PDA

Vizualizar Versão Completa : Balanceamento estático, trabalho nas válvulas e brunimento

Fabrício
17-06-2006, 15:21
Vader e pessoal, dando uma fuçada nas planilhas no Vader me surgiram algumas dúvidas:

- Balanceamento estático, o que é e pra que serve?
- Trabalho nas vávulas, que tipo de trabalho?
- Brunimento com grana 400, o que é e pra que seve?

Desculpem a minha ignorância :oops: , mas é que na configuração que montei deu uma diferença de 15cv e 10 Km/h de final se eu realizasse estes serviços...

Valeu :oops:

Master Vader
17-06-2006, 16:40
Vader e pessoal, dando uma fuçada nas planilhas no Vader me surgiram algumas dúvidas:

Desculpem a minha ignorância :oops: , mas é que na configuração que montei deu uma diferença de 15cv e 10 Km/h de final se eu realizasse estes serviços...

Balanceamento estático: é o processo no qual todas as peças alternativas degrande massa saõ iguais entresi. Ou seja todos os pistões tem o mesmo peso e todas as bielas tem o mesmo peso.
Trabalhonas válvulas:
Existemvários trabalhos que podem ser feitos, auxiliando no rendimento volumétrico, porém o que recomendo pela facilidade e resultado obtido, é de manter as seds de válvula com os 45 graus usuais e fazer 44 graus naregião de contato das válvulas. Aí fazer um esmerilhamento mínimo, somente até seter um fino risco de contato entre válvulas e sedes.
Brunimento com grana 400:
Fazer o brunimento normal e retirar mais uns 1 ou no máximo 2 centésimosdas camisas com pedra de brunir bem fina (grana 400). A rugosidade detsa pedra é semelhante a da lixa 400 bem fina. Com este procedimento, mante´-se o brunimento, com os sulcos para a lubrificação, porém quebramos os cantos vivos que estes riscos deixam na superfície das camisas.

Estas 3 recomendações trazem para o motor, menor vibração, melhor eficiência volumétrica, menor atrito e portanto maior rotação potência e menor aquecimento.

[]s,

Vader.

Fabrício
17-06-2006, 17:01

Balanceamento estático: é o processo no qual todas as peças alternativas degrande massa saõ iguais entresi. Ou seja todos os pistões tem o mesmo peso e todas as bielas tem o mesmo peso.
Trabalhonas válvulas:
Existemvários trabalhos que podem ser feitos, auxiliando no rendimento volumétrico, porém o que recomendo pela facilidade e resultado obtido, é de manter as seds de válvula com os 45 graus usuais e fazer 44 graus naregião de contato das válvulas. Aí fazer um esmerilhamento mínimo, somente até seter um fino risco de contato entre válvulas e sedes.
Brunimento com grana 400:
Fazer o brunimento normal e retirar mais uns 1 ou no máximo 2 centésimosdas camisas com pedra de brunir bem fina (grana 400). A rugosidade detsa pedra é semelhante a da lixa 400 bem fina. Com este procedimento, mante´-se o brunimento, com os sulcos para a lubrificação, porém quebramos os cantos vivos que estes riscos deixam na superfície das camisas.

Estas 3 recomendações trazem para o motor, menor vibração, melhor eficiência volumétrica, menor atrito e portanto maior rotação potência e menor aquecimento.

[]s,

Vader.

Beleza Vader muito obrigado, mas como deixar as peças com a mesma massa???

Master Vader
17-06-2006, 17:19
Por exemplo os pistões:
Pesam-se os 4, e obtemos por exemplo 450g ; 451g ; 452g ; e 498g. Neste caso deixamos o mais leve (o que tinha 498g) intacto, e retiramos massa dos outros 3 até que todos fiquem com o peso do mais leve. Esta massa pode ser retirada na parte interna da saia, onde não se altera a resistência do pistão. Neste caso todos deverão ficar com 498g, ou seja retiraremos 2g do primeiro, 3 g do segundo e 4g do terceiro.
Procedimento semelhante se faz com as bielas.

[]s,

Vader.

