Vizualizar Versão Completa : Ajuda urgente: velas encharcando...
Fuskeiro
28-04-2006, 16:33
Amigos, percebi que uma vela do meu motor está encharcando com uma certa regularidade. Isto, sem dúvida, está me custando gasolina de monte e rendimento do carro na estrada.
A vela em questão é a do primeiro cilindro (prá quem tá olhando o motor instalado no carro) do lado esquerdo. Só esta vela está encharcando e carbonizando (não é óleo!), as demais estão pardas (como deve ser, indicando carburação adequada).
O que devo fazer para ela parar de encharcar? Devo desmontar todo o motor ou só o cabeçote? Quais são as causas?
Recentemente mexi no interior do motor e troquei anéis e mais um monte de coisa, o motor não vaza, não fuma nem perde rendimento em uso urbano (não perceptivelmente, pelo menos).
Tá dando uns 7-8 km/l e 85 km/h de máxima na reta da estrada (é 1600 carburação simples).
Fuskeiro
28-04-2006, 16:43
Ela apresenta um carvãozinho leve seco sobre a ponta da vela. Todas as velas são novinhas, compradas a umas quatro semanas apenas.
Acho que aí não tem problema de carburação...
deve ser algo com óleo...
Fuskeiro
28-04-2006, 22:36
Com óleo não pode ser, porque retifiquei e troquei quase tudo dentro do motor que poderia acarretar vazamentos na câmara.
Acho que pode ser que o cabo de vela deste cilindro, estando com a ponta (encaixada na ponta da vela de ignição) trincada e cheia de quebradinhos, possa estar deixando "escapar" corrente às vezes, em funcionamento, ocasionando que o cilindro deixe de queimar a mistura em algumas ocasiões e promova este encharcamento e perda de rendimento.
Fuskeiro
28-04-2006, 22:37
Obviamente que só acho isso, ainda estou aberto para ajudas...
Se não é oleo que ta molhando é gasolina, Coloque uma vela velha mas que esteva funcionando e ve se resolve.
[]'s
Fuskeiro
30-04-2006, 21:09
A velha também estava com o mesmo problema. Troquei os cabos de vela e bobina, mas ainda continua pretejando a vela.
Vela e cabos são novos, bobina com pouco uso. Filtro de ar um pouco sujo, mas ainda deixando "passar luz".
Para qual lado devo girar o parafuso da mistura para empobrecê-la? Já o girei até o motor começar a falhar de leve, daí "desgirei" para que ele voltasse a funcionar normal... assim, acho que ele está o mais pobre possível sem prejudicar o funcionamento. Gire o parafuso no sentido horário.
Cara,
Você tem um carro de um carburador, a mistura desse sistema de alimentação não é uniforme em todos os cilindros, porém não é motivo pra causa do problema em UM cilindro apenas. Se todos os outros fucinonam normais, e esse suja a vela é provável que seu motor esteja com problema nos anéis (caso esteja errado, me corrijam).
Meu motor também foi recém retificado e o lado esquerdo continuou funcionando melhor que o direito, mesmo depois da retífica(oficina meia boca), e o cilindro 2 suja a vela mais que os outros...
Respondendo a sua pergunta:
Para empobrescer a marcha lenta vc deve apertar o parafuso, pois a quantidade de mistura, dosada pelo corretor do ar da marcha lenta e de seu giclê, passará em menor quantidade...
abraço!
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.