Vizualizar Versão Completa : Regulando o ponto!
Tem como regular o ponto inicial sem o uso de uma pistola?
Se sim, como proceder?
E usando uma caburação simples solex 30pic motor 1600 qual giclê usar para melhorar o desempenho? Motor a Gasolina!
Desde já, obrigado!
Renato_Puma
12-04-2006, 0:20
Sem a pistola tem q ir na tentativa e erro, aumenta um pouco e dá uma volta, melhorou para e aumenta mais um pouco, piorou volta ao q tava......em 1 hora no maximo vc faz isso...
E o Gicle principal eu começaria por um 125......e iria subindo......mas se vc quer performance manda logo uma dupla 32 ai po!
Até vc ver q o gicle maior teve a msm performance do gicle menor......
Acho q no maximo uns 147........
Com o a ar com uns 110+-.......
Pq tah com esse carburador?
Pelo q eu saiba os 1600 nao vinham com o solex 30 pelo menos nao no fusca......
Abraço
Victor Haesbaert
12-04-2006, 6:39
hehehe..valeu ia pergunta isso tbm mais cedo ou mais tarde....bah renato...quanto a o carbura o meu e igual assim tbm....eu acredito q fizeram um "up" de motor tipo o meu q e de brasilia...porém o carburador continuo o do 1500 (h-30 pic)...ou entao talvez seja o tal de kit do 1600 que eu não sei o que ehhh e os mecanico aqui vivem falando....
Renato_Puma
12-04-2006, 9:44
Acho q nas Brasilias Vieram Motores 1600 com o H-30.......
Mas se vc quer um desempenho melhor, nao recomendaria nem a troca do H30 pelo 32......recomendaria logo a dupla carburaçao 32......
Ai sim vai aparecer a diferença.....ainda mais nos 1600..... :twisted: Abraço
Se o carro tiver platinado, dá pra fazer o seguinte:
Desligue o platinado da bobina, e ligue ao platinado uma lampada de 12v, com o outro polo no positivo; encontre a marca de referencia na polia; normalmente são duas - a da esquerda corresponde a 7,5 graus e a da direita 10 graus ( por favor, me corrijam se estiver errado). Soltando o distribuidor, e com a polia na marca desejada, gire o distribuidor até que a lampada se apague; nesse momento, o distribuidor estará sincronizado com a marca da polia escolhida. Antes de fazer essa regulagem, recomendo a regulagem da folga do platinado. Para motores a gasolina, no entanto, acho que um ponto inicial legal fica entre 13 e 15 graus; o Vader recomenda 15 graus. Se quiserem colocar com esse avanço, façam uma marca uns 5mm a direita dos 10 graus. (novamente, se alguem tiver um valor mais preciso, me corrija).
No caso da ignição eletronica, isso não funciona, ai vai precisar da pistola ou do olhometro.
Obrigado amigos!!
Tá com carburador 30pic pq o motor era 1500
Tonella só uma pergunta!
Quando vc diz desligar o platinado da bobina é pra tirar o cabo que vai da bobina pro platinado? e depois colocar um fio dentro do encaixe onde vai o cabo da bobina? e outro aonde?
Npfabio,
O que produz a faisca é a interrupção da circulação da corrente no primario da bobina. Isso induz um pulso no secundario, que gera a faisca. A interrupção da circulação da corrente se faz pelo polo negativo da bobina, diretamente pelo platinado, que nada mais é uma chave controlada pelo eixo do distribuidor. Ou seja, voce corta a corrente retirando o aterramento da bobina, o positivo sempre está ali, enquanto a chave de ignição estiver no contato.
Regular o ponto com uma lampada nada mais é do que descobrir o momento exato que o platinado abre. Uma das formas mais simples de se fazer isso é ligando uma lampada no positivo (pode ser o da bobina, desde que a chave de ignição esteja ligada), e no fio que vem do distribuidor. Mas atenção: desligue esse fio da bobina antes de ligar a chave, porque senão voce pode tomar um tranco!
Agora fica mais facil imaginar que, quando o platinado abrir, a lampada vai apagar. Ai é só colocar o distribuidor na posição que voce considere ideal.
Espero que tenha esclarecido suas duvidas. Caso ainda tenha duvida, volte a perguntar antes de colocar a mão na massa, para não tomar um choque!
Agora eu entendi perfeitamente!!
Obrigado Tonella
Para regular o ponto eu desconecto o cabo da bobina do distribuidor, depois aproximo do carburador, deixando a uma distancia de 2mm, giro a polia do motor até quando sentelhar. Temos o ponto.
Agora a questão: eu tenho como no ponto quando as duas marcas da polia estão centradas no resalto do motor. ai seria o grau zero?
