Vizualizar Versão Completa : Alguem sabe a função da valvula do respiro?
Vcs sabem para que serve essa valvula que fica na saída do respiro do motor?? http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82348008
O meu não tem.
valeu.
Isso porque ela não é usada no fusca.
Ela é usada em mais modernos como o AP.
Funciona +/- assim: O fluxo dos gases é só do bloco para a admissão.
DanielRS
10-10-2008, 18:01
Isso porque ela não é usada no fusca.
Ela é usada em mais modernos como o AP.
Funciona +/- assim: O fluxo dos gases é só do bloco para a admissão.
Vc quer dizer que ela deixa fluxo passar por ela mas não deixa voltar para o bloco?
Esse link q coloquei é anuncio dessa valvula pro fusca. Ela saiu nos fuscas itamar, veja a foto.
Valeu.
maurilio
10-10-2008, 18:40
Essa peça se chama anti-chama e é normalmente usada em todos os carros de alguns anos atrás até agora, não me lembro se foi em 92 ou 95 que elas começaram a a ser utilizadas. Elas tem a função de reter o óleo do motor caso seu carro venha a se acidentar e capotar, por exemplo. Mas elas entopem muito usando álcool, por causa da borra branca que surge da água do álcool em contato com o óleo e principalmente nops cabeçotes, dali subindo para o respiro ou suspiro, dando mais trabalho para ficar limpando do que benefícios. Se vc quer um sistema mais eficiente, procure aqueles depósitos de alumínio com torneirinha, os quais acumulam óleo jogado fora em excesso, além da água que sai do álcool, sendo possível estar sempre fazendo sua limpeza somente abrindo a torneira localizada no fundo do reservatório.
ricardo groetaers
10-10-2008, 19:34
Esses dispositivos, cujos nomes anti-chamas ou quebra-chamas são impróprios (mas pegaram firme e se tornaram "oficiais") visto não quebrarem chama nenhuma, são para evitar que excesso de oleo que "suba" pelo respiro atinjam o filtro de ar.
Na fig. anexa, os 2 primeiros realmente são providos de válvulas, os 2 últimos não, apenas uma telazinha.
Essas válvulas tem um funcionamento "esquisito", isto é, permitem a passagem do fluxo no sentido da sucção e impedem no sentido da compressão (não importa se o fluxo ocorre do motor para o filtro de ar ou o inverso). Isso seria para reter vapores e gases, soltando-os bruscamente para serem queimados pelo motor.
Eu pessoalmente não gosto dos nº 1 e 2, fazem muita "melação", uso o nº3 (em motor AP).
realenemy
10-10-2008, 21:31
Daniel, infelizmente aqui no Brasil tudo que não se sabe a função, é arrancado do motor. Em inglês essa válvula se chama POSITIVE CRANK VENTILATION Valve (PCV Valve), ou seja: Válvula de ventilação positiva do virabrequim. Ela tem a função de resfriamento do ar dentro do bloco/carter.
O virabrequim gira dentro do bloco, causando fluxo de ar. Com o óleo quente, forma-se uma nuvem de vapor dentro do bloco/carter. Todo motor tem uma entrada de ar para o bloco e uma saída, então a cada ciclo do virabrequim, é aspirado um pouco de ar pra dentro do bloco e empurrado um pouco do ar quente com vapores para fora. A válvula PCV fica na saída e funciona quase como uma válvula de panela de pressão, só que é bem levinha. Ela retém um pouco do fluxo, para que uma parte do vapor de óleo condense e volte pro cárter, mas deixa um pouco de ar quente com vapor passar.
Muito antigamente, não se aplicava essa válvula. Como o motor tem uma entrada e uma saída de ar, era comum em regime de altas rotações ou altas temperaturas, sair um pouco de óleo pela saída. Sem contar que quando você desligava o motor quente, ficava subindo vapor de óleo pela entrada de ar. Ela foi adotada por medidas de emissões entre 1960-70, foi estabelecido que o carro devia misturar essses vapores com a mistura ar combustivel e queimar tudo. E eu to dizendo isso por experiência: meu Impala é 1961 e não tem o sistema da válvula: tem uma tampa na tampa de válvulas por onde entra ar e um canote do lado da vareta de óleo voltado pro chão, por onde ele sempre dar umas golfadas de óleo. O motor V8 dos Galaxie até 1976 (292 polegadas) é exatamente assim também.
