PDA

Vizualizar Versão Completa : Bucha de vela... funciona?

Fuskeiro
09-05-2006, 15:45
Meu carro é um Fusca com motor 1600 com um carburador, regulagens originais de acordo com tabelas próprias.

Estou com um problema que é a vela do quarto cilindro (apenas esta) pretejando direto com carbonização seca (sem sinais de óleo) e encharcamento (com gasolina não queimada).

Já substitui cabos de vela, o jogo de velas (uso agora Bosch Super Plus). Levei em um mecânico de confiança que substituiu a vela do quarto cilindro pela do segundo cilindro e constatou que a mesma vela (em outro cilindro) apresenta o mesmo problema de estar se encharcando de gasolina. Quando se testa a corrente elétrica na ponta do cabo e da vela, percebe-se faísca aparentemente normal saltando.

A vela que está encaixada no cilindro que primeiramente apresentou problema (ainda não determinamos se o problema é originário da vela ou do cilindro) no momento está com uma bucha (alongador) e assim rodará até amanhça, quando o mecânico dará o veredito sobre a possível origem do problema.

Ele me sugeriu que, se não fosse vela problemática (coisa que eu pessoalmente duvido, porque apresentou-se o problema com características idênticas em dois jogos diferentes de velas), poderia ser: ou guia-de-válvula do quarto cilindro com algum problema ou folgas nas articulações dos carburadores (sic).

O motor foi regulado em todos os sentidos e apresenta-se otimizado nesta parte.

Gostaria de saber qual pode ser a mais provável causa desta carbonização da vela no quarto cilindro e se aparentemente há indícios suficientes para atribuir a culpa à vela problemática ou, pelos sinais demonstrados, você "apostaria" que o problema pode ser guia-de-válvulas ou carburador com folgas internas. A bucha de vela pode ser usada indefinidamente ou causa algum problema extra no motor?

Só para registrar: o carburador tem algumas folgas realmente, mas são extremamente pequenas.

É fácil o desmonte do cabeçote para substituição das guias-de-válvula (cinco reais cada uma, em lojas de auto-peças de minha cidade)?

Preciso de alguma dica com urgência, pois me enforcarei em dívidas desnecessáriasse tiver de abrir o motor e o problema não for este.

FUSCA95
09-05-2006, 17:01
Vc falou que o 4o cilindro está com bucha de vela? Se sim, todas que eu já vi deixam a vela muito recuada da camara de combustão, em uma posição inadequada para uma queima eficiente da mistura no cilindro e sempre essas velas apresentam problema de carbonização. Alguem aqui do forum deve ter uma explicação bastante técnica sobre o assunto. Aguarde um pouco!!!!

Fuskeiro
09-05-2006, 17:43
É isso mesmo, mas o mecânico irá retirá-la amanhã prá ver se o problema é só em uma vela ou em outra coisa diferente.

De qualquer forma seria interessante aprender mais sobre buchas de vela e seus efeitos no motor.

10-05-2006, 9:21
Meu ultimo Fusca antes do Bege tinha esse problema tambem de apagar a vela do 4º cilindro. Acho que não é do espaçador não.

Ainda hoje não entendo o que ocorria.

Juncker
16-05-2006, 21:52
Em casos de espanar a rosca da vela optei e sempre optarei pelo uso de helicoil, até que me provem o contrário, creio ser a melhor solução!

Exemplo de aplicação ... http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv14_01.asp

:wink:

Master Vader
17-05-2006, 8:30
Em casos de espanar a rosca da vela optei e sempre optarei pelo uso de helicoil, até que me provem o contrário, creio ser a melhor solução!

Exemplo de aplicação ... http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv14_01.asp

:wink:

Concordo plenamente.
A única situação em que optop por buchas, é na colocação de prisioneiros de 8mm no bloco do Fusca, em função dos diâmetros de roscas envolvidos.

[]s,

Vader.