PDA

Vizualizar Versão Completa : Duvida "cabecote" , "kit" , "carbur

05-06-2006, 12:44
estou com muitas duvidas ja faz algum tempo postei algo aki no forum....q estava precisando d ajuda pra dar uma forca a mais no meu fusca....foi dae entao q comecou toda a complicacao...hehehe

meu motor é 1500 cabecote simples né 1 entrada e um bura basico simples tbm...

como o pessoal do forum tinham me dito... c eu fosse d dupla ja ia melhorar entao estou estou louco pra ir d dupla, so q o mecanico me disse q c por uma dupla eu preciso trocar meu cabecote... por o do 1600
mas mesmo assim parece q eu iria trocar mais naum sei oq por causa d um prisioneiro q do cabecote 1600 é fino e oh meu é do grosso ..nao entendi mto bem essa parte...mas ok... perguntei o preco do cabecote sai por volta d 350 reais cada...

entao ja fui pesquisar o preco do kit 1600... sai 380 reais o kit pistoes camisas aneis e naum sei mais oq.... c vc´s souberem oq vem no kit... descrevaum pra mim..obrigadoo...

mas ai ki ta...c for paga quase 400 pilas num 1600 ...deve haver um 1800 por 600reais ? ou 1700 ? por aki é dificil d axar esses kit acima do 1600

sei q c por o kit do 1600 no meu motor ..so preciso trocar o kit certo ? e posso mander os cabecote simples e meu bura simples....?

mas suponhamos q eu axe um kit 1800 ..eu iria trocar so o kit tbm ? ou iria precisar trocar o virabrequim ? e teria q trocar os cabecotes tbm ?

eu sei q esta um pouco confuso essa minha duvida...mas é mais o menos isso...oq vc´s nao entenderem eu tento explicar pra vc´s...

c caso eu por o kit 1600 ou 1700 q sao um pouco mais faceis d axar por aki...so troco isso..mantenho meu cabecote po enquantoe meu bura...futuramento os troco..mas roda nao roda ? e nessa troca eu ja ganha um aumento da taixa ou preciso levar a outro lugar mandar eles aumentar ? nao entendo... me desculpem a ignorancia...sao mtas bobeiras....mas...prefiro perguntar a vc´s...aki doq ir ao mecanico...e ele me falar q nao tem nada haver esse negocio q aliviar volante q eu estou ficando louco q oh volante so existe pra dar a partida no motor......depois disso eu desanimei totalmente ..e foi o mesmo quem disse q nao da pra por dupla no cabecote simples....

gente é isso... obrigado e desculpa qualq coisa...espero as respostas

Master Vader
05-06-2006, 13:36
Primeiro:

Pra colocar a dupla, não tem que trocar o cabeçote.
Basta trocar os coletores.
existem coletores para dupla carburação para cabeçotes de 1 entrada.
No Brasil eram utilizados nos Fuscas e Brasílias 1300 a álcool fabricados de 1979 a 1983.
No desmanche voc~e ainda acha.
tem também os coletores da Saveiro e Gol 1600 a álcool (alguns destes motores eram com cabeçote de 1 entrada), só que aí os coletores sção maiores, pois possuem câmaras de aquecimento de mistura.
Os melhores são os dos Fuscas e Brasílias 1300 a álcool. Além disto, o acionamento completo, os dois carburadores com venturis 24mm e gicleurs de combustível 155, de ar 115 e de lenta 60 e seu motor 1500 já vai andar na bunda dfos 1600 por aí.

Esquece este negócio de que tem que trocar os cabeçotes... Conversa de mecânico bitolado...

[]s,

Vader.

Renato_Puma
05-06-2006, 16:04
O kit de pistoes vem 4 Pistoes, 4 Camisas e o conjunto de aneis para eles e estao em torno de 1000reais (1700-90,5mm;1800-92mm;1900-94mm)ok?

Qto ao seu prisioneiro ele quis dizer q sua carcaça é antiga ou seja prisioneiro grosso, q nao suporta mto o torque do motor e acaba se soltando......
O ideal era vc trocar a carcaça por uma mais moderna com prisioneiro fino, ou fazer a adaptaçao q seu mecanico quer.....
Qto as coletores do 1300 a alcool é meio dificil mas da pra achar eles
Abraço

matheusbat
05-06-2006, 16:08
conheço um ferro velho em aki em curitiba q tem varios desses coletores!

