Vizualizar Versão Completa : Adiantando o comando de valvulas
Senhores, depois de ler uma discussão sobre fuscas speed..., li que o pessoal adianta o comando de valvulas original, adiantando 1 dente dá 3°... bom eu quero entender o por que disso e como que se gera um ganho de potência no motor com isso... e claro se seria viavel fazer isso no nosso carro de rua... se ele ficaria mais "arisco" hehehe :lol:
Outra coisa, o que aconteceria se adiantassemos um comando de valvula um W100 ou W110, também de 1 dente... no que daria?! :roll:
[]'s
Fernando. :D
Master Vader
27-06-2006, 14:21
Senhores, depois de ler uma discussão sobre fuscas speed..., li que o pessoal adianta o comando de valvulas original, adiantando 1 dente dá 3°... bom eu quero entender o por que disso e como que se gera um ganho de potência no motor com isso... e claro se seria viavel fazer isso no nosso carro de rua... se ele ficaria mais "arisco" hehehe :lol:
Outra coisa, o que aconteceria se adiantassemos um comando de valvula um W100 ou W110, também de 1 dente... no que daria?! :roll:
[]'s
Fernando. :D
Dê uma lida no tópico: http://www.fusca4ever.com.br/forum/viewtopic.php?t=307&highlight=enquadramento
Além disto, a informação de 1 dente ser proporcional a 3 graus é errada!
1 dente pulado gera alteração muito mais agressiva, pois como temos 50 dentes na engrenagem do comando, e ele tem ciclo de 720 graus, um dente equivale a 14,4 graus. se for analisar pela engrenagem do vira, ela tem 25 dentes num total de 360 graus, gerando os mesmos 14,4 graus.
Assim 1 dente gera 14,4 graus de alteração no enquadramento!!!!!
Um absurdo para qualquer motor.
Fique nos 2 ou 3 graus no máximo.
[]s,
Vader.
fusca_74
28-06-2006, 10:38
A alteração no enquadramento gera também alteração na taxa dinâmica, que também é alterada devido a mudança de comando. Vou mandar um artigo para o Vader sobre isso para dar um publica-se e cumprasse, se for verdade. Mas básicamente, a taxa dinâmica é cálculada considerando-se o instante de fechamento do comando de válvulas e é um bom indicador para a limitação da taxa estática, ou seja, a cálculada com o curso total. Para a taxa dinâmica se utiliza somente a parcela de curso que resta para o pistão atingir o PMS, logo, a taxa dinâmica será sempre menor que a estática.
Por isso algumas vezes a alteração no enquadramento pode trazer beníficios para o acerto de um motor, que ao invés dos ajustes serem feitos com alteração de taxa de compressão, podem ser realizados com alteração de enquadramento e folgas.
Mas vale lembrar que a taxa dinâmica é apenas um balizamento sendo uma variável de aspecto puramente construtivo e fixo (ou variável para carros com comando variável), visto que a mesma não leva em consideranção os aspectos dinâmicos da admissão do ar, e sim apenas os ajustes e aspectos construtivos do motor.
ABs,
Cristiano.
fuzaro turbo
08-07-2006, 12:01
como que faz pra adianta e atrasar o comando ???
qual os procedimento??
abraços e vlw !! :roll:
concordo com o Fuzaro, tenho 1 comando velho q foi trocado e não tem nenhum furo a mais...?! teria q fazer novos furos? onde? e quando de distância pra que seja o suficiente?!
[]'s
Fernando.
EduMacedo
08-07-2011, 18:49
existe umas polias da empi que são graduaveis, a referencia dela é 21-2510... basta só saber quantos graus voce quer adiantar ou atrazar, ela vem com umas arruelas excentricas que voce muda 2 ou 4 graus...
Segue minha duvida, tenho um comando w100 se quiser adiantar, quantos graus eu poderia? 2 ou 4 graus???
Abraço a todos
beto_vaca
09-07-2011, 17:58
Dê uma lida no tópico: http://www.fusca4ever.com.br/forum/viewtopic.php?t=307&highlight=enquadramento
Assim 1 dente gera 14,4 graus de alteração no enquadramento!!!!!
Um absurdo para qualquer motor.
Fique nos 2 ou 3 graus no máximo.
[]s,
Vader.
e se eu falar que meu motor o mecanico tinha montado 24 dentes não lembro se era atrasado ou adiantado
Master Vader
11-07-2011, 0:08
e se eu falar que meu motor o mecanico tinha montado 24 dentes não lembro se era atrasado ou adiantado
Inverteu a Ordem de ignição... rsrsrs Passou a ser 1-2-3-4. kkk!