Fabrício
17-06-2006, 17:33
Por exemplo os pistões:
Pesam-se os 4, e obtemos por exemplo 450g ; 451g ; 452g ; e 498g. Neste caso deixamos o mais leve (o que tinha 498g) intacto, e retiramos massa dos outros 3 até que todos fiquem com o peso do mais leve. Esta massa pode ser retirada na parte interna da saia, onde não se altera a resistência do pistão. Neste caso todos deverão ficar com 498g, ou seja retiraremos 2g do primeiro, 3 g do segundo e 4g do terceiro.
Procedimento semelhante se faz com as bielas.

[]s,

Vader.

Muito obrigado!!!!!!!

Desculpa te encher de novo, mas qto ficaria este serviço em uma boa oficina :?: :?:

Obrigado de novo

Falowwww

fmcwb
17-06-2006, 18:47
essa retirada de material se faz pelo lado interno do cilindro? tem q ter um torno pra fazer isso ou com a serra em casa é possível fazer? e nas bielas onde se tira? no corpo dela?

Fabrício
17-06-2006, 18:51
essa retirada de material se faz pelo lado interno do cilindro? tem q ter um torno pra fazer isso ou com a serra em casa é possível fazer? e nas bielas onde se tira? no corpo dela?

Cara acredito q seja em um torno, numa serra nem a pau, para este tipo de serviço precisa de precisão...

Thiago - H.Codorna®
17-06-2006, 21:47
nada de torno, é tudo na mini-retifica

danilo
18-06-2006, 8:43
Há algum problema em abrir um motor e fazer esse serviço de brunimento e depois fechar?

meu motor é beeem pesado pra girar, será que fazendo isso vai torná-lo mais livre? ele foi retificado há pouco tempo(uns 3 anos) mas é pouco rodado(bote pouco nisso heheh)

ele tamém tem uma folga axial, tipo a que dá no volante da direção, alguem sabe o que é isso?

fmcwb
18-06-2006, 15:06
Obrigado H. Codorna.... a retififica que vc fala é dessas tipo a dremel, usando aquela ponta de desbastar.... estou querendo saber pois quero me preparar pra fazer isso...... tava até vendo um torno pra comprar... achei q fazia isso só com torno.

Thiago - H.Codorna®
18-06-2006, 16:37
Obrigado H. Codorna.... a retififica que vc fala é dessas tipo a dremel, usando aquela ponta de desbastar.... estou querendo saber pois quero me preparar pra fazer isso...... tava até vendo um torno pra comprar... achei q fazia isso só com torno.

é isso msm... até pq na maioria das vezes não é muita diferença de peso... imagine só o trabalho q se teria pra se preparar tudo pra tirar 5g de um pistão em um torno (apesar que eu nunca trabalhei com torno, mas imagino que seja meio trabalhoso botar aquele negocio pra funcionar, hehehhe)... com a mini-retifica (e uma balança do lado) vc vai fazendo e já vai pesando...agora um torno é bom pra aliviar o volante...hehehehe

Master Vader
18-06-2006, 18:26

é isso msm... até pq na maioria das vezes não é muita diferença de peso... imagine só o trabalho q se teria pra se preparar tudo pra tirar 5g de um pistão em um torno (apesar que eu nunca trabalhei com torno, mas imagino que seja meio trabalhoso botar aquele negocio pra funcionar, hehehhe)... com a mini-retifica (e uma balança do lado) vc vai fazendo e já vai pesando...agora um torno é bom pra aliviar o volante...hehehehe

É na dremell mesmo, ou na falta dela uma boa furadeira com pontasmontadas (aquelas cor de rosa), e uma balança de boa precisão (de preferência 1 grama ou menos).

Biela nova eu ja peguei com diferença de mais de 30 gramas!!!!

Absurdo, mas a VW do Brasil sempre cagou e andou (desculpem a minha sinceridade e o vocabulário) para a qualidade do motor do Fusca. Se ele é durável e confiável, é pelo projeto e não pela manufatura dele aqui no Brasil.

[]s,

Vader.

