PDA

Vizualizar Versão Completa : GNV causa danos ao motor,a longo prazo?

maridoideal
13-04-2006, 20:29
Oi,gente,estou aqui com outra dúvida,se o Mestre Vader puder dar opinião também,será bem vindo.
É o seguinte,quando o motor está queimando gasolina,o coletor que sai do carburador fica gelado,quando uso gnv,ele fica quente,assim como a bomba de gasolina,(impede até que eu troque de combustível,pois após longo periodo ele não consegue bombear gasolina,devido a alta temperatura na bomba).Minha dúvida é a seguinte:muitos mecânicos afirmam que o cabeçote fica comprometido. Existe possibilidade de refrigerar melhor o motor para evitar isso? Fica muito caro?
No meu kit de gnv,existe uma resistência para aquecer o gás,a convertedora disse que nos motores a ar isso era necessário,pois o gás sai muito frio e poderia causar problemas. Talvez,se puder desligar essa tal resistência,resolveria o problema.?Agradeço desde já aos amigos

fusca_74
17-04-2006, 10:21
Oi,gente,estou aqui com outra dúvida,se o Mestre Vader puder dar opinião também,será bem vindo.
É o seguinte,quando o motor está queimando gasolina,o coletor que sai do carburador fica gelado,quando uso gnv,ele fica quente,assim como a bomba de gasolina,(impede até que eu troque de combustível,pois após longo periodo ele não consegue bombear gasolina,devido a alta temperatura na bomba).Minha dúvida é a seguinte:muitos mecânicos afirmam que o cabeçote fica comprometido. Existe possibilidade de refrigerar melhor o motor para evitar isso? Fica muito caro?
No meu kit de gnv,existe uma resistência para aquecer o gás,a convertedora disse que nos motores a ar isso era necessário,pois o gás sai muito frio e poderia causar problemas. Talvez,se puder desligar essa tal resistência,resolveria o problema.?Agradeço desde já aos amigos

Quanto a bomba, ela esquenta pelo fato de ficar trabalhando sem combustível, então o ideal seria instalar uma bomba elétrica e desliga-la depois que começar a utilizar GNV.

ABS

Cristiano.

maridoideal
17-04-2006, 22:14
Valeu,Cristiano,mas e o fato da resistência eletrica no redutor do kit,como poderia desliga-la?
[b]

fusca_74
18-04-2006, 8:16
Valeu,Cristiano,mas e o fato da resistência eletrica no redutor do kit,como poderia desliga-la?
[b]

Cortando os terminais da mesma e isolando-os, desde que o sistema não detecte esta falha.

ABS,

Cristiano.

scacca
18-04-2006, 10:25
A bomba esquenta por trabalhar travada ou sem combustível, a instalação de uma elétrica resolveria, apenas retire a mecanica e tampe seu local de origem.

Não sei se pode eliminar essa resistência, desligue os terminais dela e rode sem, se notar que faz falta religue.

Master Vader
18-04-2006, 10:42
Além disto o uso de GNV normalmente opera com mistura pobre, o que gera aquecimento da câmara além do desejado. Como o índice equivalente de octanagem do GNV é bastante alto, tal aquecimento não gera detonações, porém as velas são comprometidas mais rapidamente que o normal, inclusive com a possibilidade de “caldeamento” das mesmas (fusão parcial da rosca do cabeçote que acabam aderindo a vela).
Sou favorável a diminuição da temperatura do GNV desligando a resistência de aquecimento, tal qual o Cristiano comentou.
O sistema a gás para funcionar corretamente no Fusca, deve ser regulado com a mistura levemente rica, e de preferência com dupla carburação principalmente para não comprometer o cilindro número 3 que fica bem susceptível a falhas com o GNV.

Vader :twisted: .

luiz
18-04-2006, 15:05
A resistência de aquecimento do redutor é usada para evitar o congelamento do equipamento. Se desligar a resistência isso provavelmente vai acontecer.
Esses equipamentos geralmente são aquecidos com a agua do radiador, mas no caso dos VW ar tem que usar uma reistência para evitar esse congelamento.

scacca
18-04-2006, 15:08
A resistência de aquecimento do redutor é usada para evitar o congelamento do equipamento. Se desligar a resistência isso provavelmente vai acontecer.
Esses equipamentos geralmente são aquecidos com a agua do radiador, mas no caso dos VW ar tem que usar uma reistência para evitar esse congelamento.

Talvez de pra colocar uma resistência menor.

scacca
18-04-2006, 15:11
Posta uma foto dessa tal resistência, quem sabe vendo como é o pessoal tem uma idéia, tem outras maneiras de aquecer sem usar agua, por ar, por oleo, tem que ver.

Master Vader
18-04-2006, 22:22
Trabalhei em conjunto com o desenvolvimento do Astra Multi Power, primeiro veículo de série tri combustível noBrasil, e ele não utiliza qualquer sistema de aquecimento do GNV.
Trata-se deum sistema de injeção de GNV sequencial (4 bicos direto no coletor de admissão).

Por isto, acredito que a retirada da resistência pode ser tentada.

[]s,

Vader.

scacca
19-04-2006, 8:14
Trabalhei em conjunto com o desenvolvimento do Astra Multi Power, primeiro veículo de série tri combustível noBrasil, e ele não utiliza qualquer sistema de aquecimento do GNV.
Trata-se deum sistema de injeção de GNV sequencial (4 bicos direto no coletor de admissão).