:D

mucke1979
05-06-2006, 17:26
Mecânico é igual médico (também serve para outras profissões): sempre é bom ter uma segunda, terceira ou mais opiniões. Vou passar minhas opiniões em tópicos:

I.
Além dos motores 1300 de dupla carburação citados pelo Vader, é importante mencionar que os primeiros Pumas vinham equipados com motor 1500 e o primeiro "veneno" que recebiam era a dupla carburação.

Ocorre que esses coletores para cabeçotes de uma entrada são bem mais difíceis de se encontrar do que aqueles de entrada simples.

Por conta disso, por haver melhora no rendimento do motor e por ser compatível com o 1500, o cabeçote de dupla entrada do 1600 é uma boa pedida. Conclusão: concordo com o mecânico na troca dos cabeçotes, mas não pelos motivos por ele alegados.

II.
O kit 1600 (85,5mm) é encontrado a preços mais baratos (como vc disse, cerca de R$ 400,00) que os kits de 90,5, 92,0 e 94,0mm (encontrados de R$ 1000,00 a R$ 1500,00). Aumentando a cilindrada, você aumenta o torque do seu motor. Se for partir para kits maiores, sugiro a troca do virabrequim por outro de aço fabricado até 83 (além de ser de aço, tem mais furos para lubrificação). OBS - o curso do virabrequim é o mesmo em todos os VW ar fabricados (69mm)

III.
A carcaça de prisioneiros finos (moderna) é mais resistente que a de prisioneiros grossos, especialmente para motores mexidos. Retíficas podem fazer a atualização de carcaça para você.
Seu mecânico está correto em recomendar troca dos prisioneiros.

IV.
Sim, é possível vc fazer um motor 1600 com cabeçotes de entrada simples e carburação simples. Mas vai estrangular o motor. Não acho legal, a não ser que você busque um motor mais econômico.

V.
Se for partir para um 1800 com a troca dos pistões, opte por virabrequim de aço dos 1600 fabricados até 83, como disse anteriormente. É mais resistente que os de ferro fundido (fabricados a partir de 84) e tem mais pontos de lubrificação que o do seu 1500.

VI.
O rebaixamento dos cabeçotes te dará maior taxa de compressão. Deixe para medí-la após o aumento da cilindrada. Não sugiro taxas muito altas pelo problema da detonação. Uma taxinha de 8,5:1 (para rodar na gasolina) com capelinha com radiador deslocado tem surtido bons efeitos.

VII.
Se ele falou isso sobre o volante do motor, ele está por fora. Deixe para fazer isso com outra pessoa que entenda do negócio.

VIII.
Existem algumas outras receitas aqui no fórum para apimentar seu motor 1500, sem que seja necessário aumento de cilindrada. Seus pistões de 83mm só não são mais leves que os do 1300. Isso significa que são bons para subida de giro mais rápida.

Ou, se precisar de mais torque, opte por um virabrequim de 78,4mm da LEPE (bem mais barato que os kits 90,5 ou 92mm), que aumentará sua cilindrada para 1700 mantendo os pistões originais (conforme receita em outro tópico do fórum).

Minha sugestão:
1) Cabeçotes do 1600 dupla entrada;
2) Dupla carburação solex 32;
3) Comandinho Engle W-100 (com molas de Opala);
4) Virabrequim LEPE 78,4mm (neste caso sua cilindrada aumentará para 1700cc mantendo os pistões do 1500)
5) Alívio no volante do motor em uns 30% do peso.
6) Escape dimensionado, ignição eletrônica.
7) Restante original (pistões e câmbio 8x33, por exemplo).
Com essa configuração (que é relativamente barata), você terá um motor com bom torque disponível e uma excelente subida de giro por conta dos pistões leves, volante aliviado e câmbio médio-curto (tudo combinando com o comando girador). Se bem feito, mantém a durabilidade do motor, a economia (relativo) e ainda papa alguns APs.