Se você olhar um motor da Veraneio/C-10 antiga, ele é exatamente igual ao do meu Impala. Mas você vai notar que tem um canote do lado da vareta de óleo, voltado pra cima. Nele tá plugado uma mangueira que é plugada no filtro de ar, ou numa tomada de vácuo do carburador.
Portanto, os carros mais velhos sobrevivem sem a válvula, pois foram feitos de uma maneira a sobreviver sem ela. Já os novos, ou pelos menos os que tem a válvula, dependem exclusivamente do fluxo de vácuo para puxar os gases quentes de dentro do motor, retirá-la só vai diminuir a vida útil dos componentes e do óleo. Se ela estiver entupida, substitua.
Boa sorte com seu carro!
DanielRS
13-10-2008, 10:50
Entendi. No meu antigo motor tinha aquele bocal de colocar óleo com um cano comprido virado para baixo e uma boca virada para cima para conectar a mangueira que vai para os filtros. Hoje uso aquele bocal igual o de nº 4 que o ricardo postou aki, que não tem aquele cano virado para baixo, somente o que vai para os filtros. Me parece que esse que só tem o cano para mandar para os filtros saiu nos motores mais novos.
Agora eu não sei se devo usar ou não essa válvula pq nesses fuscas mais novos que não tem aquele cano virado para baixo (igual o q uso) possuem essa válvula. No meu só tem o T q divide o cano pros dois filtros e só.
Será q posso ter algum problema a longo prazo se não usar??
abraço.
realenemy
13-10-2008, 13:08
Daniel, o do meu carro é igual ao n.4, sai uma mangueira transparente que liga no filtro de ar. Ainda não sou muito interado com motores VW a ar, mas imagino que na sua aplicação seja dupla carburação?
Eu só omitiria a válvula em caso de performance. E eu digo do carro que só sai da garagem pra dar pau, seja em pista ou na rua. Qualquer carro, por mais forte que seja, mas tem uso urbano continuado, deve usar sim, sob riscos de acúmulo de umidadade, borra e ligeiro aquecimento dentro do bloco. Entre outras, evita que fique subindo vapor e emporcalhe todo o compartimento do motor. Veja lá a aplicação que vai encaixar melhor no teu motor. Não desmereço o conhecimento que o pessoal adiquire na experiência, mas se tá no carro, deve ter um bom motivo pra ter. Digo isso do pessoal que tira válvula termostática, catalisador, macarrão do radiador, entre outras sob a desculpa que o bagulho só atrapalha. Boa sorte e nos conte qual foi a melhor peça pro seu caso.
DanielRS
13-10-2008, 13:16
Daniel, o do meu carro é igual ao n.4, sai uma mangueira transparente que liga no filtro de ar. Ainda não sou muito interado com motores VW a ar, mas imagino que na sua aplicação seja dupla carburação?
Eu só omitiria a válvula em caso de performance. E eu digo do carro que só sai da garagem pra dar pau, seja em pista ou na rua. Qualquer carro, por mais forte que seja, mas tem uso urbano continuado, deve usar sim, sob riscos de acúmulo de umidadade, borra e ligeiro aquecimento dentro do bloco. Entre outras, evita que fique subindo vapor e emporcalhe todo o compartimento do motor. Veja lá a aplicação que vai encaixar melhor no teu motor. Não desmereço o conhecimento que o pessoal adiquire na experiência, mas se tá no carro, deve ter um bom motivo pra ter. Digo isso do pessoal que tira válvula termostática, catalisador, macarrão do radiador, entre outras sob a desculpa que o bagulho só atrapalha. Boa sorte e nos conte qual foi a melhor peça pro seu caso.