Por isto, acredito que a retirada da resistência pode ser tentada.

[]s,

Vader.

Tb acho, já que é totalmente reversível, desliga ela e se der pau liga novamente.

[]'s

Renato_Puma
19-04-2006, 10:57
Qto a resistencia, perguntei pra um cara q "fuça" em carros com GNV e ele falou q só é necessario em alguns carros, mas no caso do fusca é besteira.......pode tirar tranquilo

Qto a bomba, coloque uma bomba eletrica externa e coloque uma chave liga-desliga, coloquei uma chave dessa no meu carro, mas por segurança....... :wink:

Abraço

maridoideal
19-04-2006, 21:52
Valeu,gente,tenho essa preocupação com o motor,pois muitas kombi aqui no Rio usam gnv,e dizem que precisam de um cabeçote especial,de aço,pois o comum estraga rápido

Quanto a resistência,não tenho como fotografar,pois não tenho camera digital,mas descobri onde se desliga.Vou tentar,pois o coletor fica quente,enquanto na gasolina,fica gelado.Acho que issoajudaria a diminuir a temperatura na câmara de combustão,mas me corrijam se eu estiver errado.

A bomba Elétrica,por enquanto,não vou instalar,por motivos $$$$,mas agradeço a sugestão.

Agradeço muito a participação de todos,depois conto os resultados,big abraço

maridoideal
19-04-2006, 21:59
:?Outra coisa,Mestre Vader, as velas utilizadas devem ser originais,ou mudar para mais frias,mais quentes...?Meu motor é original,1300,1 carburador :cry:

scacca
20-04-2006, 8:43
Valeu,gente,tenho essa preocupação com o motor,pois muitas kombi aqui no Rio usam gnv,e dizem que precisam de um cabeçote especial,de aço,pois o comum estraga rápido

Quanto a resistência,não tenho como fotografar,pois não tenho camera digital,mas descobri onde se desliga.Vou tentar,pois o coletor fica quente,enquanto na gasolina,fica gelado.Acho que issoajudaria a diminuir a temperatura na câmara de combustão,mas me corrijam se eu estiver errado.

A bomba Elétrica,por enquanto,não vou instalar,por motivos $$$$,mas agradeço a sugestão.

Agradeço muito a participação de todos,depois conto os resultados,big abraço

O problema de aquecimento do coletor pode ser não somente da resistencia, mas tb de mistura pobre.

Master Vader
20-04-2006, 12:05
O ideal seriam velas de platina (caras pra C...) mas pelo menso aguentam bem o GNV.
O graus térmcio não deve ser modificado, pois depende em 99% da taxa de compressão. Assim se seu motor era a álcool deve utilizar velas do álcool. Se era a Gasolina do gasolina, ou seja BP7HS e BP5HS respectivamente no caso de velas convencionais da NGK.

[]s,

Vader.

maridoideal
27-04-2006, 22:41
Valeu a dica,Mestre Vader,abração

fusca_74
28-04-2006, 6:50
Algém já pensou em uma maneira de jogar óleo 2 tempo junto com o gás, creio que daria uma boa melhorada na lubrificação do cabeçote, visto que o mesmo é para esta finalidade.

ABS,

Cristiano.

scacca
28-04-2006, 7:54
Algém já pensou em uma maneira de jogar óleo 2 tempo junto com o gás, creio que daria uma boa melhorada na lubrificação do cabeçote, visto que o mesmo é para esta finalidade.

ABS,

Cristiano.

Opa, tão ressucitando o DKW ai? :lol:

Master Vader
28-04-2006, 8:06
Dá para bolar um sistema semelhante ao que era utilizado no DKW.
Um furo calibrado (gicleur) quem sabe com uma agulha ajustável para regular o fluxo, injetando no venturi do carburador ou Misturador (na verdade um venturi também) nos veículos que tenham injeção eletrônica.

O problema é o nível de emissões (HC e CO) muito altos.
[]s,
Vader.

fusca_74
28-04-2006, 16:52
Dá para bolar um sistema semelhante ao que era utilizado no DKW.
Um furo calibrado (gicleur) quem sabe com uma agulha ajustável para regular o fluxo, injetando no venturi do carburador ou Misturador (na verdade um venturi também) nos veículos que tenham injeção eletrônica.

O problema é o nível de emissões (HC e CO) muito altos.
[]s,
Vader.

Agora deve se fazer um contrapeso, emissões ou conservação do motor.

ABs,

Cristiano.

maridoideal
29-04-2006, 14:21
(º_\!/_º) 75,[b][red]Pessoal,muito boas as ideias,estou aprendendo muito com as dicas de vocês

Master Vader
29-04-2006, 23:13
Só devemos lembra que o que acaba com os cabeçotes do motor a ar com GNV, não é a lubrificação.
Dizem que o GNV ataca o cabeçote por seu poder lubrificante serbem baixo... bem menor que o da gasolina por exemplo.

Que o GNV não lubrifica nada é verdade, porém o álcool lubrifica alguma coisa???
E o Fusca não foi sempre um sucesso com álcool???

