PDA

Vizualizar Versão Completa : localizaçao do desborbulhador

fusca baja
28-11-2007, 14:10
Sempre li que a posiçao do desborbulhador teria que ser acima da linha do carburador, entao como estava decidido colocar um em meu baja, pedi que o mecanico o fizesse , quando fui pegar o carro vi que a peça estava abaixo, proximo a bobina, ele disse que nao tem problema que funciona normalmente, queria saber se realmete o que ele falou procede ou se realmente teria que ser colocado mais acima, e se assim for o porque desta atitude, agradeço desde já.

Antonio carlos
28-11-2007, 15:25
veja a foto no meu tutorial e tire a sua dúvida.abraços

danilo
03-12-2007, 16:33
o certo seria colocá-lo realmente acima da linha dos carburadores, porém, não há problema de colocar abaixo pois a saída para o retorno tem um diâmetro menor que o normal justamente pra manter uma pressão, mesmo que baixa, nos carburadores...

não se preocupe..

Abraço!

DanielRS
15-12-2007, 15:18
Entre no link abaixo e veja as fotos do sistema de retorno que adaptei no meu fusca.

http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1484&highlight=desborbulhador

Antonio carlos
15-12-2007, 15:49
Entre no link abaixo e veja as fotos do sistema de retorno que adaptei no meu fusca.

http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?

t=1484&highlight=desborbulhador

daniel me desculpa a sinceridade mas tem umas. coisas erradas na sua instalação.Primeiro o filtro não é depois da bomba ,ele é antes dela.segundo o desborbulhador foi instalado bem acima da bomba o que aumenta a altura manométrica da bomba e o comprimento da linha ou seja já está perdendo rendimento.vi também o módulo de ignição de lado.vai entrar água nele assim,pois passa uma calha d`agua ali em cima dele.Repare no lugar onde é instalado originalmente nos fuscas mais modernos.é um pouco para lateral pois é um pouco mais protegido dessa calha e tem uma temperatura menor ali.

DanielRS
15-12-2007, 16:05
daniel me desculpa a sinceridade mas tem muita coisa errada na sua instalação.Primeiro o filtro não é depois da bomba ,ele é antes dela.segundo o desborbulhador foi instalado bem acima da bomba o que aumenta a altura manométrica da bomba ou seja já está perdendo rendimento.

Um filtro está depois da bomba é porque uso dois, um antes e outro depois da bomba, e não há problemas em deixar o desborbulhador bem acima da bomba, pois de qualquer forma o combustivel tem que subir para os buras, e tbm não perdi nada em desempenho nem alterou o funcionamento.
Já vi carros como o Uno antigo, Del Rey e etc... com esse sistema de fábrica, que ficam tão acima da bomba quanto o meu.

Antonio carlos
15-12-2007, 16:18
tudo bem o carro é teu .eu só queria te ajudar,como faço com meus amigos por aqui.adeus

DanielRS
18-12-2007, 16:02
tudo bem o carro é teu .eu só queria te ajudar,como faço com meus amigos por aqui.adeus
???????????????:confused: ?????????????????
Se sua intenção é ajudar, eu te agradeço muito pela ajuda.
Simplesmente estou expondo o que acho correto, assim como vc. Será que posso??

Antonio carlos
18-12-2007, 16:18
fique à vontade.

danilo
18-12-2007, 19:10

Cara, o o que vc falou com relação à posição do desborbulhador e da bomba de combustível não faz o mínimo sentido. A bomba gera uma pressão positiva, independente de onde o desborbulhador esteja ela vai ser sempre positiva. O único porém é a posição do desborbulhador, este sim deve ficar acima dos carburadores pois o que faz o combustível ir para os carburadores é a gravidade, apesar de haver pressão por causa da bomba.

O único "erro" do colega foi que ele colocou o desborbulhador virado de cabeça pra baixo. O retorno é o caninho que fica diagonalmente na tampa do desborbulhador. Estando essa tampa pra cima a entrada é o de cima e a saida é o de baixo. Apesar equívoco na instação o sistema também funciona dessa forma. Só pode vir a ter falta de combustível se o motor for muito possante pois a passagem do retorno é mais estreita que a dos outros dois tubos laterais.

