Vizualizar Versão Completa : Lubrificação no Balancim - Dúvida.
Olá para todos.
Estive limpando os balancins, pela 1ª vez, e descobri que há uns furos no corpo do mesmo.
Um liga a base onde encaixa a haste do tucho das válvulas a outro furo no casquilho/bucha onde o balancim é preso ao eixo. Para subir óleo da haste até o eixo.
E para subir óleo do casquilho até onde fica a cabeça do balancim, onde está o parafuso de regulagem?
Vi que há um furo no casquilho mas no corpo do balancim só uma cavidade que não consegui desentupir.
E sei que lá em cima no encaixe do parafuso, há outro furo que dá a entender que há ligação com o furo na bucha mais embaixo.
Alguém pode me ajudar?
Sds.
Paulo.
Esse final de semana mesmo eu limpei um dos lados do meu carro pela 1ª vez.
Deu um pouco de trabalho, eu usei thinner e wd 40 pra limpar. Seu raciocinio está correto, o furo que tem o parafuso vai até o eixo, eu fiz o seguinte: Peguei um clip de papel meio grosso, deixei ele reto e cortei a pontinha com um alicate só pra ela ficar em um formato de "V" e cavar melhor, passei pelo furo que tem do lado do parafuso, ele vara e vai por outro furo que chega ao eixo.
Não sei se consegui me expressar bem, mas é só tirar o parafuso que vc consegue desentupir. No meu, o 1º balancim que tentei limpar levei quase meia hora pra desentupir, mas o restante foi bem rápido
Esse final de semana mesmo eu limpei um dos lados do meu carro pela 1ª vez.
Deu um pouco de trabalho, eu usei thinner e wd 40 pra limpar. Seu raciocinio está correto, o furo que tem o parafuso vai até o eixo, eu fiz o seguinte: Peguei um clip de papel meio grosso, deixei ele reto e cortei a pontinha com um alicate só pra ela ficar em um formato de "V" e cavar melhor, passei pelo furo que tem do lado do parafuso, ele vara e vai por outro furo que chega ao eixo.
Não sei se consegui me expressar bem, mas é só tirar o parafuso que vc consegue desentupir. No meu, o 1º balancim que tentei limpar levei quase meia hora pra desentupir, mas o restante foi bem rápido
Interessante, quase ninguem se atenda a isto.
É exatamente isso!!
As vezes a carbonização é tão forte que desentupir se torna uma aventura...
Legal é pegar um pequeno pedaço de cabo de acelerador, ou de freio de bicicleta (melhor), colocar na ponta de uma parafusadeira, e ir girando ali, colocando thinner/Wd40, aí é mais rápido!!!
É um ótimo serviço pra se fazer de tempos em tempos, pra não deixar entupir por completo!!
Vai sentir uma diferença no motor, Ele fica minimamente mais silencioso, e a durabilidade das guias de válvula aumenta muito estando esse sistema livre!
abraço
Valeu !!! :D
Meu desconfiômetro tava certo.
Obrigado pela explicação ZCC e JeferJ.
Realmente Museu, quando se fala em balancim, válvulas etc, não citam este detalhe que é bem importante a meu ver.
Próxima regulagem vou desmontar tudo e limpar na regra.
Sds.
Paulo.
deixa eu aproveitar seu tópico pra tirar uma dúvida: Existe um limite no angulo de trabalho do balancim? Pois botei calços nos cabeçotes e agora, os parafusos de regulagem da válvulas ficaram no limite. Será que o óleo consegue passar da vareta para o balancim?
deixa eu aproveitar seu tópico pra tirar uma dúvida: Existe um limite no angulo de trabalho do balancim? Pois botei calços nos cabeçotes e agora, os parafusos de regulagem da válvulas ficaram no limite. Será que o óleo consegue passar da vareta para o balancim?
fica tranquilo, que passa sim.