O que realmente deteriora os cabeçotes é a mistura pobre que se emprega nos motores com GNV.
Sinceramente, os kits utilizados, são bem "boquetas", pois não passam de um sistema de carburação bem rudimentar, fazendo mesmo o solex H30PIC, se sentir o melhor dos carburadores.

Se a mistura do GNV com ar for bem ajustada, nenhum problema ocorrerá, e não necessitaremos de injeção de óleo 2T, pois não é o remédio para este problema.

[]s,

Vader.

tharsis
26-02-2007, 11:48
fala galera sou o proprietari de um fusca 1966 com motor 1600 com um carburador só , gosto muuuuuitttooo do meu carrinho , e to querendo colocar um kit gas nele , por issu naum pude deixar de notar essa conversa, se servir de ajuda meu pai tem um uno com gas, e ao contrario do q deveria ser o o aparelho de gas naum esta ligado com a agua do radiador e naum, o carro em uma viagem onde estava muito frio e chovia mto congelou o aparelho, fora esse incidente o carro funciona perfeitamente ..

no caso dessa resistenci seria interessante colocar um interruptor paara liga la se nesseçario em caso de congelamento

guilhermesantosrj
26-02-2007, 13:23

Ja tive 2 carros (motor AP e um Honda) ambos com a passagem de agua desligada, e nunca congelou nada.

Entao, pode rodar sem a resistencia tranquilo.

Abracao !

P.S. Estou no RJ, e aqui, nao congela nada mesmo, nem geladeira, nem ar-refrigerado :)

maridoideal
27-02-2007, 22:21
Tharsis. Em primeiro lugar,procure uma boa convertedora,eu coloquei na tal delgás e não recomendo a ninguem .Pessoal incompetente e atrapalhado.Meu primeiro susto foi ao abastecer pela primeira vez,vazou gás próximo ao cilindro.Os caras foram ao local,fecharam o cilindro e voltamos a oficina.Consertaram. Depois de uns dias,o carro tinha umas falhas esquisitas no motor.Tive que ir lá umas duas vezes,depois fui em outra loja da rede,só então conseguiram resolver.O mecânico aproveitou pra trocar a posição da mangueira de gnv,colocada em frente da correia, [poderia acontecer um acidente caso a correia cortasse a mangueira ]. Depois,um desagradavel problema: O carro,quando muito quente,não passava de gnv para gasolina.Eles não conseguiam descobrir o problema,pois enquanto aguardava o atendimento na loja,o motor esfriava um pouco e tudo funcionava normalmente.Após vários testes em casa,comprovei que a válvula elétrica que controla a passagem de gasolina não funcionava em temperaturas muito altas.Coloquei um suporte de metal de uns 10 cm,para ela não ficar próxima das latas do motor,melhorou,mas não resolveu.Após encostar um pano úmido com gelo,a válvula dava um "clic" e voltava a funcionar. Voltei a delgas ,o problema foi convencer o pessoal a trocar a peça,pois alegaram que só podem trocar caso estivesse queimada. [pensei seriamente em levar pra casa e expor a peça num transformador de 24 volts,mas resolvi insistir,contei sobre os vários testes que fiz,além disso,como trabalho com refrigeração,conheço esse tipo de válvula,utilizada em alguns aparelhos de ar condicionado comerciais. ] Só então trocaram a peça,e solucionou o problema.
Por isso,cuidado ao escolher o lugar para fazer o serviço.A resistência se encontra desligada até hoje,e não aceitaram devolver meu dinheiro por algo que eles instalaram sem utilidade [ainda está na garantia ] Os e-mails enviados foram ignorados,a loja é composta por franquias e as únicas pessoas que vc consegue para reclamar são gerentes,que nesse caso alegam estar cumprindo ordens.
Meu carro é 1300,1 carburador,regulando direitinho percorre até uns 120 km com o cilindro de 7,5 m ,vale pela economia. Perde um pouco do desempenho,mas sem a preguiça de trocar de marchas você consegue compensar isso,boa sorte

tharsis
28-02-2007, 10:43
pow valemsmo pela dica eu moro em volta redonda/rj a cidade do aço , por causa da csn se ndeve conhecer ou ja deve ter ouvido falar dela, po eu tava querendo colocar gas no porta malas junto com o tanque de gasolina queria colocar 2 bujões de 7,5 se couberem , um pelo menos cabe mais eu ainda naum sei se o inmetro vai aprovar vc conhece alguma instalação dessa forma ?

paulofornari
01-03-2007, 14:55
Já pensou na possibilidade de retirar o tanque, colocar cilindros de gás no lugar e usar um tanquinho de gasolina,tipo competição, com capacidade menor?

Aí cabe tudo no porta-malas.

Abraços.

tharsis
01-03-2007, 15:10
cara eu num tinha pensado nisso , mais o problema nem e esse na verdade é o inmetro aprovar . po ontem fui la no inmetro e os caras me falaram que naum sabiam se podia ser colocado pq , segundo eles o gas tem que ser preso na longarina do carro ........ po que eu saiba o fusca num tem lingarina e sim chassi e carrosseria , e onde as convertedoras de gas instalam o bujaum (no famoso xiqueirinho)atras do banco tras do carro, num tem nenhuma longarina e o chassi do carro deve ficar uns 4 dedos da carroceria ou seja eles simplesmente prendem o bujaum na lata da carroceria . agora eu pergunto , o que me impede segundo a lei , colocar os bujaum ba frente ?se eu num me engano e bem capaz de dar dois bujaum de 7,5 la , se num der dois palo menos um da e o outro eu coloco no xiqueirinho msmo , eu num quero é perder o espaço onde ja existe uma caixa selada entendem?

pow galera foi mau polo textamentop hihihihih.....

