PDA

Vizualizar Versão Completa : Motor Grilando ????

Dezão
10-04-2006, 20:24
Galera do Clã !!!!!
Vocês poderiam me ajudar ???
Estou com um prblema no meu fusca ( 1982, 1.600cc carburador simples), quando dou umas voltas com ele, e ele começa a esquentar um pouco o motor começa a grilar ,pareçe ferro com ferro ruendo, tipo quando forço ele pra andar mais. Qual seria o problema ????
Se puderem me ajudar.
Agradeço
Dézão

Master Vader
10-04-2006, 21:32
Não acho que seja motor grilando.
Grilar é o mesmo que motor com detonação.
Trata-se de um ruído metálico tipo uma batidinha de um metal.
O ruído de raspar de um metal no outro é t´pico de motor com folgas excessivas, motor rajando ou motor batendo como muitos dizem.

O motor grilando pode ser solucionado, assim que for detecatada a causa.
Podemos ter gicleur muito fechado (mistura pobre), ponto muito adiantado, ou motor carbonizado (resíduos de queima nas câmaras).Já o motor rajando (acho que é o teu caso), necessita de uma retífica geralmente. Contudo o uso de um óleo de maior viscosidade acaba escondendo o problema por algum tempo. Use por exemplo um óleo 20W60 Valvoline Altauilometragem).

[]s,

Vader

Dezão
11-04-2006, 14:32
Não acho que seja motor grilando.
Grilar é o mesmo que motor com detonação.
Trata-se de um ruído metálico tipo uma batidinha de um metal.
O ruído de raspar de um metal no outro é t´pico de motor com folgas excessivas, motor rajando ou motor batendo como muitos dizem.

O motor grilando pode ser solucionado, assim que for detecatada a causa.
Podemos ter gicleur muito fechado (mistura pobre), ponto muito adiantado, ou motor carbonizado (resíduos de queima nas câmaras).Já o motor rajando (acho que é o teu caso), necessita de uma retífica geralmente. Contudo o uso de um óleo de maior viscosidade acaba escondendo o problema por algum tempo. Use por exemplo um óleo 20W60 Valvoline Altauilometragem).

[]s,

Vader

Mestre Vader !!

Com a possibilidade do aparecimento desse problema, gostaria que se puder me dê uma receita para esse motor. Como pelo visto terei que fazer uma retífica. Minha idéia inicial seria a colocação de 2 carburadores, e quem sabe um comando ou coisa assim pra ele ficar mais esperto.
Aguardo respostas de todos do Clã, pq sempre idéias são bem vindas.

Abraço a todos do Clã.

Dézao

PS: Breve estarei postando fotos da minha criança.

Master Vader
11-04-2006, 15:28
Mantenha a cilindrada 1600 cm3 (kit 85,5mm), comando W100 (se a pergunta fosse feita no Dark side eu falaria para utilizar o W120 hehehe!!) e dupla carburação solex 32 com venturis de 24mm e gicleurs 160.
Ponto inicial de 15 graus e platinado (se ainda for ignição convencional) com folga de 0,15mm. Bobina de ignição KW (aquela vermelha da Bosch), taxa de compressão aumentada levemente (8,5:1 na gasolina).
Nada absurdo, mas já vai ficar um pequeno canhãozinho, com possibilidade de alcançar uns 80cv.
Velocidade máxima ao redor de 160 km/h reais contra os 140 km/h reais do 1600 a álcool.
Nada mal para um motor com cara de original. Nem o ronco vai mudar. A única mudança radical, é o fato de que ele ao invés de começar a ficar xoxo a 5000 rpm como todo motor original de Fusca, vai encher fácil até próximo das 6000 rpms.

[]s,

Vader.

rafael
11-04-2006, 19:11
Já vou aporveitar o tópico para falar do que aconteceu com o motor do meu...
Ele estava com alguns vazamentos, com isso, mandei no mecanico pra ele tirar os vazamentos....ele tirou o motor fora e tudo mais, deu aquela lavada....depois do serviço feito, chego lá e ligo o carro, é uma estralaceira só no motor, não sei se grila ou bate , só sei que antes não tinha barulho nenhum...
Alguém poderia me ajudar e dar umas dicas do que pode ter acontecido!!!