Abraços!

05-06-2006, 20:57
cara vlww pela dica...era mais oh menos isso q eu tava pensando ehm fazer.... mas os pistoes do 1600 é mais pesado ? vc axa q compensa eu trocar o kit ou mudar o vira ?

ou por o kit 1600 mais a troca do vira.... e onde eu consigo esse virabrequim ? sabe a faixa de preco dele ? vlw....estou no aguardo ... ja vou atraz d algumas pencas essa semana ainda...depois posto aki como ta o desempenho do menino...abracos

Rbeghetto
05-06-2006, 22:09
"Minha sugestão:
1) Cabeçotes do 1600 dupla entrada;
2) Dupla carburação solex 32;
3) Comandinho Engle W-100 (com molas de Opala);
4) Virabrequim LEPE 78,4mm (neste caso sua cilindrada aumentará para 1700cc mantendo os pistões do 1500)
5) Alívio no volante do motor em uns 30% do peso.
6) Escape dimensionado, ignição eletrônica.
7) Restante original (pistões e câmbio 8x33, por exemplo).
Com essa configuração (que é relativamente barata), você terá um motor com bom torque disponível e uma excelente subida de giro por conta dos pistões leves, volante aliviado e câmbio médio-curto (tudo combinando com o comando girador). Se bem feito, mantém a durabilidade do motor, a economia (relativo) e ainda papa alguns APs.
"

Concordo plenamente..
o unico problema é achar os coletorees do 1300..
no meu caso, tenho um 1500cc com essas alterações citadas ai menos a carburacao dupla , pois mantive a simples.
achei interessante saber desses LEPE 78 mm, nao sabia..
Agora pergunto? onde os encontro? e o preço dos mesmos..

e maikinhou......hehe, cara, axo q essas dicas acima citadas pelo mucke1979, sao muito uties e baratas..meu 1500 cc anda muito bem...
nao é necessario a troca de kit...
esse é minha opiniao!

[]'s

mucke1979
05-06-2006, 22:13
cara vlww pela dica...era mais oh menos isso q eu tava pensando ehm fazer.... mas os pistoes do 1600 é mais pesado ? vc axa q compensa eu trocar o kit ou mudar o vira ?

ou por o kit 1600 mais a troca do vira.... e onde eu consigo esse virabrequim ? sabe a faixa de preco dele ? vlw....estou no aguardo ... ja vou atraz d algumas pencas essa semana ainda...depois posto aki como ta o desempenho do menino...abracos

Sim, os pistões do 1600 são mais pesados que o do 1500, pois são maiores. Neste seu caso entre colocar os pistões do 1600 ou aplicar um vira de curso, eu daria preferência ao virabrequim.

Bom, trocando os pistões pelos do 1600 mais a troca do virabrequim, você alcançará 1800cc, que é a receita clássica que o Vader já transmitiu. Fica muito bom também, motor bem torcudo e logicamente mais forte que a receita anterior.
Eu ainda daria um jeito de trabalhar esse virabrequim para que ele tivesse uma lubrificação como a dos virabrequins do 1600 e faria o vira passar por um processo de nitretação para aumentar sua resistência.

O virabrequim estava por volta de R$ 700,00, mas já faz um tempinho que vi. Ele pode ser adquirido diretamente pela LEPE: http://www.lepe.com.br/pt/

Se for trocar os cabeçotes pelo do 1600, aproveite para fazer o serviço de angulação proposto pelo Vader, além de polir dutos e câmaras de combustão. Se for aumentar a cilindrada e trocar o comando, proponho, ainda, a troca da válvula de admissão por uma de 39mm (como nos SP2) ou a troca da válvula de admissão por uma 40mm e outra de escape por 35,5mm.

O volante do motor aliviado deve ser balanceado, assim como as demais partes móveis do motor (bielas, virabrequim, ventoinha do radiador...) para que você consiga um motor em harmonia.

Não esqueça do comando de válvulas, que bem combinado com a maior cilindrada e alimentação adequada, faz maravilhas com o velho boxer.

Boa sorte na empreitada e vai postando o que tem feito e como tem sentido as diferenças no comportamento do carro.

Abraços!