Tubo injetor 50 .
O carro anda bem e faz em media 8,5/9,0 km/litro
Alguem pode me informar qual a cor ideal da vela de ignição para um motor bem regelado com mistura ar combustível correta ?
Já me falaram que o isolador da vela tem que ficar claro , quase branco , meio cinza .
Outros ja me falaram que a vela tem que puxar pro tom caramelo .
As minhas ficam mais claras . sera que se eu reduzir a flauta , corretor de ar , para 115 ou 110 melhora ?
Meu medo é deixar o motor trabalhar com falta de combustível e excesso de temperatura .
Aguardo comentários ,
Abraços - Rafael
maurilio
16-10-2008, 18:47
Já foi respondido no seu outro post, que fala sobre o mesmo assunto.
desculpe maurilio , acabei deixando a mesma pergunta em dois tópicos e não tinha visto sua resposta no primeiro .
Aproveitando , vc sabe me dizer o motivo de só a vela do cilindro 4 ficar mais escura que as outras 3 .
E o motivo das velas ficarem claras mesmo o carro estando com bom desempenho ?
Agradeço a atenção .
Abraços!!!
maurilio
17-10-2008, 18:55
desculpe maurilio , acabei deixando a mesma pergunta em dois tópicos e não tinha visto sua resposta no primeiro .
Aproveitando , vc sabe me dizer o motivo de só a vela do cilindro 4 ficar mais escura que as outras 3 .
E o motivo das velas ficarem claras mesmo o carro estando com bom desempenho ?
Agradeço a atenção .
Abraços!!!Pode ser por diversos fatores que a vela do cilindro 4 fique diferente, mais escura que as outras.
- Coletores originais não possuuem uma ótima fluidez de combustível e o 4° cilindro pode estar sendo melhor alimentado que os outros.
- Pode haver alguma diferença no assentamento dos anéis com os cilindros e haver alguma fuga de óleo por eles, talvez até por ficarem alinhados.
- Pode seu cabeçote, no cilindro 4 estar com má vedação nas válvulas o que pode tb deixar essa diferença entre as velas.
- E pode ser mais um montão de coisas, que só analisando melhor dá pra tirar uma conclusão mais correta, vc deve ir pela média de 4 velas, se três estão em boa coloração é sinal de que a mistura está correta. As velas claras significam que vc está com mistura pobre e mistura pobre é sinal de problema apenas rodando em velocidades maiores e rotações muito elevadas. Se vc anda normalmente na cidade e na estrada entre 100/110/120 alternando de vez em quando, não têm problema mas se esgolear o motor ele poderá te dar problemas bem antes do tempo.
realenemy
18-10-2008, 11:34
Maurílio, você respondeu uma dúvida que eu estava a algum tempo. Estou andando com giclê 120 e dei uma adiantada no distribuidor no olhometro. Notei que a resposta do carro ficou absurdamente melhor, tenho que pisar bem menos no acelerador pra encarar subidas, não tá girando pesado e o pé do carburador sua que é uma beleza, o que indica uma certa economia. Quando acelero ele em ponto morto no pé do carburador, noto que em rotações bem altas (quando a correia parece que vai pular fora), rola uma espécie de pequena vibração no ronco, parece uma 'mini griladinha'.
Porém, tirei as velas pra ver como tava realmente a mistura, e todas elas se apresentaram com sujeira normal na rosca, eletrodo central bastante limpo, e o eletrodo em forma de gancho (por falta de termo correto) está ligeiramente esbranquiçado. Creio eu estar trabalhando no limite dessa giclagem e que pra andar na cidade não vai dar algum problema. Só não fui pra estrada ver que velocidade eu consigo pegar nem se depois de alguns minutos ele não pipoca. Espero não estar enganado?!
Maurílio, você respondeu uma dúvida que eu estava a algum tempo. Estou andando com giclê 120 e dei uma adiantada no distribuidor no olhometro. Notei que a resposta do carro ficou absurdamente melhor, tenho que pisar bem menos no acelerador pra encarar subidas, não tá girando pesado e o pé do carburador sua que é uma beleza, o que indica uma certa economia. Quando acelero ele em ponto morto no pé do carburador, noto que em rotações bem altas (quando a correia parece que vai pular fora), rola uma espécie de pequena vibração no ronco, parece uma 'mini griladinha'.