Master Vader
18-06-2006, 18:38
Há algum problema em abrir um motor e fazer esse serviço de brunimento e depois fechar?

meu motor é beeem pesado pra girar, será que fazendo isso vai torná-lo mais livre? ele foi retificado há pouco tempo(uns 3 anos) mas é pouco rodado(bote pouco nisso heheh)

ele tamém tem uma folga axial, tipo a que dá no volante da direção, alguem sabe o que é isso?

É bem estranho, pois se tem dificuldade para girar, significa que tem folga menor que a desejada, ao passo que se tem folga axial (aquela que a gente percebe na polia), indica folga axial excessiva no mancal do volante.

Ao meu ver situações de uma retífica mal feita.

O brunimento não auxiliará tanto esta situação, pois só gera influência perceptível em rotações médias e altas (acima de 4000 rpm).
Na partida, a folga utilizada na montagem sim altera o peso.
Outra situação, pode ser o de problemas no motor de partida, para a sensação de peso na partida.

[]s,

Vader.

danilo
18-06-2006, 21:08

É bem estranho, pois se tem dificuldade para girar, significa que tem folga menor que a desejada, ao passo que se tem folga axial (aquela que a gente percebe na polia), indica folga axial excessiva no mancal do volante.

Ao meu ver situações de uma retífica mal feita.

O brunimento não auxiliará tanto esta situação, pois só gera influência perceptível em rotações médias e altas (acima de 4000 rpm).
Na partida, a folga utilizada na montagem sim altera o peso.
Outra situação, pode ser o de problemas no motor de partida, para a sensação de peso na partida.

[]s,

Vader.

ele é pesado girando com a mão mesmo e alem da folga girando pra uma lado e para o outro hoje eu percebi que há uma pequena folga quando se empurra para trás e para frente o volante...

meu vô jogou dinheiro no lixo com essa "retifica" aff

Gump-GTI
29-08-2007, 19:01
e onde se tira massa da biela???

Américo Júnior
04-11-2007, 0:07
Caro Mestre Master Vader estou com duvida sobre o balanceamento estático dos pistões, fiz as contas 1º 448g. 2º448g. 3º448g e 4º498 os quatros tem que ficar igual? Se for tirar material dos pinos tem que tirar dos dois lados? Qual seria a balança ideal para pesar?

Karlos Alberto
11-11-2007, 12:25
Caro Mestre Master Vader estou com duvida sobre o balanceamento estático dos pistões, fiz as contas 1º 448g. 2º448g. 3º448g e 4º498 os quatros tem que ficar igual? Se for tirar material dos pinos tem que tirar dos dois lados? Qual seria a balança ideal para pesar?

Americo os quatro tem de ficar com 448gr, vc vai retirar o material do que tem 498gr na parte interna da saia do pistão e deve utilizar uma balança digital que é bastante precisa.

Matheus Magalhães
01-02-2011, 20:24
Ola pessoal! sou novo por aqui e novo "mechendo" hehe em motores, porém bastante curioso e gostaria de saber como que se faz o balanceamento nas bielas? onde que se retira o material?? Grato e abraço a todos!

gabrielmassa
02-02-2011, 7:31
Motor seu ta pesado mesmo tirando as velas? Se tiver sorte e for sempre na partida pode ser ponto mto adiando, se for só qdo ta qte na partida pode ser cuba do carbura mto alta. Se nao, pode ser que o cara colocou os casquilhos mto apertados, ai seu motor poderia travar depois de quente, mas nao acho que é isso (pelo menos espero que nao)
Essa folga no volante, se vc tiver sorte, foi pq o mecanico nao colocou arruelas de calço no volante da regular essa folga.
MAterial da bielas, se nao me engano se tira perto dos parafusos na lateral, mas vamos ver se alguem confirma isso.

GTIOO
02-02-2011, 16:27
Amigos, há algum limite de retirada de peso das bielas, pergunto pois adquiri um "jogo" de bielas antigas de aço e os pesos individuais são bem diferentes, 615g, 645g, 620g e 640g.
Tenho como deixar todas com o peso de 615 ou é muito material para ser removido, pode fragilizar as bielas? Qual a solução?

Abraços para todos.