PDA

Vizualizar Versão Completa : Fumaça preta no escape!

DanielRS
17-05-2007, 16:40
Meu fusca 77, 1600 2carbura gasolina, solta muita fumaça preta quando se dá golpes de aceleração ou acelerações médias/fortes, inclusive a vela do cilindro 3 (lado do motorista/dianteiro) já queimou várias vezes e eu sempre ia colocando outra usada. Quando coloquei velas novas essa semana, notei que 03 das 04 velas estam com a ceramica do eletrodo central bem preta, só a do cilindro 04 estava de cor castanho. Inclusive coloquei um alongador no cilindro 03 para ver se para de queimar. O motor abaixa muito pouco óleo, cerca de 0,5l a cada 2000km.
Posso informar que o giglê principal dos buras é 155, cabos de vela com pouco uso e ignição eletrônica.
Sei que fumaça preta costuma ser de mistura rica, mas que eu saiba esse giglê é o certo dele.
Q pode ser??

Abraços.

paulofornari
17-05-2007, 17:50
Daniel

Acho que esse giclê é meio grande para o 1600 normal. Meu puma estava assim, por haver uma tabela que indica o uso desse 155 principal com o 110 de ar.

Tinha o mesmo problema de carbonização nas velas, então reduzi os principais para 137,5. Ficou muito pobre, com velas brancas, por isso aumentei para 142,5. Ainda não andei com o carro para testar esta configuração.

Vc pode tentar também aumentar o giglê corretor do ar, empobrecendo um pouco a mistura mas sem reduzir o fluxo de gasolina, para não dar falta.

Boa sorte.

maurilio
17-05-2007, 23:13
O gicleur de ar correto e original é 115 e o principal é 155 mesmo, mas o que nosso amigo Paulo falou é coerente, ele comentou nas últimas linhas que é para vc aumentar seu gicleur de ar, não sei com qto está seu carro. Se já estiver com 115 ou vc aumenta ele para 120 ou reduz um pouco a giclagem e por favor, não deixe esses prolongadores no cabeçote se não tiver problemas com as roscas pois se o fusca já têm uma deficiência na propagação da chama com a vela no lugar original, imagina com ela ainda mais afastada e dentro de um cone. Outra coisa, ia me esquecendo de perguntar se vc pega pista com seu carro de vez em quando para tirar umas "aranhas" do motor e com qtos mil km vc troca seu óleo ?

paulofornari
18-05-2007, 13:35
Deve ser então devido ao giclê do AR que a minha mistura está muito rica, pois os meus estão com 110.

Na realidade tudo funcionava bem (mistura) até eu dar uma caprichada nos pés dos coletores e tirar algumas entradas de ar que haviam lá.

Vou trocar para ver no que dá.

DanielRS
18-05-2007, 14:45
Nunca mexi e não sei qual numeração do giglê de ar, mas o principal é 155.
Já esperimentei 145 e 150 no principal, ficando com o 145 consideravelmente frouxo e 150 nem tanto, mas se notava pequena perda de rendimento em relação ao 155.
Coloquei o alongador em uma vela pq só aquela é que queimava e para ver se assim esta pare de queimar (só experiencia). Até o momento estou deixando o alongador pq não notei diferença no funcionamento/desempenho.
Vcs já conseguiram reduzir essa fumaça aumentando o de ar?
Vou verificar o nº do giglê de ar e posto aki.

Uma pergunta, cada solex 32 tem 01 giglê de alta, um corretor de ar, uma válvula/giglê de marcha lenta e a agulha de ar certo?

Mais uma pergunta (1/2 ignorante rsrs) sobre o funcionamento: o motor é alimentado na alta, por combustível através do giglê de alta (155), por ar que passa pelos filtros e pela borboleta, e baixa pela válvula/giglê de marcha lenta e pela agulha de ar no pé do carburador, correto? E onde entra em cena o corretor de ar?

paulofornari
18-05-2007, 17:03
Vamos ver se eu não chuto para fora do gol...