Abraço!

Antonio carlos
18-12-2007, 21:17
Cara, o o que vc falou com relação à posição do desborbulhador e da bomba de combustível não faz o mínimo sentido. A bomba gera uma pressão positiva, independente de onde o desborbulhador esteja ela vai ser sempre positiva. O único porém é a posição do desborbulhador, este sim deve ficar acima dos carburadores pois o que faz o combustível ir para os carburadores é a gravidade, apesar de haver pressão por causa da bomba.

O único "erro" do colega foi que ele colocou o desborbulhador virado de cabeça pra baixo. O retorno é o caninho que fica diagonalmente na tampa do desborbulhador. Estando essa tampa pra cima a entrada é o de cima e a saida é o de baixo. Apesar equívoco na instação o sistema também funciona dessa forma. Só pode vir a ter falta de combustível se o motor for muito possante pois a passagem do retorno é mais estreita que a dos outros dois tubos laterais.

Abraço!

danilo
meu chapa eu encerrei esse assunto com este colega .porém eu no momento estudo sobre bombas e mecanica dos fluidos na faculdade e só queria compartilhar o que tenho aprendido aplicando no meu querido carro e compartilhar com o pessoal os avanços ,até porque estou aqui para somar esse banco de dados.claro que não ia colocar essas informações sem um mínimo de embasamento e sem nexo.E eu usei meu carro nos testes e vc sempre vai me ouvir dizer que só recomendo o que foi testado por mim.consultei tabelas e manuais pra poder tirar um pouco mais de rendimento da nossa bomba mecanica.Mas a minha intenção é colocar elétrica do kadett pois como eletricista gosto de um pouco de coisas modernas no meu carro ,claro sem mexer muito com a funcionalidade e a originalidade.até porque danilo vc me parece ser um cara bacana por aqui.No que vc precisar eu respondo na medida do possível e vica versa.um abraço

Gump-GTI
19-12-2007, 1:16
analisando o desborbulhador, imaginei que ele funciona assim...

http://img156.imageshack.us/img156/1387/imagemstu2.jpg

qdo a bóia fecha os buras, o desborbulhador enche e começa a retornar gasolina pro tanque...

estou errado?

Antonio carlos
19-12-2007, 13:48
a todo momento gump sai bem pouquinho de combustível com ar e quando o estilete fecha e como vc falou.um abraço

danilo
19-12-2007, 15:16
danilo
meu chapa eu encerrei esse assunto com este colega .porém eu no momento estudo sobre bombas e mecanica dos fluidos na faculdade e só queria compartilhar o que tenho aprendido aplicando no meu querido carro e compartilhar com o pessoal os avanços ,até porque estou aqui para somar esse banco de dados.claro que não ia colocar essas informações sem um mínimo de embasamento e sem nexo.E eu usei meu carro nos testes e vc sempre vai me ouvir dizer que só recomendo o que foi testado por mim.consultei tabelas e manuais pra poder tirar um pouco mais de rendimento da nossa bomba mecanica.Mas a minha intenção é colocar elétrica do kadett pois como eletricista gosto de um pouco de coisas modernas no meu carro ,claro sem mexer muito com a funcionalidade e a originalidade.até porque danilo vc me parece ser um cara bacana por aqui.No que vc precisar eu respondo na medida do possível e vica versa.um abraço

Opa,

Cara desculpe se o que eu disse veio de encontro com aquilo que você estudou, em nenhum momento essa foi minha intensão. Essa opnião que coloquei é baseada no que já vi e baseada no que eu imagino que deva ser o certo, inclusive foi assim coloquei no meu carro e assim já vi em vários outros. Por exemplo no gol AP que tinhamos, o desborbulhador, que inclusive era de metal, ficava posicionado um pouco acima da tampa de tucho, enquanto a bomba de combustível desses motores ficam, mais ou menos, no meio do bloco do motor, ou seja, bem abaixo do desborbulhador...