O seu então tbm não tem aquele cano que sai para baixo? E vc usa a válvula? O meu é dupla carburação sim. Essa válvula costuma ter risco de entupimento ou alguma outra falha que as vezes possa obstruir o sistema, podendo talvez até causar danos maiores? Meu receio de colocar ela é só esse pq não tenho idéia como é dentro dessa válvula.
abraço.
realenemy
13-10-2008, 21:38
Eu não tenho certeza, mas acho que a válvula tá embutida dentro daquele alumínio todo do bocal e do respiro. Não tem mangueira pra baixo não, só uma que vai pro filtro de ar, pra cima. Alguém com mais conhecimento pode dar a letra pra gente.
kafinski
13-10-2008, 22:29
so pra dar pitaco!
amigo teu fusca é que ano e que motor! dai fica mais facil pros mais entendidos ajudar ,acho!
eu nao sou um deles mas vou dar palpite tambem! eu acho que essas valvulas so passaram a ser usadas nos motores mais modernos os torks! e os antigos nao usavam entao se teu carro é motor antigo nao vejo necessidade de vç usar
esta valvula é usada nas kombis e fusca itamar mais moderno! mas dai o motor todo é diferente e filtros de ar e tudo mais!
acho que vç nao obstruindo a cano de respiro do oleo td bem!vai funcionar sem problemas!nao necessita a valvula! assim acho eu!
se os mais entendidos discordarem! estou lendo e aprendendo!!
O detalhe é que meu motor usa o bocal de óleo dos mais novos, que não tem aquele cano que sai para baixo, daí minha dúvida. Os anteriores não tinham essa válvula, mas em compensação tinha aquele cano que sai para baixo.
maurilio
14-10-2008, 17:42
O detalhe é que meu motor usa o bocal de óleo dos mais novos, que não tem aquele cano que sai para baixo, daí minha dúvida. Os anteriores não tinham essa válvula, mas em compensação tinha aquele cano que sai para baixo.Ele precisa é ter um respiro (ou suspiro para outros) somente, se o seu possui um ao lado do bocal para abastecimento de óleo ou pouco abaixo dele é o que importa, vai funcionar bem do mesmo jeito.
juliocezar.lee
21-10-2010, 8:32
??????????????????????????????????????????????
Estou com o mesmo dilema...o meu pézinho(suporte do dínamo) original do 1300L tem 2 canos(um longo que vai lá pra baixo do carro e um bem menor{ ao lado do bocal de abastecimento}que vai lá pra cima do motor e pega no filtro de ar)mas coloquei o pézinho do alternador.....pois agora migrei para um alternador....porém o pézinho do alternador(que tirei tudo de uma kombi-alternador e pézinho com bocal)veio com a tampa que só tem uma saída menor apontada pra cima,logo ao lado do bocal pra abastecer o óleo.....este caninho é pra conectar lá no filtro de ar ?????? E cadê então o que ía lá pra baixo?????? Neste tipo de bocal de abastecimento da kombi não tem o cano longo que vai pra baixo do motor(carro) e então se eu usar no meu fusca vai dar problema??? Meu motor não é mais o 1300L e sim um 1600(cabeçote alto)com leve trabalho nas camisas pra diminuir a LUZ do motor e por conseguinte taxá-lo mais!!!!!!!!!!! Moral da história------troquei meu dínamo por um alternador da kombi,e então tive que trocar também o suporte do dínamo pelo do alternador----o suporte do dínamo tem o bocal com dois canos(um longo voltado pra baixo do carro e outro bem mais curto onde liga-se 1 mangueira que vai pro filtro de ar) e o suporte do alternador tem o bocal apenas com um cano pequeno voltado pra cima-----aí é que está a equação-----o que eu ligo neste cano do bocal da kombi?????? E o fato deste bocal não ter o cano longo ,que vai pra baixo do carro,vai alterar o que no meu motor???? Meu motor vai sentir falta deste cano longo????? Preciso de informçãoes técnicas sobre isso o mais rápido possível!!!!!!!! Pois não quero afetar o excelente funcionamento do meu motor por negligência técnica da minha parte!!!!