Pelo que dá para ver nos diagramas do solex, o giclê do ar regula a quantidade de ar que mistura na gasolina no tubo emulsionador (flauta).

Então ele atua misturando um pouco mais de ar na mistura, além daquele que entra pelo venturi.

Vamos dar uma conversada sobre esse assunto, acho que é bem interessante. Tenho algumas dúvidas sobre carburação também.

Poderiamos aproveitar o tópico ou criar um novo para trocarmos umas idéias.

DanielRS
18-05-2007, 17:16
Vamos ver se eu não chuto para fora do gol...

Pelo que dá para ver nos diagramas do solex, o giclê do ar regula a quantidade de ar que mistura na gasolina no tubo emulsionador (flauta).

Então ele atua misturando um pouco mais de ar na mistura, além daquele que entra pelo venturi.

Vamos dar uma conversada sobre esse assunto, acho que é bem interessante. Tenho algumas dúvidas sobre carburação também.

Poderiamos aproveitar o tópico ou criar um novo para trocarmos umas idéias.
Com certeza.
Com certeza.
Pode criar que aí agente discute com o resto do pessoal.

Mas voltando ao assunto, vê se eu entendi: essa flauta tem a função de receber o combustível que vem do giglê principal de gasolina, misturar com o ar que vem do giglê de ar, e encaminhar essa mistura para o bico injetor de alta?
Então o motor receberia essa mistura (através do bico injetor de alta) e mais o ar que passa pelo venturi?

maurilio
18-05-2007, 22:58
Perfeitamente, garoto ! O trem é esse mesmo.

DanielRS
23-05-2007, 15:13
Ao conferir os buras essa semana, constatei que os giglês de ar são 115 e principal de gasolina 155 mesmo.
Eu poderia aumentar esse giglê de ar para tentar reduzir essa fumaça preta?
Isso melhora ou piora o desempenho/funcionamento? Vcs já tivem essa experiência?

Outra coisa, notei que os giglês parecem ser originais, pois tem a inscrição SOLEX neles. Será que um tempo grande de uso poderia alterar as medidas internas desses giglês?

Outra, ao conferir também as válvulas de marcha lenta, constatei que uma tem os furos central e lateriais maior que a outra e notei pequena diferença no comprimento da rosca e na cabeça sextavada da válvula. Qual seria a especificação correta para estas válvulas?

maurilio
23-05-2007, 19:51
O desempenho é melhor quando a queima da mistura é otimizada, quando ela está pobre piora o desempenho,quando está rica tb piora o desempenho e o consumo e somente qdo ela está correta(velas marrom claro)ela estará otimizada. Como já foi dito, ou vc reduz o principal para 152,5 ou 150 ou 147,5 e não mexe no ar ou vc pode aumentar o ar para 125 empobrecendo um pouco a mistura que talvez resolva seus problemas e o gicleur de marcha lenta é 52 e deve ser igual dos dois lados, mas às vezes acontece da pessoa que fez ou faz manutenção em seu carro apertar demais esse gicleur de ar e no fundo da rosca onde ele é apertado tem um orifício de passagem de ar e o mesmo entope devido a esse aperto. Tire o gicleur de marcha lenta, pegue uma lanterna e um espelho pequeno e ilumine lá dentro com a lanterna e olhe pelo espelho para ver como está o tamanho do furo...se estiver igual ao outro carburador vc troca o gicleur e deixa os dois iguais e regula a mistura novamente nesse carburador. Caso o furo esteja menor que o do outro carburador vc passa um arame afiado ou uma agulha e deixa ele igual ao do outro carburador e coloca o mesmo tipo de gicleur do outro carburador que vc viu que estava com o furo maior...esse furo é pequeno mesmo, não vá arrombar ele porque senão vai ser difícil vc ter marcha lenta boa e as vezes as pessoas colocam gicleurs diferentes porque as respostas para regulagem da mistura podem ser bem diferentes por causa do tamanho do orifício de passagem do ar do gicleur de marcha lenta.É muito difícil, pela ação do tempo, aumentar os valores de giclagem originais, é muito mais fácil aumentar ou até entupir passagens de ar e combustível do corpo do carburador do que os gicleurs.

