PDA

Vizualizar Versão Completa : Regular solex 32 em casa

matheusbat
13-06-2006, 8:26
Aew!!!

ontem apos dar uns "pau" (em um corsa super hahaha)
qdo parei na lenta, escutei uns estouros vindo do escape, desci do carro, e fikei la atras olhando, no buraco do dalo esquerdo do escape, dava os estouros, com o "fogo" azul!

Sem o equalizador, tem alguma manha para regulalos?!!?

Valewww!!!

scacca
13-06-2006, 10:23
Compre dois vacuometros e ligue um em cada bura, essa é a velha técnica.

Em casa já tem uma caixa com dois vacuometros e duas conexoes já pra regular dupla, hehehe. Coisas do meu pai, o professor pardal.

matheusbat
13-06-2006, 10:48
vacuometro tipo akeles q vem em passat ts???

mas assim pra ja , fica dificil? no "olho" é foda

scacca
13-06-2006, 12:33
Sim, vacuometro.

http://www.xpeedshop.com.br/images/products/3673A.jpg

luiz
14-06-2006, 22:00
De uma lida nisto:

http://www.clubedopuma.com.br/Calibragem_Carburador_Puma.doc

abraço

Luiz

matheusbat
16-06-2006, 7:54
intao....
acho q a causa do carro estar ruim nao é regulagem, dei um garibada nos carb, agulha e tal....
ai de lenta ta blza!!!

so q qdo eu vou andar ele fica falhandinho, com o se estivesse gordo, sem um cabo de vela!
liguei pro meu mecanico e ele disse q pode ser uma vela queimada, uma valvula colada....

vo levar la hj....

eu acho q ele ta esquentando demais...nunca tinha parado pra por a mao na capelinha, mas acho q ta eskentando mto....

vlw

matheusbat
16-06-2006, 7:57
De uma lida nisto:

abraço

Luiz

Bacana!!!!

VLW

scacca
16-06-2006, 8:45
De uma lida nisto:

abraço

Luiz

Legal a materia, pra quem não tem a ferramenta pra regular, essa materia ajuda muito.

Luiz, depois me manda por MP o contato do cara que fez seu velocimetro, quero passar o meu pra 200 km/h e com fundo branco e aro prata.

vlw.

matheusbat
16-06-2006, 13:53
Velas totalmente carbonizadas!
NGK BP5HS, 5 mil km!!!

uma duvida, as velas nao tinha nenhuma gravaçao na parte da rosca, o mecanico falou q para ser original tem q estar escrito...
fui comprar velas novas, as bosch realmente tem a gravaçao, as ngk da auto peças q eu fui nao tinha, mas o mecanico tinha uma vela velha da ngk q tinha a inscriçao....

tem ou nao tem?! vela generica?!

danilo
16-06-2006, 15:38
Velas totalmente carbonizadas!
NGK BP5HS, 5 mil km!!!

uma duvida, as velas nao tinha nenhuma gravaçao na parte da rosca, o mecanico falou q para ser original tem q estar escrito...
fui comprar velas novas, as bosch realmente tem a gravaçao, as ngk da auto peças q eu fui nao tinha, mas o mecanico tinha uma vela velha da ngk q tinha a inscriçao....

tem ou nao tem?! vela generica?!

Sua regulagem não está boa, não é pra a vela estragar dessa forma(depois de correr)...

paulofornari
16-06-2006, 16:45
O vacuômetro encontra-se em lojas de peças que vendam acessórios, já achei. Mas onde eu ligo a outra ponta da mangueira? Vai no lugar do filtro ou tem que furar a parede do carburador?

Abraços

matheusbat
16-06-2006, 16:50
O vacuômetro encontra-se em lojas de peças que vendam acessórios, já achei. Mas onde eu ligo a outra ponta da mangueira? Vai no lugar do filtro ou tem que furar a parede do carburador?

Abraços

eu acho q pode ligar no caninho q vai pro distribuidor...sei la...

scacca
16-06-2006, 17:44

Abraços

O Seu é dupla carburação?

Se for vc desliga o equalizador e liga lá.

luiz
16-06-2006, 19:33
Se for dupla, geralmente no coletor tem um tubo compensador que fica interligado no outro coletor, você pode fazer uma derivação ali com um T e ligar o vacuometro.
Ou então ligar um em cada carburador.
Ai você teria que ter dois vacuometros no painel. Eu até já pensei em fazer isso. Já pensou que legal os dois funcionando iguaizinhos?

paulofornari
16-06-2006, 20:37
Legal. É carburação dupla sim. Achei bem prática a idéia de ligar no equalizador. Fiz um acabamento legal ali, com uma tubulação de cobre presa por trás da capelinha. Já tenho uma bancada com contagiros, voltímetro e amperímetro, para testes, vou colocar dois vacuômetros nessa bancada. No carro não tem mais espaço para relógios, mas uma bancada cheia de mostradores fica bem legal.