O que os srs acham a respeito desta diferença nos bocais??????????????? ATENÇÃO_devo colocar a válvula anti-chama ?????? A Kombi usava a válvula da segunda Foto no ANEXO!!!
Coloquei fotos...O bocal que está no meu é com 2 canos e a última foto é o que estava na KOMBI(com um caninho só,bem al lado do bocal). A Válvula anti-chama(2ª foto do anexo)pega no cano ao lado do bocal(Kombi).
juliocezar.lee
21-10-2010, 9:27
Cadê vcs ?????? Socorro!
UP???
fernando ferro
21-10-2010, 9:53
Cadê vcs ?????? Socorro!
UP???
veja estes posts:
o post 5 deste aqui em baixo, apresenta a foto de um fusca itamar que tem o pezinho do alternador igual ao teu, sem aquele cano menor que vai pra baixo, e tambem tem o "anti-chama" que é um simples separador. de liquido, e vapor.
http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4658
juliocezar.lee
21-10-2010, 10:05
veja estes posts:
o post 5 deste aqui em baixo, apresenta a foto de um fusca itamar que tem o pezinho do alternador igual ao teu, sem aquele cano menor que vai pra baixo, e tambem tem o "anti-chama" que é um simples separador. de liquido, e vapor.
http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4658
Caraca...muito show mesmo...valeu..obrigaão...vc sabe que eu amo ficar na net ,principalmente no nosso fusca4ever não é?? Mas estou no trampo ainda e correndo contra o tempo,antes de ir pra casa...moro em Macaé e trabalho aqui em São Gonçalo-RJ(pertinho de Niterói) rsrrssrs e ainda não levei nada pra casa...portanto estou aproveitando pra tirar as dúvidas enquanto estou aqui...e se eu precisar de algo...estarei ainda aqui e dá pra pegar da kombosa......agora me diz uma coisa...a parte que pega no bocal é o " K" ????? e o "F" fica pra cima e pega a mangueira para o filtro de ar!!! Não é isso?
fernando ferro
21-10-2010, 10:47
agora me diz uma coisa...a parte que pega no bocal é o " K" ????? e o "F" fica pra cima e pega a mangueira para o filtro de ar!!! Não é isso?
Bom não entendi a que vc esta se referindo quando disse "K" e "F" ??
Só queria ressaltar uma coisa, poucas vezes tive oportunidade de admirar e olhar um motor itamar de perto e pessoalmente, e nunca tinha notado a diferença na questão do respiro, por tanto não sei ao certo como funciona a aeração do carter do itamar.
Então meu caro júlio. Jamais tampe o respiro do oléo, que é a parte que vem de baixo, se for possivel continue utilizando o respiro que vem com cano menor adicional, pois vale lembrar que a sistemas de aeração do cárter (confundidos com simples sistemas de alívio, ou “respiro”) é de extrema importância para evitar a borra e a formação de “camadas de carvão” nas câmaras de combustão.
Como não conheço bem esta parte especifica no ITAMAR não sei te dizer se faria alguma diferença, na Dúvida permaneça com o respiro menor adicional.
Há , 20 de dezembro estou indo passar as férias em Maricá-RJ, vamos marcar um encontro pra trocar umas idéias e desenvolver aquele nosso projeto heheh. BELEZA
grande abraço
juliocezar.lee
21-10-2010, 12:09
Bom não entendi a que vc esta se referindo quando disse "K" e "F" ??
Só queria ressaltar uma coisa, poucas vezes tive oportunidade de admirar e olhar um motor itamar de perto e pessoalmente, e nunca tinha notado a diferença na questão do respiro, por tanto não sei ao certo como funciona a aeração do carter do itamar.
Então meu caro júlio. Jamais tampe o respiro do oléo, que é a parte que vem de baixo, se for possivel continue utilizando o respiro que vem com cano menor adicional, pois vale lembrar que a sistemas de aeração do cárter (confundidos com simples sistemas de alívio, ou “respiro”) é de extrema importância para evitar a borra e a formação de “camadas de carvão” nas câmaras de combustão.