Thiago - H.Codorna®
02-03-2007, 10:00
não vejo problemas em instalar na frente do fusca... por aqui eu tenho visto muitos carros (principalmente Zafira) com o bujão instalado na traseira em baixo do carro (fica aparacendo um pedaço do bujão por baixo do para-choque...

maridoideal
05-03-2007, 21:14
Por que 2 cilindros de 7.5? Dá pra instalar direto um de 16 m3,pois existem 2 tamanhos diferentes,um mais comprido,outro mais curto e "gordinho",esse segundo modelo cabe no chiqueirinho.Instalar na frente,não sei se pode,o inmetro é cheio de frescuras,mas coisas importantes que são as merdas que a delgas fez na instalação eles não viram e aprovaram o carro assim mesmo.Já corrigimos essas aberrações,no seu caso,aconselho que volte ao inmetro e peça para falar com o eng.responsável

Quanto a caixa selada,se fosse vc,transferia para frente,próximo ao tanque,se puder,acredito que a batida dos sons graves podem passar através daquele espaço ao lado do velocímetro,que servia pra usar alto falantes,não sei se fica legal,de qualquer forma,recomendo um cilindro só ,até por causa do custo. O espaço que o cilindro de 7.5 ocupa no chiqueirinho torna Quase inviável o uso como porta malas,então ,compensa logo colocar um maior

Antonio carlos
07-10-2007, 20:49
colegas do forum

trabalhei muito com gnv até virar estágiário e quero falar dele com vocês.quanto ao problema da bomba de combusttível é por que oa gasolina é cortada antes dela, fazendo ela trabalhar a seco.Como as convertedoras só vendem e não se preocupam em fazer funcionar direito.è ai que com a minha experiênciaque desenvolvi diversas soluções para diversos carros.Faça assim:puxe uma linha de retorno e ultilize duas eletroválvulas .Uma na entrada do carburador e outra na linha de retorno.A caixa comutadora tem um fio(geralmente o verde) que comanda isso.Usando um relê tu sincroniza elas ou então pode usar 2 registros .Não estragam mas em compensação vai tornar o sistema mais manual e desconfortável.Nos carburados tem que esperar a cuba esvaziar pra poder alimentar no gnv.Quanto ao desgaste do cabeçote deve-se fazer uma revisão a cada 20.000 nas sedes ,guias e válvulas.Pode-se prolongar isso um pouco mais melhorando a refrigeração (capela +moderna,velas + frias,capus com aletas,scoop,radiador extra,bomba de óleo mais forte,óleo 20w50s).Acompanhadas de melhoris de ignição(cabos accell,ignição bosch com bobina do kadett efi ou das importadas de altísima tensão).quanto a resistência ela é ultilizada parao redutor não congelar quando ele passa o gnv da alta para baixa pressão.Também se dá o congelamento pela demanda de gás ser maior que o redutor pode suprir.O que geralmente acontece com kits baratos e de qualidade duvidosa .quando a instalação se faz num local onde as ondas de calor do motor se propagam por convecção (mandei bem)e a temperatura da vizinhança está aquecida é dispensável o uso de aquecimento.O Vader falou do projeto dele .No Astra o suporte do redutor fica no espaço entre o motor e a caixa, também dispensando aquecimento.O carro que eu tinha(kadett 1900 160cv alccol/gnv) o kit que eu mesmo instalei (de qualidade) o redutor era instalado na lateral perto do farol e as correias e nunca congelou .gelava um pouquinho e era super dimensionado para suprir a potencia.até ia turbinar.Mas tive que vende-lo para terminar minha casa.Só que agora comprei o fuca e vou transforma-lo num carro com tudo que aprendi e que aprendo com os da antiga como o meu pai.Voltando ao assunto uma verz uma kombi chegou na loja com problema de congelamento . Fui destacado para solucionar.Soluçao dadafoi instalar o redutor no teto do cofre bem no centro.Resolvi o problema e ainda ficou mais forte a kombi.Quanto a mistura, deve ser feita como foi ministrada no curso .Deve estar dentro do ideal (lambida=ideal).Se ficar enriquecida aumenta o consumo e diminui a performace,pois o gás é compressível dentro da camara e toma o lugar do oxigênio na camara.quanto ao calor no coletor fica frio que é só colocar o filtro captando ar pelas entradas do capus .Poe filtro conico que melhora isso e a potência também.Aquelas entradas de ar laterais meia lua também ajudam na refrigaração.Se elas estiverem tamponadas(as minhas estavam com uns chumaços de pano e algodão)limpe tudo.Um escapamento livre e um comando que privilegie o escape ajudam a esfriar as coisas.Quanto a adição de óleo na admissão os carros todos tem a sua,através do suspiro do carter para lubrificação e emissão de poluentes.Pode-se isar um produto da bardal para lubrificar mais ainda as valvulas.Ele é um kit usado no sistema de admissão numa tomada de vácuo do carburador.Quanto a instalação do tanque na frnte pode ser instalado, porém não será homologado.além de ser perigoso ,pois imagina uma colisão frontal com um cilindro desses voando como um míssil.