Att
Segue um link que tem algumas explicações, talvez ajude:
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/ponto.htm
Valeu!
REGULANDO O PONTO ESTÁTICO:
Ta ai a foto das marcas (no meu 1300).
http://img136.imageshack.us/img136/4802/pontocm3.jpg
DÚVIDA: Regulei na primeira marca(direita 10°) mas pelo q vocês falaram seria melhor adianta um pouco o ponto. 5mm pra direita ta bom?:confused:
REGULANDO MARCHA LENTA:H-30 PIC (http://br.geocities.com/dani_vs/)
Passo 1) Ligue o carro. Acelere o motor, girando o parafuso de marcha lenta com uma chave de fenda(aquele parafuso do carburador que fica próximo ao cabo do acelerador), até atingir aproximadamente 900 rpm.
Passo 2) Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (aquele que fica próximo do bujão do gicleur principal), até que o motor começe a perder rotações. Retorne a regulagem no sentido anti-horário, até o motor ganhar o maior número de giros, este é o ponto ideal.
Passo 3) Se a rotação do motor estiver alta demais depois do ajuste da mistura (passo 2), reajuste a rotação em 900 rpm no parafuso de marcha lenta (passo 1) e refaça a regulagem da mistura (passo 2).
Passo 4) A regulagem da marcha lenta sempre deve terminar no parafuso de mistura.
E lembre-se, uma marcha lenta econômica e estável não depende tão somente do carburador, mas de diversos outros componentes como a ignição e as condições do próprio motor.
FONTE:http://br.geocities.com/dani_vs/
DÚVIDA: Qual o parafuso de regulagem da mistura?
Numerei na foto pra facilita.
O da aceleração é o 4º(único q eu sei).
http://img86.imageshack.us/img86/6223/carbufv1.jpg
AJUDA AI!
ABRAÇO!!
ninguem?
acho q vo faze do modo dinamico q deve fica melhor!
no modo estatico:
q qnto os graus do ponto de de ignição, posso adiantar mais um pouco mesmo sendo motor original 1300? o pessoal anda falando q é porque a gasolina da epoca explodia com mais facilidade e a atual precisa de mais tempo.
ajusta 5mm pra frente da marca da direita??
flatsuda
06-04-2008, 12:13
o 1º é o parafuso que fixa a capa do afogador, o 2º é onde fica o gicle da alta, o 3º é o parafuso que regula o ar e o 4º a aceleração.
para flatsuda:
pois e agora, qual q devo mexer para regular a mistura da marcha lenta?
e o ponto adiantar?
flatsuda
06-04-2008, 13:28
o nº 3 e para regular é só seguir os passos
Passo 1) Ligue o carro. Acelere o motor, girando o parafuso de marcha lenta com uma chave de fenda(aquele parafuso do carburador que fica próximo ao cabo do acelerador), até atingir aproximadamente 900 rpm.
Passo 2) Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (aquele que fica próximo do bujão do gicleur principal), até que o motor começe a perder rotações. Retorne a regulagem no sentido anti-horário, até o motor ganhar o maior número de giros, este é o ponto ideal.
Passo 3) Se a rotação do motor estiver alta demais depois do ajuste da mistura (passo 2), reajuste a rotação em 900 rpm no parafuso de marcha lenta (passo 1) e refaça a regulagem da mistura (passo 2).
Passo 4) A regulagem da marcha lenta sempre deve terminar no parafuso de mistura.
E lembre-se, uma marcha lenta econômica e estável não depende tão somente do carburador, mas de diversos outros componentes como a ignição e as condições do próprio motor
muito obrigado flatsuda!
caso alguém queira saber falei com o Tonella e ele me respondeu como ajustar o ponto estatico em 15°.
Para encontrar a marca DE 15 graus na sua polia é simples - faça uma marca ao lado da marca de 10 graus na mesma distancia da de 7,5, e outra ao lado dessa, sempre mantendo a mesma distancia. assim , voce terá uma nova marca de 12,5 e outra de 15 graus. (chega a se facil de mais, hehe)
Segundo me ensinaram flatsuda e leodown antes de vc mexer no parafuso da aceleraçao que no caso seria o parafuso n° 4, vc deve abrir bem o da mistura , pois assim quando vc vier a regular o parafuso da msitura o carburador vai dar tudo que o motor pede, ai depois de bem aberto vc vai e regula o parafuso da aceleraçao , ai pra finalizar vc vem fechando o parafuso da msitura conforme indicado anteriormente.
Se estiver algo errado me corrijam por favor.
É acho q facilita, pq as vezes depois de regular o da mistura a aceleração aumenta um poco pq nao tava muito aberto, entao temos q mexer no parafuso da aceleração dinovo .