Como não conheço bem esta parte especifica no ITAMAR não sei te dizer se faria alguma diferença, na Dúvida permaneça com o respiro menor adicional.
Há , 20 de dezembro estou indo passar as férias em Maricá-RJ, vamos marcar um encontro pra trocar umas idéias e desenvolver aquele nosso projeto heheh. BELEZA
grande abraço
Show cara! As partes "F" e "K" que me refiro são as extremidades de cada lado da válvula...cada lado tem uma letra!
Então vc me está dizendo pra eu colocar este bocal aqui(1ª foto-que tem 1 cano longo) e não colocar o bocal que tem apenas 1 saída(2ª foto-com apenas um cano curto)??????????? Se for isso...então deverei tirar o bocal completo do meu pézinho(suporte do Dínamo) ,tirar o bocal da Kombi do (pézinho do alternador) e fazer a troca de 1 pelo outro....aí vai ficar assim:usarei o pézinho(suporte do alternador da Kombi)com o bocal original do 1300L(com 2 canos-1 para filtro de ar e outro para baixo do carro)!!!!
Mas a minha dúvida continua:o que acontece se eu usar o pézinho do alternador da Kombi,juntamente com o bocal dela(que só tem o caninho que vai pro filtro de ar)????? Este tipo de bocal não tem o cano longo que vai lá pra baixo do motor!!! O que acontece se eu usar o bocal sem este cano longo??? Se eu colocar o bocal da Kombi vou usar com a válvula-antichama,mas em compensação não vai ter aquele cano longo lá pra baixo do motor!!!! E se eu usar o bocal original vai ter o cano longo mas não vai a válvula anti-chama!!!! ENTENDEU aí amigão!!!!!! Esta equação é que está me deixando LOUCO!!!!!! E tem ainda uma 3ª alternativa mas meio louca-poderei manter o bocal original com cano longo pra baixo do carro e na saída que vai pra mangueira que vai para o filtro de ar colocar a válvula anti-chama??????
Caraca gente!!!! Dá uma força aqui pra gente!!!! A galera que entende !!!! Pelo que poderão perceber são 3 maneiras diferentes de se usar os bocais!!!!
****1ª-bocal da kombi com a válvula anti-chama(mas sem o cano longo que vai pra baixo do motor.....causas de não usar mais este cano num 1600 não tork???????)-
**** 2ª-descartar o bocal da kombi,por não achar uma explicação técnica a respeito do seu benefício ,e usar o bocal original do 1300L com o cano longo e portanto não usar a válvula anti-chama.
**** 3ª-usar o bocal original do 1300L e colocar a válvula anti-chama na saída que vai pro filtro de óleo.
Por isso que eu quero conhecimentos e explicações técnicas sobre o uso deste bocal(kombi) num motor 1600 antigo(não tork)!!! PÔ eu considero que tem alguma coisa muito séria neste rolo todo!!! Mas não sei o que é!!!
fernando ferro
21-10-2010, 18:45
Show cara! As partes "F" e "K" que me refiro são as extremidades de cada lado da válvula...cada lado tem uma letra!
Então vc me está dizendo pra eu colocar este bocal aqui(1ª foto-que tem 1 cano longo) e não colocar o bocal que tem apenas 1 saída(2ª foto-com apenas um cano curto)??????????? Se for isso...então deverei tirar o bocal completo do meu pézinho(suporte do Dínamo) ,tirar o bocal da Kombi do (pézinho do alternador) e fazer a troca de 1 pelo outro....aí vai ficar assim:usarei o pézinho(suporte do alternador da Kombi)com o bocal original do 1300L(com 2 canos-1 para filtro de ar e outro para baixo do carro)!!!!