Antonio carlos
23-10-2007, 4:56
colegas do forum

trabalhei muito com gnv até virar estágiário e quero falar dele com vocês.quanto ao problema da bomba de combusttível é por que oa gasolina é cortada antes dela, fazendo ela trabalhar a seco.Como as convertedoras só vendem e não se preocupam em fazer funcionar direito.è ai que com a minha experiênciaque desenvolvi diversas soluções para diversos carros.Faça assim:puxe uma linha de retorno e ultilize duas eletroválvulas .Uma na entrada do carburador e outra na linha de retorno.A caixa comutadora tem um fio(geralmente o verde) que comanda isso.Usando um relê tu sincroniza elas ou então pode usar 2 registros .Não estragam mas em compensação vai tornar o sistema mais manual e desconfortável.Nos carburados tem que esperar a cuba esvaziar pra poder alimentar no gnv.Quanto ao desgaste do cabeçote deve-se fazer uma revisão a cada 20.000 nas sedes ,guias e válvulas.Pode-se prolongar isso um pouco mais melhorando a refrigeração (capela +moderna,velas + frias,capus com aletas,scoop,radiador extra,bomba de óleo mais forte,óleo 20w50s).Acompanhadas de melhoris de ignição(cabos accell,ignição bosch com bobina do kadett efi ou das importadas de altísima tensão).quanto a resistência ela é ultilizada parao redutor não congelar quando ele passa o gnv da alta para baixa pressão.Também se dá o congelamento pela demanda de gás ser maior que o redutor pode suprir.O que geralmente acontece com kits baratos e de qualidade duvidosa .quando a instalação se faz num local onde as ondas de calor do motor se propagam por convecção (mandei bem)e a temperatura da vizinhança está aquecida é dispensável o uso de aquecimento.O Vader falou do projeto dele .No Astra o suporte do redutor fica no espaço entre o motor e a caixa, também dispensando aquecimento.O carro que eu tinha(kadett 1900 160cv alccol/gnv) o kit que eu mesmo instalei (de qualidade) o redutor era instalado na lateral perto do farol e as correias e nunca congelou .gelava um pouquinho e era super dimensionado para suprir a potencia.até ia turbinar.Mas tive que vende-lo para terminar minha casa.Só que agora comprei o fuca e vou transforma-lo num carro com tudo que aprendi e que aprendo com os da antiga como o meu pai.Voltando ao assunto uma verz uma kombi chegou na loja com problema de congelamento . Fui destacado para solucionar.Soluçao dadafoi instalar o redutor no teto do cofre bem no centro.Resolvi o problema e ainda ficou mais forte a kombi.Quanto a mistura, deve ser feita como foi ministrada no curso .Deve estar dentro do ideal (lambida=ideal).Se ficar enriquecida aumenta o consumo e diminui a performace,pois o gás é compressível dentro da camara e toma o lugar do oxigênio na camara.quanto ao calor no coletor fica frio que é só colocar o filtro captando ar pelas entradas do capus .Poe filtro conico que melhora isso e a potência também.Aquelas entradas de ar laterais meia lua também ajudam na refrigaração.Se elas estiverem tamponadas(as minhas estavam com uns chumaços de pano e algodão)limpe tudo.Um escapamento livre e um comando que privilegie o escape ajudam a esfriar as coisas.Quanto a adição de óleo na admissão os carros todos tem a sua,através do suspiro do carter para lubrificação e emissão de poluentes.Pode-se isar um produto da bardal para lubrificar mais ainda as valvulas.Ele é um kit usado no sistema de admissão numa tomada de vácuo do carburador.Quanto a instalação do tanque na frnte pode ser instalado, porém não será homologado.além de ser perigoso ,pois imagina uma colisão frontal com um cilindro desses voando como um míssil.

Só uma retificação quanto ao retorno ao tanque.Use um desborbulhador e uma eletroválvula depois da bomba e antes do carburador porque vai resolver o problema de uma forma mais simples.A bomba não vai trabalhar seca e o combu´tível vai voltar para o tanque.Qualquer dúvida entre em contato comigo e se você ´´marido ideal``quiser eu melhoro o funcionamento do teu kit de gnv.Me manda email que eu te encontro aqui no Rj.Quem estiver unteressado entre em contato também.valeu e abraços

maridoideal
01-11-2007, 1:15
Antonio Carlos- Agradeço seu oferecimento,no momento decidi não investir nada no fusquinha,só manutenção de rotina,pois aqui em casa estamos estudando a possibilidade de pegar outro carro,e sabe como é,na hora da venda,o fusca não é muito valorizado. Ontem ví um ,perto de casa,bege,[em dois tons] ano 76,o cara botou uma plaquinha : R$ 7000,00...sinceramente,eu não compraria,só mesmo um colecionador,e para valer esse preço,tem que estar impecável. Já pensei em vender o meu,mas deu defeito na 4ª marcha,que fica escapando,e a 2ª as vezes faz aquele barulho [arranha],provavelmente aneis sincronizadores. Quero consertar isso,depois devo mesmo vender o carro,pois queremos um carro maior,silencioso,macio de suspenção,ar condicionado,enfim,o fusca não vai atender a tudo isso,gosto muito de viajar,e minha coluna fica mau estado,rsrsrs,após dirigir por 100 ,200 km de distância,as vezes levo meus pais,ao chegar aos 90 km já acham que estou correndo muito,é um saco. Na Partati 94 que meu pai tinha,até conseguia por uns 100 ,120,se eles estivessem distraidos e a estrada lisa,mas no fusca,é a maior marcação,e olha que os amortecedores foram trocados,uso pneus bons,se pudesse,manteria ele como 2º carro da família,como provavelmente ocorre com alguns membros daqui