Obrigado pelas dicas. Manterei contato.

danilo
16-06-2006, 21:39
Eu ligo um mangueira com um pouco dágua dentro. Ai fazendo um U com a mangueira ligada aos coletores a água fica no nivel dos dois lados, quando liga o carro ela vai mais pro lado que o vácuo tá maior, ai assim eu regulo até ficar igualzinho ou bem próximo...

abraço!

Master Vader
17-06-2006, 8:36
O Danilo tá explicando como se faz um equalizador caseiro, porém totalmente eficiente e válido.

[]s,

Vader.

scacca
19-06-2006, 16:37
Se for dupla, geralmente no coletor tem um tubo compensador que fica interligado no outro coletor, você pode fazer uma derivação ali com um T e ligar o vacuometro.
Ou então ligar um em cada carburador.
Ai você teria que ter dois vacuometros no painel. Eu até já pensei em fazer isso. Já pensou que legal os dois funcionando iguaizinhos?

Na verdade eu tenho um aparelho, que é uma caixa de ferro com dois vacuometro, que são ligados só pra regular. No painel acho complicado, são mais duas mangueiras atravessando o carro inteiro até a frente.

Eu pensei em fazer no meu na traseira dois vacuometro fixos, dentro da tampa do motor, mas é só uma idéia.

Já regular com um t não da certo, pois um carburador compensaria o outro, o ideal é ligar um vacuometro pra cada, só depois de regulado vc religaria o tubo equalizador.

[]'s

scacca
19-06-2006, 16:39
Eu ligo um mangueira com um pouco dágua dentro. Ai fazendo um U com a mangueira ligada aos coletores a água fica no nivel dos dois lados, quando liga o carro ela vai mais pro lado que o vácuo tá maior, ai assim eu regulo até ficar igualzinho ou bem próximo...

abraço!

Parece aquelas experiencias do mundo do beakman, mas da certo.

Parabens danilo.

http://www.unima-usa.org/pics/Beakman.jpg

danilo
19-06-2006, 19:19

abraço!

Parece aquelas experiencias do mundo do beakman, mas da certo.

Parabens danilo.

http://www.unima-usa.org/pics/Beakman.jpg

beakman é o cara, pode ter certeza ele foi o meu ídolo na infância!

abraço!

Rbeghetto
20-06-2006, 0:41
intao....
acho q a causa do carro estar ruim nao é regulagem, dei um garibada nos carb, agulha e tal....
ai de lenta ta blza!!!

so q qdo eu vou andar ele fica falhandinho, com o se estivesse gordo, sem um cabo de vela!
liguei pro meu mecanico e ele disse q pode ser uma vela queimada, uma valvula colada....

vo levar la hj....

eu acho q ele ta esquentando demais...nunca tinha parado pra por a mao na capelinha, mas acho q ta eskentando mto....

vlw

Dae Matheus..
cara , o meu ta ssim..
ta mto ruim tbm..e quimando vela..
fui ver é valvula msmo..
parece q uma so funciona em alta rotação.....
flw ae
Rodrigo

Rbeghetto
20-06-2006, 0:43

abraço!

Ai Ai Ai..
e tem "nego" que reclama do nosso bom e velho boxer hehe..
essa foi boa..!!Apavorou Danilo haha

[]'s

matheusbat
20-06-2006, 8:01
o rodrigo!!!

Vi o seu fusca no domingo!!!

Show!!!

paulofornari
20-06-2006, 11:16
Caros Colegas

Aproveitando várias dicas aqui do fórum fui dar uma guaribada nos carburadores, só por diversão. Já estava falhando mesmo, piorar não ia.

Aproveitei para tentar fazer o piezômetro de mangueiras que o Danilo sugeriu. Funciona, mas de primeira eu subestimei o poder de susção do carburador e o motor bebeu a água das duas mangueiras na promeira acelerada. Foi engraçado. Com 1,5 m de mangueira acima do nível de equilíbrio deu tudo certo.

Descobri que os carburadores estavam completamente diferentes. pois, apesar de mecanicamente estarem simétricos, o da esquerda mexia com o nível da água antes.

O interessante é que para aberturas maiores de borboleta o vácuo ficava com diferença menor que para aberturas menores. Isto é um problema para o Puma, pois precisa-se pisar muito pouco no acelerador para andar na cidade e com esta diferença o carro fica bebendo um monte.

Até aí tudo bem. Abri, limpei, coloquei juntas novas, diafragma, etc. Depois montei. Tentei equalizar, mexendo nas varetas do acionador, mas não consegui. Deve estar entrando ar em algum lugar. Só que apareceu um problema pior, o injetor fica pingando gasolina direto, até com o motor desligado, dá para ouvir o barulho que parece uma coruja no balde.