QUANTO AO PONTO DE IGNIÇÃO
No tópico " O motor não rende mais" está se discutido quanto ao ponto de ignição, orientado entre 15° até 18°(ponto inicial).
maurilio
09-04-2008, 16:47
Ponto inicial entre 15 e 18° é para motores a álcool, na gasolina deixe com 10 ou no máximo 12° se ele não grilar(vai ter que testar com marcha alta engatada e o carro andando tipo por uma 4ª e pisar para ver se não grila ou bate pinos) e a partida do motor não ficar pesada.
valeu!
bah to ficando loco já!:shock:
o meu ta regulado agora em 15° e parece q nao grila, engatei a 3ª com o freio de mao puxado e fui largando a embreagem e acelerando, dando bastante carga, até o carro morre, e nao ta grilando(nenhum barulho metalico, sem bate pin).
:arrow:falei com um amigo meu mecanico, ele falo q regulam com o carro ligado(dinamico/olhometro), sendo q dessa forma qndo voce encontra um ponto bom, com rotação alta, parece ser o ponto ideal mas na verdade se for conferir fica em 25°, 30° (o Tonella tinha me alertado sobre isso, então fui testa, e confirmei)
:arrow:ah, tem uma coisa, a gasolina da epoca (antigamente) era pura, sem alcool, e atualmente nossa gasolina tem certa de uns 20% de alcool(me corrigam se estiver errado)
:arrow:Andei pesquisando o porque e pelo visto a razão é q a gasolina da época possuía menos octanos("resistência a explosão") q a atual, explodindo com maior facilidade.
Pelo que entendi, na marca de 10° com a gasolina da época era tempo suficiente de explodir toda a gasolina e aproveitar ao máximo a explosão e empurrar o pistao. Já com a gasolina atual, ela precisa da centelha a uns 15 graus(aprox.) antes do PMS, para que dê tempo de todo o combustível explodir e aproveite a potência da explosão.
ah, teste na marca dos 10°(original) o carro perde força na arrancada.
SE NAO TIVER CERTO POR FAVOR ME CORRIGAM, POIS ISSO MUITO ME INTERESSA, OS MECÂNICOS Q CONHEÇO FAZEM TUDO NO OLHOMETRO, OU SEJA LA NUNS 25°:shock::shock:. e olha q morro na regiao metropolitana, nao é interiorzao nao! Nossos fuscas precisam de maior atenção.
Gump-GTI
09-04-2008, 18:25
eu sou do pensamento que ponto só existe um e cada fusca vai ter um ideal...
nao importa se é 5º ou 20º inicial.
o carro ficando "esperto" e não grilando, tá correto o ponto...
maurilio
09-04-2008, 18:47
A verdade é que cada carro aceita um ponto diferente, pouca coisa mas fica diferente por razões de diferenças entre as peças, distribuidores, ignições, velas e etc. a gasolina de hoje tem no mínimo 26% de álcool declaradamente, mas em alguns postos deve ter bem mais. Se seu motor não grila e a partida não ficou "tonhão,tonhão, num vô, num vô" pesadona, o seu motor aceitou bem essa regulagem.
pois é acho q essa é a melhor resposta, coloquei o meu em 15° mas nao gostei, agora voltei pra uns 11,5°.
aproveitando: o nivel do óleo do meu fusca ta um poco acima, uns 3 ou4mm acima da marquinha (fiz a troca a pouco tempo) isso é um problema? parece q ta esquntando mais. pode se só impreção.
valeu ai pessoal! ;)
Fusquero
10-04-2008, 10:10
pois é acho q essa é a melhor resposta, coloquei o meu em 15° mas nao gostei, agora voltei pra uns 11,5°.
aproveitando: o nivel do óleo do meu fusca ta um poco acima, uns 3 ou4mm acima da marquinha (fiz a troca a pouco tempo) isso é um problema? parece q ta esquntando mais. pode se só impreção.
valeu ai pessoal! ;)
Dá uma cheirada no óleo pra verificar se não tem cheiro de gasolina.
Fusquero
10-04-2008, 10:11
Para regular o ponto eu desconecto o cabo da bobina do distribuidor, depois aproximo do carburador, deixando a uma distancia de 2mm, giro a polia do motor até quando sentelhar. Temos o ponto.
Agora a questão: eu tenho como no ponto quando as duas marcas da polia estão centradas no resalto do motor. ai seria o grau zero?
Att
Você segura o cabo com a mão??? Não tem perigo de levar um choque???
tava usando uma luva de lã grossa. nao sei se da choque, acho q sim deve se alguns mil volts na faisca, mas se fizer com cuidado nao precisa da luva.