Antonio carlos
01-11-2007, 19:12
ok,cara.qualquer coisa a gente se fala.

pdearaujo
30-11-2007, 10:02
Olá, sou novo aqui. Meu fusca 83 está com GNV, já rodei cerca de 10milKm, não tenho problemas com o combustivel rodando pela Castelo Branco entre Salto e SP.
Mas a perda de potencia do GNV em relação a gasolina, é sentida apenas nas grandes subidas da Castelo. Cai de 120Km/h para 80Km/h.
Agora estou finalizando uma alteração maluca cuja combinação não é a melhor, mas...
Substitui relação transmissão de 35x8 para 31x8, aliviei o volante em 23,8% com a retirada de 1795gramas de material. Fiz a retifica posterior a usinagem e o balanceamento para 7000rpm.
Vou testar dia 05 e 06 de dezembro na castelo branco. Acredito que pela maior aceleração na saída, eu atinja logo velocidade em torno de 100/110 usando 3ª marcha. Vamos ver como ele se comportará em subidas.
Pretendo posteriormente mudar os pistões para 88mm do sp2, já comprei um jogo novo, e talvez fazer algum trabalho em comando, válvulas e carburador.
Mas devagar que o santo é de barro e o custo é muito alto.
Até mais com novas informações.

Pedro

Resultados depois de 10000Km rodando na estrada. O fusca bate 140Km nas retas com comnbustivel GNV, mas quando ve subida forte perde força cai para 90. Vou Providenciara agora o aumento de potencia do motor com o Kit de pistões 88mm.
Alguem pode me dar uma idéia do que fazer para deixar o motor bem forte? devo retificar o motor para fazer a troca de pistões ou posso siplesmente substituir os a tuais???
Pedro

ricardo groetaers
04-12-2007, 19:44
Li todas as msg deste tópico, uma por uma, problema por problema, opinião por opinião, sugestão por sugestão, e pergunto. A convertedora não teria que entregar a conversão pronta, funcionando e sem problemas? Afinal quem fez a conversão foram eles, quem tem a tecnologia do processo são eles, quem coloca o serviço em oferta são eles, quem recebeu pelo serviço foram eles. Das duas, uma, ou a Convertedora é uma "M", ou o GNV é um paiol de problemas. Conversão para GNV, to fora!

Antonio carlos
04-12-2007, 22:49
Li todas as msg deste tópico, uma por uma, problema por problema, opinião por opinião, sugestão por sugestão, e pergunto. A convertedora não teria que entregar a conversão pronta, funcionando e sem problemas? Afinal quem fez a conversão foram eles, quem tem a tecnologia do processo são eles, quem coloca o serviço em oferta são eles, quem recebeu pelo serviço foram eles. Das duas, uma, ou a Convertedora é uma "M", ou o GNV é um paiol de problemas. Conversão para GNV, to fora!

ricardo o problema é que as convertedoras além de só pensarem nos lucros o investimento no profisional é zero e profissionais como eu que se esforçam ,estudam,se preparam são caros e eles preferem colocar semi analfabetos pois muitos fazem todas as funções na instalação por um salário bem baixo.O gnv eu só instalaria se fosse pra trabalho como vans e taxis.Pra curtir prefiro a gasolina .Converter para o alcool só quando tiver os carburadores niquelados,taxa de compressaõ condizente,aneis de segmento para alcool,ou seja tem que fazer direito.

ricardo groetaers
05-12-2007, 4:05
Grande Antonio,
Você atingiu o ponto onde a porca torce o rabo, a galinha cisca pra frente e o urubu voa de costas!

Antonio carlos
05-12-2007, 13:29
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :roll: :roll: :roll: :roll: só vc mesmo cara.abraços

maridoideal
08-12-2007, 14:38
Ricardo,nosso amigo Antônio Carlos disse tudo,pessoal despreparado e foco no lucro a qualque rcusto são os principais problemas enfrentados por quem converte o motor a gnv. O Inmetro,por sua vez,cria várias regras pra encher o saco,alegando melharar a segurança,na prática,mas uma taxa para o usuário pagar,deveriam,sim,criar mecanismos para melhora na conversão,principalmente do motor "a ar",criando parcerias com empresas que seriam responsáveis,por exemplo,de criar um dispositivo pra melhorar o avanço no distribuidor ,kits para melhorar a refrigeração do motor,tudo isso deveria ser incluido na conversão,nem que fosse de forma opcional. Ao contrário de muitos carros 1000,uso gnv em toda parte,mesmo nas piores subidas,e levando 4 pessoas,reclama,mas sobe.Se o sistema estivesse mais elaborado então...