durante o levantamento do comando, o furo da vareta coincide com o furo do balancim, e esse tempo já é o suficiente para o oleo fazer o serviço dele.
já que tem carro que ninguem limpa e funciona !!!
no seu que está tudo certinho, não precisa se preocupar, que não chega a fechar o furo no desalinhamento das peças.:)
Outro problema que estou tendo, é que que o parafuso na ponta do balancim não fica alinhado com a válvula de jeito algum. Do lado do passageiro eu usei arruelas de um outro jogo de balancins para corrigir isso. Mas do lado do passageiro, está uma situação onde arruela não consegue dar conta de corrigir. E agora?
flatsuda
01-02-2012, 19:19
nos balancins novos a separação é de um material tipo plastico, e nos antigos, são de ferro mais uma arroela que faz pressão, ela é toda curvada
se no eixo e balancim, estiver com muito desgate da diferença na regulagem das valvulas
eu tava com um desses cuja a separação é por uma peça plastica, ele tava jogado numa gaveta que eu nem lembrava mais, achei ontem por acaso enquanto procurava umas bielas pra tirar dúvida. Porém a parte de plástico se esfacelou quando fui lavar.
dos dois lados eu botei 2 arruelas extras pra deixar tudo alinhado.
Outro problema que estou tendo, é que que o parafuso na ponta do balancim não fica alinhado com a válvula de jeito algum. Do lado do passageiro eu usei arruelas de um outro jogo de balancins para corrigir isso. Mas do lado do passageiro, está uma situação onde arruela não consegue dar conta de corrigir. E agora?
,o parafuso de regulagem, tem uma posição correta de montagem em relação à valvula, e não é alinhada no centro dela.
vou ver se tenho o esquema de montagem e mando por aqui a imagem
Hunm, eu não sabia disso, então vou remover as arruelas extras que coloquei
o arquivo é muito grande e está em PDF, tentei compactar e mesmo assim não deu o tamanho, se tiver um e-mail, posso mandar pra vc mas vou tentar em MP, mesmo assim manda endereço pra eu mandar .
como faço pra mandar um arquivo de 33Mb em PDF, ou 28Mb compactado, que por e-mail não vai, só consigo mandar 10Mb pelo hotmail, e por aqui bem menos.
não tenho o link do arquivo.
Me ajudem por favor!!!!
como faço pra mandar um arquivo de 33Mb em PDF, ou 28Mb compactado, que por e-mail não vai, só consigo mandar 10Mb pelo hotmail, e por aqui bem menos.
não tenho o link do arquivo.
Me ajudem por favor!!!!
eu tinha indicado o 4share, mas agora que vi que tá uma frescura só pra enviar um arquivo pra lá, tenta o www.mediafire.com (http://www.mediafire.com)
é só enviar, depois de enviar 100% clicar em "copy link" e colar o atalho aqui
EDIT:
por acaso não é um destes? http://www.vwfusca.net/?page_id=270
Acho que achei o que você queria mostrar, é isso?
eu tinha indicado o 4share, mas agora que vi que tá uma frescura só pra enviar um arquivo pra lá, tenta o www.mediafire.com (http://www.mediafire.com)
é só enviar, depois de enviar 100% clicar em "copy link" e colar o atalho aqui
EDIT:
por acaso não é um destes? http://www.vwfusca.net/?page_id=270tentei enviar o link do 4shared mas deu falha no envio pra cá
Acho que achei o que você queria mostrar, é isso?
exatamente !!
só que lá tem todo o conteudo de regulagem passo a passo desde a desmontagem e regulagem final.
Seria como um manual de manutenção de assistencia tecnica.
mas este seu está bem mais legivel, o meu está digitalizado em PDF, mas é do manual original(Scaneado), penso se respirar perto doarquivo ele desmancha todo !!!:D :D :D :D :D :D
Esse eu baixei daquela página que postei. Também tenho um aqui, acho que do fusca 1200, que é só soprar que se desfaz :D
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.