Um abraço!! ;)

Antonio carlos
19-12-2007, 23:10
Opa,

Cara desculpe se o que eu disse veio de encontro com aquilo que você estudou, em nenhum momento essa foi minha intensão. Essa opnião que coloquei é baseada no que já vi e baseada no que eu imagino que deva ser o certo, inclusive foi assim coloquei no meu carro e assim já vi em vários outros. Por exemplo no gol AP que tinhamos, o desborbulhador, que inclusive era de metal, ficava posicionado um pouco acima da tampa de tucho, enquanto a bomba de combustível desses motores ficam, mais ou menos, no meio do bloco do motor, ou seja, bem abaixo do desborbulhador...

Um abraço!! ;)

que isso meu camarada ,tá tudo bem.Quanto ao que vem de fábrica deve-se analisar e contestar pra ver se o que há foi mal projetado,mal instalado,ou pode ser melhorado.quer um bom exemplo a modificação que a gente faz no careburador h32 dupla do fuca.muda da água pro vinho .Mas para a vw do brasil acrescentar somente 5 cv ao original está bom demais.Na nossa mão isso dobra uma vez e meia.isso também vale para escapamento ,coletores.......abraços

fusca baja
20-12-2007, 11:02
Quando eu colocar o desborbulhador acima da linha do carburador e deslligar o carro, a gasolina que encontra-se na peça e na mangueira continuará a cair na cuba? Quero deixar meu baja o mais eficiente e economico possivel, mesmo com o desborbulhador abaixo do bura, ele ja está mais economico, tive que soldar um novo respiro na boca do tanque, pois o antigo usei no retorno, e para que o carro nao ficasse com cheiro de gasolina no interior, coloquei uma mangueira de respiro direcionada para o fundo do carro.
Abraços a todos.

Antonio carlos
20-12-2007, 11:32
Quando eu colocar o desborbulhador acima da linha do carburador e deslligar o carro, a gasolina que encontra-se na peça e na mangueira continuará a cair na cuba? Quero deixar meu baja o mais eficiente e economico possivel, mesmo com o desborbulhador abaixo do bura, ele ja está mais economico, tive que soldar um novo respiro na boca do tanque, pois o antigo usei no retorno, e para que o carro nao ficasse com cheiro de gasolina no interior, coloquei uma mangueira de respiro direcionada para o fundo do carro.
Abraços a todos.

se o estilete não fechar a entrada vai continuar entrando sim.por isso que se chama cuba de nível.quando ele fechar vai retornar para o tanque até que a pressão que sobrou na linha seja suficiente para que o combustível volte ao tanque.Mas aí já foram poupados a bomba e o estilete e claro o excesso não vai lotar a cuba e ir em consequencia para as camaras e pro óleo.abraços

DanielRS
20-12-2007, 19:54

Abraço!
Quando vc diz que o desborbulhador está virado de cabeça para baixo vc referenciou o meu caso?
Ele está na posição certa, com a saida de retorno em diagonal virada para cima. São as duas mangueiras pretas de entrada e saída no lado esquerdo e outra mangueira preta em diagonal para cima no lado direito. Dá pra ver até o escrito Brosol corretamente. Veja na foto que coloquei.

Abraços.

danilo
20-12-2007, 21:34
Antes ressalto o que colega Antônio citou anteriormente, não podemos por a mão no fogo pelos engenheiros que projetaram nossos carros...

em todos os carros que eu vi esse sistema, o retorno é virado para cima e a sua instalação é a primeira que vejo com ele de cabeça pra baixo...

não há problemas no fusca pq o tanque fica bem acima do nível, mas num gol por exemplo, todo o combustivel que estivesse no desborbulhador poderia decer para o tanque...o que não geraria nenhum problema pois ao ligar encheria denovo, mas só pra citar que está de ponta cabeça...

Um abraço!

DanielRS
21-12-2007, 16:42
Antes ressalto o que colega Antônio citou anteriormente, não podemos por a mão no fogo pelos engenheiros que projetaram nossos carros...

em todos os carros que eu vi esse sistema, o retorno é virado para cima e a sua instalação é a primeira que vejo com ele de cabeça pra baixo...

não há problemas no fusca pq o tanque fica bem acima do nível, mas num gol por exemplo, todo o combustivel que estivesse no desborbulhador poderia decer para o tanque...o que não geraria nenhum problema pois ao ligar encheria denovo, mas só pra citar que está de ponta cabeça...