Mas a minha dúvida continua:o que acontece se eu usar o pézinho do alternador da Kombi,juntamente com o bocal dela(que só tem o caninho que vai pro filtro de ar)????? Este tipo de bocal não tem o cano longo que vai lá pra baixo do motor!!! O que acontece se eu usar o bocal sem este cano longo??? Se eu colocar o bocal da Kombi vou usar com a válvula-antichama,mas em compensação não vai ter aquele cano longo lá pra baixo do motor!!!! E se eu usar o bocal original vai ter o cano longo mas não vai a válvula anti-chama!!!! ENTENDEU aí amigão!!!!!! Esta equação é que está me deixando LOUCO!!!!!! E tem ainda uma 3ª alternativa mas meio louca-poderei manter o bocal original com cano longo pra baixo do carro e na saída que vai pra mangueira que vai para o filtro de ar colocar a válvula anti-chama??????
Caraca gente!!!! Dá uma força aqui pra gente!!!! A galera que entende !!!! Pelo que poderão perceber são 3 maneiras diferentes de se usar os bocais!!!!
****1ª-bocal da kombi com a válvula anti-chama(mas sem o cano longo que vai pra baixo do motor.....causas de não usar mais este cano num 1600 não tork???????)-
**** 2ª-descartar o bocal da kombi,por não achar uma explicação técnica a respeito do seu benefício ,e usar o bocal original do 1300L com o cano longo e portanto não usar a válvula anti-chama.
**** 3ª-usar o bocal original do 1300L e colocar a válvula anti-chama na saída que vai pro filtro de óleo.
Por isso que eu quero conhecimentos e explicações técnicas sobre o uso deste bocal(kombi) num motor 1600 antigo(não tork)!!! PÔ eu considero que tem alguma coisa muito séria neste rolo todo!!! Mas não sei o que é!!!
calma julio...
Agora entedi o K e o F.
Bom, pelo que me recorfo o K seria o caninho quesai da valvula sentido pra baixo e o F sai de trás da valvula.
Então o K vai conectado no repiro do bocal e o F mangueira que vai no filtro de ar.
Caso seu filtro de ar seja aquele á oleo não tem necessidade da valvula.
caso seja filtro de papel ai sim precisa.
Quanto as opções:
Não gosto muito de fazer modificações que possam talves danificar, ou trazer algum maleficio ao motor, lembre que o motor 1300 L é diferente do motor do itamar no quesito: Galerias de lubrificação. Então por algum motivo a arquitetura interna do motor foi melhorado e com isso o respiro ficou diferente.
Se o motor do itamar e da Kombi não tem mais este respiro que vai l apra baixo é por que algo foi melhorado.
Como seu bloco é 1300 L creio que se for eliminado o respiro pode piorar a aeração do oleo, o respiro não tá ali por acaso.Isso geraria mais formação de borra no motor. E com lubrificação não se brinca.Um bom exemplo são os motores do Gol G5 que a fabrica mudou o tipo de oleo, e acabou com muitos motores no brasil todo. aqui mesmo no serviço foram 2 soteados que tiveram que trocar o motor. esta simples troca de tipo de lubrificante formou grandes borras destro do motor da arvore de manivelas e muitos carros quebraram literalmente o motor.
Por isso acho que deve-se manter o respiro, do seu 1300L. juntamente com os pezinho do alternador . + a valvula "anti chamas" (se for filtro de papel).
abração
juliocezar.lee
21-10-2010, 19:03
calma julio...
Agora entedi o K e o F.
Bom, pelo que me recorfo o K seria o caninho quesai da valvula sentido pra baixo e o F sai de trás da valvula.
Então o K vai conectado no repiro do bocal e o F mangueira que vai no filtro de ar.
Caso seu filtro de ar seja aquele á oleo não tem necessidade da valvula.
caso seja filtro de papel ai sim precisa.
Quanto as opções:
Não gosto muito de fazer modificações que possam talves danificar, ou trazer algum maleficio ao motor, lembre que o motor 1300 L é diferente do motor do itamar no quesito: Galerias de lubrificação. Então por algum motivo a arquitetura interna do motor foi melhorado e com isso o respiro ficou diferente.