Fiquei de cara, mas não deu tempo de mexer ainda. Será que foi a boia que ficou errada?

Ah!, duas observações sobre o vacuometro de mangueira: dá torcicolo. Entre mexer no carburador e olhar para a parede em que estavam as mangueiras o pescoço travou. HAHAHA. A outra, é pingar anilina ou qq corante, para ficar mais fácil de enxergar a água no tubo.

Abraços a todos

Rbeghetto
20-06-2006, 12:00
o rodrigo!!!

Vi o seu fusca no domingo!!!

Show!!!

matheus..
por acaso vc num tava num corsa??
reconheci pela cabelera hahaha
tava saindo de casa pra abastecer..
foi ali q me viu?
flw ae

o domingo, tem encontro grande,..
aparece..
dia internacional do fusca

vai ser na depaschoal das torres, em frente ao wal mart
va la dai

matheusbat
20-06-2006, 16:02
paulo fornari
o meu carburador tbem pinga com o carro desligado
tipo, depois q eu desligo ele pinga, ai para

ele faz bem esse barulho mesmo!!!!
parece um sapo!!!

ahhahahahahah
nao sei q diabos é!
achei q fosse altura da agulha, nao consegui acertar
so um dos carburadores q faz...

paulofornari
20-06-2006, 16:42
É o mesmo sintoma. O problema é que fui às lojas de peças aqui da cidade, procurando pelas peças certas (boia, agulha da boia, giglês, etc), mas não encontro nada do calibre que eu quero. Vou ter que esperar uma ida a Curitiba para encontrar as peças certas.

Abraços

luiz
20-06-2006, 17:43
Este final de semana eu dei um trato nos meus carburadores e notei isso.
Na vareta que liga o eixo da base ao braço de acionamento do injetor existem alguns furos para determinar qual a melhor posição para se colocar a cupilha de trava, escolhi aquele que deixava o diafragma de injeção totalmente livre e ao mesmo tempo com a menor folga possível(entre o acionador e o diafragma) . Imagino que se ele ficar pressionado, mesmo que pouca coisa, um pouco de pressão ira subir para o bico de injeção de aceleração e também quando você precisar da injeção na acelerada, você terá um pequeno deficit em conto do injetor, que deveria sair de posição de pressionamento 0, sair de uma posição já levemente pressionado.

Você verificou esse detalhe?

Muito boa a dica do corante da Agua.

um abraço

Luiz

danilo
20-06-2006, 19:29
paulo fornari

parece um sapo!!!

ahhahahahahah
nao sei q diabos é!

isso é a válvula da boisa. Se a sua boia fica no caburador ela deve ser uma parte plástica e outra de metal. Na parte de metal verifica no local onde há o contato com a válvula se não está cavado(desgastado) se estiver vai ter que trocar a bóia, caso não seja a válvula...

se seu carro não fica bom de regulagem é justamente por causa disso!!

matheusbat
21-06-2006, 7:33
paulo fornari

parece um sapo!!!

ahhahahahahah
nao sei q diabos é!

isso é a válvula da boisa. Se a sua boia fica no caburador ela deve ser uma parte plástica e outra de metal. Na parte de metal verifica no local onde há o contato com a válvula se não está cavado(desgastado) se estiver vai ter que trocar a bóia, caso não seja a válvula...

se seu carro não fica bom de regulagem é justamente por causa disso!!

isso q é estranho, meu carro é filet pra andar, nao fica gordo de baixa, eu acho q ta bacana, o problema é qdo desligo, ele fica pingando, e depois de um tempo para...

fusca_74
21-06-2006, 11:53
Este final de semana eu dei um trato nos meus carburadores e notei isso.
Na vareta que liga o eixo da base ao braço de acionamento do injetor existem alguns furos para determinar qual a melhor posição para se colocar a cupilha de trava, escolhi aquele que deixava o diafragma de injeção totalmente livre e ao mesmo tempo com a menor folga possível(entre o acionador e o diafragma) . Imagino que se ele ficar pressionado, mesmo que pouca coisa, um pouco de pressão ira subir para o bico de injeção de aceleração e também quando você precisar da injeção na acelerada, você terá um pequeno deficit em conto do injetor, que deveria sair de posição de pressionamento 0, sair de uma posição já levemente pressionado.

Você verificou esse detalhe?

Muito boa a dica do corante da Agua.

um abraço

Luiz

Como corante usda um qui-suco vermelho que vai bem.

ABS,

Cristiano.