Na verdade ele montou um dente errado, pois como o comando gira na metade da rotação, a marca da engrenagem do virabrequim (dois furos puncionados)vai coincidir com a marca (uma bolinha) na engrenagem do comando, e após dar uma volta do virabrequim, as suas duas marcas não vão coincidir com os dois furos puncionados, que estarão 25 dentes afastados, assim 24 dentes fora, ou 26 dentes fora, na verdade é apenas 1 dente. Você apenas está olhando com o virabrequim uma volta a mais ou a menos.
Seu mecânico não foi tão displicente, pelo menos foi apenas 24 vezes menos displicente do que parece. heheheh!!
Giuliano MO
22-07-2011, 9:36
Caras, lendo esse topico q achei no google aproveito pra perguntar o seguinte.
Tem em algum lugar aqui a ordem de abertura de válvulas?
Explico pq quero saber isso:
Ontem montei as varetas q tive q encurtar e os balancins, aí fui fazer a regulagem de válvulas e de cara descobri que os animal da retifica montaram invertida a árvore de acionamento do distribuidor, ou seja, no PMS1 o rotor aponta pro 3 e vice-versa!!
Só que aí tb desconfio que os animal possam ter montado errado o comando engle na hora de parafusar a engrenagem, para isso precisaria saber como ficam as válvulas nos 4 tempos do motor.
Eu acho que só invertendo os cabos de vela na tampa do distribuidor vai funcionar mesmo assim, mas queria ter certeza que o comando tb não tá errado!!
Imaginemos estar olhando o motor de cima, meu motor ficou assim:
(detalhe, de cara dá pra perceber o distribuidor invertido, mas eu quero saber se as aberturas de valvulas estariam certas ou o comando tb tá fora)
http://i48.photobucket.com/albums/f247/giulianomo/Fusca1600/tabelaignioxvalvulas.jpg
welson.as
22-07-2011, 10:54
Rapaz passei por isso quando montei o cabeçote de 6 aletas, estou acompanhando seu topico.
Apanhei umas 4 horas para colocar o piao corretamente. Terminei por abrir o motor somente para conferir as marcas das engrenagens do comando e do virabrequim. Fiz tabelas etc e tal e quase fiquei doido.
Quando estiver assim '''"""Ontem montei as varetas q tive q encurtar e os balancins, aí fui fazer a regulagem de válvulas e de cara descobri que os animal da retifica montaram invertida a árvore de acionamento do distribuidor, ou seja, no PMS1 o rotor aponta pro 3 e vice-versa!!""" RETIRE O piao do distribuidor e E GIRE 180 GRAUS O MESMO e encaixe novamente. O distribuidor vai casar certim pms1 com distribuidor no pino 1.
Tenta seguir o raciocinio em rosa - esta anexo.
http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=407720
Giuliano MO
22-07-2011, 12:27
Rapaiz, depois que postei dei uma boa olhada pensando nos 4 tempos do motor, admissão, compressão, expansão e escape, aí vi que cada cilindro em relação ás suas válvulas estão ok, e me parece que salvo a inversão do "pião" do distribuidor o resto está de acordo, concorda comigo?
Será q eu invertendo então ele o resto estará ok de verdade?
Meu medo é levantar o pião e a naba da arruela q tem abaixo dele sair do lugar e cair pra dentro do cárter, aí amigo, siferrei, hehehehehe!!!
welson.as
22-07-2011, 12:39
Rapaiz, depois que postei dei uma boa olhada pensando nos 4 tempos do motor, admissão, compressão, expansão e escape, aí vi que cada cilindro em relação ás suas válvulas estão ok, e me parece que salvo a inversão do "pião" do distribuidor o resto está de acordo, concorda comigo?
Será q eu invertendo então ele o resto estará ok de verdade?
Meu medo é levantar o pião e a naba da arruela q tem abaixo dele sair do lugar e cair pra dentro do cárter, aí amigo, siferrei, hehehehehe!!!
Pra mim so ta invertido mesmo!
Como diria em Goiás, Cada peão mede a brabeza do boi diferente kakkaka.
Como eu nao tenho medo eu faço assim assim para tirar:
Retiro a bomba de gasolina com baquelite e tudo.
1 - chave de fenda, a vareta de oleo do motor do fusca!!!!, oleo lubrificante.
Com a ponta da vareta eu coloco no buraco do piao do distribuidor, inclino um pouco a vareta para ela prender e puxo. O piao sobre um pouco, travo o mesmo com um chave de fenda pelo buraco da bomba de gasolina, depois puxo o resto com o dedo a e a vareta.
Para inserir eu utilizo a vareta de oleo no meio para centralizar as arruelas com a chave de fenda. Betumo de oleo e insiro o piao.
Se cair caiu??? Abre o motor novamente UAI SÔ!
Giuliano MO
22-07-2011, 12:45
Pra mim so ta invertido mesmo!
Como diria em Goiás, Cada peão mede a brabeza do boi diferente kakkaka.
Como eu nao tenho medo eu faço assim assim para tirar:
Retiro a bomba de gasolina com baquelite e tudo.