Eu Regulo Pelo Ouvido, Deixo O Distribuidor Frouxo Dou Partida, Acero Um Pouco E Vou Pelo Ronco. E Fica Bom. Foi Muita Tentativa E Erro.
ricardo groetaers
13-04-2008, 3:41
REGULANDO O PONTO ESTÁTICO:
Ta ai a foto das marcas (no meu 1300).
http://img136.imageshack.us/img136/4802/pontocm3.jpg
.............primeira marca(direita 10°) .............
A marca da esquerda corresponde a 0° (ponto morto superior).
olha, pelo q sei e o que muita gente me falou, a marca da esquerda é 7,5° antes do ponto superior(PMS) e a marca da direita é 10° antes do ponto supertior(PMS).
mas tb nao olhei nada em um livro, algo concreto para ter certeza. Seria o mais certo mesmo ter uma marca do PMS neh, entao... nao sei mais nada.
valeu ai ricardo, se nao me engano ja vi em algum lugar uma materia de uma revista (antiga) q explicava sobre o ajuste do ponto mas nao a encontrei...
bom se tivesse tipo um manual de manutenção q explicasse
alguem confirma ai!!!!!!
ricardo groetaers
14-04-2008, 19:36
Caro Leodown,
Meça a distância (d) entre as duas marcas. Multiplique por 144 e corte uma fita (de papel ou pano ou barbante não elástico), com o comprimento (c) igual ao resultado da multiplicação. (c = d x 144). Envolva a circunferência da polia, 1 volta, com essa fita. Se sobrar muita fita é porque a distância entre as marcas representa mais de 2,5º. (10º - 7,5º = 2,5º).
Corte agora uma fita de comprimento c = d x 36 e repita a operação de envolver a circunferência da polia 1 volta com essa fita. Se o comprimento da fita for praticamente igual a circunferência da polia é porque a distância entre as marcas representa aproximadamente 10º. (10º - 0º).
fiz do jeito q vc falou, sendo c= 1,1cm e a circunferência da polia 56cm,
- multiplicando por 144 deu 158,4, quase 3 voltas na polia.
- multiplicando por 36 deu só 39,6, insuficiente pra da a volta na polia.
mas entao dividi 360° por 56cm(circun.), igual a 6,428.
"c" multiplicado pelo 6,428 é igual a 7,071°
entao deve se mais ou menos 7°-7,5° a distancia duma marca pra outra.
mas e ainda nao sabemos qntos graus tem a 1ª e a 2ª marca.
nao sei se meu raciocinio ta certo! :? se estiver errado me corrija!!!
ricardo groetaers
15-04-2008, 18:50
O seu raciocínio está correto. Pode brincar a vontade com as medições. Mas lembre-se que as medições, com a polia instalada, com os "instrumentos" usados, não terão, nem é necessário ter, muita precisão.
Procure pegar as medidas "grandes", perímetro da polia (medido na "borda" onde estão as marcas) por exemplo, assim o erro (pequeno) será referente ao todo (grande). Distância entre as marcas (lembre que é em arco não em reta), é muito pequena, o erro apesar de pequeno, refere-se a um todo pequeno e por isso é significativo.
Brinque com o diâmetro da polia, multiplique-o por π (pi) e compare com o perímetro encontrado (56 cm). Provavelmente haverá uma diferença.
Não fique se prendendo a picuinhas que não levam a um propósito útil, como saber a quantos graus equivalem exatamente as marcas. O importante é:
- O ponto inicial estático de ignição se regula pela marca da direita.
- A folga das válvulas se regula pela marca da esquerda.
Logo a marca da esquerda deve representar o PMS, seria o mais certo como voce mesmo disse. Eu nunca ví um motor que tivesse marca para tudo, e não tivesse a marca do PMS (0º). O absurdo é afirmar que uma representa 7,5º e a outra 10º, pois como voce verificou a "distância" entre elas não pode nunca representar 2,5º.
isso ai ricardo, verifiquei com uma fita metrica para modelagem técnica. mas mesmo assim medir com a polia no carro fica dificil fica exato.
concordo e tb nem to mais tao preocupado com isso, o meu esta regulado atualmente mais ou menos em 10°, mais ou menos uns 5mm pra direita da marca da direita, e fico melhor q regulado na marca. responde mais na arrancada, alias é isso q importa.
mas oq importa tb é q eu pelo menos nao fiz bestera, por exemplo se eu achasse q fosse 2,5° a distancia entre as marcas e fosse colocar nos supostos 15° ia ta muito mais adiantado, ia ferra com o carro. Um absurdo como vc falou.
nao medi certinho, nao dei muita atencãopra isso, mas pelo q me lembro tinha uns 18cm de diâmetro(7") oq quase fecha com o valor da circunferencia. (18 vezes PI = 56,52)
nao pretendo mexer no ponto, ta beleza agora do jeito q ta.:)
Legal sua disponibilidade pra ajuda! valeu mesmo!
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.