PDA

Vizualizar Versão Completa : diferença entre gicleurs

02-05-2006, 11:57
Observei numa oficina (e o mecânico não soube responder) que existem 2 tipos diferentes de gicleur principal.
O primeiro tipo é o normal e o segundo tipo existem 2 linhas paralelas ao redor.
Alguém sabe dizer a diferença ou a função ?

Master Vader
02-05-2006, 12:41
Nenhuma diferença na prática.
Não gera qualquer alteração no funcionamento.
Em geral o que vejo é o seguinte:
Os gicleurs originais da Solex atualmente vem com as duas linhas, os gicleurs paralelos (genéricos), vem com a lateral lisa.

O que vale realmente é o diâmetro do furo.
Seu valor é medido em centésimos de milímetro, ou seja:

Um gicleur 100 tem 100 centésimos de milímetro, ou simplesmente 1,00 mm
Um gicleur 127,5 tem 1,275mm de diâmetro, um gicleur 200 tem 2,000 mm, um de marcha lenta 50 tem 0,5000mm, ou meio milímetro, e assim por diante.

E as duas linhas não influem no diâmetro do furo.

[]s,

Vader.

12-05-2006, 6:41
Percebi que o Gc principal do carburador simples, aqueles que ficam dentro do porta gicleurs, não tem as linhas paralelas...

E os Gc principais dos carburadores duplo, este sim possuem as duas linhas paralelas...

Fica a dúvida... os que não tem as linhas paralelas são utilizados em situações normais como Gc de ar e Gc em porta-gicleur.

E os Gc que possuem 2 linhas paralelas devem ser usados em fundo de cuba...

Confiram...

Master Vader
12-05-2006, 10:07
O gicleur é apenas um calibrador de vazão!!!
Desde que tenham o mesmo diâmetro e dimensões do furo (comprimento do furo, conicidades de entrada e de saída), as ranhuras ou canais externos não geram nenhuma mudança.
Os carburadores mais antigos da solex possuiam os gicleurs lisos (mesmo nas duplas carburações), porém tenho visto os gicleurs com os dois canais desde os carburadores montados a partir de 83 e 84.
Exemplo: A retirada de um gicleur 127,5 liso e a colocação de um com os dois canais de medida também 127,5,não gerará nenhuma (eu disse: nenhuma) alteração em qualquer parâmetro de funcionamento.

Muitos componentes apresentam no decorrer de sua existência mudanças externas as vezes gerados por mudanças no processo de fabricação. Outras são geradas para diferenciar estes componenetes de outros similares, porém para outras aplicações.

Devemos lembrar que nesta época (década de80), começouase tornar popular o carburador solex H35 Alfa 1, que equipava os Monzas e Fiats. Estes carburadores, apesar de serem semelhantes emalguns aspectos aos nosso carburadores de Fusca (H30 PICou PICs e H32/34 PDSI ou PDSIt), utilizam gicleurs de combustível com rosca de fixação diferentes, daí pode ter saído a idéia da Brosol (solex) em utilizar as duas ranhuras para diferenciar os gicleurs destas famílias de carburadores.

Caso reste alguma dúvida,entre no site abaixo, e veja s diferenças entre os gicleurs destas duas famílias da Brosol (solex).

http://www.gibacarburadores.com.br/pag15.htm

produtos:
G0559 (solex 30 ; 32 ; 34 ; 35pdsi e até 40deis) e
G0560 (solex 35 alfa Monza e Fiat).

[]s,

Vader.

luiz
17-06-2006, 17:42
Vader,

Este final de semana eu tirei para dar uma vitaminada no meu carro.
comprei duas bases 34 e dois venturis 25. Eu pensava em colocar gicleurs 135 no principal 100 no ar e 50 o de marcha lenta e quando abri os carburadores vi que eles estavam com 155 no principal 110 no ar e 55 na marcha lenta. fiquei em duvida pois os meus carburadores estavam com base 32 e venturi 24. Coloquei também os filtros esportivos. Ainda não liguei o carro por que ainda faltam as mangueiras mas eu imaginava que iria aumentar os giglers e eles já estavam abertos.

O carro andava bem mas eu sentia uma falta de folego em retomadas.

Qual a relação correta entre o gicle de ar e o principal?

Obrigado

Luiz

danilo
18-06-2006, 8:44
Vader,

Este final de semana eu tirei para dar uma vitaminada no meu carro.
comprei duas bases 34 e dois venturis 25. Eu pensava em colocar gicleurs 135 no principal 100 no ar e 50 o de marcha lenta e quando abri os carburadores vi que eles estavam com 155 no principal 110 no ar e 55 na marcha lenta. fiquei em duvida pois os meus carburadores estavam com base 32 e venturi 24. Coloquei também os filtros esportivos. Ainda não liguei o carro por que ainda faltam as mangueiras mas eu imaginava que iria aumentar os giglers e eles já estavam abertos.

O carro andava bem mas eu sentia uma falta de folego em retomadas.

Qual a relação correta entre o gicle de ar e o principal?

Obrigado

Luiz

onde você comprou essas bases? são novas? tem as de 32 mm pra vender lá?

abraço!

luiz
18-06-2006, 8:50
na SBA carburadores. de 32 deve trer as minhas lá que deixei a base de troca. Mas uma delas estava rachada.

luiz
19-06-2006, 11:25
Vader,

Só mais um detalhe, os injetores são 60.
Montei tudo ontem regulei "de ouvido" e sai para dar uma volta. Não puxei muito pois o freio está um lixo.
Aparentemente não tem excesso, acho que vou deixar assim mesmo.

Você teria alguma sugestão ou deixo como está?

um abraço

Luiz

Master Vader
19-06-2006, 12:32
Vader,

Só mais um detalhe, os injetores são 60.
Montei tudo ontem regulei "de ouvido" e sai para dar uma volta. Não puxei muito pois o freio está um lixo.
Aparentemente não tem excesso, acho que vou deixar assim mesmo.

Você teria alguma sugestão ou deixo como está?

um abraço

Luiz

Com venturis 25mm eu colocaria para um teste inicial, principal 160 ou 162,5 e de ar 110 ou 115. o resto mantenha original mesmo.

Você deverá conseguir mais força em rotações mais altas e menos torque em baixas, porém nada muito significativo, pois seu venturi aumentou em torno de 10% (área de passagem de ar) quando comparado ao original de 24mm.

[]s,

Vader.

luiz
19-06-2006, 12:40
Vader,

Sobraram os venturis 24 aqui comigo, acho que vou mandar abri-los para 27, pois no futuro (próximo) vou colocar um comando W110. Vou continuar usando gasolina. Aliás sobraram os filtros originais cromados (meio enferrujados) que estavam no meu carro, se alguém quiser eu dou eles só para desocupar o lugar aqui.