Se o motor do itamar e da Kombi não tem mais este respiro que vai l apra baixo é por que algo foi melhorado.
Como seu bloco é 1300 L creio que se for eliminado o respiro pode piorar a aeração do oleo, o respiro não tá ali por acaso.Isso geraria mais formação de borra no motor. E com lubrificação não se brinca.Um bom exemplo são os motores do Gol G5 que a fabrica mudou o tipo de oleo, e acabou com muitos motores no brasil todo. aqui mesmo no serviço foram 2 soteados que tiveram que trocar o motor. esta simples troca de tipo de lubrificante formou grandes borras destro do motor da arvore de manivelas e muitos carros quebraram literalmente o motor.
Por isso acho que deve-se manter o respiro, do seu 1300L. juntamente com os pezinho do alternador . + a valvula "anti chamas" (se for filtro de papel).
abração
Ahhhhhhh....agora vc chegou onde eu queria!!! Muito obrigado mesmo pelas explicações....creio eu que seja isso mesmo!!!! Sim,eu uso motor 1600(não tork)mas muito bem taxado!!! Mas uso ele num bloco do motor original do carro,no caso era 1300L.....(por causa da documentação da numeração do motor)e deve ser aí que vem o rolo todo...pois os blocos novos devem ser com certeza bem diferentes dos blocos dos carros de 30 anos atrás!!!! Mas lá no meu tópico/diário de bordo o AC me disse pra usar o da Kombi.....se vc "vêr" ele por aqui...pede pra postar comentários sobre isso aqui também...valeu!
Eu por enquanto vou fazer isso que vc me disse...vou usar meu bocal (1300L)mas vou colocar também a válvula da Kombi.......e guardar o outro bocal!!!! Mas se alguém quiser e puder contribuir com informações mais precisas(caso exista...- não estou desfazendo a do colega...pelo amor de DEUS!!!! De maneira alguma,gente!!!!)por favor sintam-se a vontade!!!
:crazy::crazy::crazy::crazy::crazy:
Ominus Kaiser
21-10-2010, 19:24
Não tem o por que de tanto terror.
O cano que desce pra baixo no outro bocal, antigo, é para descarte de...água!
Lógico, ela se condensa do ar do interior do motor, que depois de quente, onde houver um local "mais frio" para contato, haverá condensação.
O cano eliminaria a água condensada.
juliocezar.lee
21-10-2010, 19:29
Pronto!!!! Agora pirou tudo mesmo!!!! Então posso deixar o da Kombi com a válvula???? E o que fará a função do cano longo????
ricardo groetaers
21-10-2010, 21:15
Fala Julio, recebi sua MP e acho que voce está esquentando a cabeça a toa. Sua dúvida já foi respondida neste tópico.
O carter do motor tem que ter um respiro para aliviar o excesso de pessão no carter quando o pistão desce e para compensar a depressão quando o pistão sobe. Por esse respiro tambem são eliminados "vapores" e gotículas de oleo, de água e gases resultantes da combustão que sempre passam entre os aneis do pistão e as paredes do cilindro (não há vedação perfeita).
O ideal, sob o ponto de vista ecológico, é que esses "vapores", gotículas e gases sejam sugados pelo caburador ou corpo de boboleta para serem queimados pelo motor e não lançados diretamente na atmosfera ou ficarem pingando no chão e melando tudo.
Considere tambem que um respiro simplesmente virado para baixo ou com uma mangueira para baixo tambem sugará poeira e patículas de terra quando houver depressão no carter. Já imaginou o efeito "esmeril" disso, principalmente se o veículo circula em vias sem pavimentação, mesmo tendo filto de ar.
Quando se liga uma mangueira diretamente do respiro ao filtro de ar há o risco de excesso de oleo atingir o carburador ou o elemento do filtro de ar fazendo uma melação geral, daí o "quebra chama" (nome impróprio desse dispositivo) para evitar isso.
Na época dos Motores a AR não existiam ou a VW não usava os "quebra chama" e o cano para baixo era um respiro adicional para evitar que excessos chagassem ao filtro de ar.