1 - chave de fenda, a vareta de oleo do motor do fusca!!!!, oleo lubrificante.
Com a ponta da vareta eu coloco no buraco do piao do distribuidor, inclino um pouco a vareta para ela prender e puxo. O piao sobre um pouco, travo o mesmo com um chave de fenda pelo buraco da bomba de gasolina, depois puxo o resto com o dedo a e a vareta.
Para inserir eu utilizo a vareta de oleo no meio para centralizar as arruelas com a chave de fenda. Betumo de oleo e insiro o piao.
Se cair caiu??? Abre o motor novamente UAI SÔ!
Então, to achando que vou inverter os cabos na tampa do distribuidor, hehehehe, aí me quebraria o galho não??
Mas vou pensar nesse esquema de mudar o pião de posição mesmo pra ficar original!!!
Vou dar mais uma raciocinada aqui a respeito de comando e virabrequim pra ver se realmente não tá fora da posição.
welson.as
22-07-2011, 13:21
Fiquei ate curioso para saber se vai funcionar mudando os cabos!!
Se funcionar envia a resposta!!!
Sucesso!!
Giuliano MO
22-07-2011, 13:46
Fiquei ate curioso para saber se vai funcionar mudando os cabos!!
Se funcionar envia a resposta!!!
Sucesso!!
Então, ontem a noite eu indiguinado com o troço tirei a vela 1 e coloquei uma haste alí pelo buraco e vi qdo o pistão tava todo em cima, nesse caso estariam então pistões 1 e 3 em cima, só que o 1 tava com as valvulas fechadas COMPRESSÂO, e o 3 tava com valvula escape aberta ESCAPE, o raio do rotor apontava pro 3, ou seja, se eu ligar oc abo de vela 1 alí onde era pra ser o 3 terei faísca no momento de compressão do cilindro 1!
Qdo o motor der meia volta o rotor apontará pro 2, mas nesse caso o cilindro que estará em COMPRESSÃO seria o 4 aí então ligo o cabo de vela do 4 alí!
mais 180° no motor e o rotor apontará pro 1 qdo nesse momento o cilindro 3 estaria em COMPRESSÃO, ou seja, lá vai o cabo de vela do 3 no lugar q seria do 1.
Mais 180° no motor e será a vez do cilindro 2 estar em COMPRESSÃO mas o raio do rotor estaria apontado originalmente pra 4, lá vai o cabo de vela do 2 no lugar onde era pra estar o 4!
Pelo que eu estou chegando a conclusão os tempos do motor e a posição do comando de válvula estão corretos, o cara só montou o eixo que gira o distribuidor invertido, olhando a figura postada alí, em vez dele colocar a meia lua menor voltada pro lado da polia do virabrequim ele botou a porção maior, aí deu nisso!!
Pedi prum bruxo aqui tirar as tampa de válvula do motor dele e anotar as posições de válvulas pra eu bater com meu motor, aí terei certeza!!
Giuliano MO
22-07-2011, 14:50
Ae amigos, dei uma completada na tabela, ficou meio RESTART toda colorida, mas foi pra tentar ilustrar melhor cada situação em cada cilindro e com as válvulas a posição q estão!!
No caso deixei escrito como o distribuidor está atualmente, sem inverter a árvore de acionamento dele, basta eu trocar a posição dos cabos na tampa do distribuidor, o 1 pelo 3 e 2 pelo 4 e vice-versa!
Creio então que o comando esteja na posição correta em relação ao virabrequim!
Minha desconfiança seria do cara ter montado o comando errado na engrenagem, acho pouco provável q ele tenha colocado a marca da polia deslinhada com a marca no virabrequim, mas como o comando é engle parafusado na engrenagem o cara poderia ter parafusado errado fora de posição!!
Se alguém acha q pode estar errado q se acuse por favor!!!!
Seguindo a ordem 1-4-3-2 pra cada tempo do motor bate certinho a sequencia!
http://i48.photobucket.com/albums/f247/giulianomo/Fusca1600/TABELAIGNIOXVALVULASXTEMPOSMOTOR.jpg
welson.as
25-07-2011, 6:37
Eu novamente kkakakka. Como já passei por isso afirmo com total certeza, somente o piao do distribuidor invertido. Se fosse o eixo do comando montado errado, nao haveria sincronismo de fechamento das valvulas em cada pms junto com a marcação da polia do gira.
Sucesso na empreitada! O importante que é o que vc está aprendendo com o motor aberto! Parabens!
welson.as
27-07-2011, 10:15
Ohhh amigo fusqueiro funcionou????:)
Giuliano MO
27-07-2011, 10:21
tu postou lá no FFB tb, hehe, então, hj acho q consigo colocar o escapamento no lugar, aí falta pouco, derrepente até final de semana vejo se funcionou ou não, hehehehe!!
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.