Valeu galera!!!

pipo
11-04-2006, 22:43
Poutz.... tem q ver se não ficou algo muito apertado, ele mexeu em que para parar o vazamento, pq no meu o cara fez o mesmo q o teu, só q ele arrumou um vazamento, e apareceu uns 30!

Uma pergunta pro Vader (acho q nada a ver com o tópico, mas só pra aproveitar), como eu compro um venturi diferente? em lojas de carburador mesmo ou em auto-peças?

Abraços

Dezão
11-04-2006, 23:26
Mantenha a cilindrada 1600 cm3 (kit 85,5mm), comando W100 (se a pergunta fosse feita no Dark side eu falaria para utilizar o W120 hehehe!!) e dupla carburação solex 32 com venturis de 24mm e gicleurs 160.
Ponto inicial de 15 graus e platinado (se ainda for ignição convencional) com folga de 0,15mm. Bobina de ignição KW (aquela vermelha da Bosch), taxa de compressão aumentada levemente (8,5:1 na gasolina).
Nada absurdo, mas já vai ficar um pequeno canhãozinho, com possibilidade de alcançar uns 80cv.
Velocidade máxima ao redor de 160 km/h reais contra os 140 km/h reais do 1600 a álcool.
Nada mal para um motor com cara de original. Nem o ronco vai mudar. A única mudança radical, é o fato de que ele ao invés de começar a ficar xoxo a 5000 rpm como todo motor original de Fusca, vai encher fácil até próximo das 6000 rpms.

[]s,

Vader.

Mestre vader,
valeu pelas dicas e vou procurar um mecânico !!!
conto com a V.Sra. para futuros acertos.
Desde já agradeço a atenção e parabenizo pela idealização deste site que é um show para os amantes dos motores a ar.
P.S.=Quanto ao comando. Pq não colocar o W120 !!! é uma proposta tentadora !!hehehehe. Quem sabe não mudamos para o Dark side !!
Abraço
Dézão

rafael
12-04-2006, 17:24
Poutz.... tem q ver se não ficou algo muito apertado, ele mexeu em que para parar o vazamento, pq no meu o cara fez o mesmo q o teu, só q ele arrumou um vazamento, e apareceu uns 30!

Uma pergunta pro Vader (acho q nada a ver com o tópico, mas só pra aproveitar), como eu compro um venturi diferente? em lojas de carburador mesmo ou em auto-peças?

Abraços

Olha, tudo que ele fez eu não sei, mas o motor foi tirado fora e desmontado, aí foram trocadas as juntas de vedação e mais alguns ajustes que estavam com problema....tipo tinha uma vareta sem rosca, foi mandado faze uma rosca nova....

Valeu!!!

Renato_Puma
12-04-2006, 23:12
Rafael:
Foda responder sem escutar o barulho, saber da onde ele vem e tal......

Pipo:
Compra em casa de carburadores, mais confiavel e em melhor qualidade
Abraço

luiz
13-04-2006, 20:23
Pipo tem um cara aqui perto de casa que só mexe com carburadores, ele faz um serviço legal, inclusive ele fez um encaixe de varetas para o meu que resolveu um problema que eu tinha na época que era o de cair uma vareta quando passava em um buraco. ele pode fazer os venturis na medida. Se você quiser me passe as medidas que eu pergunto para ele.

fusca_74
17-04-2006, 10:26

Abraços

Para motor refrigerado a ar tem que ser uma cola especial, tipo um loctite, parecida com super bonder. Não se pode utilizar cola a base de silicone devido a camada ficar meio grossa, acho que é 0,1 ou 0,2 mm. No livro que tenho, fala de um tal de permatex 3H. Mas a dica é, não uilize cola de junta normal para qualquer motor, deves utilizar a cola correta. Além disso, deves montar todos os oringes dentro do motor com a cola adequada. E quando remontar o motor facear o bloco para garantir um correto encaixe dos pistões.

Outro detalhe, numca abra o motor com chave de fenda, e sim com um martelo de material plástico, borracha ou fibra.

ABS,

Critiano.