Rafael_MO
02-07-2006, 22:30
Fala galera!
Como não tenho o prazer de ter um Fusca(por enquanto) dupla carburação, vocês poderiam me mandar alguma foto qeu mostrem essas saídas no coletor de admissão para o equalizador?
Seriam uma mão na roda.
Valeu galera!
Abraço.

scacca
03-07-2006, 10:17
Estou devendo pro Luiz a visita com os vacuometros, mas não esqueci, só não tive em são paulo de fds mesmo.

luiz
03-07-2006, 14:12
Valeu Scacca,

Eu nem liguei o carro esses dias mesmo.

luiz
03-07-2006, 14:13
Fala galera!
Como não tenho o prazer de ter um Fusca(por enquanto) dupla carburação, vocês poderiam me mandar alguma foto qeu mostrem essas saídas no coletor de admissão para o equalizador?
Seriam uma mão na roda.
Valeu galera!
Abraço.

Rafael, no fim de semana eu tiro as fotos e posto aqui.

Rafael_MO
03-07-2006, 22:53
Fala galera!
Seriam uma mão na roda.
Valeu galera!
Abraço.

Rafael, no fim de semana eu tiro as fotos e posto aqui.
Valeu Luiz!
Abraço.

fuzaro turbo
06-07-2006, 13:51
alguem pode postar uma foto com os esquema dos 2 vacuometros ligados !!to pensando em fazer no meuu !!
abraçossssssssssssss

luiz
06-07-2006, 15:01
alguem pode postar uma foto com os esquema dos 2 vacuometros ligados !!to pensando em fazer no meuu !!
abraçossssssssssssss

Para fazer isso você vai ter que desligar o compensador. É um tubo que liga os dois coletores e passa por trás da caixa da ventoinha. Se você deixa-los ligados, o vácuo tende a ser igual entre os dois.
Nunca fiz isso, mas nos coletores tem os tubos de ligação para o compensador, eu tentaria ligar os vacuometros ali.

scacca
06-07-2006, 16:18
Esse sábado vou trabalhar e tenho que mexer no carro de qualquer forma, ai domingo tiro foto do vacuometro e se o luiz quiser aproveita que já estou fuçando no fuca e já regulamos as solex dele.

Juncker
09-07-2006, 16:23
Fala galera!
Seriam uma mão na roda.
Valeu galera!
Abraço.

No coletor da esquerda (a direita da foto) dá pra ver melhor, o outro ficou encoberto pela capelinha ...

http://img153.imageshack.us/img153/8301/tubo8bg.jpg (http://imageshack.us)

http://img153.imageshack.us/my.php?image=tubo8bg.jpg

http://img153.imageshack.us/img153/8301/tubo8bg.jpg

:wink:

Fabrício
09-07-2006, 17:53
Então eu ligaria os vacuometros neste tubo q sai dos coletores??

felipedmori
09-07-2006, 23:25
quando eu andava de turbo com solex 32, eu coloquei um "T" e liguei duas mangueiras nestes caninhos do colotor nele e a saida na valvula de prioridade ....

espirrava p/ caramba ....

Marcelo_Miranda
11-07-2006, 22:53
São nessas mesmas saídas que se liga a mangueira para esse equalizador caseiro?

abraço!

Fala galera!
Seriam uma mão na roda.
Valeu galera!
Abraço.

No coletor da esquerda (a direita da foto) dá pra ver melhor, o outro ficou encoberto pela capelinha ...

danilo
12-07-2006, 5:58
São nessas mesmas saídas que se liga a mangueira para esse equalizador caseiro?

abraço!

Fala galera!
Seriam uma mão na roda.
Valeu galera!
Abraço.

são sim só que no meu o coletor eu coloquei com a entrada virada pra frente e não parar trás como está esse carro ae!!

scacca
12-07-2006, 8:20
Pessoal, esse tubo equaliza os dois carburadores, então pra funcionar os dois vacuometros vc terá que desligar a equalização.

No esquema que meu pai usava os vacuometros eram ligados pra regular, depois eram desligados e religava o tubo equalizador

[]'s

danilo
12-07-2006, 9:51
no meu eu nao uso esse tubo equalizador, ficam fechados...

matheusbat
12-07-2006, 10:08
no meu eu nao uso esse tubo equalizador, ficam fechados...

no meu tbem! :shock: :?:

Fabrício
12-07-2006, 12:44
Pessoal, esse tubo equaliza os dois carburadores, então pra funcionar os dois vacuometros vc terá que desligar a equalização.

No esquema que meu pai usava os vacuometros eram ligados pra regular, depois eram desligados e religava o tubo equalizador

[]'s

Agora entendi!!!!! :oops: :oops:

Rafael_MO
17-07-2006, 23:31
Grande Juncker!!!!
Muito brigado pela foto cara, eu tava com a maior curiosidade.
Abraço.