Porém, tirei as velas pra ver como tava realmente a mistura, e todas elas se apresentaram com sujeira normal na rosca, eletrodo central bastante limpo, e o eletrodo em forma de gancho (por falta de termo correto) está ligeiramente esbranquiçado. Creio eu estar trabalhando no limite dessa giclagem e que pra andar na cidade não vai dar algum problema. Só não fui pra estrada ver que velocidade eu consigo pegar nem se depois de alguns minutos ele não pipoca. Espero não estar enganado?!Como está muito branco mesmo na cidade, acho melhor que vc não force o motor porque com ponto adiantado vc corre um risco grande de quebrar canaletas de pistão e riscar bem a camisa(às vezes acontece apenas em um pistão), o que vc já sabe que te causará prejuízo na certa. Acho que vc deveria manter o ponto um ou 2mm a menos do que está usando hoje, para evitar essa mini griladinha e aumentar o principal para no mínimo 127,5 que vc notará que ira pisar menos ainda no acelerador e provavelmente seu consumo se manterá e a cor de suas velas chegará mais próxima do ideal.
realenemy
19-10-2008, 14:52
Maurilio, o motor é um 1300 original com PICS. 127,5 não é demais? Originalmente ele saía com 117 se não me falha a memória? Não querendo duvidar da sua dica, ainda sou bastante leigo no motor a ar!
maurilio
19-10-2008, 18:36
Maurilio, o motor é um 1300 original com PICS. 127,5 não é demais? Originalmente ele saía com 117 se não me falha a memória? Não querendo duvidar da sua dica, ainda sou bastante leigo no motor a ar!Originalmente ele tb andava com gasolina...que era fraca, mas era somente gasolina. Agora ele anda com "declarados" 26% de álcool fora os batismos extras. Como vc disse estar usando 120 de principal e as velas estão brancas...vc pode subir lentamente para 122,5 testar, 125 testar até chegar em pouco mais ou quem sabe um desses anteriores resolve...vc não está errado no seu raciocínio não mas por causa do álcool na gasosa as vezes é melhor deixar o gicleur um pouco maior mesmo.
realenemy
19-10-2008, 19:04
Valeu Maurílio! Agora poco peguei um trecho de BR até a entrada de Campo Largo e fui caceteando o pobre coitado Subida foi a 85-90, na reta deu 110, descida deu 130. Acabei de tirar as velas e vi que as 2 mais próximas da tampa do motor ficaram caramelo, mas as duas do fundo estavam acinzentadas. Quando comprei o carro ele tava com 122,5 de principal. Vou por ele devolta, limpar as velas, dar acerto, fazer o mesmo percurso e ver no que dá. Assim que tiver resultados, posto aqui pra informar. Eu diria que antes desse rolê insano elas estavam muito parecidas com as que se diz "normal" nesse site aqui:
http://www.atlanticjetsports.com/_techtalk/00000005.htm
maurilio
19-10-2008, 20:08
Valeu Maurílio! Agora poco peguei um trecho de BR até a entrada de Campo Largo e fui caceteando o pobre coitado Subida foi a 85-90, na reta deu 110, descida deu 130. Acabei de tirar as velas e vi que as 2 mais próximas da tampa do motor ficaram caramelo, mas as duas do fundo estavam acinzentadas. Quando comprei o carro ele tava com 122,5 de principal. Vou por ele devolta, limpar as velas, dar acerto, fazer o mesmo percurso e ver no que dá. Assim que tiver resultados, posto aqui pra informar. Eu diria que antes desse rolê insano elas estavam muito parecidas com as que se diz "normal" nesse site aqui:
http://www.atlanticjetsports.com/_techtalk/00000005.htm (http://www.atlanticjetsports.com/_techtalk/00000005.htm)
Se vc usa o carro mais na cidade, acho que nem precisa trocar as velas, me parece que estão com boa coloração e essas meio acinzentadas vão ficar mais escuras com gicleur maior. Acho que não é necessário mexer.
realenemy
19-10-2008, 21:32
Hmm, eu tirei uma foto das velas com o celular do meu irmão semana passada, mas ele não me repassou elas. Assim que ele voltar, vou dar um jeito de pegar elas. To até pensando em levar elas pra fotografar lá na agência que eu trabalho, pois a camera é excelente. Assim que tiver alguma imagem eu ponho aqui! Muito obrigado pela sua atenção Maurílio!
maurilio
20-10-2008, 21:54
Hmm, eu tirei uma foto das velas com o celular do meu irmão semana passada, mas ele não me repassou elas. Assim que ele voltar, vou dar um jeito de pegar elas. To até pensando em levar elas pra fotografar lá na agência que eu trabalho, pois a camera é excelente. Assim que tiver alguma imagem eu ponho aqui! Muito obrigado pela sua atenção Maurílio!Se eu puder ajudar, disponha.
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.