AIRpower
23-05-2007, 23:00
O meu também está com essa fumacinha, geralmente quando acelero forte o carro parado, mas não tenho idéia de quais as configurações dos carburadores. Só sei que a aceleração está muito lisa. Ainda vou começar a mexer nsa buras pra decobrir, conto com a ajuda de vocês galera.

Abraços.

DanielRS
24-05-2007, 14:42
O desempenho é melhor quando a queima da mistura é otimizada, quando ela está pobre piora o desempenho,quando está rica tb piora o desempenho e o consumo e somente qdo ela está correta(velas marrom claro)ela estará otimizada. Como já foi dito, ou vc reduz o principal para 152,5 ou 150 ou 147,5 e não mexe no ar ou vc pode aumentar o ar para 125 empobrecendo um pouco a mistura que talvez resolva seus problemas e o gicleur de marcha lenta é 52 e deve ser igual dos dois lados, mas às vezes acontece da pessoa que fez ou faz manutenção em seu carro apertar demais esse gicleur de ar e no fundo da rosca onde ele é apertado tem um orifício de passagem de ar e o mesmo entope devido a esse aperto. Tire o gicleur de marcha lenta, pegue uma lanterna e um espelho pequeno e ilumine lá dentro com a lanterna e olhe pelo espelho para ver como está o tamanho do furo...se estiver igual ao outro carburador vc troca o gicleur e deixa os dois iguais e regula a mistura novamente nesse carburador. Caso o furo esteja menor que o do outro carburador vc passa um arame afiado ou uma agulha e deixa ele igual ao do outro carburador e coloca o mesmo tipo de gicleur do outro carburador que vc viu que estava com o furo maior...esse furo é pequeno mesmo, não vá arrombar ele porque senão vai ser difícil vc ter marcha lenta boa e as vezes as pessoas colocam gicleurs diferentes porque as respostas para regulagem da mistura podem ser bem diferentes por causa do tamanho do orifício de passagem do ar do gicleur de marcha lenta.É muito difícil, pela ação do tempo, aumentar os valores de giclagem originais, é muito mais fácil aumentar ou até entupir passagens de ar e combustível do corpo do carburador do que os gicleurs.
OK.
Vc acha então que aumentando os gigleurs de ar, apesar de empobrecer a mistura, pode melhorar o desempenho?E não é muito aumentar de 115 para 125?
Se vc quiser, posso postar aki uma foto das velas dele, se vc achar q isso ajuda a sugerir uma medida para esse gigleur de ar, ok?
Estou sugerindo isso pq aki só tem um cara que vende esses gigles e ele enfia a faca bem enfiada! É bem capaz dele cobrar de 7 a 10 reais cada!! Vê se pode!

maurilio
24-05-2007, 19:29
Daniel, pegue seu gicleur de ar então, já que a auto-peças te enfia a faca e passe uma broca de 1.20mm nele que vc terá um gicleur 120. Instale e teste a cor das velas. Seficarm marrom claro vc para de mexer, senão passe uma broca de 1.25mm no mesmo gicleur e vc terá um 125. Instale e teste porque não têm outro jeito de fazer se não esse. Poste os resultados depois dos testes e não é necessário eu ver a cor das velas porque não têm como errar(mas se quiser postar vc quem sabe), elas têm que ficar marrom claro somente, fora disso ou está pobre ou com excesso sua mistura. Quanto ao desempenho, como já te disse, verifique as velas e quando vc conseguir acertar vc vai perceber que melhora o desempenho e o consumo diminui, mas o carro é original e essa melhora em desempenho não é tão grande assim e é bem capaz de vc notar mais melhora em consumo.

DanielRS
25-05-2007, 16:29
OK. Vou ir fazendo as tentativas.
Valeu.