Antonio carlos
08-12-2007, 22:10
é aí que eu entro marido ideal melhorando as porcalhadas na instalação ou melhorando a performace.abraços

maridoideal
08-12-2007, 23:28
kkkk,o Antônio tá querendo um novo cliente,realmente ,podemos conversar,sem dúvida,gostei muito do sistema que vc e o Dalton colocaram nas tampas das válvulas. Aquele 'anti-chama ' da fiat ,é referente a qual fiat,uno,pálio,tempra...ou qualquer um ? Sabe o custo dele? Pretendo montar um também,o Dalton falou em -5° C de temperatura,você disse -20°c ...pra quem usa gnv é bem interessante.

abraços

Antonio carlos
08-12-2007, 23:55
com certeza é o de palio.Acredito que o meu sistema que foi baseado no dele,no projeto do porche ,foi melhorado e por isso eu tive um melhor resultado que o dele.O meu é mais livre que o dele e não vejo a neccessidade de usar ant-chamas no meu projeto.Mas o fuca dele é sensacional.abraços

maridoideal
12-12-2007, 0:57
Concordo,acho que todos gostam do fusca do Dalton,ele é muito caprichoso. Bem,se você puder enumerar as diferenças seria legal,acho que teria que ser no outro tópico,onde as fotos foram postadas,prra não bagunçar aqui,fico te aguardando,abraços

tuiuiu
11-02-2008, 23:02
Valeu a dica ae Antônio Carlos. Postarei aqui uma cópia de minhas dúvidas: Recentemente comprei um 1300 com GNV e procurei um mecânico pois estava pensando em passar ele para álcool e me disfazer do GNV, vez que achava ser mais econômico o álcool (e também porque possuo um gol 1.6 AP com kit e, apesar de não dar galho, diminui consideravelmnte a vida útil e também meu carango está começando a ficar sem força. Até mesmo usando gasolina). O mecânico que consultei quase batia em mim e ainda me chamou de louco, pois "a melhor opção para economizar grana ao se andar de fusca é com GNV e para passar para álcool a melhor solução seria trocar o motor" (palavras de mais de um mecânico). De qualquer maneira continuo precisando fazer uma regulagem, já que o motor funcionando está precendo um coração com arritmia (palavras do meu pai que recentemente fez ponte de safena), e estou querendo pôr um distribuidor eletrônico para aposentar de vez o platinado (me disseram que fica por R$ 250,00). Gostaria que alguem com melhores conhecimentos de mecânica me orientasse tanto quanto à alteração que estou para fazer (se não seria inútil pôr o distribuidor e rodar com GNV) quanto em relação ao GNV (manter ou jogar fora) (aqui em maceió/AL: GNV R$ 1,67; Gas R$ 2,77; Alcool R$ 1,55).

Antonio carlos
13-02-2008, 0:50
blz tui.melhoris de igniçao são muito bem vindas,visto que o gnv pra desenvolver melhor necessita disso .quanto ao motor deve ter as revisões prescritas antecipadas,principalmente a revisão de folga do cabeçote,claro se quiser um motor 100% cheio de disposição.Mantenha po gnv ,mas aplique os conceitos que eu explano por aqui.Outra coisa kits baratos tb influem numa performace tosca no gnv.Qual redutor vc usa?A dupla solex no gnv fica muito boa sabia,com mescladores na boca dos caburas e injetores de 12mm.quanto ao motor a alcool ou vc pode montar um ou já ir logo num novo e deixar esse de estepe(que pelo que noto já tá cansado).A taxa mais alta fica muito boa no gnv,rende mais e fica até economico(a taxa é mais adequada). qualquer coisa adicione no msn pra gente conversar melhor.abraço

tuiuiu
23-02-2008, 15:58
eu acho que te adicionei no msn. é que de vez em qd fico meio broo com essas coisas. é que nem minha cinderella (fusca). comprei e agora quero arrumar mas falta tampo, capacidade tecnica e ainda to meio sem $$$ até o meio do ano. esperto que melhore depois né.

Emerson
04-03-2008, 17:46
blz tui.melhoris de igniçao são muito bem vindas,visto que o gnv pra desenvolver melhor necessita disso .quanto ao motor deve ter as revisões prescritas antecipadas,principalmente a revisão de folga do cabeçote,claro se quiser um motor 100% cheio de disposição.Mantenha po gnv ,mas aplique os conceitos que eu explano por aqui.Outra coisa kits baratos tb influem numa performace tosca no gnv.Qual redutor vc usa?A dupla solex no gnv fica muito boa sabia,com mescladores na boca dos caburas e injetores de 12mm.quanto ao motor a alcool ou vc pode montar um ou já ir logo num novo e deixar esse de estepe(que pelo que noto já tá cansado).A taxa mais alta fica muito boa no gnv,rende mais e fica até economico(a taxa é mais adequada). qualquer coisa adicione no msn pra gente conversar melhor.abraço

Eu quiz mudar o meu fusca com GNV para dupla solex, mas eu sempre pensei que seria impossível, pois o redutor do GNV está na lateral da capela o que impediria a colocação de dupla. Em caso de dupla carburação para onde vai o redutor? O que são os mescladores? E estes injetores, são do carburador ou outra parte do GVN.
Desde já agradeço