Um abraço!
Você não está confundindo a mangueira de retorno com a mangueira TRANSPARENTE que é a do respiro do carter que vai para os bojos dos filtros de ar? A mangueira de retorno é a PRETA que fica em diagonal para cima, que dá pra ver com clareza na foto que anexei. As mangueiras que estão ligadas no desborbulhador são só as 03 PRETAS, 02 no lado esquerdo (entrada e saída) e 01 virada para cima no lado direito (saída para o tanque).
Vc pode estar confundindo com a mangueira TRANSPARENTE do respiro porque ela passa bem na frente do desborbulhador.
Observe novamente a foto.

Abraços.

ricardo groetaers
22-12-2007, 2:38
Bom desenho, é isso aí mesmo. Para complementar...
A cúpula superior do desborbulhador é côncava por dentro para evitar que as bolhas se acumulem nos cantos,tendendo a fluir para o centro onde escapam pelo retorno. A saida para o retorno é bem fina em relação a entrada que vem da bomba e a saida para o carburador, para permitir que o desborbulhador esteja sempre cheio de combustivel. A entrada que vem da bomba está acima da saida para o carburador para que as bolhas mais leves que o combustivel não migrem para o carburador. O artefato tambem possui uma "torre" interna, oca por dentro, com abertura lateral inferior em forma de venturi, e subida cônica (feito chapéu de palhaço) que termina junto a saida para o retorno. Esse componente serve para separar as pequenas bolhas dissolvidas no combustivel (feito aquelas que se formam em garrafas de refrigerante). Essas caracteristicas fazem com que a velocidade do combustivel (não a quantidade) que se dirige ao retorno seja bem grande, contribuindo para arrastar as bolhas.

analisando o desborbulhador, imaginei que ele funciona assim...

qdo a bóia fecha os buras, o desborbulhador enche e começa a retornar gasolina pro tanque...

estou errado?

spyder
26-01-2011, 12:12
Este sistema diminui a pressão de combustivel p a entrada do carburador? Teria efeito deletério tb sobre vazao? Pergunto pois pretendo instalar um weber 40 onde a questão e importante, e n posso perder pressão/ vazao da bomba mecânica q Ja estariam no limite do ideal p a aplicação . Neste caso poderia ser dispensado o sistema? Agradeço a ajuda.

gabrielmassa
26-01-2011, 13:04
Diminui sim a pressao pro carbura, mas é muito mais facil o combustivel ir pra cuba, nao sei dizer se da problema numa weber, mas é bom eu descobrir tb pois logo terei duas 44 e talvez tenha que tirar ele.

Antonio carlos
26-01-2011, 14:38
No caso das webbers no fusca é um carbuirador meio grande pro motor 1600.Ele é instalado mas recebe um monte de modificações(canetas,boia,gigles,venturis...).A cuba é enorme e eu duvido que fique na capacidade maxima.Nas solequinhas 32 o nível da cuba interfere a gente até calça o estilete e olha que a cuba é pequena,imagina numa webber.No meu desborbulhador pra pressão não cair muito eu diminui a espessura da mangueira de retorno e ajustei o nível da cuba e aumentei a vazão dos estiletes metendo broca.As minhas 34 dão conta do recado .Abraços

gabrielmassa
26-01-2011, 15:11
o meu nao será um 1600 é 2100 por isso as webers, em um 1600 o maximo que acredito ser bom é dupla solex40. E ela serva até pra um meio preparado. Meu buggy ja tem desborbulhador, mas agora que o Spyder falou que fiquei pensando nisso tb, como nao épra ficar com o pé embaixo, visto que nao é inteligante correr com um buggy, eu só precisaria de gasolina pra uma arrancadinha hehehe. Espero que a bomba supra essa rapidinha.

Ricardo Longo
03-07-2011, 14:51
Hoje de manha instalei o meu desborbulhador junto com o retorno, testei e pega de primeira , só falta testar o consumo agora e ver!!!