Usar um bocal ou outro fica a seu critério, desde que não obstrua o respiro. Se quiser ligar o respiro ao filtro de ar (original) use o quebra chama, eu prefiro o do Corcel que não tem válvula, apenas uma telazinha.
kafinski
21-10-2010, 21:37
e ai pessoal agoravi queotopico ta dando o que falar! hehehehe!
e relí de novo dando a devida atenção!
como o ricardo disse nao copliquem demais!! como meu pai falava nao procurem chifre em cabeça de cavalo!! hehehehe!!
eu acho que quanto a utilização do anti-chamas nos motores que nao sairiam com ela pode ser usado! mas nao vejo beneficio no seu uso! o motor saiu de fabrica sem ela nao! e sempre funcionou bem, nao! entao pra que complicar!
ate onde sei essas valvulas so sao usadas naos kombis e nos itamares os motores mais modernos! que ja tem um controle e rigor maior quanto as taxas de poluição! acho que seu uso foi so pra baixar mais essas taxas! nao influenciam diretamente o funcionamento do motor!
e como ja foi falado aqui sao valvulas que tem que ser trocadas periodicamente porque rapido elas começar a obstruir. entao nao vejo vantagem alguma no seu uso! quanto mais livre os gases sairiem do bloco melhor ele refrigerara!
o que da pra fazer pra diminuir a pressao interna e refrigerar melhor mesmo o motor nesse quesito e colocar respiro nas tampas de valvulas! mas dai ja é outra historia!hehehe!!
juliocezar.lee
24-10-2010, 16:58
Este tópico tá mesmo bem técnico!!! Obrigado a todos os colegas que postaram-me atendendo prontamente...um super grande abraço a todos.....sem nenhuma exceção!!!! O Ricardo,como sempre,nos brindou com uma bela explicação técnica.....e o grande amigo Kafinski tamém....pois como dissera.....as normas de anti-poluição estão bem mais severas do que à época que foram projetados os motores a ar que usam o cano longo voltando pra baixo! Mas não pensem que as explicações( de ambos ) resolveram o dilema...apesar de eu ter optado por motivo de força maior(não conseguí soltar o bocal do fusca-entranhou que nada tira- rsrssr)a usar o bocal da Kombi e a válvula...pois o cano longo tem a vantagem de se eliminar muito,mas muito mais fácil todo excesso dentro do motor(mas com problemas de estar mais em contacto com "o mundo externo" e portanto ,se andar em lugares de "estrada de chão",com a depressão...tenderá a sugar impurezas para o motor....e quanto a válvula...projeto pra atender aos órgãos regulamentadores de poluição do meio-ambiente>tende a ter nesta mesma válvula,um período de manutenção...para que as impurezas não se direcionem de "cara" para o carburador....bom...então pra findar este tópico...creio eu que fica ao critério e perfil do dono do veículo.....em meu caso optei pelo bocal da Kombi e o uso da válvula anti-chamas(pois as vezes vou à roça{Conceição de Macabú-Santa Maria Madalena-Macabuzinho-etc...e tem muita poeirada por lá...as vezes são mais de 40km de puro barrovermelho}...mas pra quem tem só pra uso urbano....derrepente poderia fazer uso misto do cano longo associado à válvula!!!!
Parabéns a todos pelas postagens....com certeza este tópico ficará como um dos mais completos e informativos deste site!
P.s. Só pra deixá-los informados da transformação do Speed-Bug-e me orientarem (alternador+pézinho,bocal+válvula antichama,capela+ventoinha mais larga+radiador deslocado- tudo da Kombi)por favor...passem lá no meu tópico/diário de bordo "O coração do Speed.........." Pra variar...rsrrsrsrsrsrrs.....estou cheio de dúvidas e, portanto,com um "caminhão" cheio de perguntas para os SRs.
Forte abraço a todos e que tenhamos uma excelente semana! Fiquem com DEUS ! 8) 8) 8) 8) 8)
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.