Antonio carlos
11-03-2008, 16:53
Eu quiz mudar o meu fusca com GNV para dupla solex, mas eu sempre pensei que seria impossível, pois o redutor do GNV está na lateral da capela o que impediria a colocação de dupla. Em caso de dupla carburação para onde vai o redutor? O que são os mescladores? E estes injetores, são do carburador ou outra parte do GVN.
Desde já agradeço olá emerson
pode colocar a dupla sim no gnv sem problemas.Se faltar espaço o redutor deve ser reposicionado.mescladores são venturis do gnv.injetores são do gnv,independente do carburador.De nada e abraços

maiconmmendes
17-08-2008, 10:41
A resistencia que tem no redutor serve apenas para evitar que o redutor congele em agumas situações o que atrapalharia o seu funcionamento, ela não deve influenciar na temperatura do motor.

wyldwagnericm
08-11-2009, 8:11
Que o GNV não lubrifica nada é verdade, porém o álcool lubrifica alguma coisa???
E o Fusca não foi sempre um sucesso com álcool???

O que realmente deteriora os cabeçotes é a mistura pobre que se emprega nos motores com GNV.
Sinceramente, os kits utilizados, são bem "boquetas", pois não passam de um sistema de carburação bem rudimentar, fazendo mesmo o solex H30PIC, se sentir o melhor dos carburadores.

Se a mistura do GNV com ar for bem ajustada, nenhum problema ocorrerá, e não necessitaremos de injeção de óleo 2T, pois não é o remédio para este problema.

[]s,

Vader.

Ola, gostaria de saber como posso regular essa mistura???? ar + gnv deixando ela mais rica?

fabio fusca 76
20-11-2009, 0:42
Só uma retificação quanto ao retorno ao tanque.Use um desborbulhador e uma eletroválvula depois da bomba e antes do carburador porque vai resolver o problema de uma forma mais simples.A bomba não vai trabalhar seca e o combu´tível vai voltar para o tanque.Qualquer dúvida entre em contato comigo e se você ´´marido ideal``quiser eu melhoro o funcionamento do teu kit de gnv.Me manda email que eu te encontro aqui no Rj.Quem estiver unteressado entre em contato também.valeu e abraços
Ola antonio carlos td bem preciso de sua experiencia preciso dar um up no meu gnv, como moro em sp fica ruim mas se caso mandar as fotos detalhadas ajuda
um abrç

maridoideal
19-12-2009, 16:06
Creio que quem instala gnv deve procurar instalar também um termômetro de óleo e um manômetro para acompanhar a pressão do óleo,pois com o aquecimento extra,é fundamental pra segurança e durabilidade do motor.O meu trincou o cabeçote semana passada,e o 1300 aqui no RJ só acha usado,comprei por 170,00 na retífica e o outro deu pra retificar normalmente. Poderia ter evitado isso,ou pelo menos adiado se eu usasse esses componentes. Troquei também os anéis de segmento,o pior é que estou pretendendo vender o carro,e me aparece esse prejuizo...Preciso de um carro maior,se pudesse até manteria o fusca comigo,mas não vai dar

Antonio carlos
19-12-2009, 19:52
Ola, gostaria de saber como posso regular essa mistura???? ar + gnv deixando ela mais rica?Blz cara.Não sou o vader ,mas posso te ajudar.O que dá pra ser modificado é o tamanho dos venturis e dos injetores e tb o tipo de redutor usado,dependendo da potencia do motor.Até a espessura da mangueira de baixa interfere na performace.Detalhe use o sitema mecânico mesmo,pq o gerenciador ou a regulagem automática do parafuso da mistura via vácuo ,ainda não vi esses dois funcionando direito para motores de performace.Outra coisa boa é o venturi tipo boca de fogão,onde com muito sucesso foi usado na copa pickup,inclusive com generosa corneta.Abraços

fabio fusca 76
20-12-2009, 21:52
Blz cara.Não sou o vader ,mas posso te ajudar.O que dá pra ser modificado é o tamanho dos venturis e dos injetores e tb o tipo de redutor usado,dependendo da potencia do motor.Até a expesura da mangueira de baixa interfere na performace.Detalhe use o sitema mecânico mesmo,pq o gerenciador ou a regulagem automática do parafuso da mistura via vácuo ,ainda não vi esses dois funcionando direito para motores de performace.Outra coisa boa é o venturi tipo boca de fogão,onde com muito sucesso foi usado na copa pickup,inclusive com generosa corneta.Abraços
mas o que voce acha sobre ig. assistida neste caso(GNV)? é melhor a ig. eletrõnica? E a resistência de aquecimento do GNV? Com ou sem há diferença? abrc :rolleyes:

Antonio carlos
22-12-2009, 13:32
mas o que voce acha sobre ig. assistida neste caso(GNV)? é melhor a ig. eletrõnica? E a resistência de aquecimento do GNV? Com ou sem há diferença? abrc :rolleyes:Prefiro a ignição eletronica,a resistencia deve ser aplicada quando o redutor apresenta congelamento.Isso se dá por estar num local muito longe do calor do motor ou pq o redutor não é apropriado pra potencia do motor,no caso é pouco redutor pra muita potencia de motor.Abraços